Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Mercado de bebidas: fabricantes optam pelo mercado livre para economia de energia

Migração pode economizar até 30% e contribuir para práticas mais sustentáveis no setor


Foto: Divulgação


De acordo com dados do Sindicerv, o setor cervejeiro brasileiro, incluindo as microcervejarias, tem mostrado um crescimento significativo. Em 2023, a produção de cerveja no Brasil atingiu um volume recorde de mais de 15,4 bilhões de litros. Esse crescimento é impulsionado por investimentos em inovação e tecnologia, que ajudam a aumentar a eficiência e a qualidade dos produtos.

As microcervejarias, em geral, têm encontrado um mercado promissor, especialmente com o aumento da demanda por cervejas artesanais e de alta qualidade. Além do crescimento contínuo, há uma forte tendência de inovação e experimentação e muitos estabelecimentos estão investindo em tecnologias sustentáveis e práticas de produção ecológicas para atrair consumidores conscientes.

“Para essas empresas, onde o custo da energia elétrica representa uma parte significativa das despesas fixas, a migração para o mercado livre de energia pode proporcionar até 30% de economia na conta de luz. Essa redução é decisiva para liberar recursos que podem ser reinvestidos no negócio, seja em expansão ou melhorias operacionais. Além disso, a migração permite personalizar contratos de energia, adaptando-os às necessidades específicas de cada empresa.” explica Talissa Paiola, coordenadora de marketing.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em 2024, empresas do grupo A, ligadas em alta tensão, correspondem a 89,3% das migrações para o mercado livre, um aumento expressivo em comparação aos 63,3% de 2023. Esse movimento é especialmente forte na região Sudeste, que concentra quase 900 cervejarias – mais de 46% do total nacional, conforme o anuário do Ministério da Agricultura e Pecuária de 2023.

Para as empresas interessadas em explorar essa oportunidade, a CPFL Soluções oferece um simulador online que permite calcular rapidamente o potencial de economia ao migrar para o mercado livre de energia. Empresas que gastam mais de R$ 5 mil em energia podem utilizar essa ferramenta gratuita, simples e rápida. Acesse aqui.

“Na CPFL Soluções, temos ajudado nossos clientes do setor de bebidas a maximizar a eficiência e a segurança energética, enquanto apoiamos suas metas de sustentabilidade. Migrar para o mercado livre de energia é uma excelente oportunidade para as empresas aumentarem sua competitividade e se alinharem às exigências do mercado moderno”, destaca Talissa. 

Além da economia direta, a migração para o mercado livre pode facilitar a adoção de fontes renováveis de energia, trazendo benefícios adicionais como certificados de energia renovável e possíveis incentivos fiscais para fabricantes que buscam fortalecer suas credenciais de sustentabilidade e aderir às práticas ESG (Environmental, Social, and Governance). 

  

CPFL Energia

A CPFL Energia está há 111 anos no setor elétrico e atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. É a maior distribuidora em volume de energia vendida, com mais de 13% de participação no mercado nacional, atendendo cerca de 10,4 milhões de clientes em 687 municípios nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Com 4.411 MW de capacidade instalada, está entre as maiores geradoras privadas do país, com atuação em fontes hidrelétrica, solar, eólica e biomassa.

Atua de forma relevante também no segmento de transmissão, atendendo 87 subestações, que somam potência instalada de 14,9 mil MVA e mais de 6 mil quilômetros de linhas.

O grupo CPFL conta ainda com uma operação nacional por meio da CPFL Soluções, fornecendo soluções integradas em gestão e comercialização de energia, eficiência energética, geração distribuída, infraestrutura energética, serviços de consultoria para descarbonização e certificações de energia renovável (I-REC).

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em investimento social privado, com projetos de cultura, esporte e educação, por meio do Instituto CPFL.

Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, terceira maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês.

Em 2024 as diplomacias do Brasil e da China celebram os 50 anos de relações oficiais entre os países. O marco é comemorado oficialmente em 15 de agosto. Desde então, essas duas nações têm construído uma parceria sólida e diversificada, expandindo a cooperação nas áreas como energia, ciência, tecnologia limpa e inovação.


Serviço:

www.cpfl.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022