Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Na semana do Meio Ambiente, Owens-Illinois destaca iniciativas com cooperativas para reaproveitamento do vidro

As ações englobam diferentes estados e localidades para disseminar a coleta e o reúso do vidro pós-consumo 


Foto: Divulgação


Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, aproveita para destacar a importância das práticas promovidas pela empresa para estimular, cada vez mais, a reciclagem e a reutilização dos cacos de vidro pós-consumo no processo de fabricação de novas embalagens. 

Uma das ações para a coleta de vidros pós-consumo é o desenvolvimento de parceria com cooperativas em diferentes localidades do país. Dessa forma, as cooperativas auxiliam a O-I no processo de captação, triagem e fornecimento de vidro para as fábricas situadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Vitória de Santo Antão.

O trabalho junto às cooperativas já reverte resultados positivos para a empresa. “A compra de cacos de vidro diretamente das cooperativas e pequenos fornecedores teve um crescimento de 30% em volume (toneladas), entre janeiro e maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado”, reforça Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.

Atualmente, a companhia conta com mais de 70 cooperativas e pequenos fornecedores ativos, negociando os cacos de vidro diretamente com a O-I. “Esse trabalho é de extrema importância, pois, por meio das cooperativas, os catadores de materiais recicláveis desempenham um papel fundamental para o fomento de um setor industrial essencial para a sobrevivência humana. Ao recolher os materiais recicláveis, incluindo os vidros, eles contribuem para o aumento da vida útil dos aterros sanitários e para a redução do uso de recursos naturais, ao mesmo tempo que, mantemos a nossa linha de produção abastecida com um insumo muito importante para a fabricação de novas embalagens”, explica Macário.

A companhia tem estabelecido diversas parcerias para ampliar a coleta de vidros em diversas regiões do país e reciclá-los. No Rio de Janeiro, por exemplo, a O-I já está recebendo vidros pós-consumo de algumas cooperativas parceiras. Na Bahia, a companhia está trabalhando ativamente com mais duas cooperativas parceiras. Paralelamente, em ambos os estados, a empresa está em fase de prospecção com mais cooperativas para ampliar a capacidade de captação de vidros. “Nossa meta é atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030”, acrescenta Macário.


Confira alguns dos projetos desenvolvidos pela O-I com seus parceiros para fomentar a reciclagem de vidro no Brasil. 


1. Projeto Recicla Comunidades

Esse projeto é realizado em São Paulo, na região de Ermelino Matarazzo, em parceria com a Cooperativa Rainha da Reciclagem. A iniciativa acontece também no Rio de Janeiro, na comunidade do Jacaré - em parceria com a cooperativa Coopama. Em ambas as localidades, os munícipes podem levar seus resíduos recicláveis até o container e, em troca, recebem cashback. O projeto captou, nos três primeiros meses de operação, 60 toneladas de vidros.


2. Instituto Recicleiros 

Ao lado do Instituto Recicleiros, a O-I tem a oportunidade de incentivar projetos como o Cidades Recicleiros, no qual o instituto capacita pessoas de baixa renda para que possam atuar como catadoras junto às cooperativas parceiras que coletam e fornecem o material. Trata-se de um trabalho justo e ético, com equipamentos limpos, em um local apropriado e numa relação de trabalho baseada no respeito. A O-I também apoia a implementação da coleta seletiva em cidades que antes não tinham. Tudo isso buscando garantir uma remuneração digna pelo serviço prestado, a segurança quanto à origem dos resíduos triados e a qualidade do material.

O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de Crédito de Carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada uma tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 m³ em aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 toneladas de matérias-primas virgens, como areia, calcário e soda cáustica.

 

O-I

Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos ebebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.


Serviço:

www.o-i.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022