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segunda-feira, 29 de abril de 2024

Bebidas RTD (ready to drink) em lata ganham o país

Os drinks prontos em lata de alumínio tiveram crescimento acelerado no Brasil em 2023, acompanhando tendência mundial de consumo


Cátilo Cândido, presidente da Abralatas, explica o sucesso dos drinks prontos em lata. 

Foto: Divulgação Abralatas


A Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), entidade que representa o setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil, divulgou dados que mostram que os drinks prontos, ou mundialmente conhecidos como “RTD” vêm ganhando cada vez mais espaço no país. Sucesso absoluto entre jovens, os RTD (da sigla em Inglês ready to drink) alcançaram resultado expressivo na indústria das latas, tendo crescido 18% em 2023 com relação a 2022. 

Atualmente, há uma grande gama de drinks prontos disponível no mercado brasileiro, que coloca à disposição do consumidor bebidas em lata com vodca, gim, cachaça, uísque e até mesmo com os consagrados cerveja e vinho, além de diversas outras alternativas com nomes de drinks já bem conhecidos dos cardápios dos bares e restaurantes, como mojito, moscow mule e negroni, dentre outros. 

O movimento ascendente dos RTD não é exclusivo do Brasil. Segundo pesquisa da InsightAce Analytic, o mercado de RTD atingirá o valor global de US$ 85,5 bilhões até 2030. Análise da Business Research comprova esta tendência, mostrando que esta forma de consumo avança em virtude de sua praticidade e crescente interesse de jovens adultos por drinks prontos. “A crescente demanda dos consumidores por produtos prontos para consumo ou para beber, devido ao estilo de vida agitado e às agendas de trabalho ocupadas, está impulsionando a demanda. A crescente popularidade de bebidas preparadas como bebida adicional em vários restaurantes de fast food e cafeterias também é um fator que impulsiona o crescimento global do mercado de bebidas alcoólicas RTD”, detalhou o estudo, que foi realizado em 2023. 

Os drinks prontos também apresentam grande aceitação em eventos esportivos e festivais, conforme explica Cátilo Cândido, presidente da Abralatas. “Nosso clima e nossa vocação natural para eventos, sejam eles musicais, esportivos ou culturais em praias, estádios ou arenas é um grande chamariz para o consumo dos RTD em lata. Eles se adequem perfeitamente à rotina do brasileiro por serem práticos e leves. Além disso, gelam mais rápido e podem ser levados para qualquer lugar com segurança”, detalha o executivo. 


Dados 

Pesquisa da INWS, Drinks Market Analysis também confirmou o avanço deste mercado. A entidade pesquisou o mercado de RTD em 10 países, incluindo o Brasil, e mostrou que só em 2023 foram lançados mais de mil produtos novos nesta categoria de bebidas, com destaque para os chamados hard seltzers (água com gás adicionada de alguma bebida alcoólica) nos Estados Unidos e coquetéis com diversas misturas nos demais países. 

Cátilo Cândido explica que o setor vem acompanhando de perto esta tendência mundial há muitos anos. “Nós vemos esse crescimento há algum tempo e estamos realmente antenados com as novidades mundiais. O Brasil é um país que proporciona um excelente ambiente para o consumo dos drinks prontos em lata e a população mostra que vem abraçando esta ideia, com destaque para os jovens adultos, que procuram novos produtos e praticidade. O setor de latas de alumínio está preparado para atender a esta crescente demanda em nosso país”, finaliza o executivo.  


Serviço:

www.abralatas.org.br


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