Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Fazenda Barra Grande em Itirapuã/SP inicia nova safra de produção de cachaça

Propriedade quer superar os 45 mil litros produzidos durante o ano passado. Local tem visita guiada ao engenho, restaurante e venda de produtos 


Todo o processo da produção das cachaças acontecem na Fazenda Barra Grande 

Foto: Wilker Maia


A Fazenda Barra Grande, localizada em Itirapuã/SP, iniciou na segunda quinzena de junho mais uma safra de cana-de-açúcar para a produção de cachaça. Após uma safra bem-sucedida no ano passado, que resultou na produção de 45 mil litros da bebida, a propriedade se prepara neste ano, para bater esse recorde. 

Com investimentos significativos em melhorias no Engenho, incluindo a estrutura da moenda e dos alambiques, o empresário Maurílio Figueiredo Cristófani acredita que a safra 2024 será ainda mais eficiente e produtiva. 

“Essas melhorias não apenas aumentam a capacidade de produção, mas também garantem a manutenção da qualidade excepcional pela qual a Cachaça da Fazenda Barra Grande é reconhecida”, afirma Maurílio. A família comanda o Engenho Barra Grande há cinco gerações, desde 1860.

 

Visita Guiada 

Com os méritos de ser o Engenho mais antigo e o único movido à roda d’água do Estado de São Paulo, os amantes da cachaça artesanal e visitantes podem vivenciar de perto o processo de produção da cachaça durante as visitas guiadas oferecidas pela Fazenda Barra Grande. Para garantir uma experiência mais personalizada e devido à alta demanda, é necessário agendamento prévio.

 

Restaurante da Fazenda

A Fazenda possui restaurante com cardápio à lá carte, com porções, refeições e coquetelaria de alto nível, e abre todos os sábados, domingos e feriados. na loja do restaurante, além das premiadas cachaças, a fazenda oferece outros produtos produzidos no local, como o fubá do moinho de pedra mó, rapadura pura e com amendoim, gelatina de cachaça, café e carne de lata. O “carro chefe do restaurante é a carne de lata acompanhada da polenta feita com o fubá do moinho”, afirma Maurílio. O frango caipira também vem se destacando entre os pratos mais pedidos, porém precisa ser encomendado com um dia de antecedência. 

 

Serviço:

www.cachacabarragrande.com.br




quinta-feira, 27 de junho de 2024

Crescendo juntos: Ambev promove cultura de aprendizado contínuo para impulsionar o desenvolvimento de seus times

Para desenvolver times mais preparados e em aprendizado constante, a companhia investe em treinamentos e disponibiliza ferramentas de conhecimento para seus funcionários


Foto: Divulgação


A Ambev passou por uma transformação profunda nos últimos anos e, agora, colhe os frutos desse movimento. Hoje, a cultura de aprendizado contínuo - conceito que mostra que as pessoas podem continuar aprendendo ao longo da sua carreira -, se tornou uma estratégia de negócio relevante para uma das maiores empresas do Brasil.

Reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das Top Companies do LinkedIn e eleita a empresa mais desejada para se trabalhar pela Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Ambev, por meio de ferramentas, cursos e programas de desenvolvimento proporciona um ambiente dinâmico e colaborativo que impulsiona o crescimento dos seus colaboradores, além de incentivar o conhecimento cervejeiro.

“Nesses 25 anos de história, a Ambev sempre foi sobre pessoas. Reconhecemos que, por meio da escuta ativa e inovação, podemos encantar nossos consumidores com as marcas que eles amam. Por isso, impulsionamos nossos times e oferecemos ferramentas para o desenvolvimento de suas habilidades funcionais, de liderança, de negócio e do futuro. Assim, nossa gente tem a oportunidade de construir habilidades e adquirir experiências enquanto entregam resultados sustentáveis na função, lideram times de alta performance e diversos, desenvolvem soluções para gerar mais valor para o nosso negócio e transformam o futuro da organização”, afirma Illana Kern, diretora de atração e desenvolvimento de gente da Ambev.

O investimento da Ambev na cultura de aprendizado também permitiu que a companhia saísse do lugar de uma empresa que sabe tudo, para uma empresa que aprende tudo, com times excelentes e com diversidade de experiências. “Hoje, ser uma companhia só de bebidas não nos representa mais, somos uma plataforma com marcas inspiradoras, que conecta as pessoas e o ecossistema para que todos cresçam juntos”, finaliza a executiva.


Serviço:

www.ambev.com.br


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Vinhos da Família Davo são premiados em dois importantes concursos internacionais

Foram duas medalhas de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas e oito medalhas de bronze no Decantes World Wine Awards


Tinto Syrah recebeu duas medalhas / Tinto Nobre Syrah Gran Reserva recebeu medalha de ouro no Concurso de Bruxelas

Foto: Divulgação


A Vinícola Família Davo acaba de receber premiações em duas das mais importantes competições do mundo do vinho, sendo duas medalhas de ouro no prestigiado Concurso Mundial de Bruxelas e oito medalhas de bronze no Decanter World Wine Awards, considerado o Oscar dos vinhos. 

As medalhas de ouro no Concurso de Bruxelas foram concedidas ao Tinto Nobre Syrah Gran Reserva 2021, o vinho mais elaborado da Família Davo, envelhecido de 12 meses no mínimo em barricas de carvalho francês de primeiro e segundo usos, e ao Tinto Syrah 2022, rótulo que concentra as características originais da uva pela vinificação em tanques de aço inox. O Tinto Syrah 2022 também foi destaque no renomado prêmio Decanter Awards, conquistando a medalha de bronze, assim como outros sete rótulos da vinícola, entre os quais se incluem cinco espumantes e outros dois vinhos, o Rose Syrah 2022 e o Sauvignon Blanc 2022. 

“A conquista destas premiações são motivo de grande orgulho, pois são fruto de muito trabalho e de amor pela terra”, destaca José Afonso Davo, proprietário da vinícola. “A nossa uva Syrah se adaptou perfeitamente ao clima de São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais, e com o auxílio da dupla poda, do maquinário de ponta e de profissionais gabaritados, conseguimos elaborar vinhos ricos em aromas e sabores.”

Esta é a primeira vez que os rótulos da Família Davo recebem medalhas nos concursos de Bruxelas e no Decanter Awards. Os vinhos da vinícola já haviam recebido premiações no Paris Wine Cup, no Brazil Wine Challenge e no Concurso Destilados e Vinhos do Brasil. 

Os espumantes premiados são elaborados pelo método tradicional, com a segunda fermentação em garrafa e o mínimo de 18 meses de autólise. O espumante Chardonnay Nature, ganhador de uma das medalhas de bronze no Decanter Awards, passa por pelo menos 24 meses de autólise.

A uva Chardonnay, utilizada nos espumantes e brancos, é cultivada em 14 hectares no município de Ribeirão Branco (SP), onde fica a sede da Família Davo e o Hotel Vinícola, que oferece aos hóspedes uma imersão da cultura do vinho. Na propriedade também há 16 hectares plantados de Pinot Noir.

Em São Gonçalo do Sapucaí (MG), na Serra da Mantiqueira, os vinhedos são formados por 15 hectares de Syrah, 9 hectares de Sauvignon Blanc, 6 hectares de Marselan, Petit Manseng e Cabernet Franc, e 2,5 hectares de Touriga Nacional.


Serviço:

www.hotelevinicoladavo.com.br


terça-feira, 25 de junho de 2024

Cooperativa Vinícola Garibaldi fortalece participação no mercado catarinense

Marca gaúcha apresentou novidades na ExpoSuper


Equipe da Cooperativa Vinícola Garibaldi na ExpoSuper, maior feira supermercadista de SC. 

Foto: Viviane Somacal


Um dos Estados que mais cresceu no consumo dos rótulos da marca e, hoje, é o terceiro principal destino dos espumantes, vinhos e sucos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, representando 10% de todas as vendas da marca, Santa Catarina tem sido o destino de várias ações de fortalecimento comercial. Uma delas foi a recente participação na ExpoSuper, maior feira supermercadista de SC, realizada entre 18 e 20 de junho, em Balneário Camboriú.

Por lá, a Cooperativa Vinícola Garibaldi apresentou as novidades de seu portfólio, entre elas o lançamento do Garibaldi Prosecco Zero Álcool, primeiro do gênero no país, e o vinho Garibaldi VG Tannat, quarto rótulo a fazer parte da família de produtos premium da casa. “Temos observado um movimento positivo muito grande com relação especialmente aos espumantes, motivo pelo qual preparamos, para expor na feira, um mix que evidencia a excelência da Cooperativa Vinícola Garibaldi na elaboração desse tipo de bebida e, também, seu caráter pioneiro e inovador”, explica o gerente Comercial, Vanderlei Pramio.

Outro ponto importante que vem sendo trabalhado no mercado catarinense é o posicionamento da marca enquanto detentora de rol de produtos versátil com opções para atender aos mais diferentes perfis de consumo desde espumantes internacionalmente reconhecidos e premiados até vinhos de excelência, passando por rótulos com baixo ou nulo teor alcóolico, atendendo a uma tendência de consumo brasileiro. “Esse olhar é fundamental para conquistar novos clientes e foi muito bem recebido pelo público da feira’, destaca o gerente.

Durante os três dias de feira, o estande da Cooperativa Vinícola Garibaldi foi palco, também, para apresentação de outros destaques como o Garibaldi Moscato Zero Álcool Rosé. Rótulos premiados como os espumantes Garibaldi Moscatel, Garibaldi Chardonnay e Garibaldi Viognier também integraram o portfólio para a feira, além dos condecorados espumantes Garibaldi VG Nature Blanc de Blanc e Garibaldi VG Extra Brut, vinhos e sucos.

“A participação na ExpoSuper foi importante para consolidação de relacionamentos, busca de novos mercados e ampliação do rol de parceiros comerciais, aproveitando o público qualificado que visitou a feira e, sobretudo, esteve em nosso estande conhecendo as novidades”, resume Pramio.

Atualmente, Santa Catarina é o terceiro estado em vendas para os produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi, atrás apenas de Rio Grande do Sul e São Paulo.


Serviço:

www.vinicolagaribaldi.com.br


segunda-feira, 24 de junho de 2024

Ambev amplia garrafas retornáveis no Brasil com lançamento de Corona 600 ml

Novidade anunciada no Rio de Janeiro reforça os compromissos de marca e cia com o meio ambiente e o consumidor


Foto: Divulgação


O hábito de consumir cerveja em garrafas retornáveis, devolvê-las vazias e trocá-las por cheias acompanha a história de muita gente. Há anos, a Ambev investe nas garrafas retornáveis como forma de cuidar do meio ambiente e do bolso do consumidor, afinal, a alternativa é mais sustentável e econômica, uma vez que não são gerados novos resíduos, e o consumidor paga apenas pelo líquido. Aliada aos compromissos da companhia, Corona amplia suas opções de embalagens retornáveis, lançando a versão 600 ml no Rio de Janeiro. 

A novidade de Corona chega para reforçar o compromisso da Ambev em ter 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025. Hoje, a cerveja que é produzida com 100% de produtos naturais aposta em diversas ações para preservação do meio ambiente. Além da versão maior, chega ao mercado também a opção em lata de 473 ml. 

As novas embalagens já estão disponíveis em pontos de venda selecionados na capital fluminense. No caso da lata 473 ml, é possível encontrá-la também nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. 

Outra novidade que começou no Rio de Janeiro e ganha o território nacional ainda neste ano é a Corona Cero, versão sem álcool e com adição de vitamina D. A marca será a patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Paris.


Recorde de vendas e marca mais valiosa do mundo

Avaliada em US$ 19 bilhões, Corona foi eleita neste ano a marca de cerveja mais valiosa do mundo por dois rankings, BrandZ Kantar e Brand Finance. Parte destes reconhecimentos tem a ver com os recordes de vendas da marca no Brasil. Destaque para o Carnaval deste ano, quando em só seis dias vendeu a quantidade de Corona equivalente a dois meses de 2023. De acordo com os resultados divulgados pela Ambev em maio, o rótulo teve crescimento de 70% de janeiro a março, comparando com o mesmo período do ano passado. Além de Corona, marcas como Spaten, Stella e Original compõem o portfólio premium da cia, segmento que mais cresce na atualidade.


Serviço:

www.ambev.com.br

www.corona.com


sexta-feira, 21 de junho de 2024

Cervejarias artesanais lançam petição contra Imposto do Pecado

Pequenos produtores representam mais de 90% das fábricas, mas apenas 1% do mercado; incentivam a gastronomia, geram empregos e promovem turismo sustentável


Reprodução Marca da campanha liderada pela Abracerva

Foto: Divulgação


Diante da proposta de incidência indiscriminada do Imposto Seletivo sobre a cerveja, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Abracerva, entidade que representa os pequenos produtores da bebida, lançou a campanha Cerveja Não é Pecado.

A ação, tem o apoio de diversas entidades locais e regionais, como o Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas, cujo presidente Wagner Falci se envolveu pessoalmente nas atividades. O objetivo da petição é mobilizar a população e sensibilizar os congressistas sobre como o excesso de impostos pode inviabilizar centenas de pequenos negócios já fragilizados pela pandemia e aumento de custos.

Por meio do website (abaixo) a população pode expressar sua insatisfação com a proposta assinando uma petição online que será enviada para cada deputado federal que faz parte da comissão que analisa os detalhes do novo tributo. A página também esclarece o que é o chamado Imposto do Pecado, previsto na regulamentação da Reforma Tributária.

“Defendemos três pontos: que seja o imposto seja seletivo quanto ao porte das empresas, excluindo da nova cobrança as empresas enquadradas no Simples; que seja seletivo quanto ao teor alcoólico, com tarifas proporcionais ao volume de álcool, e que seja mantida a alíquota atual durante o período de transição”, explica o presidente da Associação, Gilberto Tarantino.

Tarantino destaca que mais de 90% das 1.847 cervejarias instaladas no Brasil são pequenas ou médias fábricas e que as microcervejarias respondem por apenas de 1% da produção nacional. “Deixar nosso segmento isento do Imposto Seletivo impacta praticamente em nada a arrecadação e, por outro lado, incentiva produção local, familiar e sustentável e a prática do ‘beba menos e beba melhor’, inerente às cervejas mais gastronômicas”, avalia Tarantino.

“A cerveja e em especial a cerveja artesanal, produzida em menor escala e localmente, é uma expressão da nossa cultura e um patrimônio nacional. Hoje, um em cada sete municípios brasileiros tem sua própria cervejaria que orgulham a população, geram efeitos positivos na economia local por meio de turismo e gastronomia”, explica em empresário.


Desenvolvimento Sustentável

A associação destaca que incentivar as pequenas cervejarias está em linha com mais de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030. O apoio aos negócios locais promove o ODS 8, sobre Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ao suportar “empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas”. As cervejarias artesanais também ajudam a “promover o turismo sustentável, que gera empregos e promove a cultura e os produtos locais.”

A relação com a gastronomia, o baixo teor alcoólico, a promoção do “Beba Menos, Beba Melhor” a as ações de consumo responsável estão em linha com o ODS 3, sobre Saúde e Bem-Estar, uma vez que reforçam “a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo e uso nocivo do álcool.”


Abracerva 

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. 


Serviço:

www.abracerva.com.br

www.cervejanaoepecado.com.br


quinta-feira, 20 de junho de 2024

Tirol lança produtos em estande interativo na Exposuper

No ano em que completa 50 anos, a Tirol estará na Exposuper com um estande imersivo que conta a história da empresa por meio de uma linha do tempo e um espaço interativo com óculos de realidade aumentada.


Foto: Divulgação


O estande também será palco de aulas-show com renomados chefs da gastronomia e confeitaria. O evento acontece de 18 a 20 de junho, no Expocentro de Balneário Camboriú.

Além disso, a empresa apresenta seus lançamentos de produtos: Queijo Ralado Fresco Mussarela e Prato em embalagens de 100g e 900g, Queijo Petit Suisse e Leite Fermentado da marca Batavinho com licenciamento do personagem Shrek, além de uma nova linha de Whey Protein UHT da marca BioCiclos, agora revitalizada. Outra revitalização levada para a feira é a linha 0% lactose e também a linha Cremor. Já para o mercado profissional, a empresa apresenta o Leite Condensado com 6% de gordura nas versões de 2,5 kg e 5 kg da marca Paulista e Tirol.

Durante a Exposuper, a empresa também fará o anúncio da campanha "O futuro vai ser delicioso", que premiará diversos clientes como parte das comemorações dos 50 anos da marca.

Segundo o gerente de marketing da Tirol, Rodnei Guariza, a participação na feira faz parte das ações do meio século da empresa. “Buscamos aliar inovação com sabor para transformar nosso estande em um ambiente interativo e imersivo capaz de mostrar o que a Tirol é hoje e o caminho que percorreu para chegar até aqui”, afirma.


Serviço:

www.tirol.com.br


quarta-feira, 19 de junho de 2024

Cooperativa Vinícola Aurora desenvolve projeto de inclusão social para pessoas com deficiência

Iniciativa impactará cerca de 200 indivíduos, através de oficinas e palestras de empreendedorismo, desenvolvimento pessoal, gestão financeira e conscientização sobre o tema.


                       Portadores do Transtorno do Espectro Autista da Associação Pró-Autistas                                      Conquistar (APAC), de Bento Gonçalves, estão sendo atendidos pelo projeto da                                  Cooperativa Vinícola Aurora. Intervenções lúdicas buscam ajudá-los na                                                                interação social e no desenvolvimento pessoal. Até dezembro,                                            atividades serão realizadas com entidades assistenciais de Bento Gonçalves

Foto: Karine Fonseca / Coop. Vinícola Aurora, divulgação


A Cooperativa Vinícola Aurora foi uma das 15 selecionadas pelo programa “Fundo Social” do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). O projeto “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” foi contemplado para a promoção do desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência, bem como a capacitação de seus responsáveis ao empreendedorismo e à inserção no mercado de trabalho.

Até dezembro, cerca de 200 moradores de Bento Gonçalves serão beneficiados com oficinas pedagógicas e palestras, que fortalecerão o desenvolvimento pessoal, o empreendedorismo, a gestão financeira e a conscientização da população sobre o tema. 

Nesta primeira etapa, portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Associação Pró-Autistas Conquistar (APAC), estão sendo atendidos pelo projeto. As intervenções lúdicas buscam ajudá-los na interação social e no desenvolvimento pessoal. A entidade existe desde 2002, sendo a única no estado do Rio Grande do Sul com assistência ao público acima dos 18 anos.  

A partir de setembro, o “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” realizará atividades com os jovens e adultos com Síndrome de Down atendidos pela Associação Integrada de Desenvolvimento Down (AIDD). Criada em 1989, a instituição promove e integra socialmente pessoas com deficiência intelectual, sendo a inclusão delas no mercado de trabalho um dos principais objetivos.

Segundo dados do IBGE, três em cada 10 pessoas com deficiência estão no mercado de trabalho, e menos de 40% possuem escolaridade mínima completa. 

“As oficinas visam o respeito e a individualidade de cada participante para que busquem integralmente seu desenvolvimento. Vamos ajudar a prepará-los para o convívio em sociedade e para oportunidades no mercado de trabalho por meio das capacitações. O programa permitirá que essas pessoas tenham melhor qualidade de vida, maior autonomia e crescimento econômico financeiro”, exalta Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora. 

As oficinas do “Cooperar para Incluir: Transformando Vidas” foram estruturadas a partir das principais necessidades identificadas pelas associações beneficiadas e os planos pedagógicos são construídos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) de Bento Gonçalves, organização que executará as atividades até o fim do ano.

“O Senac é uma instituição reconhecida no mundo do trabalho, especialmente por sua capacidade de adaptar as necessidades das empresas com profissionais e equipes extremamente qualificados. Além disso, o fato de já termos executado outros projetos sociais nesta linha de atuação nos permite trabalhar com segurança no alcance dos objetivos da iniciativa com a Aurora”, finaliza Quelem Maciel, a assistente de Soluções Corporativas do Senac Bento Gonçalves. 


Sescoop/RS e o programa “Fundo Social”        

O Sescoop/RS promove a cultura cooperativista e a sustentabilidade das cooperativas. Atua em três áreas para melhorar a qualidade de vida e bem-estar de seus associados, empregados e familiares. O programa “Fundo Social” apoia projetos ligados aos pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês), que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas áreas de educação, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. A iniciativa visa atender também aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade.


Cooperativa Vinícola Aurora       

Com um legado sedimentado pela união de 1,1 mil famílias de pequenos produtores de uva e uma trajetória que transformou a vitivinicultura brasileira, a Cooperativa Vinícola Aurora tem 93 anos de história. Com pilares estruturados no cooperativismo, a companhia desenvolve uma economia sustentável, na qual o viticultor tem seu trabalho reconhecido e prestigiado, impulsionando a produção local e melhorando a qualidade de vida no campo.  A Aurora é líder nacional nas categorias de vinhos finos, de suco de uva integral e de coolers, além de ser uma das maiores produtoras de uva do Rio Grande do Sul, com cerca de 10% do volume total colhido no Estado. As bebidas da marca também são exportadas para 17 países e reconhecidas mundialmente, com suas quase 900 medalhas conquistadas em concursos internacionais.  


Serviço:

www.vinicolaaurora.com.br


terça-feira, 18 de junho de 2024

Produtos da Linha Reserva 51 ganham o prestigiado certificado internacional Superior Taste Award

Dois produtos da Linha Reserva 51 da Cia. Müller de Bebidas foram certificados pelo International Taste Institute


Foto: Dvulgação

 

Que a Cia. Müller de Bebidas produz boas ideias, isso o Brasil já sabe. E agora, esse reconhecimento veio com um certificado internacional para dois produtos da marca da cachaça 100% brasileira. O International Taste Institute premiou a Reserva 51 Carvalho Americano e a Reserva 51 Carvalho Francês com o renomado Superior Taste Award.

 Esse certificado é feito por um júri com mais de 250 dos melhores chefs e sommeliers do mundo para o Superior Taste Award. O reconhecimento do certificado varia de uma a três estrelas, sendo uma estrela para produtos notáveis (marcando entre 70% e 80%), duas estrelas para produtos admiráveis (marcando entre 80% e 90%) e, por fim, três estrelas para produtos excepcionais (marcando acima de 90%). 

A Reserva 51 Carvalho Francês recebeu duas estrelas pontuando 85,8%, de acordo com o júri. Já a Reserva 51 Carvalho Americano ganhou as três estrelas com 90,4% da pontuação total. 

A certificação dos produtos para a Cia. Müller de Bebidas não só é uma vitória pelos anos de boas ideias da marca, como é provavelmente a certificação de sabor mais prestigiada do mundo, de acordo com o próprio site do instituto. 

“A Linha Reserva 51 contempla uma série de produtos extra premium para aqueles apreciadores de uma bebida refinada e saborosa. É gratificante ver nosso trabalho, que já é reconhecido internacionalmente, receber uma certificação de tamanho valor”, comenta Marina Flávia da Silva, head de Marketing e Trade Marketing de Cachaça 51 e 51 Ice, sobre o certificado.


Foto: International Taste Institute


Em todas as ações, a agência PROS é a responsável pela divulgação e ativação de influenciadores, além de toda a campanha de amplificação de digital nas redes proprietárias. 


Cia. Müller de Bebidas 

A Cia. Müller de Bebidas traz sempre uma boa ideia e é proprietária do ícone nacional, a Cachaça 51, e da linha de bebidas prontas para beber, a 51 Ice. Eleita pelo terceiro ano consecutivo como cachaça Top of Mind em 2023, a empresa opera no Brasil desde 1959, na cidade de Pirassununga, interior de São Paulo, e conta com uma das maiores e mais avançadas destilarias unitárias de cachaça no mundo, podendo ser comparada às grandes companhias internacionais em função de seus altos padrões de produção, tecnologia e controle de qualidade. 

A Cia. Müller de Bebidas acredita que seu papel perante a sociedade vai muito além da qualidade e tem como um dos principais campos de atuação a colaboração com o consumo responsável. O consumo por menores de 18 anos, gestantes e associada à direção de veículos não condiz com as filosofias e práticas da empresa, que prega a defesa dessa responsabilidade e do cumprimento das leis que regulam a compra e o consumo de bebidas alcoólicas. 

  

Serviço:

www.ciamuller.com.br


segunda-feira, 17 de junho de 2024

Poty, Ball e KHS fazem parceria na Fispal 2024 com latas personalizadas

União de empresas permitirá ações de engajamento com energético Push e água mineral Levity


Foto: Divulgação


A Poty Cia. de Bebidas, a Ball Corporation e a KHS Group uniram forças em uma iniciativa para promover a sustentabilidade e o engajamento com o público durante a Fispal Tecnologia, feira das indústrias de alimentos e bebidas, que acontece em São Paulo, de 18 a 21 de junho. O energético Push e a água mineral Levity foram envasados exclusivamente em latas com rótulos personalizados para o evento. As empresas também promoverão ações de ativação dos produtos em diversos espaços da feira.  

O energético Push, em latas de 473ml, será distribuído no estande da KHS em ações de engajamento com o público, além de ativações em outros espaços do evento. A água Levity, em latas de 350ml, também será utilizada em ações de engajamento em roletas digitais na Arena Fispal Tec e no Fispal Women Connected, encontro que reunirá mulheres da indústria alimentícia durante um café da manhã só para executivas do setor no segundo dia da feira, proporcionando troca de experiências e networking.

“A Poty acredita em parcerias que promovam valores comuns como, por exemplo, o cuidado que temos com a sustentabilidade. A união com a Ball Corporation e KHS Group, com nossos produtos em embalagens específicas para a Fispal Tec, converge para nosso propósito. No Brasil, as latas de alumínio têm taxa de reciclagem acima de 95% há pelo menos 15 anos, e em 2022 alcançou a marca de 100%, em uma contribuição clara para a preservação do meio ambiente. A reciclagem é essencial para reduzir a poluição e economizar recursos naturais”, avalia Sandra Franzotti Gubolino, Diretora de Marketing e Comunicação da Poty Cia. de Bebidas.

O energético Push e a água mineral Levity estarão disponíveis em latas exclusivas, fabricadas e impressas pela Ball, empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio. Os participantes da Arena Fispal terão uma experiência única de consumo com as latas personalizadas especialmente para este evento. “A personalização se une aos atributos de segurança e praticidade da lata, que proporcionam uma bebida mais gelada e perfeita para o consumo individual”, explica Camila Vila Verde, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball. “Além disso, a lata é um exemplo de circularidade e sustentabilidade, pois é infinitamente reciclável”, complemente Camila, que também será mediadora do painel “Desvendando as Embalagens do Futuro”, que falará sobre soluções sustentáveis no setor de embalagens.

A Fispal Tecnologia é reconhecida como o principal e maior evento do setor com espaço para palestras, desenvolvimento de negócios e troca de conhecimentos. A expectativa dos organizadores é receber 450 expositores e mais de 44 mil visitantes ao longo dos quatro dias de feira. A feira será realizada de 18 a 21 de junho, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 

A Poty 

A Poty Cia de Bebidas foi fundada em 1951, em Potirendaba (SP). Atualmente emprega mais de 1.000 colaboradores e tem um mix de mais de 100 produtos entre refrigerantes, sucos, água,  isotônicos, cerveja e outros envasados em embalagens lata de alumínio, cartonadas, vidro e PET. Integram o grupo empresarial a Cervejaria Trieste, Potilog, Poty Ambiental e a Sabores Vegetais do Brasil localizada em Manaus (AM). A Poty recicla o equivalente a 100% das embalagens PET que coloca no mercado. A iniciativa está no Relatório de Sustentabilidade, publicado anualmente, que destaca também a agenda ESG seguida pela empresa.


A Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, entre outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 16.000 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 14,03 bilhões em 2023. Na América do Sul, a empresa conta com 13 unidades de produção, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. 


Serviço:

www.ball.com

www.bebidaspoty.com.br

www.khs.com


sexta-feira, 14 de junho de 2024

Venda de vinhos deve crescer no período de festa junina

Parte da cesta sazonal, item teve um crescimento de 27% em relação à média anual em 2023


Foto: Divulgação


Em junho, a venda de alimentos e bebidas utilizados para o preparo de quitutes típicos das quermesses deve aumentar. Em 2023, de acordo com dados da Scanntech, a cesta junina registrou um crescimento de 17% em comparação à média anual, com itens como os doces industrializados, milho de pipoca, coco ralado, amendoim e o vinho, item que apresentou, separadamente, uma alta de 27% nas vendas no período de junho e julho.

"Nas festas juninas, o vinho é um item indispensável para a preparação das receitas de quentão. Todos os anos, ajustamos a nossa produção e adequamos a logística para atender à demanda do período, que é nosso pico de vendas. Os vinhos, para o quentão alcóolico e, até mesmo, o preparo de quentão pronto não podem faltar nas gôndolas", afirma Mateus Poggere, Diretor de Produto e Estratégia de Negócio do Vinho Campo Largo.

Com toques de especiarias, gengibre e, muitas vezes, cítricos como a laranja, o quentão é considerado uma bebida típica, que acompanha os pratos tradicionais das mesas juninas. No mercado, algumas marcas já oferecem a opção da bebida pronta para o consumo, como a Campo Largo que além das opções de vinho tinto, branco e rosé, apresenta também o Quentão Campo Largo.

"A bebida pronta garante a praticidade e a agilidade que alguns clientes precisam para curtirem com a família ou amigos. A nossa versão preza pela tradição e leva uma mistura de vinho com laranja, gengibre e especiarias.  Além do quentão, nossos vinhos de mesa também são ideais para compor a base do quentão", finaliza Poggere.

A expectativa de crescimento do setor no final do primeiro semestre e no início do segundo se dá, também, pela chegada do inverno. A nova estação, que este ano terá início no dia 20 de junho, deve vir acompanhada das baixas temperaturas, que refletem diretamente nos produtos mais vendidos no comércio. Assim como em todas as outras estações, a temperatura deve influenciar no comportamento dos consumidores e, como as sopas e as massas, os vinhos, principalmente os tintos, devem ser mais requisitados pelo público.


Serviço:

www.zanlorenzi.com.br


quinta-feira, 13 de junho de 2024

Grupo Petrópolis apresenta projeto de produção nacional de lúpulo no evento Brasil Brau 2024

Leonardo Penna, especialista em inovação de Cerveja e Produção, falou sobre a produção da matéria-prima no Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira


Foto: Divulgação


Na última terça-feira, 11 de junho, o Grupo Petrópolis, maior cervejaria com capital 100% nacional, esteve presente no Brasil Brau 2024, que é o maior evento profissional da indústria cervejeira na América Latina. Durante o evento, ocorreu o XVII Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, que contou com uma palestra de Leonardo Pena, especialista em Inovação de Cerveja e Produção do Grupo Petrópolis, que falou sobre o desenvolvimento da cultura de produção de lúpulo no Brasil. 

Desde 2018, o Grupo Petrópolis vem desenvolvendo o programa do lúpulo, que visa impulsionar a cultura da produção nacional dessa matéria-prima essencial à produção de cerveja, majoritariamente importada da Europa e dos Estados Unidos. O programa buscou soluções para adaptação do lúpulo às condições climáticas e do solo brasileiro, iluminação artificial para atender à necessidade da plantação, indisponibilidade de maquinário específico no país para o beneficiamento do lúpulo e barreiras para o escalonamento, sejam ligadas à mecanização do campo, seja na industrialização das operações de processamento.

O programa do lúpulo teve início no Centro Cervejeiro da Serra, uma microcervejaria instalada junto à fábrica em Teresópolis (RJ), onde são desenvolvidas as cervejas especiais do portfólio do Grupo, e atualmente possui 7,5 hectares plantados na Serra Fluminense e em Uberaba (MG), a maior plantação do Brasil homologada pelo Ministério da Agricultura. 

“Estamos avançando cada vez mais na produção do lúpulo no Brasil, desenvolvendo tecnologias que viabilizam a produção do insumo no país. Hoje possuímos equipamentos que permitem produzir o lúpulo na forma de pellets bastante aceitos pelas cervejarias. Além disso, a empresa está buscando desenvolver técnicas de manejo adaptadas às condições do Brasil”, conta Pena. 

O programa do Grupo Petrópolis tem como objetivo, ainda, fomentar a cultura de produção de lúpulo entre pequenos agricultores, compartilhando experiências e aprendizados. O escalonamento da produção advém, por exemplo, da técnica de iluminação artificial, que permite ao produtor brasileiro colher duas safras por ano (enquanto em outros países do hemisfério norte, tradicionais nesse cultivo, é feita apenas uma safra anual no verão, que tem os dias mais longos). Inclui também o desenvolvimento de maquinários para o beneficiamento do lúpulo, que podem gerar ganho de escala para pequenos produtores. 

O Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira vem disseminando, desde a década de 1980, conhecimento para a indústria, sendo a principal plataforma de reflexão das transformações vividas para a indústria cervejeira e pelo mercado. Em 2024, dentro diversos temas relevantes para este mercado, trouxe uma discussão sobre uma das principais matérias-primas da cerveja, o lúpulo, na qual o Grupo Petrópolis foi protagonista.

 

Grupo Petrópolis 

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; os coquetéis prontos Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; o suplemento alimentar líquido TNT Sports Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 20 mil empregos diretos. 


Serviço:

www.grupopetropolis.com.br


quarta-feira, 12 de junho de 2024

Projeto com jovens visa estimular a sucessão familiar na cafeicultura

Em uma era de evasão para os grandes centros urbanos, como garantir a continuidade dos negócios familiares agrícolas ao longo das gerações?


Foto: Divulgação


A sucessão tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa, apenas 30% destes negócios chegam à 3ª geração, de acordo com um levantamento do Banco Mundial. Pensando na importância da permanência dos jovens no campo, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) criou um projeto chamado Teens, que busca instruir e estimular jovens de idades entre 14 e 20 anos, sobre todos os processos que envolvem a cafeicultura.

“Muitos jovens que nascem em uma propriedade rural ficam desestimulados a continuar as atividades dos pais, por isso é muito importante apresentar novas perspectivas, tecnologias e experiências, por meio de projetos dinâmicos como o teens. Passar esse conhecimento e o sentimento de amor pelo campo faz total diferença, pois fazer um sucessor é diferente de ter um herdeiro. Nós precisamos das futuras gerações para continuar produzindo o nosso bom cafezinho” diz Raquel Paza Lazzarin, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Expocacer. 

Por meio de cursos e atividades direcionadas, os participantes do projeto aprendem sobre todos os processos que envolvem a cafeicultura, passando pela produção, gestão, exportação, até ao consumo final. As aulas são distribuídas por etapas, aliando teoria às práticas da cafeicultura, que incluem: princípios cooperativistas, história do café no Brasil, produção de cafés especais; classificação de café; cupping e torra; visita à estrutura da Expocacer; noções de gestão, liderança e comercialização; além de visitas às fazendas de cooperados.

"Eu já tinha um conhecimento básico, mas participar do projeto foi essencial para ampliar a minha experiência na cafeicultura, e na minha decisão de seguir nos negócios da família. Eu pude conhecer na teoria e na prática as técnicas e assim me identificar e me especializar em áreas que até então não havia experimentado, como por exemplo, na produção de qualidade. Eu trago a novidade e meu pai entra com todo o conhecimento de anos, um complementa o outro", diz Eduardo Fardin, filho do produtor Carlos Fardin. 

O projeto, que entra em sua terceira edição, também tem como objetivo estimular um cultivo mais sustentável, de qualidade, além auxiliar os jovens e seus familiares, possibilitando novas perspectivas profissionais e ao mesmo tempo capacitá-los com noções e práticas gerais sobre o negócio de suas famílias, melhorando assim, o cenário de sucessão familiar.

“É importante mostramos aos nossos filhos e netos a grandeza e importância da cafeicultura. O café é algo que está no dia a dia de milhares de pessoas, além de ser um dos setores que mais cresce no Brasil, e importantíssimo para nossa economia. Somos os maiores produtores e exportadores do grão no mundo, temos algo grandioso aqui que abre inúmeras oportunidades”, finaliza Raquel. 

 

Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 700 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.


Serviço:

www.expocacer.com.br


terça-feira, 11 de junho de 2024

Guaraná Jesus lança latinhas em homenagem às lendas do Bumba Meu Boi, ícone do São João do Maranhão

Nas festas juninas de 2024, a marca está celebrando "o sabor encantado do São João"


Latinhas comemorativas de Guaraná Jesus para o São João 2024
Solar Coca-Cola
Foto: Divulgação


Em clima junino, o Guaraná Jesus, icônica marca de refrigerantes patrimônio histórico e cultural do Maranhão, está lançando três latinhas temáticas em homenagem às histórias fantásticas contadas nas toadas do Bumba Meu Boi. As edições limitadas trazem a identidade visual que enaltece as lendas do São João maranhense: Catirina e Pai Francisco, Cazumbá e Dom Sebastião e o Touro Encantado. 

O conceito “O sabor encantado do São João” decora as latas comemorativas com a magia das cores e dos sabores da cultura maranhense, unindo-se ao rosa e azul, símbolos da bebida. Ainda como parte da campanha, o Guaraná Jesus criou um site no qual o público pode descobrir a história de cada uma dessas lendas e ouvir toadas emblemáticas de Bumba Meu Boi, que trazem os personagens no enredo. A plataforma também disponibiliza um quiz, onde é possível descobrir qual lenda do São João do Maranhão se parece mais com você.

“O período junino no Maranhão é um tempo especial em que o público celebra mais do que nunca suas tradições. Nesse contexto, nada melhor que unir a representatividade do Guaraná Jesus com esse festejo icônico, enaltecendo o Bumba Meu Boi, um dos protagonistas dessa festa tão rica. Por meio das latas comemorativas, queremos encantar os consumidores com a riqueza da cultura popular maranhense e celebrar as toadas, as lendas fantásticas e personagens marcantes do São João”, destaca Victor Távora, gerente de refrigerantes da Solar Coca-Cola, companhia responsável pela produção e distribuição da bebida.

A campanha é assinada pela agência maranhense Maximize, que trabalha com o Guaraná Jesus desde 2021. Em anos anteriores, a marca homenageou as festas juninas com o mote “O sabor dos ritmos do São João”, e as indumentárias juninas, com a campanha “O sabor do São João nasce aqui”. Em 2024, as ilustrações de “O sabor encantado do São João” são assinadas pelo ilustrador e designer gráfico maranhense Girresse Ribeiro.


A Solar Coca-Cola

Entre os 20 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.


Serviço:

www.saojoaoencantado.com.br/

https://ri.solarbr.com.br/sobre-a-solar/nossa-historia/




segunda-feira, 10 de junho de 2024

Ball atinge meta de 100% de energia elétrica renovável no Brasil, seis anos antes da meta global

Empresa líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio já tem a maioria de suas operações da América do Sul funcionando com energia elétrica renovável


Foto: Divulgação


A Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, anuncia a conquista antecipada de sua meta ambiciosa de utilizar 100% de energia elétrica renovável em suas operações no Brasil. Esta realização ocorre seis anos antes do prazo global estabelecido para 2030, com meta intermediária de 75% até 2025, demonstrando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação. O país é o terceiro da América do Sul com presença da Ball a alcançar a meta, se juntando ao Paraguai e Chile.

Com metas de sustentabilidade definidas para 2030 e 2050, a Ball foi a primeira empresa do setor de embalagens a adotar uns objetivos baseados na ciência aprovada pela Science Based Target Initiative. As metas incluem a transição para energias renováveis e a melhoria da eficiência energética nos processos de fabricação, com o objetivo de zerar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) antes de 2050. Nesse sentido, a empresa também tem avanços significativos, com um declínio de 42% nas emissões no Escopo 1 e 2, em comparação com a linha de base de 2017.

Em 2023, a Ball avançou significativamente em direção a essa meta ao implementar mudanças em suas instalações de embalagens para bebidas na América do Sul. A empresa otimizou o uso de ar comprimido em seus processos de fabricação, reposicionando válvulas de escape para reduzir o consumo de ar comprimido em até 60%. Esta inovação não apenas aumentou a eficiência operacional, mas também evitou o consumo anual de eletricidade superior a 6.000 MWh, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

"Atingir nossa meta de energia renovável no Brasil seis anos antes do previsto para a meta global é um marco significativo em nossa jornada sustentável. Nós prezamos pela sustentabilidade desde a escolha de nossa matéria prima, o alumínio, que representa um material verdadeiramente circular”, disse Julia Pinto, Líder de Sustentabilidade e Public Affairs da Ball para América do Sul. "Estamos trabalhando para alcançar nossas metas o quanto antes, pois, diante de um cenário de mudanças climáticas, não podemos nos dar ao luxo de esperar. A rede de energia elétrica brasileira já se destaca no cenário global, contando com 85% de geração a partir de fontes renováveis. Porém, isso não é suficiente perante o nosso compromisso de limitar o aquecimento global a 1.5ºC com relação aos níveis pré-industriais e chegar as emissões líquidas zero antes de 2050. Por isso, decidimos pela estratégia de comprar energia elétrica renovável com certificados I-REC, cobrindo 100% de nosso consumo de energia elétrica no Brasil”, completa.

Além disso, por meio de uma abordagem abrangente de Análise do Ciclo de Vida, a Ball demonstrou que a transição para eletricidade 100% renovável pode reduzir a pegada de carbono das latas de alumínio para bebidas em até 18%, dependendo da região de fabricação e do tipo de embalagem. Este compromisso com a energia renovável, a sustentabilidade e circularidade é parte integrante da estratégia da Ball, que visa impulsionar o uso eficiente dos recursos em todas as operações e entregar na mão do consumidor um produto cada vez mais sustentável.


Emissões na cadeia de valor

Aproximadamente 93% das emissões de GEE associadas aos seus produtos vêm de sua cadeia de valor e a Ball está comprometida em colaborar com parceiros ao longo da cadeia de suprimentos para mitigar esse impacto. Nesse sentido, a empresa está empenhada em sensibilizar stakeholders quanto a importância do tema.

Em exemplos práticos, a Ball se tornou pioneira nas Américas ao obter a certificação ASI (Aluminium Stewardship Initiative, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre) em todas as suas unidades de operação sul-americanas. O reconhecimento envolve a garantia de cumprimento com princípios ambientais, sociais e de governança, além de padrões de produção e rastreabilidade ao longo de toda a cadeia do alumínio.

O principal progresso que a obtenção da Certificação ASI representa em relação às metas sustentáveis traçadas pela empresa para 2030 é a compra de metal proveniente de fontes responsáveis e sustentáveis para a produção de latas. Todos os fornecedores da Ball já são membros ASI e caminham para obtenção da certificação nos próximos anos. O trabalho conjunto com fornecedores e clientes já deu resultados práticos – em 2023, a Cervejaria Masterpiece, empreendimento carioca, junto com a Ball, lançou a primeira lata do mundo com o logo ASI. Com isso, todas as latas de bebida da cervejaria são certificadas e os consumidores da Masterpiece já podem usufruir de um produto em que a embalagem segue padrões rígidos de ESG em toda a cadeia. 


Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, entre outras tecnologias e serviços. A companhia e suas subsidiárias empregam 16.000 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 14,03 bilhões em 2023. Na América do Sul, a empresa conta com 13 unidades de produção, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. 

 

Serviço:

www.ball.com


sexta-feira, 7 de junho de 2024

1 ano de Fante no Nordeste: o aniversário da unidade de Vitória de Santo Antão - PE

A história da Fante no Nordeste remonta há muito tempo, e a maneira como foi construída torna ela muito especial.


Foto: Divulgação


Ao longo da nossa existência como empresa de bebidas, nossas marcas conquistaram um público fiel em diversos estados da região. Levando em conta a importância da região para a Fante, a partir de 2023 consolidamos esse vínculo com a inauguração de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

A unidade, que completou um ano agora em 2024, é responsável pela produção exclusiva de destilados como o Rum Caribbean e os clássicos da Fante, Royal Label e Gin Rocks, além de outros produtos de sucesso do nosso portfólio.

A abertura dessa unidade representa um marco significativo para a Fante, proporcionando benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes. Entre eles, destacam-se:

Expansão de mercado: a empresa está ampliando a presença de suas marcas de destilados nas regiões norte e nordeste do Brasil. Com essa iniciativa estratégica, busca-se facilitar o acesso aos produtos e aumentar a penetração no mercado local.

Aumento da capacidade de produção: o crescente interesse e demanda por bebidas destiladas nos últimos anos impulsionaram a Fante a investir na expansão de sua capacidade produtiva. A nova unidade, equipada com infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, atende à crescente demanda com excelência.

Melhoria da logística: a localização estratégica da unidade em Vitória de Santo Antão proporciona uma série de benefícios em termos de logística. Sua proximidade com o porto de Recife e sua excelente conexão com outros pontos agilizam significativamente os prazos de entrega.

A filial pernambucana da Fante, assim como nossa matriz, representa um papel importante na comunidade da qual faz parte, reforçando os valores da Fante como marca empregadora e influenciando positivamente a economia local.

Postamos um vídeo em nossas redes sociais que conta um pouco dessa trajetória tão bonita da Fante no Nordeste. Confira no link abaixo.


Serviço:

www.instagram.com/p/C7eyihfu0NI/ null

www.fante.com.brnull

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Academia da Cerveja, da Ambev, abre inscrições para curso presencial de Food Safety focado em profissionais da indústria cervejeira

O curso que já capacitou mais de 285 alunos de 17 estados, entre cervejarias e outras instituições, abre inscrições para a turma de 2024


Foto: Divulgação Ambev


Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de Food Safety da Academia da Cerveja, voltado para profissionais da indústria cervejeira. Presencial e realizado na sede da instituição, em Pinheiros, São Paulo, as aulas abordam tópicos fundamentais relacionados à segurança de alimentos no processo de fabricação da cerveja. O curso foi projetado para atender às necessidades de profissionais em cargos de liderança em cervejarias e do setor de qualidade no geral. A inscrição está disponível no site (abaixo) e é gratuita. 

O curso foi desenvolvido em parceria com a Flavor Food, consultoria especializada na área de Segurança de Alimentos, e o conteúdo é voltado para todos os profissionais que atuam diretamente com produção e qualidade em cervejarias. “A Academia da Cerveja oferece cursos amplos para profissionais da indústria cervejeira, democratizando alguns conhecimentos que são essenciais para o crescimento do ecossistema cervejeiro do país e para o desenvolvimento profissional de pessoas do setor”, afirma Alexandre Esber, Gerente da Academia da Cerveja.

 

Conheça mais sobre o curso: 

Food Safety no processo cervejeiro

- Datas: 20/06 e 21/06; 25/06 e 26/06, das 17h às 21h. 

- Carga horária: 16 horas (4 módulos de 4 horas)

- Público-Alvo: Responsáveis técnicos e outros profissionais que atuam em cargo de liderança em cervejarias, profissionais do setor de qualidade e membros da equipe APPCC.

- Metodologia: Exposição dialogada e jogos interativos. Inclui atividades para realização de forma assíncrona e disponibiliza rico material de apoio.

- Ementa: Boas Práticas de Fabricação; APPCC; Programa de prevenção a contaminação intencional: Food defense; Programa de prevenção à fraude. 

- Inscrições: (site abaixo) 


Após a conclusão do curso, os participantes estarão preparados para lidar com questões cruciais de segurança de alimentos na indústria cervejeira, garantindo a qualidade e a integridade de seus produtos. 

 

Academia da Cerveja 

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida. A instituição concentra projetos voltados à educação cervejeira e conta com a parceria de importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros nos níveis básico, intermediário e avançado.


Serviço:

www.sympla.com.br/evento/food-safety-boas-praticas-de-fabricacao-no-processo-cervejeiro-presencial-na-academia-da-cerveja/2478050


quarta-feira, 5 de junho de 2024

Na semana do Meio Ambiente, Owens-Illinois destaca iniciativas com cooperativas para reaproveitamento do vidro

As ações englobam diferentes estados e localidades para disseminar a coleta e o reúso do vidro pós-consumo 


Foto: Divulgação


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, aproveita para destacar a importância das práticas promovidas pela empresa para estimular, cada vez mais, a reciclagem e a reutilização dos cacos de vidro pós-consumo no processo de fabricação de novas embalagens. 

Uma das ações para a coleta de vidros pós-consumo é o desenvolvimento de parceria com cooperativas em diferentes localidades do país. Dessa forma, as cooperativas auxiliam a O-I no processo de captação, triagem e fornecimento de vidro para as fábricas situadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Vitória de Santo Antão.

O trabalho junto às cooperativas já reverte resultados positivos para a empresa. “A compra de cacos de vidro diretamente das cooperativas e pequenos fornecedores teve um crescimento de 30% em volume (toneladas), entre janeiro e maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado”, reforça Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.

Atualmente, a companhia conta com mais de 70 cooperativas e pequenos fornecedores ativos, negociando os cacos de vidro diretamente com a O-I. “Esse trabalho é de extrema importância, pois, por meio das cooperativas, os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel fundamental para o fomento de um setor industrial essencial para a sobrevivência humana. Ao recolher os materiais recicláveis, incluindo os vidros, eles contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a redução do uso de recursos naturais, ao mesmo tempo que, mantemos a nossa linha de produção abastecida com um insumo muito importante para a fabricação de novas embalagens”, explica Macário.

A companhia tem estabelecido diversas parcerias para ampliar a coleta de vidros em diversas regiões do país e reciclá-los. No Rio de Janeiro, por exemplo, a O-I já está recebendo vidros pós-consumo de algumas cooperativas parceiras. Na Bahia, a companhia está trabalhando ativamente com mais duas cooperativas parceiras. Paralelamente, em ambos os estados, a empresa está em fase de prospecção com mais cooperativas para ampliar a capacidade de captação de vidros. “Nossa meta é atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030”, acrescenta Macário.


Confira alguns dos projetos desenvolvidos pela O-I com seus parceiros para fomentar a reciclagem de vidro no Brasil. 


1. Projeto Recicla Comunidades

Esse projeto é realizado em São Paulo, na região de Ermelino Matarazzo, em parceria com a Cooperativa Rainha da Reciclagem. A iniciativa acontece também no Rio de Janeiro, na comunidade do Jacaré - em parceria com a cooperativa Coopama. Em ambas as localidades, os munícipes podem levar seus resíduos recicláveis até o container e, em troca, recebem cashback. O projeto captou, nos três primeiros meses de operação, 60 toneladas de vidros.


2. Instituto Recicleiros 

Ao lado do Instituto Recicleiros, a O-I tem a oportunidade de incentivar projetos como o Cidades Recicleiros, no qual o instituto capacita pessoas de baixa renda para que possam atuar como catadoras junto às cooperativas parceiras que coletam e fornecem o material. Trata-se de um trabalho justo e ético, com equipamentos limpos, em um local apropriado e numa relação de trabalho baseada no respeito. A O-I também apoia a implementação da coleta seletiva em cidades que antes não tinham. Tudo isso buscando garantir uma remuneração digna pelo serviço prestado, a segurança quanto à origem dos resíduos triados e a qualidade do material.

O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de Crédito de Carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada uma tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m³ em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens, como areia, calcário e soda cáustica.

 

O-I

Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos ebebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.


Serviço:

www.o-i.com


terça-feira, 4 de junho de 2024

Cerveja Poty puro malte comemora o sucesso da marca

A Poty Cia. de Bebidas lançou recentemente a cerveja Poty, uma puro malte leve e refrescante, que marca a entrada da empresa no segmento de cervejas padrão.


Foto: Divulgação


Com maior volume de produção, voltadas ao público consumidor em geral, aquele que aprecia a bebida bem gelada em eventos, churrascos e festas. A cerveja Poty está presente no mercado desde o carnaval, em embalagem lata 350ml. Leve e refrescante, ela tem teor alcoólico de 4,0% e é composta por dois tipos de maltes e dois tipos de lúpulos, dando uma excelente drinkability, especialmente para o calor intenso do interior paulista, principal mercado dos produtos da empresa. 

O desenvolvimento do novo produto levou cerca de um ano, conforme explica Luiz Sérgio Franzotti, gerente de expansão comercial da Poty Cia. de Bebidas e idealizador do projeto. “É uma puro malte que entra com preço competitivo no mercado, porém com muita qualidade. É feita sem aditivos, sem conservantes, respeitando o tempo de maturação”. 

Luiz Sérgio Franzotti acrescenta que o lançamento de uma cerveja com a marca Poty foi uma evolução natural da companhia que, entre outras empresas, tem a Cervejaria Trieste. “O foco da Trieste é desenvolver cervejas premium, destinadas a um público que aprecia sabores especiais para degustação. Já a cerveja Poty é uma produção com volume maior, para consumo em grandes quantidades em eventos, por exemplo. É por isso também que estamos lançando inicialmente apenas a versão em lata já que 80% do consumo nestas festas leva esse tipo de embalagem”, finaliza. 


“Vem de leve”

A divulgação do novo produto ganhou as mídias e redes sociais durante o carnaval, aproveitando a festividade da data e trabalhando o slogan “vem de leve”. Fernando do Vale, diretor da Cogitare, agência criadora do conceito de comunicação da cerveja, explica o processo. “É uma cerveja festiva, presente em todos os tipos de ocasiões, adotando uma abordagem descontraída, divertida e otimista. O conceito “vem de leve” tem um apelo à celebração convidando as pessoas a aproveitarem a vida de maneira mais relaxada, moderada e festiva. Esta mensagem positiva, adaptável culturalmente, carrega consigo a simplicidade e a versatilidade para se encaixar em todas as situações. Em última análise, a Cerveja Poty torna-se não apenas uma bebida, mas uma expressão de alegria, leveza e celebração”, diz ele. 

A criação da marca e do lay out da lata foi outro desafio pois tinha a responsabilidade de estabelecer uma conexão simples, direta e impactante com o público, refletindo a leveza e a refrescância da cerveja. “Adotamos a icônica onda presente na identidade dos outros produtos Poty, uma marca com mais de 70 anos de sabor, procurando transmitir essa herança de forma festiva”, finaliza.


Serviço:

www.bebidaspoty.com.br


segunda-feira, 3 de junho de 2024

Ações da Cooperativa Vinícola Garibaldi equilibram solidariedade e retomada turística

Projetos de arrecadação de recursos a vítimas de enchentes e promoções no Complexo Enoturístico querem ajudar a manter produção e comércio aquecidos


                             Cooperativa Vinícola Garibaldi apoia retomada turística no RS

                                                                    Foto: Divulgação

 

Em meio a um momento que exige atenções para as vítimas das enchentes e um olhar voltado à reconstrução do Estado, a Cooperativa Vinícola Garibaldi tem dedicado esforços para contemplar os dois lados dessa situação. Ao lado de outras entidades do município, apoia uma força coletiva que busca recursos para as vítimas e permite, ao mesmo tempo, bonificar os participantes para que, tão logo se sintam seguros, voltem a "turistar" na casa.

A marca de espumantes e vinhos está incentivando doações via PIX, através da chave CNPJ 13.316.363/0001-82, em nome da Associação dos Canarinhos Cantores de Garibaldi, para ajudar quem mais precisa neste momento. A campanha, identificada como "Entidades Unidas por Garibaldi e Região", também fomenta a atividade turística no município, numa forma para que a renda e os empregos do setor sejam mantidos, bem como a produção e o comércio. A cada R$ 40 doados, a Cooperativa Vinícola Garibaldi entregará um voucher para o doador conhecer a experiência "Uma História para Ressignificar" – nome especial para esse momento, inspirado no roteiro "Uma História para Degustar". O passeio, no Complexo Enoturístico da cooperativa, poderá ser realizado entre os meses de julho e dezembro deste ano. Para participar, é simples: basta enviar o comprovante do PIX para o WhatsApp (54) 99196.5577. Ao todo, serão disponibilizadas mil experiências.

Oferecendo outras formas de estimular a visitação, principalmente de público local e da microrregião, a Cooperativa anunciou algumas promoções em seu Complexo Enoturístico. Uma delas envolve esse mesmo roteiro turístico, que inclui história sobre a vinícola, conhecimento a respeito da influência das estações nos vinhedos e degustação de produtos numa das salas temáticas Primavera, Verão, Outono e Inverno. A cooperativa está oferecendo 50% de desconto no roteiro a quem chega ao Complexo Enoturístico, reduzindo, assim, o preço de R$ 40,00 para R$ 20,00, além de oferecer uma taça de vidro.

Outra ação preparada é uma oferta para a compra de espumantes. Na aquisição de seis garrafas da bebida da linha Garibaldi, uma sai de graça. Os apreciadores das bebidas mais complexas da marca também foram beneficiados. Vinhos e espumantes das linhas VG e Acordes, dedicadas aos produtos premium e super premium, estão com 30% de desconto. Por fim, os consumidores que atingirem determinados valores em suas compras serão contemplados com brindes. Nas compras acima de R$ 199, o presente será um saca-rolhas. As que chegaram a partir de R$ 399 ganharão uma garrafa personalizada com seu nome. Já as que superarem o valor de R$ 599 terão direito a uma bag cooler gratuita.

Nessa proposta de retomar o turismo no ritmo possível, uma boa oportunidade de se aproximar dos produtos da marca já aparece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, quando a Cooperativa Vinícola Garibaldi participa do festival Emoções no Vale. Nesse período, sempre das 13h às 18h, será possível apreciar os rótulos premiados da marca durante o encontro no SPA do Vinho que, além de espumantes e vinhos, reúne gastronomia, arte e música. Os ingressos custam R$ 50 por pessoa e por dia e dão direito à taça personalizada e um porta-taça de tecido. 

 

Serviço:

www.vinicolagaribaldi.com.br

www.tinyurl.com/4yxbp5ma


Anuário IB 2022