Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

NIB Bebidas marca presença na Feira ProWine 2024

Marca leva Gin de Pera, drinks engarrafados e Bitter para maior feira de vinho do país


Foto: Divulgação


Pela primeira vez, a NIB Bebidas irá participar da Feira ProWine, a maior e principal feira profissional de Vinhos e Destilados, que acontece do dia 01 a 03 de outubro de 2024 na Expo Center Norte em São Paulo, a marca se junta a esse grande evento do setor de bebidas, que reúne os principais players do mercado e destaca as últimas tendências do segmento. 

A NIB Bebidas estará em um estande aconchegante, onde apresentará todo o seu portfólio de produtos, que inclui uma variedade de bebidas de alta qualidade, entre eles temos a categoria Nib Cocktails - um dos mais expressivos em vendas da marca, que também seguem a tendência mundial de produtos Ready to drink (RTD). É possível encontrar coquetéis famosos como o Cosmopolitan, Fitzgerald e Margarita. A marca também traz os Gins inovadores, como por exemplo, o Gin Pera e o INK, este produzido utilizando a base do original com infusão da flor “clitoria ternatea”, responsável pela mudança de cor da bebida, sempre que entrar em contato com algum agente cítrico, além de deixar o sabor do gin mais intenso, com notas florais e adocicadas. Não podemos esquecer do Nib Bitter, o primeiro Aromatic Bitter nacional que pode ser utilizado em cocktails como Fitzgerald, Old Fashioned, entre outros, composto por raízes amargas, cascas de frutas, flores, folhas, ervas e especiarias em alta concentração.

Os visitantes poderão desfrutar de degustações durante todo o período da feira, permitindo que conheçam e apreciem as características únicas de cada bebida. Os sócios Diego Dillon e Pablo Moya estarão presentes no estande para interagir com os participantes e compartilhar suas experiências. Além disso, no dia 03/10 às 16h, o Pablo, irá palestrar sobre "Novas Tendências do Mercado de Destilados", abordando as inovações e as oportunidades que estão moldando o setor.


Serviço:

www.nibstore.com.br

www.prowinesaopaulo.com


sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Tirol marca presença no 10° Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite

A Lacticínios Tirol, uma das principais empresas do setor lácteo do país, marcou presença no 10° Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, realizado em Florianópolis, de 24 a 27 de setembro.


Foto: Divulgação


A empresa forneceu seus produtos para o café da manhã do evento, reforçando seu compromisso com a excelência e a inovação no mercado.

O 10° Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite, realizado no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, teve como tema central “Qualidade do leite: um olhar para o futuro, inovação e sustentabilidade”. O evento contou com a participação de mais de mil pessoas, incluindo especialistas, pesquisadores e profissionais do setor. Durante quatro dias, os participantes discutiram os mais recentes avanços científicos, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que moldarão o futuro da produção de leite no Brasil.

Fundada em 1974 na cidade de Treze Tílias, a Tirol começou suas atividades com uma captação inicial de 80 litros diários de leite. Em apenas um mês, a produção já havia alcançado 200 litros, com uma equipe formada por pouco mais de 10 colaboradores. Neste ano, em que a Tirol completa 50 anos de história, a empresa se destaca no cenário nacional ao gerar 1.800 empregos diretos e disponibilizar um portfólio diversificado com mais de 150 produtos, incluindo leites, achocolatados, iogurtes, bebidas lácteas, requeijões, manteigas, queijos, cremes de leite, doces de leite e leites condensados.

Com sede em Treze Tílias - SC, a Tirol também opera unidades industriais em Ipiranga, no Paraná, e em Pinhalzinho e Linha Caçador, ambas em Santa Catarina.

“A presença da Tirol no congresso não apenas ressalta a importância da empresa no setor, mas também seu papel ativo na promoção de práticas que visam a qualidade e responsabilidade social na produção de leite, aspectos fundamentais para atender às demandas do mercado atual”, afirma o gerente de marketing da Tirol, Rodnei Guariza.


Serviço:

www.tirol.com.br


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Ambev, Coca-Cola, Nestlé e JBS: fortes na agenda ESG em ranking de 100 empresas

As empresas Ambev, Coca-Cola, Nestlé e JBS são as quatro mais bem colocadas do segmento do Agricultura, Alimentos e Bebidas na edição 2024 do Anuário Integridade ESG, ocupando respectivamente a 3ª, 26ª, 37ª e 51ª posições em um ranking de 100. 


Foto: Divulgação


A publicação é resultado de um extenso levantamento e análise de informações públicas sobre as iniciativas das maiores empresas do Brasil nas áreas ambiental, social e de governança, realizado pela Insight Comunicação. O Banco do Brasil ficou em primeiro lugar no ranking geral. O top 10 das corporações de destaque ESG tem, na sequência, Petrobras, Ambev, Suzano, Caixa, Bradesco, Gerdau, Natura, Santander e Itaú Unibanco.

A visibilidade dos setores na temática ESG também foi aferida no estudo. Em um levantamento que inclui todos os dados públicos sobre o assunto disponíveis de forma online, o setor de Agricultura, Alimentos e Bebidas centraliza 8,7% do total, posicionado entre os 10 com maior visibilidade. Em relação aos assuntos mais identificados na agenda ESG, por eixo, quando se observa esse segmento, estão preservação ambiental e efeitos climáticos, no campo Ambiental; saúde e segurança, no âmbito Social; e governo/regulação e investimentos ESG, na área da Governança. Vale registrar que a Ambev está entre as cinco mais bem classificadas nos rankings por eixo Ambiental, Social e Governança que listam 15 empresas de todos os segmentos mapeados. A Coca-Cola também figura no ranking referente ao eixo social. 

O Anuário Integridade ESG mapeou ainda a análise de sentimento, que identifica a percepção ESG relacionada aos setores. O de Agricultura, Alimentos e Bebidas figura entre os que têm melhor percepção ESG 91,3% positiva e 8,7% negativa. 


Metodologia

A metodologia desenvolvida utiliza a combinação de ferramentas de bigdata e uso de inteligência artificial para avaliar as iniciativas corporativas e investimentos relacionadas aos eixos ESG. O trabalho de coleta de dados englobou todo o ambiente digital sites, portais de notícias, páginas especializadas e redes sociais, além de outras fontes de informação, a exemplo de relatórios de sustentabilidade corporativos. Inicialmente, foi construído um bigdata com mais de 500 mil itens únicos de pesquisa de cerca de 8 mil fontes distintas, relacionando as maiores empresas do Brasil com os principais assuntos da agenda ESG. 

A mineração das informações gerou uma base de dados final com 50 mil menções de maior relevância. A essa base de dados foram aplicados algoritmos de inteligência artificial para se chegar ao Índice de Imagem ESG para cada empresa, com parâmetros de page rank, retenção, aderência, alcance e sentimento. A metodologia coloca luz sobre as ações corporativas positivas. Os aspectos negativos em relação ao ESG foram contabilizados de forma a subtrair pontuação das empresas.O Anuário teve o suporte tecnológico da Knewin Inteligência de Dados, empresa de monitoramento detentora da maior base de dados da América Latina, e com o apoio institucional da Fundação Getulio Vargas, a maior instituição de pesquisa do país e terceiro think tank mais importante do mundo. A publicação contou com o apoio master do Bradesco.


Serviço:

www.ambev.com.br

www.coca-cola.com.br

www.nestle.com.br

www.jbs.com.br



quarta-feira, 25 de setembro de 2024

RAR anuncia o lançamento da Sidre, bebida premium produzida nos Campos de Cima da Serra

A RAR anunciou o lançamento da Sidre Dry e Sidre Doce, preparadas a partir da fermentação das maçãs cultivadas nos pomares da empresa. O produto estará disponível no mercado a partir de outubro.


Foto: Divulgação


O mercado de produtos premium brasileiro tem um novo integrante. A RAR, empresa fundada por Raul Anselmo Randon, anunciou o lançamento da Sidre, uma sidra no estilo francês que promete surpreender o mercado nacional de consumo de bebidas deste segmento. Elaborada exclusivamente com os frutos cultivados nos pomares da RAR, a Sidre chega em duas versões, Dry e Doce, e passou por mais de um ano de desenvolvimento e terá uma produção inicial de 3 mil unidades de cada.

Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR, destacou a estratégia por trás do lançamento: "A Sidre chega em um momento estratégico, identificando uma oportunidade para um produto premium no crescente mercado de sidras nacionais. Nossa versão se diferencia ao seguir as principais tendências internacionais, que sugerem o consumo em momentos semelhantes à cerveja. O lançamento na primavera foi cuidadosamente planejado, considerando que a bebida se adequa perfeitamente ao clima tropical brasileiro e às características da estação", explicou. 

A Sidre Dry da RAR é uma bebida única, frisante, frutada, refrescante e seca. Já a Sidre Doce é leve, frutada, refrescante e doce. “Ambas foram elaboradas com mosto 100% de maçãs provenientes das variedades Cripps Pink e Granny Smith, cultivadas nos nossos pomares, nos campos de cima da serra, o que torna a qualidade deste produto ainda maior”, finalizou o presidente executivo.

As duas versões da Sidre serão lançadas oficialmente na Pro Wine 2024, a principal feira profissional de vinhos e destilados das Américas, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de outubro na ExpoCenter Norte, em São Paulo.


RAR

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 70. Hoje, é uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, comprometida com a inovação e a sustentabilidade. Com um legado voltado para o futuro, nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, queijo parmesão e uma linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhois, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco e manteiga. A empresa continua a definir padrões na indústria, destacando-se pelo compromisso ambiental e práticas de negócios responsáveis. A RAR, com sede em Vacaria (RS), ainda conta com linha de 32 rótulos entre vinhos e espumantes, nacionais e importados, e azeite de oliva a partir de produção própria. 


Serviço:

www.spacciorar.com.br

www.rar.ind.br


terça-feira, 24 de setembro de 2024

HIGH é a primeira hard kombucha do Brasil e primeira rosé do mundo

Disponível em três sabores, as bebidas são produzidas com álcool fermentado naturalmente e é a opção ideal para quem procura um lifestyle mais saudável


Foto: Divulgação


Com uma proposta inovadora, a HIGH é uma marca de bebidas celebrativas e responsável pela primeira hard kombucha do Brasil e primeira rosé do mundo. A marca, que faz parte da WeBev, primeiro grupo de bebidas better for you do Brasil, carrega em seu DNA um forte compromisso com sustentabilidade, inovação e saúde, oferecendo uma bebida alcoólica com fermentação natural e ingredientes orgânicos.  Ideal para quem busca desfrutar com consciência os bons momentos, a HIGH traz uma opção que reduz os impactos, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.

Disponível em três sabores, tangerina com cúrcuma, limão com gengibre e a rosé, que traz um mix de frutas vermelhas, as kombuchas possuem 6,2% de graduação alcoólica. Produzidas de forma natural, resultam em uma bebida levemente gaseificada e saborosa, devido ao mix de frutas e ingredientes 100% naturais e orgânicos. Além disso, as bebidas não possuem glúten e nem adição de conservantes. 

A HIGH Hard Kombucha possui certificação orgânica e já é feita com compensação dos resíduos produzidos e carbono neutro. “Na WeBev, o nosso objetivo é produzir bebidas saborosas e saudáveis, tanto para o corpo humano quanto para o meio ambiente. A HIGH Hard Kombucha nasceu com essa mentalidade e, embora seja alcoólica, traz em sua composição diversos ingredientes e processos que a tornam uma bebida melhor para o nosso organismo, oferecendo benefícios aos consumidores que desejam consumir um drink de forma mais consciente e com moderação”, afirma Raphael Hennies, CEO e sócio da WeBev. 

A holding ainda abriga em seu portfólio a Puro Verde, marca que conta com nove opções de kombuchas não alcoólicas, feitas a partir da fermentação de chás, frutas e especiarias, além de três opções de chás gaseificados.


WeBev

A WeBev, primeiro grupo de bebidas better for you do Brasil, surgiu em 2019 com foco na sustentabilidade, inovação e na saúde das pessoas e do meio ambiente. A holding é neutra em carbono, atuando em um projeto de reflorestamento de compensação anual de CO² em parceria com o IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), e conta com uma estrutura robusta, que inclui duas marcas, fábrica própria Future Bev, situada em Taboão da Serra, São Paulo, e uma distribuidora com foco inicial no mercado paulista. Dentro do seu portfólio estão as marcas Puro Verde, criadora da primeira linha de chás gaseificados funcionais do país e pioneira no mercado de kombuchas no Brasil e a High, que oferece bebidas de celebração e foi responsável pela primeira Hard Kombucha do Brasil e a primeira Rosé do mundo. O grupo planeja expandir suas operações e incorporar novas marcas, com o próximo lançamento programado até o final de 2024 e novas aquisições previstas para os próximos anos.


Serviço:

www.puroverde.com.br


segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Descubra como a Geração Z se conecta com as embalagens de vidro

Owens-Illinois destaca os atributos do vidro para o público mais jovem que prioriza o consumo consciente e a sustentabilidade


Foto: Divulgação


A Geração Z, conhecida por sua forte consciência ambiental e um estilo de vida mais sustentável, tem priorizado o consumo consciente. Dentro deste contexto, a Owens-Illinois, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, se destaca por atender as necessidades da Geração Z, que encontra nas embalagens de vidro uma alternativa alinhada aos seus princípios.

“Essa busca da geração Z por produtos mais sustentáveis reflete uma tendência crescente entre os jovens de priorizar produtos que minimizem o impacto ambiental e promovam a experiência do consumidor”, comenta Tatiana Durelli, Gerente de Marketing & NPD da O-I.

 

Confira a seguir os principais atributos das embalagens de vidro que atraem o consumo da Geração Z.

Sustentabilidade: o vidro é um material 100% reciclável, que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado, pelo conceito definido no Protocolo de Quioto. E, a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m3 em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e carbonato de sódio.


Sabor e aroma: o vidro é inerte, não altera o sabor nem o aroma dos produtos, garantindo uma experiência sensorial mais autêntica, algo muito valorizado pelos consumidores mais jovens.

 

Versatilidade: as embalagens de vidro podem ser reutilizadas para diversas finalidades, como embalar alimentos e bebidas, sendo uma opção segura e prática para alimentação fora de casa.

 

Design: a O-I investe continuamente em inovação, criando formatos únicos, que podem ainda serem coloridos, decorados e ter relevos, com diferentes opções de fechamento. Essa customização das embalagens, permite que as marcas criem embalagens atraentes e diferenciadas, conquistando a Geração Z.

“A população mais jovem é bem-informada e muito engajada com as questões ambientais. Os jovens da Geração Z entendem que suas escolhas de consumo têm um impacto direto no planeta e, por isso, estão sempre buscando por soluções que conectem com seus valores. As embalagens de vidro são um exemplo perfeito de como a sustentabilidade pode ser integrada ao dia a dia, com a venda de produto mais sustentável e a possibilidade de retorno ao ciclo produtivo, por meio do descarte correto para então reciclagem desse material”, complementa Tatiana.

 

A O-I

Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.


Serviço:

www.o-i.com


sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Casa Valduga apresenta o Gran Raízes, vinho com quatro varietais do terroir brasileiro

O rótulo representa um tributo às origens do Grupo Famiglia Valduga, que celebra 150 anos de história e inovação vitivinícola


Este é um vinho nobre tinto seco elaborado com as varietais Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Marselan


O Grupo Famiglia Valduga anuncia o lançamento do Casa Valduga Gran Raízes 2020, um vinho nobre, tinto seco que celebra quase 150 anos de tradição da vinícola. Este rótulo destaca o potencial dos terroirs brasileiros, especialmente do Vale dos Vinhedos, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha (RS). 

Elaborado com as varietais Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Marselan, o Gran Raízes é um vinho de grande complexidade e potência. Sua vinificação envolve uma colheita tardia e supermaturação das uvas, seguida por uma cuidadosa seleção manual dos cachos. O vinho passou por 20 meses de maturação em barricas de carvalho francês, com mais 18 meses de evolução em cave, resultando em um rótulo de coloração rubi profunda, com taninos maduros e corpo pleno. 

No aroma, apresenta um bouquet opulento, com notas de frutas negras, cassis, mentol, especiarias e nuances de torrefação como cacau e tabaco, graças à maturação em barris novos. No paladar, o ataque inicial é suave e aquece a boca, com uma acidez equilibrada e taninos firmes que garantem uma longa evolução do vinho. É ideal para harmonizações com carnes vermelhas, pratos condimentados e queijos intensos. 

O Gran Raízes já chega ao mercado com importantes premiações, incluindo medalhas de ouro no Challenge International du Vin e no Vinalies Internationales 2024, na França. “O Gran Raízes representa mais do que um vinho, ele é a expressão da nossa jornada ao longo dos séculos, unindo o passado, presente e futuro da Famiglia Valduga. Com esse rótulo, buscamos capturar a essência de nossos terroirs e o compromisso com a qualidade que nos acompanha desde o início”, comenta Eduardo Valduga, enólogo da Casa Valduga. 

O Casa Valduga Gran Raízes está disponível em lojas especializadas em todo o Brasil e no e-commerce do Grupo. O ponto de venda físico mais próximo também pode ser consultado por meio do Localizador de Produtos da Casa Valduga.  

 

A Casa Valduga 

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as principais vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. O portfólio de vinhos da marca Casa Valduga é composto pelos rótulos Luiz Valduga, Storia Merlot e Villa-Lobos Cabernet Sauvignon, Terroir e Terroir Exclusivo, Origem, Naturelle, além dos vinhos e espumantes Arte, complementados pelos clássicos Nature Sur Lie, Premivm e Maria Valduga.

 

O Grupo Famiglia Valduga 

Reconhecido mundialmente por seu padrão de excelência e sua expertise em inovação, o Grupo Famiglia Valduga é composto, atualmente, por seis empresas: Casa Valduga, Casa Madeira, Vinotage, Ponto Nero, Domno Wines e Brewine Leopoldina. 

A vinícola Casa Valduga está entre as principais elaboradoras de espumantes e vinhos do País e conta com a maior cave de espumantes das Américas. Domno Wines, por sua vez, é a importadora que se dedica a trazer com exclusividade para o Brasil os rótulos mais consagrados do mundo, além das versões em garrafas de Becas; Ponto Nero é a marca do Grupo reconhecida pelo seu DNA inovador com seus espumantes em design modernos, combinações ousadas e versatilidade de apreciação. A marca conta ainda com a submarca Becas, vinhos frisantes em lata que permitem degustações saborosas, descomplicadas e em doses na medida certa; Casa Madeira é a produtora de sucos, chás, geleias, antepastos, creme balsâmico e méis, entre outros produtos gourmets; Brewine Leopoldina é a empresa que elabora cervejas artesanais, transformando-as em experiências especiais, desenhando o caminho perfeito entre os mundos enológico e cervejeiro e, por fim, Vinotage é a responsável pela formulação de produtos de autocuidado e bem-estar diferenciados graças à sua base com o óleo extraído da uva. 

A sede do grupo fica em Bento Gonçalves (RS), no Vale dos Vinhedos, local onde a Família Valduga instalou-se quando chegou ao Brasil. 


Serviço:

www.casavalduga.com.br


quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Após investimento superior a R$ 1,5 bi, Grupo HEINEKEN conclui expansão da cervejaria de Ponta Grossa

Com um incremento de 150% em capacidade produtiva, cervejaria se tornou a maior da companhia em volume de produção


Foto: Grupo HEINEKEN – Divulgação


O Grupo HEINEKEN anuncia a conclusão da segunda expansão da cervejaria de Ponta Grossa (PR). Com investimentos que superam R$ 1,5 bilhão, a unidade industrial, que está entre as três maiores cervejarias do Grupo em volume de produção, teve um incremento de 150% em sua capacidade produtiva e é primeira da companhia que possui uma linha de envase de long neck retornável. Durante o período de obras recente, foram gerados mais de 1400 postos de trabalho e 255 novos colaboradores foram contratados para atuar em diversas áreas após a conclusão. 

A movimentação é uma estratégia do Grupo HEINEKEN, que visa fortalecer cada vez mais a presença no mercado brasileiro, que é o maior em vendas de Heineken e Amstel no mundo. Além disso, é uma aposta no mercado de portfólio de cervejas sem álcool que, de acordo com a companhia, vem crescendo nos últimos anos.

A localização estratégica e o fomento de iniciativas de sustentabilidade também foram pontos que a companhia considerou para a decisão da expansão da cervejaria, já que a região facilita o escoamento da produção para mercados como os das regiões Sul e Sudeste. Além disso, a unidade industrial já é abastecida com energia de fontes renováveis, que contribui para o compromisso da companhia de ser net zero em toda a cadeia de valor até 2040.

A cervejaria também é a maior produtora de cerveja Heineken do Brasil e a única que possui uma linha de envase de long neck retornável. A cervejaria também possui de forma exclusiva a produção de chope Heineken 0.0, os barris de 5l (kegs), assim como as cervejas sem álcool Heineken 0.0 em latas 269ml, e Sol 0.0, lançada em julho deste ano.

“Cervejas 0.0% com Heineken 0.0 e Sol 0.0 são exemplo disso e contribuem com o objetivo de expandir a categoria de cerveja zero álcool do segmento premium. A nossa relação com a cidade de Ponta Grossa tem gerado bons resultados e esperamos continuar nesse caminho, crescendo como companhia e contribuindo para o desenvolvimento local”, comenta Mauricio Giamellaro, CEO do Grupo HEINEKEN. 

 

Experiência cervejeira

Além da conclusão da expansão a companhia também anunciou o lançamento da experiência Inside the Star na cervejaria de Ponta Grossa, que será a segunda da companhia oferecer ao público uma experiência aberta para visitação, cujo foco é gerar conexão com os consumidores por meio de uma imersão no processo cervejeiro. A experiência “cervejeira” contará com um tour especial em que serão apresentados aos participantes os detalhes sobre a história da companhia, as curiosidades sobre as marcas que fazem parte do portfólio de alcoólicos e não alcoólicos, os projetos de sustentabilidade realizados e os processos e ingredientes que permeiam a produção de suas cervejas. Além disso, o tour contará também com uma visitação à cervejaria e um bar pensado especialmente para que os visitantes tenham um momento para degustação de bebidas, tudo isso em um ambiente “instagramável” e interativo.

Para fazer a série de anúncios, a companhia realizou hoje um evento que contou com a participação de autoridades locais, como Carlos Massa, Governador do Estado do Paraná. Além da cerimônia de comemoração, durante o evento também foi realizada uma coletiva com a imprensa local.


Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e AmstelVibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 


Serviço:

www.heinekenbrasil.com.br


quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Mobiup impulsiona a receita da Sorocaba Refrescos Coca-Cola através de plataforma O2O

Com plataforma omnichannel Orbitta, empresa triplicou o número de pedidos realizados pelo aplicativo desde sua implementação


Foto: Divulgação


A Mobiup, empresa que promove a transformação digital há mais de 15 anos para grandes clientes, contribuiu ativamente para o crescimento da receita digital da Sorocaba Refrescos, uma das sete franquias da Coca-Cola no Brasil. Utilizando a plataforma White Label Trade&Go, solução SaaS rebatizada como Orbitta pela Sorocaba Refrescos, a Mobiup implementou um ecossistema omnichannel que conecta diretamente a indústria aos pontos de venda (PDVs), como restaurantes, mini mercados e padarias.

A plataforma da Mobiup digitalizou processos comerciais e financeiros, facilitando a comunicação entre a Sorocaba Refrescos e seus clientes, reduzindo a fricção e agilizando operações B2B e D2C. Oferece diversos módulos, incluindo cadastro ágil, gestão de pedidos, serviços do PDV, comunicação, fidelidade, NPS, promoções e o Modepay para meios de pagamento e gestão financeira.

Para Fabiano Ribeiro, diretor da Mobiup, preparar a plataforma digital do PDV para a expansão das operações digitais foi um dos maiores desafios:

“Adaptar uma plataforma para suportar essa expansão requer não apenas a integração de novas tecnologias, mas também a garantia de uma experiência de usuário eficiente e a capacidade de escalar conforme a demanda cresce. Isso significa que tivemos que abordar questões de desempenho, segurança e usabilidade de forma integrada com os sistemas legados da empresa, por exemplo SAP ERP, garantindo que a plataforma fosse robusta o suficiente para suportar o crescimento da demanda", explica Ribeiro. 


Resultados Concretos 

Utilizando a plataforma, a Mobiup garantiu uma integração rápida e segura com o SAP ERP da Sorocaba Refrescos. Isso possibilitou uma troca de dados mais eficiente e uma experiência de usuário mais fluida.  A nova infraestrutura permitiu uma escalabilidade para o crescimento contínuo da Sorocaba Refrescos no canal digital.

A implementação dessas tecnologias resultou em um aumento significativo da receita pelo canal digital, triplicando o número de pedidos realizados pelo aplicativo, desde a implantação.

“A Sorocaba Refrescos nos trouxe o desafio de estruturar seu canal digital para a expansão da sua operação. Com o aumento das interações online e a necessidade de oferecer uma experiência de usuário eficiente, a Sorocaba buscava soluções que pudessem otimizar suas operações digitais e monitorar o desempenho da plataforma em tempo real.” diz Ribeiro.

Por este motivo, a plataforma Orbitta é omnichannel, integrando múltiplos canais de comunicação, incluindo chatbot, equipe comercial e com o próprio PDV via aplicativos móveis. Ela permite o credenciamento rápido de novos pontos de vendas com avaliação e política de crédito personalizada, além de digitalizar completamente as operações de comercialização, suporte ao comerciante, distribuição e relacionamento com os clientes.

Também possui um módulo específico para programas de fidelidade, baseados em pontos e cashback, integrados ao fluxo de checkout, aumentando o engajamento e a satisfação dos clientes. Outra funcionalidade é o Modepay, um módulo completo para gestão financeira, desde o pagamentos via pix até a conciliação bancária. A Sorocaba Refrescos utiliza todos esses módulos em sua operação.

"Com o Modepay, simplificamos nossas operações de pagamento, melhoramos a experiência do cliente e garantimos a segurança das transações", comenta Alessandro Ferreira, CFO da Sorocaba Refrescos.


A Mobiup  

Fundada em 2008, a Mobiup é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias e produtos digitais para grandes empresas, promovendo inovação e transformação digital.

Com uma trajetória marcada pela excelência e inovação desde o desenvolvimento de soluções avançadas em Web2 e Meios de Pagamentos, a Mobiup se consolida como destaque na construção da Web3 no Brasil. A empresa acumula cases de sucesso no mercado com clientes de destaques como Núclea, Unimed, Porto Seguro e Coca-Cola.


A Sorocaba Refrescos

O mais antigo fabricante familiar do sistema Coca-Cola Brasil, a Sorocaba Refrescos atua há mais de 45 anos, com excelência e foco em inovação, para gerar resultados sustentáveis. A empresa está presente em 60 municípios do interior paulista, e atende mais de 20 mil clientes. Sempre fiel a suas marcas e a transmitir seus valores por meio delas. Com paixão, ousadia, confiança e valorização à vida, a organização mantém um rigoroso controle de qualidade em seus processos para a produção de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Seu portfólio de mais de 200 produtos atende a 2,5 milhões de consumidores, com opções para qualquer ocasião. Valorizando o potencial humano e o respeito ao meio ambiente, a Sorocaba Refrescos é certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, ISO 45001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 - Segurança dos Alimentos. Atualmente, conta com mais de 1,2 mil colaboradores diretos e indiretos.


Serviço:

www.coca-cola.com/br/pt

www.mobiup.com.br

www.sorocabarefrescos.com.br



terça-feira, 17 de setembro de 2024

Yakult está entre as melhores no Prêmio MESC 2024

A marca também faz parte do ranking das 100 Melhores Empresas na categoria Bebidas Sucos/Leite Fermentado


Foto: Divulgação


Na 9ª edição do prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente do Instituto MESC, a Yakult do Brasil esteve entre as 100 melhores empresas pela quinta vez consecutiva. Realizada no dia 03 de setembro, em São Paulo, a cerimônia de premiação entregou os certificados às empresas de maior destaque. 

A Yakult ficou em 1º lugar na categoria Bebidas/Leite Fermentado e em 61º na colocação geral. A pesquisa de cunho científico recebeu mais de 20 milhões de opiniões de clientes e envolveu mais de 10 mil marcas, de 303 segmentos do mercado de todo o Brasil. 

O Programa de Recompensas MESC seleciona usuários de forma espontânea para avaliação dos produtos e serviços que consumiram nos últimos 12 meses na pesquisa de cunho científico que envolve marcas de todos os segmentos. O Programa também mantém parceria com grandes portais de E-commerce de lojas varejistas espalhadas pelo mundo.

Os consumidores responderam a um questionário composto de 12 questões cuidadosamente elaboradas e que se dividem em três dimensões: Valor, Atendimento e Execução. Dessas, duas são abertas e dissertativas para complementar o estudo qualitativo, detalhar o sentimento dos clientes em relação às marcas e avaliar 22 dimensões do Índice de Satisfação do Cliente (ISC). Até serem premiadas, as empresas passam por duas fases eliminatórias que envolvem amostras estatísticas. 

As Melhores Empresas do Instituto MESC são aquelas que conseguiram atingir amostragem mínima para garantir 98% de Confiança Estatística e média superior a 80% no Índice de Satisfação do Cliente (ISC). As empresas são classificadas de acordo com as médias obtidas em ordem decrescente. Todas as empresas que passaram para a segunda fase da seleção foram submetidas a uma auditoria do MESC, que realizou ao menos um processo de Cliente Oculto em seus Canais de Atendimento (SAC).

A diretora adjunta da Yakult, Magali Aparecida dos Santos, afirma que é muito importante fazer parte deste grupo seleto de empresas que são aprovadas pelos consumidores. “É uma alegria e uma honra receber novamente este certificado que nos indica a satisfação dos nossos clientes. Agradecemos a todos os clientes pela confiança, construída ao longo de mais de 50 anos graças à comunicação mútua entre nossos colaboradores e consumidores”, destaca.


A Yakult

O Leite Fermentado Yakult completa 89 anos em 2024 e é o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult Honsha, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente (resultado de 2022). 


Serviço:

www.yakult.com.br


segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Linha Varietal, da Cooperativa Vinícola Aurora, ganha reforço com os vinhos brancos Viognier e Malvasia Aromática

Lançamentos vão ao encontro de tendências de aumento no consumo de produtos mais leves e frescos, às vésperas do início das estações mais quentes do ano. De janeiro a julho de 2024, coleção de produtos cresceu 30% em relação ao mesmo período do ano passado


Lançamento do Aurora Varietal Viognier e Malvasia Aromática segue tendência de aumento de consumo de produtos leves e refrescantes

Foto: Eduardo Benini


A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de anunciar reforço em sua linha de vinhos finos com o lançamento dos brancos Aurora Varietal Viognier e Aurora Varietal Malvasia Aromática, ambos da safra 2023. Agora, a coleção lançada em 1986 e pioneira no trabalho com vinhos elaborados 100% com uvas viníferas de uma única variedade, conta com dez rótulos, sendo seis tintos e quatro brancos. De janeiro a julho de 2024, as vendas da linha cresceram 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

A apresentação dos novos produtos vai ao encontro de tendências de aumento no consumo de vinhos brancos, mais leves e frescos e às vésperas do início das estações mais quentes do ano. 

“Percebemos que tínhamos uma boa produção de ambas as variedades e resolvemos apostar nesses lançamentos. O destaque nas últimas edições da Avaliação Nacional de Vinhos, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), em que os brancos ganharam ênfase, foi outra razão para ampliarmos a gama de vinhos brancos da marca. Acreditamos que seja o momento ideal pela chegada das temperaturas mais elevadas e alinhado ao que o varejo busca, que é inovação e sazonalidade”, observa o diretor de Marketing e Vendas da Aurora, Rodrigo Arpini Valerio. 

Tanto o Aurora Varietal Viogner como o Aurora Varietal Malvasia Aromática possuem graduação 12,5%.  O Viogner contém notas levemente tostadas e frutas de polpa branca como lichia, harmoniza com camarão na moranga, risotos a base de queijos, bolinho de bacalhau, aves e frutos do mar. Já o Malvasia Aromática possui notas de frutas cítricas, flores e hortelã e harmoniza com salada césar, queijos leves, massas com molhos brancos, aves, peixes e frutos do mar.


Variedades cultivadas na Serra Gaúcha

Tanto a Viognier como a Malvasia Aromática são cultivadas por 90 famílias associadas à cooperativa na Serra Gaúcha. Elas estão localizadas nas comunidades de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Veranópolis, Monte Belo do Sul, São Valentim do Sul e Cotiporã e, juntas, cultivam 108 hectares entre as duas variedades.

A linha Varietal chegou no mercado há 38 anos, permanecendo até hoje entre os destaques da marca, o que atesta, a cada ano, a ótima aceitação dos consumidores brasileiros por vinhos elaborados com uma única uva. 

Além da Viognier e Malvasia Aromática a carta de brancos é composta pela Chardonnay, Riesling Itálico, Malvasia Aromática e Viognier. Nos tintos as opções são Cabernet Sauvignon, Merlot, Marselan, Petit Verdot, Rebo, Pinot Noir.


Medalhas na Vinus 2024

Antes mesmo do lançamento, os rótulos Aurora Varietal Malvasia Aromática e Aurora Varietal Viognier conquistaram medalhas de Ouro e Prata, respectivamente, no Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus 2024, realizado em Mendoza, na Argentina. O concurso reuniu 567 amostras de 19 países, que foram avaliadas por 55 degustadores. 


Serviço:

www.vinicolaaurora.com.br


sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Superávit do Agro Paulista cresce 9,25% no acumulado de 2024

Setor representa 43,6% das exportações do Estado; Déficit de São Paulo só não foi mais acentuado devido ao desempenho positivo do agronegócio estadual


Foto: Divulgação


Entre janeiro e agosto de 2024, comparados com o mesmo período do ano anterior, o agronegócio paulista apresentou aumento nas exportações de 9,26%, atingindo US$19,81 bilhões, e alta de 9,3% nas importações, somando US$3,76 bilhões. Com esses resultados, o saldo da balança comercial do agro de SP obteve um superávit de US$16,05 bilhões, 9,25% superior em relação aos primeiros oito meses de 2023.

A participação das exportações do agronegócio paulista no total do estado, de janeiro a agosto de 2024, foi de 43,6%, enquanto a participação das importações setoriais foi de 7,5%, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

É importante salientar que as exportações paulistas nos demais setores da economia, excluindo o agronegócio, totalizaram US$ 25,64 bilhões, enquanto as importações atingiram US$ 46,13 bilhões, resultando em um déficit externo de US$ 20,49 bilhões no período acumulado de janeiro a agosto de 2024.

“Vemos o agronegócio, mais uma vez, como principal responsável pelo controle do déficit da balança, impulsionado mais uma vez pelos setores sucroalcooleiro, carnes, produtos florestais e o complexo soja”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.

 

Exportações do Agronegócio Paulista por Grupos de Produtos

Os cinco principais grupos de produtos nas exportações do agronegócio paulista, de janeiro a agosto de 2024, foram:

 

1. Grupo Sucroalcooleiro: participação de 39,9%, totalizando US$7,91 bilhões, onde o açúcar representou expressivos 93,1% e o álcool etílico (biocombustível), 6,9%.

2. Carnes: 10,6% de participação, alcançando um valor de US$2,10 bilhões, com a carne bovina representando 84%.

3. Produtos Florestais: 10,4% de participação com um total de US$2,05 bilhões, sendo 53,8% de celulose e 38,6% de papel.

3. Complexo Soja: 10,0% de participação, registrando um total de US$1,98 bilhão, com a soja em grão representando 80,4%.

5. Sucos: 8,7% de participação, alcançando o valor de US$1,73 bilhão, sendo que o suco de laranja corresponde a 97,9% do grupo.


Esses cinco agregados representaram 79,6% das vendas externas setoriais paulistas. O grupo do café, tradicional no estado de São Paulo, ocupa a sexta posição, com 4,2% de participação, registrando US$837,61 milhões, 72,6% referente ao café verde e 23,5%% café solúvel.

Ao compararmos os primeiros oito meses de 2024 com o mesmo período de 2023, houve variações significativas nos valores exportados dos principais grupos de produtos paulistas, com destaque para aumentos nos grupos de café (+32,6%), sucos (+30,6%), complexo sucroalcooleiro (+26,6%), produtos florestais (+15,2%) e carnes (+4,6%), e uma queda no grupo complexo soja (-35,5%). Essas variações nas receitas de comércio exterior refletem oscilações tanto nos preços quanto nos volumes exportados.

 

Participação do Estado de São Paulo no Brasil

O agronegócio de São Paulo representou 17,8% do total nacional, aumento de 1,7 ponto percentual em comparação ao mesmo período do ano anterior. Entre os principais estados exportadores em valores, São Paulo e Mato Grosso estão tecnicamente empatados, sendo que o São Paulo ocupa a segunda posição, com 17,8% de participação, atrás de Mato Grosso (17,9%). 

“Esses resultados só reforçam a importância do agro para a economia brasileira. Por isso, não medimos esforços para amenizar as perdas sofridas no campo por conta das queimadas registradas em todo o Estado de São Paulo. Já liberamos R$ 6 milhões para ajudar os produtores rurais afetados pelo fogo e seguimos apostando em políticas públicas em prol do agro paulista”, enfatiza Guilherme Piai.


Serviço:

www.agricultura.sp.gov.br


quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Clima instável em agosto impulsiona crescimento de mais de 10% na cesta de bebidas, com aumento de 5,9% nas vendas unitárias da categoria

Grande oscilação nas temperaturas estimulou a busca por cerveja, refrigerantes e vinho á a cesta de mercearia básica teve aumento de 8,1%, no faturamento no período. Com isso, os segmentos foram os principais responsáveis pelo aumento de 7,7% no faturamento do canal alimentar


Foto: Divulgação


Com recorde de temperatura, agosto entrou para a história como o mês mais quente já registrado globalmente, empatando com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do observatório Copernicus. O impacto dessa temperatura de 0,71°C superior à média observada no período de 1991 a 2020, é refletido no consumidor que vem buscando opções para enfrentar a sucessão de ondas de calor atípicas e a variação cada vez mais preocupante das mudanças climáticas. Acompanhando o canal alimentar brasileiro, a Scanntech, líder de inteligência para o varejo, aponta, em seu radar mensal, que a categoria de bebidas foi a principal responsável pelo crescimento de +7,7% do faturamento do varejo alimentar em agosto. Segundo a análise, a cesta de bebidas registrou aumento de 10,7% em faturamento e 5,9% nas vendas unitárias. O resultado foi reforçado pelo aumento no consumo de categorias como cerveja, refrigerante e vinho, que tiveram forte impacto para o resultado do canal. 

Outra categoria responsável pelo avanço do canal alimentar no mês foi a Mercearia Básica (composta por alimentos como arroz, feijão, óleo, açúcar). O faturamento da cesta teve um incremento de 8,1%, impulsionado pela alta de preço em itens essenciais como arroz e café. O arroz, impactado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e o café, afetado por condições climáticas no Brasil e no Vietnã, foram as categorias com maior impacto no desempenho da cesta.

“O cenário reforça a relevância do clima e da sazonalidade nas vendas e a importância de estratégias ágeis do varejo para captar essas oportunidades e atender às demandas do shopper”, ressalta Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech. 

O crescimento nas vendas unitárias também contribuiu para o resultado positivo. No canal alimentar, elas representam um acréscimo de 2,9%, desempenho superior ao observado no acumulado do ano. No entanto, parte desse resultado pode ser atribuído ao efeito calendário, já que agosto contou com um sábado a mais do que agosto de 2023. Sem o fator, o crescimento das vendas unitárias ficaria em torno de 0,6%.

Os atacarejos regionais foram destaque, com o melhor desempenho no mês no varejo alimentar, com elevação acima dos demais canais em faturamento (8%) e vendas unitárias (4,7%). Esse canal vem se destacando por atrair consumidores em busca de preços mais acessíveis, especialmente em momentos de alta inflacionária. Enquanto os supermercados registraram aumentos mais expressivos nos preços, os atacarejos apresentaram uma expansão mais acelerada nas vendas unitárias.

Entre as regiões, o Sul e o Leste (MG, ES, RJ) se sobressaíram, com resultados superiores à média nacional. A região Sul, em particular, teve um desempenho relevante, com crescimento de 9,8% em relação a agosto de 2023. MG, ES e RJ acumulam avanço de 8%.

 

A Scanntech

Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.


Serviço:

www.scanntech.com.br


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Pecuária de leite e produção de frutas: propriedade de São Luiz do Paraitinga é modelo em sustentabilidade com apoio da CATI

Logo na entrada da Fazenda Boa Vista, localizada no bairro Santa Cruz do Rio Abaixo, em São Luiz do Paraitinga (município ligado à área de atuação da CATI Regional Pindamonhangaba), um grande painel solar chama atenção dos visitantes.


Foto: Divulgação


Adentrando a porteira que se abre para uma paisagem bucólica de montanha, recortada por pastagens verdes e abundantes em pleno inverno, animais bem nutridos pastando em piquetes irrigados, ao lado de um pomar diversificado conduzido de maneira orgânica em Sistema Agroflorestal (SAF), é possível atestar que o produtor Claudio Silva Chaves tem a sustentabilidade como norteadora de todas as atividades realizadas na propriedade. 

Para ampliar a sustentabilidade em todos os processos da propriedade, o produtor foi beneficiado pelo Projeto Conexão Mata Atlântica, o que possibilitou cercar áreas de proteção ambiental, de pastagem, construir fossas sépticas e ele implantou placas de energia solar e instalou uma horta orgânica (conduzida pela mãe), investiu no Sistema Agroflorestal para a produção de frutas e na adoção de tecnologia nas pecuárias de leite e corte. 

“Quando assumi a propriedade, que está na minha família há três gerações, as pastagens estavam degradadas e o custo de produção muito alto. Nesse momento, o apoio da CATI foi fundamental. Além de orientação técnica para recuperar o solo, por meio da calagem, recomendação de adubações a adoção de adubação verde (o produtor utiliza a aveia da CATI Sementes e Mudas), posteriormente no manejo do SAF, auxiliaram para obtenção do Cadastro da Agricultura Familiar – e o CAF Jurídico para a associação da qual sou membro, que abriu as portas para acessar diversas políticas públicas”, conta Cláudio. 

Segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Rodrigues Oliveira, responsável pela Casa da Agricultura local e que faz o acompanhamento técnico da propriedade desde 2012, o produtor tem colocado em prática as tecnologias recomendadas pela CATI, aprimorando os processos de produção. “A adoção de tecnologias simples, como a implantação de pastejo rotacionado, em uma área de 4,9 hectares, tem proporcionado condições para que o rebanho fique praticamente nove meses com alimentação volumosa obtida a pasto, o que evita o corte de capim diário para os animais e disponibiliza tempo para o produtor trabalhar na propriedade, o que facilitou a diversificação da produção agrícola, com a abertura de melhores oportunidades de comercialização e otimização do tempo para fazer outras atividades necessárias na propriedade e na vida pessoal”. 

Para Haley Silva de Carvalho, diretor da CATI Regional Pindamonhangaba, a parceria com produtores como Claudio favorece o trabalho de extensão rural na região. “O Claudio está sempre receptivo à adoção de tecnologia, às orientações técnicas, abrindo a propriedade para que possamos divulgar conhecimento e capacitar outros produtores. Aliado a isso, entende como poucos a importância da organização rural para o sucesso na atividade rural. Neste cenário, temos trabalhado lado a lado com ele e outros agricultores familiares”. 


Base da pecuária sustentável nasceu no âmbito do Projeto CATI Leite

A inserção no Projeto CATI Leite, em 2012, foi um divisor de águas para o produtor. “Meu pai era produtor em tempo integral, mas dificuldades na condução da atividade com altos custos de produção e os baixos preços do leite e pouca tecnologia na época fizeram com que ele quase desistisse da atividade, o que acabou ocorrendo no decorrer do tempo. Nesse momento, deixei o trabalho na cidade e assumi a propriedade, dando sequência à minha vocação desde criança. Mas o cenário era um pouco desolador. Tudo começou a mudar quando o técnico da Casa da Agricultura me incentivou a participar do Projeto CATI Leite e adotar as metodologias propostas”, esclarece o produtor. 

Segundo o eng. agr. Ricardo, entre as técnicas preconizadas e adotadas por Cláudio, que mudaram a sua condução da pecuária leiteira, está a implantação de pastejo rotacionado. 

“Inicialmente, o pastejo rotacionado foi implementado em uma área de 0,5 hectare, com capim elefante para alimentação do rebanho durante quase todo ano. Com o decorrer dos anos, ele aumentou a área de rotacionado de Tifton para 0,7 hectare, instalou irrigação e passou a fazer sobressemeadura de culturas de inverno nesta área. Ainda implantou uma área de 1,2 hectare de capim Mombaça e outra área de três3 hectares com Brachiaria brizantha e decumbens, totalizando uma área de pastejo rotacionado de 4,9 hectares. Com a adoção dessas tecnologias, houve a redução da necessidade de suplementação de volumosos na propriedade para apenas três meses ao longo do ano. Outro diferencial foi a adoção de um quadro reprodutivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e as anotações zootécnicas e financeiras da atividade (metodologia gerada no Programa Balde Cheio, que foi a base para as ações do Projeto CATI Leite), onde todas as etapas e ações de manejo do rebanho e da produção de leite são controladas”, explica Ricardo, informando que a anotação dos custos de produção também é um grande fator de sucesso nas ações, bem como a formação do plantel de boa genética para leite que, neste caso, tem gado das raças girolando, Jersey e mestiço (animais mais rústicos com menor problema de incidência de carrapatos). 

Segundo o produtor, a transformação na propriedade, a partir do acompanhamento técnico da CATI, foi muito grande. “Hoje, após a adoção da metodologia do CATI Leite, são produzidos mais de 300 litros/dia na propriedade, os quais são comercializados integralmente com a Comevap – Cooperativa do Médio Vale do Paraíba, sediada em Taubaté. O objetivo a médio prazo é ampliar a produção com mais investimento em genética e tecnologia, face à falta de mão de obra especializada no segmento, aumentando ainda mais a qualidade e rentabilidade”, comenta Cláudio. 


Produção de frutas em sistema orgânico aumentam a rentabilidade

Como membro da Associação Minhoca de Produtores Orgânicos de São Luiz do Paraitinga e Região, Cláudio produz laranja ponkan (maior produção), limão, banana (que teve a primeira comercialização recentemente) e outras frutas como abacate, uvaia, acerola, pitanga, caqui, pêssego e ameixa, que são comercializadas principalmente em vendas diretas via associação e nos programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e PAA Cesta Verde. “Como agricultor familiar e orgânico, tenho um acréscimo de 30% no valor recebido na comercialização via programas de compras públicas, o que é um grande diferencial na renda geral. Em nossa região, se não fossem programas como o PNAE, muitos agricultores familiares já teriam desistido da atividade agrícola”, explica o produtor, informando que a comercialização também é feita por intermédio dessa organização rural com a montagem de cestas de produtos. 

Além das frutas in natura, o produtor está começando a investir em agregação de valor. “A pedido de amigos, tenho transformado o excedente da produção de banana em banana-passa, utilizando um secador artesanal, mas vislumbro uma oportunidade futura de negócio com aprimoramento dos processos e ampliação dos equipamentos”, explica o produtor que, no momento também está investindo na produção de polpas para consumo próprio. “Mas quem sabe também vire um negócio?”, fala com um sorriso nos lábios, de quem pensa longe...


Serviço:

www.cati.sp.gov.br/portal/


*Por Cleusa Pinheiro – Cecor/CATI/SAA  

cleusa.pinheiro@sp.gov.br


terça-feira, 10 de setembro de 2024

Mercado de bebidas: fabricantes optam pelo mercado livre para economia de energia

Migração pode economizar até 30% e contribuir para práticas mais sustentáveis no setor


Foto: Divulgação


De acordo com dados do Sindicerv, o setor cervejeiro brasileiro, incluindo as microcervejarias, tem mostrado um crescimento significativo. Em 2023, a produção de cerveja no Brasil atingiu um volume recorde de mais de 15,4 bilhões de litros. Esse crescimento é impulsionado por investimentos em inovação e tecnologia, que ajudam a aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos.

As microcervejarias, em geral, têm encontrado um mercado promissor, especialmente com o aumento da demanda por cervejas artesanais e de alta qualidade. Além do crescimento contínuo, há uma forte tendência de inovação e experimentação e muitos estabelecimentos estão investindo em tecnologias sustentáveis e práticas de produção ecológicas para atrair consumidores conscientes.

“Para essas empresas, onde o custo da energia elétrica representa uma parte significativa das despesas fixas, a migração para o mercado livre de energia pode proporcionar até 30% de economia na conta de luz. Essa redução é decisiva para liberar recursos que podem ser reinvestidos no negócio, seja em expansão ou melhorias operacionais. Além disso, a migração permite personalizar contratos de energia, adaptando-os às necessidades específicas de cada empresa.” explica Talissa Paiola, coordenadora de marketing.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2024, empresas do grupo A, ligadas em alta tensão, correspondem a 89,3% das migrações para o mercado livre, um aumento expressivo em comparação aos 63,3% de 2023. Esse movimento é especialmente forte na região Sudeste, que concentra quase 900 cervejarias – mais de 46% do total nacional, conforme o anuário do Ministério da Agricultura e Pecuária de 2023.

Para as empresas interessadas em explorar essa oportunidade, a CPFL Soluções oferece um simulador online que permite calcular rapidamente o potencial de economia ao migrar para o mercado livre de energia. Empresas que gastam mais de R$ 5 mil em energia podem utilizar essa ferramenta gratuita, simples e rápida. Acesse aqui.

“Na CPFL Soluções, temos ajudado nossos clientes do setor de bebidas a maximizar a eficiência e a segurança energética, enquanto apoiamos suas metas de sustentabilidade. Migrar para o mercado livre de energia é uma excelente oportunidade para as empresas aumentarem sua competitividade e se alinharem às exigências do mercado moderno”, destaca Talissa. 

Além da economia direta, a migração para o mercado livre pode facilitar a adoção de fontes renováveis de energia, trazendo benefícios adicionais como certificados de energia renovável e possíveis incentivos fiscais para fabricantes que buscam fortalecer suas credenciais de sustentabilidade e aderir às práticas ESG (Environmental, Social, and Governance). 

  

CPFL Energia

A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.

Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.

O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.

Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.

Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.


Serviço:

www.cpfl.com.br


segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Atuação da Agrária impulsiona Guarapuava na conquista do título de Capital Nacional da Cevada e do Malte

Setembro começou com uma grande notícia para o município de Guarapuava: a assinatura e publicação no Diário Oficial da União da lei nº 14.956, uma iniciativa do executivo Municipal, apresentada na Câmara Federal pelo deputado Marcos Brasil e aprovada pelo senador Sérgio Moro, concedendo à cidade o título de Capital Nacional da Cevada e do Malte. Guarapuava já era dona do título em âmbito estadual.


Foto: Divulgação


A Cooperativa Agrária tem um papel fundamental para que o município conquistasse esse reconhecimento. Foram seus cooperados que, ainda na década de 1970, cultivaram as primeiras lavouras de cevada no distrito de Entre Rios, acreditando na cultura como uma boa alternativa para rotação, e enxergando seu potencial produtivo e rentável.

Já nos anos 80, a Cooperativa, ao lado da então cervejaria Antártica, inaugurou a primeira maltaria do estado do Paraná. Em 1986, a Agrária assumiu o controle total da indústria, transformando-a na maior maltaria comercial da América Latina.

O crescimento da Agrária Malte, que atualmente conta com uma capacidade produtiva de 360 mil toneladas por ano e responde pela comercialização de cerca de 30% do malte consumido pelas cervejarias brasileiras, fez com que o cultivo da cevada fosse expandido para além da região Centro-Sul do Paraná, levando o estado a assumir a primeira posição no ranking nacional de produção do grão.

Com projetos de pesquisa em manejo e genética de grãos subsidiados pela Agrária e conduzidos pela FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, o plantio de cevada está sendo difundido para outras regiões paranaenses, como no caso dos Campos Gerais, onde foi inaugurada no mês de junho uma nova indústria de produção de malte. A Maltaria Campos Gerais é fruto da intercooperação entre a Agrária e as cooperativas Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagrícola e Frísia.

Para o Diretor Presidente da Agrária, Adam Stemmer, o título de Capital Nacional do Malte e da Cevada concedido a Guarapuava ressalta a importância da Cooperativa para a economia local e vem ao encontro de seu objetivo em ser referência na produção agroindustrial e gestão cooperativista. “Entendemos que a trajetória na área de pesquisa da cevada e sua produção, junto à produção do malte, fazem de Guarapuava merecedora desse título. Nos sentimos honrados em contribuir nesse contexto”, destaca.   


Serviço

www.agraria.com.br


sexta-feira, 6 de setembro de 2024

3 Corações lança nova cápsula de cappuccino com sabor inédito Napolitano

Novidade da solução TRES® chega a todos os pontos de venda e no Mercafé, e-commerce da marca


Foto: Divulgação


A 3 Corações, marca do café do Brasil e líder do segmento, acaba de anunciar uma grande novidade para os Cappuccino Lovers. A solução TRES® apresenta o sabor inédito da cápsula na versão Napolitano.

A combinação perfeita dos três sabores icônicos: chocolate, morango e baunilha, chega na cremosidade exata para deixar qualquer hora do dia mais especial, seja para dar o ânimo necessário para iniciar o dia, ou para recarregar as energias naquele lanchinho no meio da tarde.

“Somos uma empresa de pessoas apaixonadas por café e todas as suas possibilidades de combinação. Napolitano é um dos sabores favoritos do brasileiro, não poderia ficar de fora do nosso portfólio. São mais de 50 variedades de cafés espressos e multibebidas da TRES® para proporcionar experiências prazerosas em todos os momentos", destaca João Marcelo Villadangos, head da unidade de negócios TRES®.

A novidade da solução TRES® já está disponível em todos os pontos de venda da marca espalhados pelo país e no Mercafé, loja online oficial da 3 Corações.


Grupo 3corações

O Grupo 3corações, empresa líder do segmento de cafés no Brasil, possui um portfólio completo em todas as categorias de cafés: desde tradicionais, especiais, cápsulas, solúveis, instantâneos, até cafés prontos para beber. É reconhecida como líder absoluta nas categorias torrado e moído, bem como em cappuccinos.

Além da marca nacional 3 Corações, o grupo detém mais de 30 marcas de cafés, entre elas: Santa Clara, líder no norte e no nordeste, as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus, Cruzeiro, entre outras. Também comercializa filtros, porta filtros e acessórios.

A empresa é referência em inovação com a solução exclusiva TRES®️, que conta com um portfólio de máquinas de café e multibebidas, e oferece mais de 40 sabores entre cafés espressos, bebidas cremosas, chás e cafés filtrados em cápsulas.

Além de proporcionar diferentes experiências e possibilidades de consumo de cafés, o grupo também atua no segmento de refresco em pó (Frisco e Tornado), achocolatado (Chocolatto), temperos e derivados de milho (Claramil, Dona Clara e Kimimo).

Em 2020, ingressou em novos segmentos como leites vegetais e suplementos naturais, fruto da joint venture com a Positive Company, detentora das marcas A Tal da Castanha, Plant Power e Possible.

Fundada em 1959, por João Alves de Lima, em São Miguel, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a companhia possui 27 Centros de Vendas e Distribuição (CDs), 9 Plantas Fabris, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), uma Unidade Corporativa Integradora e a Escola de Serviços e Sabores.

Está presente em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O Grupo 3corações também exporta café para os principais mercados da América Latina e dos Estados Unidos. 


Serviço:

www.3coracoes.com.br


Anuário IB 2022