Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

terça-feira, 30 de abril de 2024

Alimentos e bebidas puxam a inflação de março nos supermercados paulistas, aponta IPS

Por outro lado, a deflação de 2,04% dos artigos de limpeza em especial sabão em barra, amaciante e sabão em pó impediu alta mais forte no indicador

 

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a FIPE, acelerou em março, passando de 0,41%, em fevereiro, para 0,57% no último mês. O resultado foi impulsionado pela alta de 0,59% no grupo alimentos e bebidas e 1,03% no grupo de artigos de higiene e beleza; os artigos de limpeza apresentaram deflação de 0,11% no mês.

A inflação no grupo de alimentos e bebidas foi disseminada em todas as categorias. O principal destaque foi do grupo de bens industrializados que apresentou inflação de 0,20% em março ante uma deflação de 0,45% em fevereiro; na comparação anual, em março de 2023 também os bens industrializados apresentaram deflação de 0,33%.

No acumulado do ano, o IPS apresenta alta de 1,73%, influenciado pelos preços dos produtos in natura (9,66%) e semielaborados (3,85%). Por outro lado, a deflação de 2,04% dos artigos de limpeza impediu alta mais forte no indicador. 



A pressão inflacionária do grupo alimentos e bebidas dentro do IPS-APAS condiz com o observado no IPCA. O índice divulgado pelo IGBE mostra que dos 0,16% de alta do mês de março, 0,11%, foi do grupo alimentos e bebidas – vale destacar que o grupo alimentos e bebidas apresentou inflação de 0,53% no mês, semelhante ao observado no IPS-APAS (0,59%).

A expectativa da APAS para o ano de 2024, é de que o IPS encerre o ano em 4,2%. O cenário projetado pela APAS apoia-se tanto nas projeções de safra deste ano quanto na análise atenta das conjunturas doméstica e internacional.

I. O 7º Levantamento da Safra de Grãos realizado pela Companhia       Nacional de Abastecimento (Conab) piorou a previsão da colheita    de grãos na safra 2023/2024 na comparação com o levantamento        anterior. A previsão mais atual é uma colheita de 294,1 milhões de      toneladas, queda de 8,0% na comparação com a safra anterior.

II. As safras que poderão sofrer as principais quedas são milho e             soja; por outro lado arroz, gergelim e, principalmente, feijão têm        perspectiva de crescimento de produção.

III. A persistência dos conflitos geopolíticos, principalmente no              Oriente Médio, com a escalada nas tensões entre Israel e Irã,              pode produzir efeitos sobre diferentes mercados, inclusive o de          petróleo. O preço dos fretes tem apresentado quedas semanais,            mas ainda estão bastante acima do observado no período pré-              conflito no Oriente Médio.

IV. Importante salientar a subida do preço do petróleo nos últimos           dias tem aumentado a defasagem de preços do combustível no           mercado interno. Caso a Petrobras reverta, em partes, a política        de ajustes de preços, poderá provocar um repique inflacionário no       preço de prazo.


Proteínas animais

Entre janeiro e março, o preço do frango ao consumidor final inflacionou 4,73%, maior alta dentre as proteínas animais. Em sentido oposto ao preço do frango, as carnes bovinas deflacionaram -2,1% em março, de modo que acumulam retração de -2,06% no ano e -11,59% em doze meses. 

Dentre os diferentes cortes bovinos, apenas os cortes menos nobres apresentam alta nos primeiros meses do ano, como o acém (1,12%), braço (0,92%) e músculo (0,91%). Já os cortes que acumula as maiores retrações nos primeiros meses de 2024 são fígado (-17,62%), fraldinha (-7,04%) e filé mignon (-6,18%).

O preço do leite ao consumidor final registrou alta de 3,43% em março, totalizando inflação de 9,49% no primeiro trimestre do ano. O aumento do preço do leite que ocorre desde os últimos meses de 2023 é fruto da menor produção interna e do acirramento do conflito entre cooperativas de produtores e laticínios. Conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da USP, a redução na oferta de leite é decorrente das alterações climáticas, que afetaram a produção interna. Além disso, segundo o CEPEA, as margens espremidas dos pecuaristas têm levado à redução dos investimentos na produção, o que, consequentemente, afeta a capacidade de oferta de médio e longo prazo. 

No acumulado do ano, merecem destaque os derivados de leite, que, apesar da alta do leite ao consumidor final, acumula redução de -0,68%. 

Produtos In natura

Os produtos in natura sofrem diretamente os efeitos das alterações climáticas. Ao longo dos últimos anos, observamos o aumento contínuo da temperatura média do planeta e, especificamente em 2023, os fenômenos climáticos, principalmente o El Ninõ, afetaram a produção de diferentes culturas agrícolas, impactando a oferta do produtor rural e o preço ao consumidor final. O setor supermercadista, vale enfatizar é apenas o último elo dessa grande cadeia produtiva, que avança desde a pequena produção rural até os grandes distribuidores, e sofre todos os custos e altas provenientes dessas cadeias. 

No mês de março, a alta foi de 1,41%, uma desaceleração na comparação tanto com o mês de fevereiro (+5,09%) quanto com o mesmo período do ano anterior (+3,60%).

No período, todos os grupos apresentaram crescimento nos preços com exceção dos tubérculos que tiveram deflação de 2,05%. Embora os ovos tenham peso pequeno no indicador, eles apresentaram inflação de 6,85% na comparação mensal. Nos legumes, o preço do tomate sofreu aumento de 6,19%, enquanto o quiabo (-17,19%) e a berinjela (-19,21%) apresentaram forte queda em março.

Em relação às frutas, maior peso no indicador total, o destaque foi para a inflação de 16,06% no preço do limão. Por outro lado, o maracujá continua em queda (-21,46% em março) e a pera e a maçã deflacionaram -6,11% e -1,38%, respectivamente, em março.

 

Artigos de limpeza e Produtos de higiene e beleza

Os artigos de limpeza novamente apresentaram deflação mensal (-0,11%), a oitava em sequência; na comparação com março de 2023, o resultado surpreendeu, pois no ano passado houve inflação de 0,03%. O destaque dentro do grupo é a deflação do sabão em pó: 0,87% mensal. 



Já os artigos de higiene e beleza apresentaram crescimento nos preços (1,03%), revertendo a sequência de quatro meses com deflação. O resultado de março de 2024 mostra uma aceleração na inflação quando comparado ao mesmo mês de 2023. Chama a atenção o crescimento de 5,07% nos preços das fraldas descartáveis e 1,48% no creme dental.

A queda acumulada nos preços dos artigos higiene e beleza durante o primeiro trimestre do ano é resultado, sobretudo, na redução do preço dos insumos produtivos, especialmente aqueles importados. Como a taxa de câmbio (R$/US$) apresentou queda na maior parte do último ano, os custos produtos de diferentes produtos, especialmente os derivados de petróleo, apresentaram redução. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), acumula queda de 6,4% nos últimos 12 meses encerrados em abril de 2024, enquanto as matérias-primas brutas recuaram 13,3% no período, enquanto os bens finais mantém redução de apenas 0,83% nos últimos 12 meses.

 

Nota Metodológica

O Índice de Preços dos Supermercados tem como objetivo acompanhar as variações relativas de preços praticados no setor supermercadista ao longo do tempo. O Índice de Preços dos Supermercados é composto por 225 itens pesquisados mensalmente em 6 categorias: i) Semielaborados (Carnes Bovinas, Carnes Suínas, Aves, Pescados, Leite, Cereais); ii) Industrializados (Derivados do Leite, Derivados da Carne, Panificados, Café, Achocolatado em Pó e Chás, Adoçantes, Doces, Biscoitos e Salgadinhos, Óleos, Massas, Farinha e Féculas, Condimentos e Sopa, Enlatados e Conservas, Alimentos prontos,); iii) Produto In Natura (Frutas, Legumes, Tubérculos, Ovos, Verduras); iv) Bebidas (Bebidas Alcoólicas, Bebidas Não Alcoólicas); v) Artigos de Limpeza; vi) Artigos de Higiene e Beleza. Assim, o IPS se apresenta como instrumento útil aos empresários do setor na tomada de decisões com relação a preços e custos dos mais diversos produtos. No que diz respeito à indústria, de maneira análoga, possibilita a tomada de decisão com relação a preços e custos dos produtos destinados aos supermercados. Ao mercado e aos consumidores é útil para a análise da variação de preços ao longo do tempo possibilitando o acompanhamento da evolução dos custos ao consumidor do setor supermercadista.

 

A APAS 

Com 52 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo Estado. 


Serviço:

www.apasshow.com


segunda-feira, 29 de abril de 2024

Bebidas RTD (ready to drink) em lata ganham o país

Os drinks prontos em lata de alumínio tiveram crescimento acelerado no Brasil em 2023, acompanhando tendência mundial de consumo


Cátilo Cândido, presidente da Abralatas, explica o sucesso dos drinks prontos em lata. 

Foto: Divulgação Abralatas


A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, divulgou dados que mostram que os drinks prontos, ou mundialmente conhecidos como “RTD” vêm ganhando cada vez mais espaço no país. Sucesso absoluto entre jovens, os RTD (da sigla em Inglês ready to drink) alcançaram resultado expressivo na indústria das latas, tendo crescido 18% em 2023 com relação a 2022. 

Atualmente, há uma grande gama de drinks prontos disponível no mercado brasileiro, que coloca à disposição do consumidor bebidas em lata com vodca, gim, cachaça, uísque e até mesmo com os consagrados cerveja e vinho, além de diversas outras alternativas com nomes de drinks já bem conhecidos dos cardápios dos bares e restaurantes, como mojito, moscow mule e negroni, dentre outros. 

O movimento ascendente dos RTD não é exclusivo do Brasil. Segundo pesquisa da InsightAce Analytic, o mercado de RTD atingirá o valor global de US$ 85,5 bilhões até 2030. Análise da Business Research comprova esta tendência, mostrando que esta forma de consumo avança em virtude de sua praticidade e crescente interesse de jovens adultos por drinks prontos. “A crescente demanda dos consumidores por produtos prontos para consumo ou para beber, devido ao estilo de vida agitado e às agendas de trabalho ocupadas, está impulsionando a demanda. A crescente popularidade de bebidas preparadas como bebida adicional em vários restaurantes de fast food e cafeterias também é um fator que impulsiona o crescimento global do mercado de bebidas alcoólicas RTD”, detalhou o estudo, que foi realizado em 2023. 

Os drinks prontos também apresentam grande aceitação em eventos esportivos e festivais, conforme explica Cátilo Cândido, presidente da Abralatas. “Nosso clima e nossa vocação natural para eventos, sejam eles musicais, esportivos ou culturais em praias, estádios ou arenas é um grande chamariz para o consumo dos RTD em lata. Eles se adequem perfeitamente à rotina do brasileiro por serem práticos e leves. Além disso, gelam mais rápido e podem ser levados para qualquer lugar com segurança”, detalha o executivo. 


Dados 

Pesquisa da INWS, Drinks Market Analysis também confirmou o avanço deste mercado. A entidade pesquisou o mercado de RTD em 10 países, incluindo o Brasil, e mostrou que só em 2023 foram lançados mais de mil produtos novos nesta categoria de bebidas, com destaque para os chamados hard seltzers (água com gás adicionada de alguma bebida alcoólica) nos Estados Unidos e coquetéis com diversas misturas nos demais países. 

Cátilo Cândido explica que o setor vem acompanhando de perto esta tendência mundial há muitos anos. “Nós vemos esse crescimento há algum tempo e estamos realmente antenados com as novidades mundiais. O Brasil é um país que proporciona um excelente ambiente para o consumo dos drinks prontos em lata e a população mostra que vem abraçando esta ideia, com destaque para os jovens adultos, que procuram novos produtos e praticidade. O setor de latas de alumínio está preparado para atender a esta crescente demanda em nosso país”, finaliza o executivo.  


Serviço:

www.abralatas.org.br


sexta-feira, 26 de abril de 2024

Aurora Moscatel Rosé é escolhido o melhor produto brasileiro em concurso na Espanha

Espumante ainda trouxe para casa o Grande Ouro, a mais alta premiação do 22º Bacchus. Cooperativa também conquistou a medalha de Ouro para o vinho Pequenas Partilhas Cabernet Franc. Rótulos concorreram com mais de 1,9 mil amostras, de 18 países


Cooperativa Vinícola Aurora é a mais premiada do Brasil, com 875 medalhas

Foto: Eduardo Benini

 

Com aroma fino e adocicado e notas florais e de frutas, o belíssimo Aurora Moscatel Rosé, espumante da Cooperativa Vinícola Aurora, conquistou em Madrid, na Espanha, o título de Melhor Produto Brasileiro e a premiação máxima de Grande Ouro no 22º concurso internacional Bacchus. O Aurora Moscatel é a linha mais premiada da história da companhia, com mais de 115 medalhas recebidas em certames nacionais e internacionais. 

O vinho tinto Pequenas Partilhas Cabernet Franc também ficou entre os produtos mais bem avaliados na disputa, recebendo a medalha de Ouro. Concorrendo com 1.984 amostras, o Bacchus reconheceu os rótulos de alta qualidade de 18 países, avaliados por mais de 100 especialistas. A competição tem a chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e a patronagem da Federação dos Grandes Concursos (Vinofed). 

“O Brasil tem uma vocação natural para a elaboração de espumantes e conquistar, duplamente, a mais alta honraria no concurso espanhol Bacchus, nos enche de orgulho”, enaltece Renê Tonello, presidente da Cooperativa Vinícola Aurora.

 A Aurora é a vinícola mais premiada do Brasil, com um acervo de 875 medalhas em concursos nacionais e internacionais. Em março deste ano, o vinho tinto Gioia Merlot D.O Vale dos Vinhedos, da companhia, foi o único exemplar brasileiro a ser premiado com a medalha Grande Ouro, no concurso Vinalies, da França. 

 

Serviço:

www.vinicolaaurora.com.br


quinta-feira, 25 de abril de 2024

Envase Brasil evidencia potencial exportador do RS no segmento de máquinas para indústria de alimentos e bebidas

Estado é o terceiro no ranking dos que mais vendem equipamentos do segmento para o exterior. Serra gaúcha concentra 80% desses negócios


Fortalecimento de negócios internacionais é uma das apostas da Envase Brasil܂

Foto: Augusto Tomasi

 

Conhecida pela diversificada matriz industrial, a Serra gaúcha tem no segmento metalmecânico um de seus destaques produtivos. Esse ramo ganha evidência desde o, dia 23, quando foi aberta a Envase Brasil, oportunizando geração de negócios para as indústrias de bebidas e alimentos. A feira, que vai acontecer até hoje, 25 de abril no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, coloca o Rio Grande do Sul na vitrine nacional do setor.

O RS é o terceiro que mais exporta máquinas para o segmento no Brasil, com 13% do total. No âmbito estadual, a Serra gaúcha figura na liderança dessa representatividade, respondendo por cerca de 80% dos negócios (o topo do ranking traz Bento Gonçalves, com 33% do mercado, Guaporé, com 25,74%, e Caxias do Sul, com 20,14%). A lista de produtos fabricados inclui maquinários para limpar ou secar garrafas e outros recipientes (a), para encher, fechar, rolhar ou rotular garrafas, caixas, latas, sacos ou outras embalagens (b), além de prensas, esmagadores e aparelhos semelhantes, para fabricação de vinho, sumos de frutas ou bebidas semelhantes (c), entre outros.

É um segmento tão representativo quando rico em oportunidades, diz Marijane Pase, presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora da Envase Brasil a partir dessa edição. “Quando falamos em exportações, estamos lidando com grandes empresas que já estão no mercado internacional. Mas a Envase Brasil representa uma grande oportunidade para o pequeno e médio se fazerem presentes e se desenvolverem ainda mais, explorando também esse mercado”.

Para isso, uma das estratégias da feira é aproximar quem quer vender de quem pode comprar por meio das Sessões de Negócios da Envase Brasil. Com mesas de negociações que seguem o método das Rodada de Negócios do Sebrae, reunirá cerca de 100 inscritos, entre representantes de vinícolas, cervejarias, alambiques, fabricantes de bebidas em geral e indústrias fornecedoras do setor de alimentos e bebidas. 

A 15ª Envase Brasil vem com cerca de 120 marcas expositoras, entre nacionais e representantes de empresas sediadas em países como Alemanha, Itália e França. A expectativa é chegar aos R$ 120 milhões em negócios durante a feira. Além de negócios e turismo, a feira proporciona conhecimento, com palestras nos espaços Meeting Wine, Meeting Beer, Conferência Segurança de Alimentos e Bebidas e Arena Dinâmica. Essa é a primeira vez que a feira ocorre sob a gestão do CIC-BG.


Serviço:

15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h.

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site abaixo

www.envasebrasil.com.br


quarta-feira, 24 de abril de 2024

Itaipava Premium volta ao mercado em edição especial

Um dos produtos mais queridos da marca, a Itaipava Premium é relançada com receita original, embalagem retrô e selo comemorativo de 30 anos da marca


Foto: Divulgação


Uma das cervejas mais amadas pelos consumidores está de volta! A Itaipava Premium, lançada pelo Grupo Petrópolis em 2007, retorna ao mercado com a mesma receita original, criada pelo mestre cervejeiro Roland Reis (1942-2020), que trabalhou no Grupo desde a sua fundação. A cerveja premium retorna ao mercado com a embalagem clássica do seu lançamento e com um toque especial: um selo comemorativo dos 30 anos da marca Itaipava, celebrados este ano. 

“É com alegria que anunciamos o retorno de Itaipava Premium, uma cerveja de altíssima qualidade que conquistou os paladares mais exigentes. A volta da linha premium é um pedido frequente de nossos consumidores que prezam pelo sabor e experiência sensorial que este produto entrega com tamanha singularidade. O relançamento é um brinde à história de Itaipava que, neste ano, completa 30 anos”, destaca Cristiane Rosa, gerente de marketing de Itaipava. 

A Itaipava Premium é uma cerveja American Lager, equilibrada e agradável do primeiro ao último gole, que combina ingredientes de alta qualidade o malte importado e o lúpulo Hérkules, de origem alemã – com uma maturação prolongada. “Essa é uma das receitas mais perfeitas que o mestre Roland Reis criou para nós: uma cerveja que possui uma cor dourada, espuma cremosa e suavidade, sem deixar de ter harmonia entre o lúpulo e o malte, resultado de uma maturação prolongada, um processo que cada vez menos se vê na filosofia das grandes cervejarias”, explica Diego Gomes, mestre cervejeiro e diretor industrial do Grupo Petrópolis.

Assim como as demais cervejas do Grupo Petrópolis, a produção de Itaipava Premium conta com um rígido controle de qualidade, passando por mais de 800 testes durante todo o processo industrial, incluindo análises de laboratório amostragens diárias de degustação, realizadas pelos cervejeiros do Grupo. 

Disponível nas versões lata de 350ml, long neck de 330ml e garrafa de 600ml, o produto chega ao mercado ainda este mês, começando pelos estados de São Paulo e Bahia. A marca estuda a expansão da distribuição de Itaipava Premium em nível nacional.


A Itaipava

Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava, a cerveja do verão, conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp, Itaipava Go Draft e Itaipava Zero Álcool. 


Grupo Petrópolis 

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; os coquetéis prontos Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy Drink e Magneto; os refrigerantes It! e Tônica Petra; o suplemento alimentar líquido TNT Sports Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 20 mil empregos diretos.  


Serviço:

www.cervejaitaipava.com.br

www.grupopetropolis.com.br


terça-feira, 23 de abril de 2024

Pernod Ricard e Dentsu concretizam parceria estratégica na América Latina

Grupo de bebidas destiladas e vinhos concentra sua conta de mídia na Dentsu após processo de concorrência


Foto: Divulgação


Ao longo de sua existência, a Pernod Ricard se caracterizou pela transformação e pela capacidade de se adaptar a novas situações, por isso, dando um passo adiante em sua estratégia regional, decidiu concentrar toda a estratégia e investimento de mídia na Dentsu em todo o mercado latino-americano.

Ao projetar experiências multimídia disruptivas e envolventes, a Dentsu busca conectar as pessoas com as renomadas marcas premium e de luxo da Pernod Ricard para construir relacionamentos mais eficientes e duradouros.

"Através de um processo de pitch abrangente e rigoroso, a Dentsu convenceu todos os envolvidos da Pernod Ricard Latam com uma proposta que realmente ressoa com o que pensamos; com criatividade e uso de dados, as mídias estão no cerne das nossas estratégias de comunicação e são muito mais do que veículos, são pilares fundamentais para nos proporcionar uma forte vantagem competitiva. Ao aproveitar a excelência estratégica, comercial e operacional da Dentsu, estou convencido de que elevaremos ainda mais o nível da nossa expertise em mídia, que já é muito forte na região”, diz Richard Le Moult, Diretor de Marketing LATAM da Pernod Ricard.

A Dentsu conta com um grupo de agências em todo o mundo, oferecendo soluções verdadeiramente integradas. Carat será responsável por todos os investimentos em mídia, incluindo insights, estratégia, compra e análise de mídia na Argentina, Chile, Colômbia e México, enquanto a Dentsu cuidará do Brasil.

"Sinto-me muito afortunado por ter uma grande equipe liderando todas as capacidades e conhecimentos em cada um dos países da América Latina. Isso certamente demonstra nosso poder organizacional e como somos o grupo mais bem preparado e integrado para agregar valor a todas as marcas da Pernod Ricard", diz Andy Berman, Chief Growth Officer LATAM da Dentsu.

A partir de 1º de julho, a Dentsu trabalhará com todas as marcas do portifólio da companhia, entre elas as conhecidas Absolut Vodka, Beefeater Gin, Ballantine’s, Chivas, Jameson, entre outros, em toda a região.

"Estamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos pela Pernod Ricard. Esta aliança é o resultado da colaboração radical de nossas áreas de operações e serviços e do compromisso de trazer o melhor de nossas equipes ao redor do mundo alinhado com as necessidades particulares de cada cliente", diz Juan Pedro Mc Cormack, CEO da Dentsu LATAM. 

 

Pernod Ricard 

A Pernod Ricard é líder mundial no setor de bebidas alcoólicas e vinhos, combinando artesanato tradicional, construção de marcas de ponta e tecnologias de distribuição global. Nosso prestigioso portfólio de marcas premium e de luxo inclui a vodca Absolut, o pastis Ricard, os uísques escoceses Ballantine's, Chivas Regal, Royal Salute e The Glenlivet, o uísque irlandês Jameson, o conhaque Martell, o rum Havana Club, o gim Beefeate, o licor Malibu e os champanhes GH Mumm e Perrier-Jouët. Nossa missão é garantir o desenvolvimento de longo prazo de nossas marcas com total respeito às pessoas e ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que capacitamos nossos funcionários em todo o mundo para serem embaixadores de nossa cultura forte, inclusiva e responsável de verdadeiro convívio. As vendas consolidadas da Pernod Ricard totalizaram 12.137 milhões de euros no ano fiscal de 2013.

A Pernod Ricard está listada na Euronext (Ticker: RI; Código ISIN: FR0000120693) e faz parte dos índices CAC 40 e Eurostoxx 50.


Dentsu 

A Dentsu é a rede projetada para o que está por vir no futuro, ajudando os clientes a prever e planejar oportunidades futuras disruptivas na economia sustentável. Com uma abordagem centrada nas pessoas para a transformação dos negócios, a Dentsu combina a inovação japonesa com uma perspectiva diversificada e global para impulsionar o crescimento dos clientes e moldar a sociedade.


Serviço:

www.pernod-ricard.com

www.dentsu.com


segunda-feira, 22 de abril de 2024

Envase Brasil vem com expectativa de gerar R$ 120 milhões em negócios

Promovida pelo CIC-BG, feira ocorre de 23 a 25 de abril, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves


Envase Brasil inicia na próxima semana em Bento Gonçalves. 

Foto: Augusto Tomasi

 

Cerca de 10 mil pessoas devem passar pelo Parque de Eventos de Bento Gonçalves entre os dias 23 a 25 de abril, quando ocorre a 15ª edição da Envase Brasil. A feira tem a expectativa de reunir, em um dos principais polos produtores de bebidas do Brasil, a Serra Gaúcha, representantes de toda a cadeia produtiva do setor. A previsão é de que esses visitantes concretizem, junto às mais de 120 marcas expositoras, R$ 120 milhões em negócios.

O valor projetado representa acréscimo de 9% em relação aos R$ 110 milhões que circularam por Bento Gonçalves na edição anterior da Envase Brasil. A previsão também é de grande ampliação do alcance do evento que, na última edição, reuniu 6 mil pessoas. E oportunidades para ótimos negócios e muitos novos contatos no setor não faltarão: exibem suas soluções na feira desde indústrias de máquinas e equipamentos para envase, até tanques de armazenamento, máquinas automáticas para limpeza de vasilhames, fechamento de garrafas, etiquetadoras, rótulos impressos e máquinas rotuladoras, embalagens e acessórios.

Todos os envolvidos nesta cadeia produtiva reconhecem que a Envase está estrategicamente posicionada no centro desta produção. O Rio Grande do Sul, e especialmente a Serra Gaúcha, lidera a produção de vinhos e sucos de uva, representando 90% da produção nacional no último ano. O Estado é ainda líder dos rankings de empreendimentos cervejeiros artesanais, de indústrias de azeites de oliva e está entre os três principais produtores de laticínios e derivados do Brasil. Bento Gonçalves é a capital do vinho e, em um raio de 60 quilômetros do município, estão sediadas 15 das 20 maiores fornecedoras de máquinas e equipamentos para as indústrias de envase de bebidas e alimentos do Brasil.

O período para a realização da feira não poderia ser mais propício, logo após o período de colheita da uva, quando o mercado está aquecido na oferta e procura por insumos e embalagens.

Não bastasse a importância nacional do evento, a Envase Brasil já faz parte do calendário internacional de feiras setoriais do envasamento. Ao longo das 14 últimas edições, Bento Gonçalves recebeu mais de 80 mil visitantes e expositores de 14 estados e 12 países diferentes. E eles encontrarão bem mais do que o espaço dos expositores. Entre os eventos que acontecerão durante a Envase Brasil, haverá a já tradicional Sessão de Negócios, que seguirá o padrão do Portal de Negócios do Sebrae. Nada melhor do que garantir networking com muita cultura e conhecimento sobre a Serra Gaúcha. É o que será possibilitado pelo Lounge Premium Cultural.

Para os interessados no cenário vitivinícola, acontecerá o Meeting Wine Experience, que vai tratar desde a inteligência artificial, com as participações dos jornalistas Luciano Potter e Gabriella Bordash, até os novos desafios do setor e a valorização do marketing das localidades produtoras de vinhos, com especialistas. Para quem procura mais informações do mundo das cervejas, acontecerá o Meeting Beer Experience, com um panorama do mercado cervejeiro artesanal, além da terceira edição da Copa Sul Americana de Cerveja.

Na Arena Dinâmica, os visitantes terão a oportunidade de participar de diversos workshops, que incluem experiências nos mundos do azeite e da cachaça, por exemplo. Entre os debates e trocas de experiências na Envase Brasil haverá ainda a quinta edição da Conferência de Segurança de Alimentos e Bebidas, que neste ano, terá como tema o enfrentamento aos novos cenários para o setor alimentício e a importância da qualificação, com certificações internacionais, aos empresários do setor.

Essa é a primeira vez que o evento, idealizado pelas empresas do setor vitivinícola no final da década de 1990, ainda no salão Vinotech, terá a gestão total do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Ainda é possível fazer a inscrição para visitar a feira acessando o site abaixo.


 

PROGRAMAÇÃO DA ENVASE BRASIL 2024


Terça-feira, 23 de abril de 2024

- 14h Abertura dos pavilhões para visita a feira de tecnologia

- 14h30min Cerimonial de Abertura Oficial da 15ª Envase Brasil

- 14h30min Sessão de Negócios SEBRAE

- 14h30min Avaliação de amostras II Copa Sul Americana de Cerveja

- 15h MEETING WINE – “O vinho que alimenta”

- 16h Workshop Linhas de Financiamento BRDE

- 18h Workshop e Oficina de Azeites Gaúchos - Ibraoliva

- 20h Encerramento de visitação do evento

--20h30min Jantar Expositor da Envase Brasil (CICBG)

 

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

- 14h Abertura dos pavilhões para visita a feira de tecnologia

- 14h30min Avaliação de amostras II Copa Sul Americana de Cerveja

- 14h30min Workshop 10 Anos AGEDAM – Envasadores Água Mineral

- 15h 5a Conferência Internacional de Segurança de Alimentos & Bebidas

“Compreendendo e enfrentando os novos cenários”

- 15h45min Palestra Doehler Group “ Controles microbiológicos para bebidas e as vantagens do DMDC

- 17h Workshop e Oficina de Drinks – Aprodecana RS

- 20h Encerramento de atividades e de visita aos expositores;

 

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

- 14h Abertura dos pavilhões para visita a feira de tecnologia

- 14h30min Palestra SIG GROUP: Pouchs Premade e Bag in box para indústrias

- 15h MEETING BEER - “Cenário e Perspectivas para a Cerveja Artesanal”

- 17h Arena Dinâmica – Open Innovation Chalenge Envase Brasil 2024

- 18h Premiação vencedores II Copa Sul Americana de Cerveja

- 20h Encerramento de atividades e de visita aos expositores.


Serviço:

15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h.

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site abaixo

www.envasebrasil.com.br


sexta-feira, 19 de abril de 2024

CYBEER leva cerveja produzida a partir de fermento nativo da Amazônia para o World Beer Cup

Amazon.IA conta uma história de brasilidade que encanta desde o primeiro gole, com ingrediente único e sabor inusitado.


Foto: Divulgação


Premiada com medalha de ouro em Estilos Brasileiros pela Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal), na COPA Brasileira de Cerveja, e no estilo Brazilian Pale Ale na COPA Cerveja Sudeste, o rótulo segue viagem representando o Brasil no World Beer Cup.

A Amazon.IA ostenta uma produção 100% nacional, assim como o seu fermento nativo Saccharomyces selvagens recolhido do mel de abelhas silvestres da Floresta Amazônica. A receita, do mestre cervejeiro Rover, com fabricação e execução da CYBEER Cervejaria utiliza malte da Agraria e lúpulo da fazenda Brava Terra, além da própria levedura nativa isolada, fruto do projeto Spacebeer. 

O projeto Spacebeer foi desenvolvido pela doutora em Biotecnologia Ana Carolina Carvalho com leveduras selvagens cervejeiras na aplicação em astrobiologia no laboratório de astrobiologia IQ–USP, dentro de um contexto de exploração espacial e inovações biotecnológicas. 

A matéria-prima coletada in natura na Floresta Amazônica foi isolada e, posteriormente, uma amostra foi cedida a CYBEER Cervejaria, dando início à linha Zero Day, composta por cervejas inovadoras e não catalogadas que destacam o bioma brasileiro.

“Ao invés de utilizarmos os insumos que habitualmente importamos, fizemos uma receita originalmente brasileira, o que nos orgulha por impulsionar a utilização da matéria-prima nacional desbravando o cenário de cerveja”, comenta Natascha Diniz, sócia-diretora da CYBEER Cervejaria.

Mesmo sem um estilo exato que atenda à receita em sua essência, a Amazon.IA foi inscrita no World Beer Cup, evento anual conhecido como “as Olimpíadas da Cerveja”, com premiação anunciada para o próximo dia 24 de abril, em Las Vegas. Mais que uma premiação, a participação da CYBEER no evento almeja levar mais do Brasil, e do seu potencial ainda a ser desbravado, ao mundo.


A Amazon.IA

Categoria: Brazilian Pale Ale

Classificação: 

Medalha de Ouro: em Estilos Brasileiros pela Abracerva na COPA Brasileira de Cerveja

Medalha de Ouro: em Brazilian Pale Ale COPA Cerveja Sudeste

Copo: Pint

Amargor: 14 IBU

Álcool: 4,5% ABV

Corpo: Leve-médio.

Temperatura: entre 3ºC e 5ºC


Características Sensoriais: A Amazon.IA é aromática e fácil de beber, levemente turva, de coloração amarela ouro, tem em seus aromas de lúpulos evidentes. No sabor, se mostra com elevado frescor, um amargor suave e teor alcoólico equilibrado de final saboroso, agrada dos Incitantes aos mais refinados paladares. 


Harmonização: Peixes grelhados, frango assado, carne vermelha, grelhados, petiscos fritos e queijos semiduros.


Serviço:

www.cybeerlab.com 



quinta-feira, 18 de abril de 2024

Natural One investe R$ 10 milhões em novo centro de distribuição em São Paulo

Com recursos sustentáveis que reduzem, em média, 17,5% da energia utilizada, CD aumenta em 50% a capacidade da empresa de distribuição


Foto: Divulgação

 

Visando a expansão global da marca, a Natural One, marca líder no mercado de sucos 100% naturais e que ampliou recentemente seu catálogo para a categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), investe R$ 10 milhões em um novo centro de distribuição sustentável na cidade de Jarinu, em São Paulo.

Já em operação, o novo espaço incrementou em 50% a capacidade de estocagem e distribuição para o Brasil e mercados internacionais. Essa é a quarta vez desde 2018 que a companhia expande a sua capacidade de armazenagem, o que representa um crescimento de 228%, acompanhando a aceleração das vendas nos mercados em que já atuava, além de novos e importantes avanços tanto no mercado nacional, quanto nas exportações.

“A Natural One vem crescendo em um ritmo bastante acelerado, tanto no mercado nacional quanto internacional. Nesse sentido, estamos constantemente estudando a melhoria dos nossos processos e produtos buscando a máxima eficiência em toda a cadeia, mirando o momento certo para investir na nossa capacidade de atendimento. A logística tem um papel fundamental na supply chain, a fim de equilibrar custos com nível de serviço, buscando ser o mais eficiente possível, sem jamais abrir mão de atender nossos clientes e consumidores”, explica Thiago Carvalho, vice-presidente de Supply Chain, da Natural One.

Também foram criadas novas câmaras frias para a estocagem do portfólio refrigerado, que vem apresentando crescimento devido à entrada da marca em novos mercados. Como é o caso da linha de bebidas vegetais, lançada em 2023 com foco no público que deseja substituir o leite de origem animal.

O sistema de refrigeração das novas câmaras passou a ser feito por meio da mistura de ar e água, o chamado sistema breeze, um modo de condensação que permite uma redução da diferença entre a alta e baixa pressão. Esse processo possibilita que haja uma significativa redução do trabalho dos motores dos compressores, culminando na economia de energia. Além disso, para deixar o sistema mais eficiente, há um microprocessador que controla a potência necessária para cada momento de carga térmica, otimizando novamente a demanda de energia. O resultado dessas duas tecnologias é a redução de, em média, 17,5% do consumo de energia elétrica.

Durante as obras em Jarinu, foram gerados, em média, 50 empregos diretos temporários, e com a expansão concluída, 23 novos empregos diretos e definitivos.

 

A Natural One

Líder na categoria de sucos 100% naturais e que ampliou recentemente seu catálogo para a categoria de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida no setor, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes. A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis em mais de 80 mil pontos de venda da marca, além do e-commerce exclusivo e via Clube de Assinaturas. A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram. Atualmente, a empresa já oferece seus produtos em 15 países, incluindo o Brasil.  


Serviço:

www.natone.com.br


quarta-feira, 17 de abril de 2024

16º Festival Brasileiro da Cerveja terá espaços para polos regionais cervejeiros

Inovação procura atrair mais empresas de todo o país para expor no evento


Foto: Daniel Zimmermann


Uma das principais inovações para o 16º Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, entre 12 e 15 de março de 2025 (quarta a sábado), no parque Vila Germânica, será a possibilidade de exposição para polos, núcleos e associações cervejeiras regionais do país. A ideia é que cervejarias associadas a esses núcleos possam compartilhar torneiras em um espaço conjunto, permitindo a exposição de seus produtos de forma colaborativa. “Queremos otimizar espaços e dar a chance àquelas empresas que não teriam como movimentar toda uma logística para um único estande”, afirma Develon da Rocha, presidente Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (ABLUTEC), entidade privada responsável pela Semana da Cerveja Brasileira. “Um espaço democrático e igualitário, de acordo com o tamanho de cada polo”, completa.

O FBC já tem cervejarias confirmadas de seis estados brasileiros e outra inovação é a criação de um Conselho Consultivo, reunindo representantes de todo o Brasil com o objetivo de formatar as próximas edições do evento. A primeira reunião oficial será na segunda quinzena de maio. A Semana da Cerveja Brasileira também congrega o 13º Concurso Brasileiro (CBC), a 7ª Feira, o 4º Congresso Internacional e a 4ª entrega da Comenda da Cerveja Brasileira. 

Os polos interessados podem entrar em contato com o setor comercial da ABLUTEC pelo e-mail vendas2@ablutec.com.br ou no número (47) 99937-7656 (WhatsApp).

          

Serviço

www.cbcblumenau.com.br


terça-feira, 16 de abril de 2024

Cerveja com café? A Academia da Cerveja ensina a harmonizar bebida que leva o grão como ingrediente

Professor da Academia da Cerveja, da Ambev, ensina como harmonizar a Colorado Demoiselle, cerveja do estilo Porter que leva café na receita


Foto: Divulgação


No dia 14 de abril foi comemorado o Dia Mundial do Café e com o Brasil sendo o maior produtor da bebida e o segundo maior consumidor, não faltam motivos para consumir a bebida em qualquer horário: seja na primeira refeição do dia, durante o horário de trabalho ou até na hora do brinde, com uma cerveja que leva café entre os seus ingredientes.

Segundo Alexandre Esber, professor e gerente da Academia da Cerveja, da Ambev, a combinação entre as duas bebidas gera uma experiência verdadeiramente intrigante. “O café e o malte, que é um dos ingredientes da cerveja, são submetidos a um processo de secagem ou torrefação dos grãos, proporcionando-lhes semelhanças no sabor e resultando em uma fusão marcante”.

Para quem deseja experimentar um rótulo com essas características, a indicação de Esber é a Demoiselle da Colorado, uma cerveja escura do estilo Porter, que além do malte e dos ingredientes tradicionais, traz em sua receita o melhor café da região da Alta Mogiana. “Para garantir que o café adicione à cerveja suas melhores características, é feita uma extração a frio dos aromas e sabores desse café usando a própria cerveja já maturada momentos antes do envase”, explica o especialista. 


Já para quem quer harmonizar essa cerveja, Esber dá duas sugestões de sobremesas:


Demoiselle + Brownie

Além da semelhança dos sabores que remetem a chocolate e cacau, o amargor proveniente da torra do café e malte da cerveja ajuda a equilibrar com o dulçor do brownie.


Demoiselle + Doce de leite

Essa é uma harmonização que contrasta pelo doce da sobremesa e o amargo da cerveja, mas também por complementação, à medida que um agrega ao outro seus sabores e intensidades. Na boca os sabores da cerveja e do doce leite irão formar um terceiro sabor que lembra café com leite ou até mesmo capuccino. 

Além disso, para aqueles que desejam explorar ainda mais o mundo da harmonização, a Academia da Cerveja oferece experiências de degustação e cursos especiais no site abaixo.

 

Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, nos próximos meses, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.


Serviço:

www.academiadacerveja.com

www.cervejariacolorado.com.br

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Envase Brasil debate cenários para microcervejarias

Meeting Beer ocorre no último dia do evento, que será de 23 a 25 de abril, em Bento Gonçalves


Foto: Divulgação

 

Dono do segundo lugar no país entre os Estados com o maior número de microcervejarias, o Rio Grande do Sul não é só um polo produtor com seus 285 estabelecimentos como também é ponto de encontro para apresentar cenários e tendências do setor. A pauta será um dos destaques da programação paralela da Envase Brasil, que ocorre entre os dias 23 e 25 de abril, em Bento Gonçalves (RS).

O Meeting Beer Experience, no último dia do evento, às 14h30min, reunirá expressivos nomes do setor, brasileiros e estrangeiros, para falar sobre perspectivas para as microcervejarias, em meio àquela que é uma das maiores feiras latino-americanas destinadas à apresentação de soluções e tecnologias para a indústria de bebidas e alimentos.

Um dos destaques do encontro, que trará o tema "Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024", será a palestra "O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil" veja programação completa abaixo. Na apresentação, Cláudio Czarnobai, diretor de Novos Negócios para a América Latina da NielsenIQ, líder global em inteligência sobre o consumidor, mostrará os resultados extraídos de um levantamento focado no varejo moderno alimentar.

A consulta, realizada com supermercados, C&Cs (pague e leve), varejo tradicional e bares e restaurantes populares, mostrou que as cervejarias artesanais – ou craft beers – registraram faturamento abaixo da categoria, com R$ 967 milhões, o que representa 0,7%. "Apesar da perda, conseguiram avançar em distribuição", observa Czarnobai.

Os dados também mostram que a Região Sul é a mais relevante para o segmento das cervejas artesanais. "Cada Estado do Sul faz 1/3 do segmento. Santa Catarina tem melhor performance de outros craft com ganho de distribuição", comenta Czarnobai.

Entre outros dados antecipados por ele, o levantamento apontou que a cerveja artesanal envasada em garrafa de vidro é a embalagem mais usada, mas as latas estão ganhando relevância. Além disso, a cerveja do tipo IPA é a principal para as artesanais.

O Meeting Beer ainda reserva outras três palestras. A maratona de debates e tendências abordará os temas "Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha", com João Lucas Giovanella, presidente da Câmara Setorial da Cerveja do RS; e "Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico", com Marcos Moraes, assessor jurídico da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Ainda, os mestre cervejeiros Fabrício Scalco , diretor da Revista da Cerveja; Ignacio Sillamoni, cofundador da Cervejaria Laurus (Argentina); Pablo Pereiro, diretor do Centro Cervecero (Uruguai); e Andrés Gonzales, sommelier de cervejas do Chile, falam do "Landscape Sul Americano" .

É na conferência, também, que serão anunciados os vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja, que ocorre durante a Envase.

Meeting Beer - Microcervejarias: panoramas e perspectivas 2024

Dia 25 de abril, às 14h30min - Auditório Master da Envase Brasil


Palestra: Perspectivas e projetos para a cerveja artesanal gaúcha.

João Lucas Giovanella – Presidente Câmara Setorial da Cerveja do RS – Conselheiro AGM – Associação Gaúcha de Micro cervejarias


Palestra: Tributação da Cerveja no Brasil e Luta pelo CNAE específico

Marcos Moraes – Assessor Jurídico da Abracerva


Palestra: O Landscape Cervejeiro Artesanal do Brasil

Cláudio Fernando Arrighi Czarnobai – NielsenIQ


Painel: Landscape Sul Americano por mestres cervejeiros

Fabrício Scalco – Dir. Revista da Cerveja e Dir Copa Sul Americana de Cerveja

Ignacio J Curto Sillamoni "Nacho"- Confundador y Responsable de Producción Cervecería LAURUS (Argentina) desde 2013

Pablo Pereiro – Fundador y Director del Centro Cervecero – Instituto de Enseñanza Cervecera para LATAM

Andrés Gonzales – Biersommelier formado pela Doemens Akademie. Organizador e Diretor Juiz Homebrew Cup Chile, Santiago do Chile.


Especial: Anúncio dos vencedores da II Copa Sul-Americana de Cerveja


Serviço:

15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h.

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site abaixo

www.envasebrasil.com.br


sexta-feira, 12 de abril de 2024

Expocacer lança café vencedor de concurso na Specialty Coffee Expo, nos Estados Unidos

Com intuito de apresentar os melhores cafés que o Brasil e o Cerrado Mineiro têm a oferecer, enfatizando a produção de grãos especiais por meio de práticas sustentáveis.


Foto: Divulgação Specialty Coffee Expo


A Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) chega há mais um ano na Specialty Coffee Expo com o lançamento de um café exclusivo e mais uma gama de bebidas com diferentes sabores e aromas. A feira, uma das maiores do setor, acontece em Chicago, nos Estados Unidos, do dia 12 até 14 de abril.

“Uma das novidades este ano é o lançamento do café da cooperada Natália Naimeg, campeã do Festival Elas, que busca reconhecer e premiar as talentosas cafeicultoras da região. É uma bebida de 90 pontos, da variedade Catucai 2SL, com uma explosão de sabores. A iniciativa é um passo importante para promover a igualdade de gênero e destacar a contribuição das mulheres no mundo dos cafés especiais. A bebida também será lançada simultaneamente na cafeteira Pedestrian Coffee, em Chicago”, afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

A Cooperativa estará presente no estande 1856 da Specialty Coffee Expo, com uma vasta programação de seções de cupping e harmonização de cafés com alimentos tradicionais de Minas Gerais, como rapadura, queijo, doce de leite em barra, doce de mamão em barra e goiabada. Os participantes da feira terão a oportunidade de provar os cafés especiais produzidos pelos cooperados da Expocacer, com diferentes perfis de sabor e aromas únicos. Ao todo, são dez variedades entre elas o Topázio, Arara, Paraíso, Catuai, Bourbon Amarelo e Catucai 2SL.

“Durante as sessões de cupping, os consumidores terão a chance de apreciar o nosso lançamento e uma seleção de cafés com notas achocolatadas, de frutas amarelas, frutas vermelhas e nuances florais, oferecendo uma experiência sensorial rica e única. Estamos muito felizes em poder proporcionar esta oportunidade ao consumidor, além de dar a chance de conhecerem o produtor, saber de onde vem o café e a maneira sustentável que é produzida”, afirma Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.

Um grande destaque nesta edição também foi a participação de uma das fazendas cooperadas da Expocacer, a Fazenda Três Meninas, dos produtores Paula e Marcelo Urtado, que foi finalista do Prêmio de Sustentabilidade, da Specialty Coffee Association (SCA). O prêmio reconhece organizações com e sem fins lucrativos que promovem a sustentabilidade no setor cafeeiro e, ao mesmo tempo, inspiram outras pessoas a ingressarem rumo a uma cafeicultura sustentável.

“Esta indicação foi uma conquista. Veio para reconhecer todo trabalho que nossos cooperados vêm fazendo há anos por uma cafeicultura ESG, que está também alinhada a uma nova maneira de consumo, onde o comprador está mais consciente e leva em consideração a origem e se o produto é produzido de maneira sustentável”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

A Specialty Coffee Expo conta com 575 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados mais de 12 mil visitantes. No salão da Expo, os participantes podem interagir com profissionais de toda a cadeia, incluindo produtores, importadores e baristas, além de se conectar e formar novos relacionamentos comerciais com compradores e vendedores de café verde.

“Recentemente abrimos um Hub logístico nos Estados Unidos, que é nosso maior comprador de café, e a grande maioria dos grãos enviados, quase em sua totalidade, são especiais. A priori, nosso planejamento é enviar um contêiner por mês, cada um com cerca de 320 sacas de 60kg de café. Esse projeto visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais, além de encurtar processos”, afirma o Diretor Presidente Executivo.

A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado estadunidense de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Confira a agenda das seções de Cupping:

12/04

13/04

14/04

12h

14h

16h

12h

14h

16h

12h

14h


Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes. 

 

Serviço:

www.expocacer.com.br


quinta-feira, 11 de abril de 2024

Programa da ApexBrasil realiza rodada de negócios com compradores internacionais, seminário e apresenta as novas tendências do setor brasileiro

Queijo vegano, carne de jaca, própolis vermelho, tapioca, água de coco: o que todos esses produtos brasileiros têm em comum? Um mercado consumidor crescente no mundo todo.


Foto: Divulgação


Para explorar esse potencial, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realiza mais uma edição do Exporta Mais Brasil, dessa vez em Maceió, entre os dias 10 e 12 de abril.

Nessa edição, a Agência, em parceria com o Governo do estado e a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), reunirá empresários do setor de alimentos e bebidas saudáveis para participarem de rodadas de negócios com compradores internacionais. Todas as agendas estão abertas à imprensa.

A programação começa dia 10/04, com os Diálogos Exporta Mais Brasil, que contará com a presença do governador do Estado, Paulo Dantas, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, entre outras autoridades. O evento ocorre no Auditório Aqualtune - Palácio República dos Palmares, a partir das 9h, como um espaço para discussões sobre negócios e comércio exterior de Alagoas.

No dia 11 de abril, pela manhã, as atividades seguem com uma visita técnica dos seis compradores internacionais à Beeva, empresa alagoana de mel da caatinga localizada em Marechal Deodoro. O objetivo é aproximar os importadores estrangeiros da realidade de produção brasileira, para que conheçam as instalações e os produtores das mercadorias que serão consumidos do outro lado do mundo.

À tarde, de volta a Maceió, na sede da Fiea, começam as reuniões entre 20 empresários do setor de alimentos e bebidas saudáveis com os representantes da Polônia, China, Canadá, África do Sul e Índia. Frente a frente, compradores estrangeiros e empreendedores nacionais têm maior probabilidade de fechar negócios, estabelecer vínculos de confiança. No dia 12, as rodadas entre os exportadores e importadores ocorrem pela manhã, e à tarde a delegação encerrarás as atividades com a visita à Sococo, empresa de Maceió líder em derivados de coco.

As rodadas de negócios têm sido uma ferramenta utilizada pelo programa Exporta Mais Brasil, da ApexBrasil, para estimular a geração de renda e empregos por meio da internacionalização de diferentes setores de diferentes regiões do país. Em 2023, foram 14 os estados visitados para promover as exportações brasileiras, com R$ 275 milhões de negócios gerados.

 

Serviço:

www.apexbrasil.com.br


Data: 10 a 12 de abril de 2024

Cidade/Estado: Maceió, Alagoas

Local Diálogos: Auditório Aqualtune - Palácio República dos Palmares, a partir das 9h

Local Rodadas de Negócios: Casa da Indústria Napoleão Barbosa – Av. Fernandes Lima, 385 – Farol

 


quarta-feira, 10 de abril de 2024

LBR Water – um novo “branding” na elegância e qualidade da água mineral premium

Em um marco que celebra não apenas 40 anos de excelência, mas também a entrada em um novo e contemporâneo momento de requinte e sofisticação, o Grupo Lebrinha orgulhosamente apresenta sua mais recente iniciativa: a LBR Life Brazilian Water, ou apenas LBR Water, a mais nova marca do prestigiado portfólio do grupo.


A Design Inverso, empresa especialista e premiada internacionalmente assina o projeto gráfico da marca.


Originária de uma fonte paradisíaca localizada no coração do Centro-Oeste brasileiro, na pitoresca Chapada dos Guimarães (MT), a LBR Water busca transcender as expectativas dos consumidores mais exigentes. Distribuída pela Regra, principal revendedora da Ambev no Brasil, a marca almeja ser muito mais do que apenas uma água premium, mas sim a escolha definitiva para quem busca o complemento perfeito para experiências gastronômicas e momentos especiais.

"Cada gota de LBR Water carrega consigo a essência intocada da natureza brasileira, resultando em uma água mineral de qualidade incomparável. A empresa escolheu o estado de Goiás para ser precursor da marca no Brasil. O Estado faz parte de um polo gastronômico muito alto e competitivo, sendo um local de investimento importante, com a visão de que nossa marca esteja presente em nível nacional", afirma Rodolfo Almeida, CEO do Grupo Lebrinha.

Com sua leveza e suavidade inigualável, a LBR Water vai acompanhar e elevar os sabores e aromas de cada prato, tornando-se um complemento essencial para os amantes da alta gastronomia. Além disso, a embalagem e o design, elegantes e distintos garantem que cada garrafa seja um símbolo de requinte e bom gosto, perfeitamente adequada para qualquer ocasião especial.

"Lançamos uma marca premium de extrema qualidade, com design sofisticado e um conceito inovador", destaca Milton Dias, gestor de marketing da marca. “A LBR Water não é apenas uma água mineral, é uma experiência que redefine os padrões de excelência, oferecendo sofisticação a cada gole. Acreditamos que o consumidor possa decidir e escolher a marca de água que vai acompanhar outras de suas boas escolhas, como o vinho ou o prato especial da alta gastronomia, por exemplo”, completa.

Além do compromisso com a qualidade, o Grupo Lebrinha está firmemente comprometido com a natureza. Protegendo suas fontes minerais e implementando processos inteligentes e ecológicos em todas as etapas de produção, a empresa busca promover práticas sustentáveis em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil, contribuindo para um futuro mais verde e consciente.

Com três grandes indústrias em Mato Grosso e mais de 350 colaboradores, o grupo investe constantemente em recursos humanos, tecnologia e inovação, conquistando os paladares mais exigentes nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além de atender cidades do sul do Pará. O Grupo Lebrinha acredita que com a LBR Water, a excelência torna-se não apenas um objetivo, mas uma realidade tangível para os amantes de água mineral premium.


Serviço

www.lebrinha.com.br

www.lbrwater.com.br/


Anuário IB 2022