Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Envase Brasil evidencia potencial exportador do RS no segmento de máquinas para indústria de alimentos e bebidas

Estado é o terceiro no ranking dos que mais vendem equipamentos do segmento para o exterior. Serra gaúcha concentra 80% desses negócios


Fortalecimento de negócios internacionais é uma das apostas da Envase Brasil܂

Foto: Augusto Tomasi

 

Conhecida pela diversificada matriz industrial, a Serra gaúcha tem no segmento metalmecânico um de seus destaques produtivos. Esse ramo ganha evidência desde o, dia 23, quando foi aberta a Envase Brasil, oportunizando geração de negócios para as indústrias de bebidas e alimentos. A feira, que vai acontecer até hoje, 25 de abril no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, coloca o Rio Grande do Sul na vitrine nacional do setor.

O RS é o terceiro que mais exporta máquinas para o segmento no Brasil, com 13% do total. No âmbito estadual, a Serra gaúcha figura na liderança dessa representatividade, respondendo por cerca de 80% dos negócios (o topo do ranking traz Bento Gonçalves, com 33% do mercado, Guaporé, com 25,74%, e Caxias do Sul, com 20,14%). A lista de produtos fabricados inclui maquinários para limpar ou secar garrafas e outros recipientes (a), para encher, fechar, rolhar ou rotular garrafas, caixas, latas, sacos ou outras embalagens (b), além de prensas, esmagadores e aparelhos semelhantes, para fabricação de vinho, sumos de frutas ou bebidas semelhantes (c), entre outros.

É um segmento tão representativo quando rico em oportunidades, diz Marijane Pase, presidente do Conselho Superior do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), entidade promotora da Envase Brasil a partir dessa edição. “Quando falamos em exportações, estamos lidando com grandes empresas que já estão no mercado internacional. Mas a Envase Brasil representa uma grande oportunidade para o pequeno e médio se fazerem presentes e se desenvolverem ainda mais, explorando também esse mercado”.

Para isso, uma das estratégias da feira é aproximar quem quer vender de quem pode comprar por meio das Sessões de Negócios da Envase Brasil. Com mesas de negociações que seguem o método das Rodada de Negócios do Sebrae, reunirá cerca de 100 inscritos, entre representantes de vinícolas, cervejarias, alambiques, fabricantes de bebidas em geral e indústrias fornecedoras do setor de alimentos e bebidas. 

A 15ª Envase Brasil vem com cerca de 120 marcas expositoras, entre nacionais e representantes de empresas sediadas em países como Alemanha, Itália e França. A expectativa é chegar aos R$ 120 milhões em negócios durante a feira. Além de negócios e turismo, a feira proporciona conhecimento, com palestras nos espaços Meeting Wine, Meeting Beer, Conferência Segurança de Alimentos e Bebidas e Arena Dinâmica. Essa é a primeira vez que a feira ocorre sob a gestão do CIC-BG.


Serviço:

15ª Envase Brasil – Feira de tecnologia, embalagens e processos para a indústria de bebidas e alimentos

Quando: de 23 a 25 de abril, das 14h às 20h.

Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS) – (Alameda Fenavinho, 481)

Quanto: credenciamento gratuito pelo site abaixo

www.envasebrasil.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022