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quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Clima instável em agosto impulsiona crescimento de mais de 10% na cesta de bebidas, com aumento de 5,9% nas vendas unitárias da categoria

Grande oscilação nas temperaturas estimulou a busca por cerveja, refrigerantes e vinho á a cesta de mercearia básica teve aumento de 8,1%, no faturamento no período. Com isso, os segmentos foram os principais responsáveis pelo aumento de 7,7% no faturamento do canal alimentar


Foto: Divulgação


Com recorde de temperatura, agosto entrou para a história como o mês mais quente já registrado globalmente, empatando com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados do observatório Copernicus. O impacto dessa temperatura de 0,71°C superior à média observada no período de 1991 a 2020, é refletido no consumidor que vem buscando opções para enfrentar a sucessão de ondas de calor atípicas e a variação cada vez mais preocupante das mudanças climáticas. Acompanhando o canal alimentar brasileiro, a Scanntech, líder de inteligência para o varejo, aponta, em seu radar mensal, que a categoria de bebidas foi a principal responsável pelo crescimento de +7,7% do faturamento do varejo alimentar em agosto. Segundo a análise, a cesta de bebidas registrou aumento de 10,7% em faturamento e 5,9% nas vendas unitárias. O resultado foi reforçado pelo aumento no consumo de categorias como cerveja, refrigerante e vinho, que tiveram forte impacto para o resultado do canal. 

Outra categoria responsável pelo avanço do canal alimentar no mês foi a Mercearia Básica (composta por alimentos como arroz, feijão, óleo, açúcar). O faturamento da cesta teve um incremento de 8,1%, impulsionado pela alta de preço em itens essenciais como arroz e café. O arroz, impactado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, e o café, afetado por condições climáticas no Brasil e no Vietnã, foram as categorias com maior impacto no desempenho da cesta.

“O cenário reforça a relevância do clima e da sazonalidade nas vendas e a importância de estratégias ágeis do varejo para captar essas oportunidades e atender às demandas do shopper”, ressalta Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech. 

O crescimento nas vendas unitárias também contribuiu para o resultado positivo. No canal alimentar, elas representam um acréscimo de 2,9%, desempenho superior ao observado no acumulado do ano. No entanto, parte desse resultado pode ser atribuído ao efeito calendário, já que agosto contou com um sábado a mais do que agosto de 2023. Sem o fator, o crescimento das vendas unitárias ficaria em torno de 0,6%.

Os atacarejos regionais foram destaque, com o melhor desempenho no mês no varejo alimentar, com elevação acima dos demais canais em faturamento (8%) e vendas unitárias (4,7%). Esse canal vem se destacando por atrair consumidores em busca de preços mais acessíveis, especialmente em momentos de alta inflacionária. Enquanto os supermercados registraram aumentos mais expressivos nos preços, os atacarejos apresentaram uma expansão mais acelerada nas vendas unitárias.

Entre as regiões, o Sul e o Leste (MG, ES, RJ) se sobressaíram, com resultados superiores à média nacional. A região Sul, em particular, teve um desempenho relevante, com crescimento de 9,8% em relação a agosto de 2023. MG, ES e RJ acumulam avanço de 8%.

 

A Scanntech

Usada por 90% dos top varejistas do canal alimentar e por mais de 300 das maiores indústrias, a Scanntech segue revolucionando o modo de se usar informações de mercado. A companhia desenvolveu uma plataforma de inteligência granular, ágil e acionável, que permite a identificação das maiores oportunidades, alavancando os resultados do varejo, da indústria e dos distribuidores e aproximando os parceiros comerciais. Ao todo, analisa dados de mais de R$ 763 bilhões do faturamento do varejo brasileiro por meio de uma base robusta e granular de mais de 45 mil PDVs automaticamente, sem manipulação humana, para oferta de insights.


Serviço:

www.scanntech.com.br


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