Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Itaipava apresenta identidade visual repaginada em nova campanha

Com o mote "A sede do brasileiro pede Itaipava", marca que é a mais consumida nos lares brasileiros reforça qualidade e busca conquistar ainda mais espaço nas mesas de bar


Foto: Divulgação


O brasileiro é um povo que tem sede de vida, conquista, diversão, praia e sol. Como a cerveja mais consumida nos lares brasileiros, a Itaipava, marca do Grupo Petrópolis, lança uma nova embalagem em campanha com foco no verão 2025, para conquistar ainda mais espaço nas mesas de bar. Com o mote “A sede do brasileiro pede Itaipava” e estrelado pela embaixadora da marca, Ivete Sangalo, o filme destaca a nova identidade visual de Itaipava e a qualidade da cerveja.

A campanha de verão, criada pela WMcCann, e a nova marca têm como objetivo reforçar a construção de uma identidade que alia qualidade e leveza, destacando a produção da cerveja com uma receita brasileira e feita com ingredientes de excelência – como o malte importado e lúpulo alemão. “Linda por fora e cheia de qualidade por dentro”, é como Ivete descreve Itaipava no vídeo que foi lançado nesta segunda-feira, 14 de outubro, no intervalo do Jornal Nacional. “O verão é sempre uma oportunidade que temos para celebrar o que é mais genuíno para o brasileiro: a busca por momentos de prazer, leveza e qualidade. Queremos mostrar que a Itaipava também evoluiu junto com seu público, entregando uma cerveja que é a cara do Brasil, com ingredientes selecionados e uma nova embalagem que torna a Itaipava presente a cada escolha do consumidor”, diz Diego Santelices, gerente de comunicação e mídia do Grupo Petrópolis. 

“A sede do brasileiro envolve a busca por momentos de celebração, de conquista, e de qualidade. Esse foi o insight para a criação do novo mote que permeia a comunicação para o verão, reforçando que a Itaipava está ao lado do consumidor em cada um desses momentos, agora com uma embalagem renovada e um produto que reflete toda a qualidade que o brasileiro merece”, conta Alessandra (Lelê) Pereira, diretora de criação da WMcCann.  


Nova identidade visual

A nova identidade visual de Itaipava foi desenvolvida para celebrar os 30 anos da marca. A embalagem e a comunicação destacam novos atributos, que são os ingredientes, a receita brasileira, a leveza que refresca. “Além disso, temos a reestilização da coroa, que agora é formada por 3 copos, simboliza um brinde, a reunião entre amigos, as celebrações... algo que queremos tangibilizar cada vez mais no posicionamento da marca”, conta Cristiane Chiarioni Rosa, Head de Marketing e Estratégia do Grupo Petrópolis. 

“A identidade visual atualizada traz modernidade para a marca Itaipava e uma maior aspiracionalidade, que se reflete não só nos novos ícones mas também na nova composição de cores, onde o vermelho se torna mais predominante e proprietário, além do branco que simboliza leveza e refrescância, mantendo ainda um toque refinado do dourado nos detalhes”, completa Cristiane Chiarioni Rosa. Todo o processo de rebranding da marca foi realizado em parceria com a Tátil Design e testado e validado por meio de pesquisas com consumidores, realizadas com o apoio da Troiano Branding e da Ipsos.


Estratégia digital

Ainda como parte estratégia de comunicação da nova campanha, o produtor de qualidade da marca, Paulo Vieira, com seu estilo único, fará um tour pela fábrica do Grupo Petrópolis oferecendo uma experiência imersiva para mostrar todo o processo de produção e os ingredientes que fazem da Itaipava uma cerveja leve, refrescante e desejada. Com humor e autenticidade, Paulo reforça a mensagem de que a qualidade é o grande segredo por trás da cerveja que mata a sede dos brasileiros. 

A campanha ainda contará com uma série de vídeos intitulados “ASMGoles” uma versão abrasileirada dos populares vídeos de ASMRs. Eles serão protagonizados por influenciadores como Nicole Bahls, Tati Machado e Cristian Bell, já integrantes do squad da marca. 

Ainda nas redes sociais, influenciadores que fazem parte do squad de Itaipava marcarão presença na campanha apresentando as novas embalagens em editorias próprias e trazendo toda a autenticidade de seus conteúdos para a marca. Além das personalidades já mencionados, integram o time Alvaro Xaro, Leidy Xaro, Mileide Mihaile, Thiago Martins, Mirela Janis e Yugnir Angelo. 

 

Ficha Técnica:

Agência: WMcCann

Cliente: Grupo Petrópolis

Produto: Itaipava

Nome da campanha: Nova Embalagem + Verão

Time do Cliente: Giulia Faria, Diego Santelices, Camila Felippe, Tomas Lombardi, Flavia Nardelli, Priscila da Fonseca, Stephanie da Silva, Julia Vaz, Gustavo Carvalho, Thais Miranda e Douglas da Silva

Chairman: Hugo Rodrigues

CEO: Renata Bokel

COO: Carol Escorel

VP executivo e diretor-geral da WMcCann SP: Vitor Lieff

CCO: Dani Ribeiro

ECD: Alessandra Sadock

Direção de Criação: Alessandra Pereira

Diretor de Criação Associado: Marconi Filho e Vinícius Oliveira

Redação: Marconi Filho e Nelson Prado

Direção de Arte: Vinícius Oliveira, Paulo Rodrigues e Tieri Wince

CSO: Agatha Kim

Planejamento: Maurilio Filho e Pedro Hypolito

Diretora-Executiva de Conteúdo: Larissa Magrisso

Diretora de Conteúdo: Raisa Sutecas

Conteúdo: Irys Roque, Ludmilla Lima, Anne Santos

Influenciadores: Kainã Faria, Caio Vaz, Julia Albuquerque, Thiago Guimarães e Joakin Meira

Diretor(a) de Negócios: Fernanda Duca

Atendimento: Marcia Fernandes, Mayara Nascimento, Henrique Tavares, Rhayna Lebrão e Marina Aguiar

VP de Mídia: Andreia Abud

Diretora de Mídia: Anita Barcellos

Mídia: Mariana Campos, Beatriz Toledo, Angela Pires, Carolina Perez e Guilherme Pavani

VP de Dados & Business Growth: Vitor Miguel

BI: Felipe Borges, Vinícius Hamburgo, Leticia Calumby e Gabriela Lima

Head de Produção: Camila Naito

Produção Integrada: Dani Toda e Tamires Jesus

Produção Gráfica: Maurício Martim, Nereu Marinho e Claudio Costa

Projetos: Erika Casal, Luara Fernandes e Walter Marcelino

Relações Públicas: Kerena Neves e Giulia Camargo

Produtora de Vídeo: Rebolucion

Diretor: Guimo Santori

Diretor de produto: Guimo Sartori e Nes Buzzalino Diretor de digital: Guimo Sartori e Lucas Raion Produtor Executivo: Ciro Cesar Silva

Producer: Mariana Khuri e Lúcio Sulzbach Chefe de produção: Alexandre Mancen Line Producer: Maribê

Line Producer Digital: Maribê e Carla Cerviño

Coordenação Produção: Adriana Nóbrega, Érika Andrade, Sarah Moura

Ass. Produção: Bruna Guerra

Ass. De Atendimento: Erika Castro

1   AD: Filipe Francisquini

2   AD: Mauricio Zattoni e Lis Schwabacher

Direção de Produção: Claudia Reis e Vanessa Paraguassú

Produtor de Locação: Daniella da Silva Almeida Produtor de Elenco: Delmário De Souza Diretora de Arte: Karla Salvoni

Produtora de Arte; Jayne Souza Sales Prod. Objetos: Sandra Maria R. Leite Figurino: Siomara Caico

Maquiagem: Tatiane Oliveira

Diretor de Fotografia:Flávio Zangrandi

1   AC: Fernando Ribeiro Lázaro Francisco

2   AC: Vinicius Gabriel, Ricardo Pedro, Marcus Fabio.

DIT: Marcelo Krowczuk e Rafael Menezes

Chefe de Elétrica: Jucelino Nunes e Noberto Becares

Chefe de Maquinária: Genivalda Maia Coordenador de Pós: Fernando de Souza Montador: Victor Cohen

Montador Digital: Giancarlo Oliveira Correção de Cor: Bleach Finalização: Butterfly

Finalizador: Rui Fontes

Produtora de Som: Comando S Audio

Diretor de Música: Serginho Rezende

Produção de Música: Lucas Rezende

Finalização: Equipe Comando S

Atendimento: Elis Pedroso, Andrea Barreto e Paulo Galvão


Equipe Ivete Sangalo

Assessoria: Ana Aschenbach – Perfexx

Imagem: Gisele Maahs

Make: Markito Costa

Stylist: Marcos Gurgel


A Itaipava 

Criada em Petrópolis (RJ), Itaipava conquistou o consumidor brasileiro ao longo dos anos e, hoje, é uma das cervejas mais consumidas no país. A família Itaipava conta com diferentes tipos para todos os gostos e ocasiões: Itaipava Pilsen, Itaipava Premium, Itaipava Go Draft, Itaipava 100% Malte, Itaipava Malzbier, Itaipava Chopp e Itaipava Zero Álcool. 


Grupo Petrópolis 

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 20 mil empregos diretos. 

  

Serviço:

www.grupopetropolis.com.br


Assista aqui: 

https://youtu.be/kPdYZVsnSb4?si=sU5Pu6wE9ra5qT7G


terça-feira, 15 de outubro de 2024

Abralatas e G20 se unem para lançar água em lata exclusiva para as reuniões do evento

Água de fonte brasileira em lata personalizada será oferecida nas reuniões do G20 até novembro no Brasil


Foto: Divulgação


O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Coordenação Nacional de Logística do G20, e a Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) concluíram parceria inédita, que oferecerá uma solução sustentável para o consumo de água nas reuniões do G20 que ocorrem até novembro de 2024. Durante os próximos encontros, que ocorrem em diversas cidades do país, e também na Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo do G20, a ser realizada em novembro no Rio de Janeiro, latas de alumínio irão substituir as usuais garrafas plásticas que servem água aos participantes das discussões. 

No total, serão 100 mil unidades de água mineral de fonte brasileira de Águas de Lindóia/SP, em latas de alumínio personalizadas de 350ml. A embalagem é um símbolo universal de economia circular, podendo ser totalmente reciclada, infinitamente, além de ter a menor pegada média de carbono e hídrica dentre todas as embalagens para bebidas. Além disso, contribui para a geração de renda junto à população mais vulnerável e, consequentemente, para a diminuição da desigualdade social, uma das questões prioritárias nas discussões dos Grupos de Trabalho do G20.

O Brasil se destaca mundialmente quando o assunto é reciclagem da lata de alumínio, alcançando ano a ano índices muito expressivos e mantendo média acima de 97% nos últimos 10 anos, evitando a emissão de 16 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Para efeito de comparação, os países europeus reciclam em média 76% e os Estados Unidos 60% das latas. Além disso, a reciclagem da lata de alumínio economiza energia anual de 5.000 Ghz ou o equivalente a 1% do total consumido no Brasil.

Segundo o presidente da Abralatas, Cátilo Cândido, a iniciativa é inédita e abre um precedente positivo para que a água em lata passe a se tornar uma realidade mais presente em eventos mundo afora. “A água em lata apresentou crescimento impressionante no Brasil, tendo alcançado um resultado de vendas 303% maior entre janeiro e junho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado”, explicou o executivo. “Ver a água em lata ganhando espaço em um evento da magnitude do G20 mostra que estamos no caminho certo, apresentando para o mundo a lata de alumínio como uma verdadeira opção consciente que preserva o meio ambiente”, declarou Cátilo.

 

Sustentabilidade é prioridade brasileira no G20

O Grupo dos Vinte é o principal fórum de cooperação econômica internacional. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões políticas e econômicas internacionais. A presidência brasileira do G20 teve início em 1º de dezembro de 2023 e segue até 30 de novembro de 2024. Além de 19 países dos cinco continentes, também integram o fórum a União Europeia e a União Africana. O grupo agrega dois terços da população mundial, cerca de 85% do PIB global e 75% do comércio internacional. 

A promoção do desenvolvimento sustentável, justo e inclusivo é uma das três prioridades da presidência do Brasil para o G20, país que tem a matriz energética mais renovável entre as maiores economias do mundo. O combate à fome, à pobreza e à desigualdade e a reforma da governança global são os outros temas prioritários que estão sendo tratados nas reuniões do Grupo.


Serviço:

www.abralatas.org.br


segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Natural One lança edição limitada de Pink Lemonade para o Outubro Rosa

Lançamento faz parte das iniciativas da empresa durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama


Foto: Divulgação


A Natural One, marca líder na categoria de sucos 100% naturais, participa, mais uma vez, da campanha nacional de Outubro Rosa em parceria com a ONG Américas Amigas, instituição que atua na prevenção do câncer de mama entre a população em situação de vulnerabilidade social. Para marcar a nova edição da iniciativa, que atendeu 4.446 pessoas em todo o Estado de São Paulo durante a campanha em 2023, com a doação de exames para a detecção precoce da doença, a empresa lança uma edição especial do Pink Lemonade, blend exclusivo da marca com formulação natural a base de limão e framboesa, fabricado apenas com frutas e sem conservantes nem aditivos, preservando os sabores e aromas.

Distribuídas nos formatos de 300ml e 900ml em todo o Brasil a partir de outubro, o objetivo é chamar a atenção para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, que segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é a principal causa da morte por câncer entre as mulheres e que, se diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 95%.

Além da embalagem limitada, o produto inclui a característica tampinha verde da empresa que ganha a tonalidade rosa, símbolo da campanha, e uma rotulagem especial com QR Code que direciona os consumidores para conteúdos sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, com informações sobre o autoexame e a relevância do acompanhamento regular com especialistas, bem como outros temas importantes sobre a saúde feminina. 

Ao longo de todo o ano, a parceria da marca de bebidas naturais com a ONG Américas Amigas prevê a realização de exames gratuitos de detecção da doença para pessoas de baixa renda de todo o Brasil, como mamografia, ultrassonografia, ressonância e biópsia, com atendimento primário via que carreta que servirá como ponto de atendimento itinerante, circulando por onze cidades paulistas ainda em 2024. Após essa etapa, se necessário, os pacientes serão encaminhados para hospitais e clínicas especializadas para a realização de exames complementares, tudo de forma gratuita. 

 

A Natural One

Líder na categoria de sucos 100% naturais, que lançou recentemente sucos funcionais à base de yacon, além de bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), a Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida no setor, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes. A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis em mais de 80 mil pontos de venda da marca, além do e-commerce exclusivo e via Clube de Assinaturas. A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram. Atualmente, a empresa já oferece seus produtos em 15 países, incluindo o Brasil.

  

Serviço:

www.natone.com.br


sexta-feira, 11 de outubro de 2024

São Paulo lidera exportação agropecuária do Brasil em 2024

Exportação do agro paulista atinge 18% do total nacional nos nove primeiros meses do ano e supera o Mato Grosso


Foto: Divulgação

 

As exportações do agronegócio paulista registraram aumento de 9,2%, atingindo US$22,69 bilhões, no acumulado de janeiro a setembro de 2024, quando comparado ao ano passado. Com esse resultado, São Paulo atingiu 18% do total nacional e assumiu a primeira posição entre os maiores estados exportadores do País, superando Mato Grosso, que tradicionalmente lidera a balança.

São Paulo lidera com 18% de participação, seguido por Mato Grosso 17,3%, Paraná 11,5%, Minas Gerais 10,1%, Rio Grande do Sul 8,7% e Goiás 6,6%. “A cada mês verificamos a potência do agro paulista na balança comercial. Os números registrados demonstram todo o nosso esforço junto com o setor, de uma produção agrícola com alta qualidade e preços competitivos no mercado internacional. Apesar de todos os desafios que temos enfrentado, como a forte estiagem no Estado, o agro de São Paulo mostrou sua força mais uma vez”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Além disso, o saldo da balança comercial do agronegócio paulista alcançou um superávit de US$18,45 bilhões, um crescimento de 8,9% em relação aos nove primeiros meses de 2023. No período analisado, a balança comercial do agro de São Paulo representou 43,5% do total do estado, enquanto as importações corresponderam a 7,5% do total. 

O levantamento foi realizado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. A pesquisa também analisa o desempenho por produtos e destaca o crescimento expressivo na exportação de café verde (+121,6%), produtos de celulose (+15,0%), carne bovina (+39,0%) e suco de laranja (+27,5%). 

 

Exportações do Agronegócio Paulista por grupos de produtos


Os cinco principais grupos de exportação foram:


Complexo sucroalcooleiro: com US$ 9,15 bilhões, com o açúcar representando 93,0% e o etanol 7,0%,


Carnes: somando US$ 2,49 bilhões, sendo a carne bovina responsável por 83,9%,


Produtos florestais: na ordem de US$ 2,35 bilhões, com 54,3% de participação da celulose e 38,0% do papel,


Complexo soja: registrando US$ 2,10 bilhões, com a soja em grão correspondendo a 78,8%;


Sucos: com US$2,00 bilhões, dos quais 98,0% foram sucos de laranja.


Esses cinco grupos representaram 79,7% das exportações do agronegócio paulistas. O grupo café, tradicional no estado de São Paulo, ocupou a sexta posição, com vendas de US$944,21 milhões, sendo 71,4% referentes ao café verde e 24,5% ao café solúvel.


Serviço:

www.agricultura.sp.gov.br


quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Johnnie Walker anuncia seu primeiro drinque pronto para beber

Feito com Johnnie Walker Blonde, as latas de Johnnie Walker Blonde & Citrus têm previsão de chegada aos pontos de venda no primeiro semestre de 2025


Foto: Divulgação


Johnnie Walker anuncia seu mais novo produto pronto para beber, ou RTD (ready to drink). O Johnnie Walker Blonde & Citrus, popularmente conhecido como Blondinho, combina a qualidade inconfundível de Johnnie Walker com a praticidade da categoria RTD, sendo uma versão inovadora do drinque, sucesso nos principais festivais musicais deste ano.

Com uma proposta de sabor suave e refrescante, a bebida apresenta uma equilibrada combinação da leve doçura do whisky com delicadas notas de baunilha, complementadas por um toque cítrico de refrigerante sabor limão, proporcionando uma experiência única e deliciosa para o consumidor.

“Queremos oferecer um drinque que seja fácil de consumir, sem abrir mão do sabor e da experiência premium da nossa marca.O Blondinho é a união perfeita entre a qualidade do nosso whisky escocês e a praticidade que o consumidor moderno procura e, por isso, ele foi escolhido para ser o primeiro RTD de Johnnie Walker do Mundo”, comenda Vanessa Kalache, head de inovação da Diageo.

Blondinho será comercializado em latas de 269 ml, com teor alcoólico de 5% ABV, e já tem lançamento oficial previsto para março de 2025. Porém, quem estiver nos shows da Bruno Mars live in Brazil, marcados para Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília, já poderá conhecer o produto em primeira mão. Ou gole. Nos shows de São Paulo, o drinque pronto é comercializado pelos vendedores ambulantes, mas não em lata.

O RTD não será uma edição limitada, mas sim um acréscimo permanente ao portfólio da Diageo, consolidando a presença de Johnnie Walker no segmento de bebidas alcoólicas prontas para beber no Brasil.


Diageo

A Diageo é líder global em bebidas alcoólicas premium com um portfólio de marcas consagradas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, entre outras, e está presente em 180 países. A empresa é comprometida com a iniciativa "Sociedade 2030: Espírito do Progresso". Centrada em três pilares, a estratégia promove o consumo responsável de álcool, fomenta a diversidade e inclusão e garante a sustentabilidade da cadeia de produção do grão ao copo. Como parte dessa agenda, a Diageo promove globalmente o consumo responsável por meio do DRINKiQ, plataforma digital que reúne orientações e dicas para moderação. 

A empresa está listada na Bolsa de Valores de Londres (DGE) e na Bolsa de Valores de Nova York (DOE). 


Serviço:

www.diageo.com.br


quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Cerveja Therezópolis é premiada no World Beer Awards 2024

A marca das fabricantes Coca-Cola FEMSA Brasil e Coca-Cola Andina teve três representantes entre as melhores do País


Foto: Divulgação


O World Beer Awards, um dos principais concursos internacionais de cervejas, elegeu três rótulos da Therezópolis para os pódios dos seus respectivos estilos. A marca, fundada em 1912, produz cervejas premium artesanais e segue a Reinheitsgebot, lei alemã que atesta a pureza da bebida. 

“Essa premiação é o resultado de todo o compromisso com nossos consumidores e reforça as credenciais de Therezópolis. Estamos no caminho certo para ganhar mais espaço entre os amantes de cerveja”, afirma Luiz Mattos, diretor de Marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Na etapa Brasil, a Therezópolis Gold foi medalha de ouro na categoria Helles/Münchner, enquanto a Therezópolis Ebenholz garantiu a medalha de prata entre as Dark Lagers e a Therezópolis Rubine ganhou o bronze na categoria Bock.

Renato Meves, head de Alcoólicos da Coca-Cola Andina Brasil, reforça: “Essa conquista representa muito para todos nós porque chancela as credenciais de Therezópolis, comprovando seu DNA de qualidade superior”.


As premiadas

A Therezópolis Gold é uma Premium Lager, estilo que, entre os três rótulos, é o mais disseminado no Brasil. A cerveja possui uma coloração dourada clara, com aroma puro e floral, e boa cremosidade - resultado da combinação entre o puro malte de cevada e nobres lúpulos. Possui nível 12 na escala IBU, tendo um amargor menor do que as outras premiadas.

Com a medalha de prata entre as Darks Lagers, a Therezópolis Ebenholz é uma tradicional Münchner Dunkel da Alemanha. É uma cerveja aromática com sabor bem maltado, complementada pelas notas de torrefação e café equilibradas pelo frescor do lúpulo.

Já a Therezópolis Rubine, possui cor mais avermelhada e com feixes alaranjados. É composta por maltes tostados do tipo Munich e Carared, e seu aroma traz notas de ameixa preta, café e toffee. O líquido tem baixa fermentação e maturação prolongada, resultando em corpo médio e espuma persistente.


Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA, S.A.B. de C.V. é a maior engarrafadora da franquia Coca-Cola do mundo por volume de vendas. A Companhia produz e distribui bebidas das marcas registradas da The Coca-Cola Company, oferecendo um amplo portfólio de 134 marcas a mais de 270 milhões de consumidores todos os dias. A companhia comercializa e vende aproximadamente 3,8 bilhões de caixas unitárias através de mais de 2 milhões de pontos de venda por ano. Operando 56 unidades de manufatura e 249 centros de distribuição, a Coca-Cola FEMSA está comprometida a gerar valor econômico, social e ambiental para todos os seus grupos de interesse em toda a cadeia de valor. A Companhia é membro do Índice de Sustentabilidade de Mercados Emergentes do Dow Jones, Índice de Sustentabilidade MILA Pacific Alliance do Dow Jones, FTSE4Good Emerging Index; e do índice S&P/BMV Total México ESG, entre outros. Suas operações abrangem alguns territórios no México, Brasil, Guatemala, Colômbia e Argentina, e, em nível nacional, na Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Uruguai e Venezuela mediante um investimento na KOF Venezuela. 


Coca-Cola Andina 

Somos a Coca-Cola Andina, uma empresa com mais de 75 anos de história, atuando no Brasil, Argentina, Chile e Paraguai, com o propósito de juntos, chegar a todos os cantos, para refrescar momentos e criar oportunidades. A partir deste propósito, refrescamos milhares de consumidores com nossos produtos, sendo líderes na indústria de refrigerantes nos mercados em que operamos.  

No Brasil estamos presentes nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, com três unidades fabris e mais de 20 centros de distribuição e escritórios de vendas. Em Duque de Caxias/RJ temos uma das fábricas mais tecnológicas do mundo. 

Desde a garrafa individual, tivemos uma enorme expansão no portfólio de bebidas. Hoje, a Coca-Cola Andina distribui mais de 5 milhões de litros de bebidas por ano, levando a felicidade a quase 53 milhões de consumidores, através de 280 mil clientes. Essa magia acontece graças à dedicação e ao esforço diário de quase 16.500 colaboradores presentes nos quatro países. 


Serviço:

www.coca-cola-femsa.com.br

www.koandina.com

www.cervejatherezopolis.com.br


terça-feira, 8 de outubro de 2024

2º Concurso Brasileiro de vinhos de mesa premia vencedores de 2024 em Bento Gonçalves

- Cerimônia será realizada amanhã, dia 8 de outubro,

no Auditório da Embrapa Uva e Vinho

- São 56 premiados, sendo 13 Grandes Medalhas de Ouro,

22 Medalhas de Ouro e 21 de Prata, em cinco categorias


Foto: Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa


A Embrapa Uva e Vinho e a organização do 2º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) promoverão amanhã, dia 8 de outubro, às 18h, no Auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, a cerimônia de premiação do mais importante concurso de vinhos de mesa do Brasil.

O evento elegeu os melhores vinhos de mesa do País. Foram 180 amostras inscritas, das quais 56 premiadas, sendo 13 como Grande Medalha de Ouro, 22 como Medalha de Ouro e 21 como Prata. A 2ª edição do CBVM contou com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Consevitis RS, Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul; da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – MG e Sindivinho -RS e da Embrapa Uva e Vinho., Agavi, , SPVinho, e Sindusvinho – São Roque/SP.

O destaque dessa segunda edição do CBVM foi a significativa elevação do padrão de qualidade dos vinhos premiados em relação à primeira edição do evento. De acordo com Eduardo Viotti, jornalista especializado em vinhos e gastronomia, e presidente do Concurso, um grande número recebeu dos jurados especializados pontuação com média superior a 90 pontos.

“Esse resultado demonstra a evolução que as vinícolas vêm implementando em seus processos e produtos, com o desenvolvimento de variedades tipicamente brasileiras e com características organolépticas superiores. Isso significa que o consumidor brasileiro passa a ter melhores produtos em sua mesa”, explica Viotti.

As amostras inscritas foram de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco, em cinco diferentes categorias - vinhos brancos tranquilos; vinhos tintos tranquilos; vinhos secos rosados tranquilos; vinhos frisantes; e Vinhos espumantes 


Os vinhos de mesa que conquistaram a cobiçada Grande Medalha de Ouro foram:

Girola Rosé Suave, da Vinhos Girola, de Nova Trento (SC); Cortês Branco Seco Niágara, da Vinícola Panceri, de Meio Oeste (SC); Pérgola Tinto Seco, Pérgola Tinto Suave Bordô e Pérgola Tinto Suave, da Vinícola Campestre, Serra Gaúcha (RS); Rosé de Bordô do Nono, da Vinícola Zanrosso, Serra Gaúcha (RS); Collina Branco Seco, da Cooperativa Nova Aliança, Serra Gaúcha (RS); Jota Pe Branco Suave, da Vinícola Perini, Serra Gaúcha (RS); Galiotto Tinto Suave, da Vinícola Galiotto, Serra Gaúcha (RS); Jurupinga, da Vinícola Casa Martins, JundiaÍ (SP);  Quinta Moraes Bordô Rosé, da Vinícola XV de Novembro, São Roque (SP); Campino Tinto Suave Seleção, da Casa Geraldo Ind. Vitivinícola, Andradas (MG), e Casa Velha Reserva Nobre BRS Vitória, da Vinícola Vale do Gongo, Grão Mogol (MG).


Serviço:

www.concursovinhosdemesa.com.br


segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Tirol comemora 50 anos com festa em Treze Tílias, cidade onde foi fundada

Uma noite celebração marcou as comemorações dos 50 anos da Lacticínios Tirol, realizada no sábado, dia 28 de setembro em Treze Tílias, SC.


Ana Paula Rofner (diretora executiva); Vagner Ludovichi (diretor comercial e marketing); Valter Brandalise (diretor de captação); Mauro Dresch (diretor executivo); Adalberto Rofner (diretor executivo); Cesar Klein (diretor industrial); Henrique Rumpf (diretor executivo).

Foto: Divulgação


A festa contou com a presença dos sócios, executivos, além de varejistas, distribuidores, fornecedores e autoridades. O evento foi uma oportunidade para reconhecer a trajetória de sucesso da empresa com a entrega de diversas homenagens a ex-funcionários, colaboradores com muito tempo de empresa e parceiros de longa data.

Durante o evento, o diretor executivo Mauro Dresch, falou da sua emoção em reviver a história da empresa e agradeceu aos sócios, à família e a todos que fizeram parte da trajetória da empresa. “Cheguei na Tirol com 15 anos, em janeiro de 79, então, ela faz parte da história da minha vida e também da de todas as pessoas que fazem parte dela ou que já passaram pela empresa”.

Ele acrescentou que a Tirol possui milhares de produtores e que é a maior empresa de lacticínios de Santa Catarina. “Temos orgulho disso e, mais ainda, pelo fato de a Tirol não ser apenas uma construção física, mas feita de vida, de pessoas”, destaca Dresch.

O diretor executivo, Adalberto Rofner, também ressaltou o lado humano da empresa. “A Tirol iniciou pequena e conseguiu prosperar por meio de sua paixão pelo leite. Assim, foi construída mais do que uma marca, mas uma relação com os consumidores e é essa festa celebra o sucesso de todos que compartilharam os mesmos sonhos”, completa.


Serviço:

www.tirol.com.br


sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Petra é patrocinadora oficial do Botecar 2024

Marca do Grupo Petrópolis apoia, pelo segundo ano consecutivo, o festival gastronômico que valoriza a cultura dos botecos de Belo Horizonte


Foto: Divulgação


Petra, cerveja do Grupo Petrópolis maior cervejaria com capital 100% nacional é, novamente, a patrocinadora oficial do Botecar. O festival que une arte e gastronomia, acontece entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, com o tema “Botecar é arte: coma, viva e compartilhe”, homenageando a tradição musical mineira.

Belo Horizonte, conhecida por ser a capital brasileira com maior concentração de botecos 178 bares para cada 100 mil habitantes, mais que o dobro de São Paulo, segundo dados da Associação de Bares e Restaurante (Abrasel), recebe a 8ª edição do festival, que contará com a participação de 39 bares, e a cerveja Petra Origem será a principal aliada para reforçar a autenticidade da gastronomia local e o melhor da música regional. 

Além do patrocínio, Petra contará com uma estratégia para auxiliar no aumento do alcance e visibilidade do festival, combinando ações com influenciadores locais que participarão do tour nos bares participantes e veiculação de informações sobre o evento em mídia Out of Home. A criação de conteúdos constantes e fragmentados durante todo o período, tem como objetivo criar uma jornada abrangente unindo a marca, o público e o evento.

Neste ano, os consumidores poderão degustar pratos com diferentes cortes de carne porco, boi, frango, peixe e ingredientes típicos, criando diferentes combinações. 


Petra 

A Petra é uma marca de cervejas desenvolvida seguindo a melhor tradição cervejeira mundial. Cada um dos estilos carrega a história de respeito aos preceitos essenciais de processos e matérias primas, sem ceder a modismos ou experimentações. Prezando pela harmonização, Petra apresenta rótulos que agradam aos mais exigentes paladares: Petra Origem Puro Malte, Petra Aurum, Petra Schwarzbier, Petra Bock, Petra Weiss Bier, Petra Stark Bier e Petra Origem Escura Premium. A Petra é parceira do Saber Beber, programa que incentiva o consumo consciente de álcool, reforçando que o ato de beber não é um problema, desde que seja feito de forma consciente e responsável. 


Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Cabaré Ice, Crystal Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis Estados e mais de 160 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais no link e em @grupo.petropolis nas redes sociais.


Serviço:

www.cervejapetra.com.br

www.grupopetropolis.com.br

www.festivalbotecar.com.br


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Piracanjuba usa inteligência artificial para atualizar fotos e estampa caixas de leite na busca por pessoas desaparecidas

Milhões de embalagens de leite se transformam em amuletos de esperança com tecnologia que mostra como pessoas desaparecidas há décadas estariam nos dias de hoje


Foto: Divulgação


A Piracanjuba, em parceria com a Associação Mães da Sé, instituição que desde 1996 ajuda famílias na busca por seus entes, lança a campanha Desaparecidos, uma iniciativa desenvolvida pela Ampfy, que combina Inteligência Artificial com a experiência de um perito criminal para criar imagens que mostram como pessoas, que desapareceram há décadas, estariam nos dias de hoje.

Dados do Anuário da Segurança Pública 2024 mostram que no ano passado foram registrados 80.317 casos em todo o país, 3,2% a mais em relação a 2022. A ação reedita um movimento dos anos 80, que estampava fotos de pessoas desaparecidas em caixas de leite nos Estados Unidos e que, agora, ganha uma releitura por meio da tecnologia. 

Com o uso de ferramentas de I.A. e a colaboração do perito Hidreley Diao, especialista na técnica de projeção de idade, a campanha faz uso da gigantesca capilaridade e distribuição da Piracanjuba, 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, para aumentar significativamente a chance de que essas pessoas sejam encontradas, ao transformar retratos antigos em cenas atuais, inserindo-as em situações do cotidiano. 

"Piracanjuba é sinônimo de qualidade e cuidado. Uma marca que chega nos lugares mais distantes do Brasil, coloca seu predomínio a favor de uma causa nobre e urgente: trazer esperança e, quem sabe, voltar a reunir famílias," afirma o CCO da Ampfy, Fred Siqueira. 

Produzidas pela Tetra Pak, milhões de embalagens serão distribuídas, contando com a logística da Piracanjuba, em todo o território nacional. "Uma marca da envergadura da Piracanjuba, com um propósito tão bonito de fazer o bem, eleva a nossa causa e nos dá visibilidade e alcance que nunca tivemos antes", comenta a presidente da Associação Mães da Sé, Ivanise Esperidião da Silva. 

No endereço (abaixo) o público pode saber mais sobre a iniciativa e obter mais informações sobre cada uma das pessoas apresentadas na campanha. O perfil da Mães da Sé no Instagram vai mostrar diversas fotos e até vídeos, tudo feito por I.A. a partir de um único retrato antigo. 

Para promover a ação, a Ampfy criou uma estratégia de comunicação com diversas ações que serão divulgadas nas redes sociais da marca, mídia exterior e com influenciadores que engajaram na causa. 

"Esta é uma iniciativa que nos enche de esperança. Os produtos Piracanjuba estão presentes no dia a dia das famílias, acompanhando muitos momentos de união e alegria à mesa. É muito triste o desaparecimento de um membro da família; é algo que afeta a todos. Com essa ação, queremos gerar empatia e contribuir para a busca dessas pessoas", reforça a diretora de Marketing do Grupo Piracanjuba, Lisiane Campos. "Desaparecidos é uma ação perene. Estamos muito envolvidos com ela e já olhando para sua continuidade no próximo ano", conclui.  

Essa é a primeira fase da campanha, que tem tempo indeterminado e deve receber novas imagens nas fases seguintes. 

 

Associação Mães da Sé 

A ONG Mães da Sé é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1996 por Ivanise Esperidião da Silva e outras mães que tiveram filhos desaparecidos. A entidade surgiu da dor e da necessidade de encontrar soluções diante do desaparecimento de pessoas, que é um problema social grave e muitas vezes negligenciado. 


Piracanjuba 

A Piracanjuba nasceu em 1955, no interior de Goiás. Desde então, estabeleceu esforços para ser reconhecida como uma marca de qualidade, inovadora e que atende as necessidades mais específicas dos consumidores. Exemplo disso foi o lançamento do primeiro leite UHT zero lactose do mercado, em 2012; a entrada no segmento de nutrição infantil, com a linha Excellence, em 2021, e criação do primeiro leite A2 de caixinha, em 2022. A manteiga, primeiro item da marca, se mantém no portfólio há mais de 68 anos. 

Para impulsionar as inovações, em 2021 foi criada a Divisão Científica Piracanjuba Health & Nutrition, um departamento totalmente estruturado e que funciona como centro de pesquisa e testes de produtos, com profissionais altamente qualificados e equipamentos de última geração. 

Com o propósito Gostamos de fazer bem o que te faz bem, a Piracanjuba é a 9ª marca mais escolhida nos lares de todo o país, conforme pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint), divulgada em 2024. 


A Ampfy

Fundada há 12 anos, a AMPFY é uma agência de comunicação contemporânea seu trabalho é baseado nas mais recentes jornadas de consumo para criar conexões entre marcas e consumidores. Explora os canais digitais e offline integrando estratégia, criatividade e mídia. Na última edição da pesquisa AgencyScope, figurou como TOP1 entre todas as agências de publicidade brasileiras em 16 diferentes rankings - incluindo o mais importante de todos: a agência melhor avaliada por seus clientes. Atualmente trabalha para as marcas: Perdigão, Bauducco, Outback, Alelo, Veloe, Ruffles, Dr. Oetker, Amazon, Piracanjuba, Azeite Andorinha, Raízen, Risqué, Bozzano, New Holland, Atto Sementes, Enel, PepsiCo, Coty e BRF. 


Serviço:

www.piracanjuba.com.br/desaparecidos


quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Weber Haus aterrissa na Berry Brothers & Rudd, a mais antiga e refinada loja de destilados de Londres

Presença em solo londrino faz parte da estratégia de expansão internacional da Weber Haus


Foto: Divulgação


A Weber Haus, destilaria gaúcha mais premiada do Brasil, alcançou um novo marco em sua história:  a presença de suas cachaças na Berry Brothers & Rudd, a loja de destilados mais antiga e refinada de Londres, que fornece bebidas alcóolicas para a Família Real há mais de 300 anos. O espaço é histórico e imponente e só comercializa bebidas que passam por um rigoroso critério de qualidade.

A conquista faz parte da estratégia de expansão internacional da marca, que já está presente em 32 países, sendo os principais compradores Estados Unidos, China, França e Inglaterra. “Compreender profundamente as necessidades e desejos do público-alvo da Berry Brothers & Rudd foi o nosso primeiro passo para identificar uma oportunidade importante de entrada neste cenário”, revela Evandro Weber, diretor da Weber Haus.

Desde 1848, quando a família Weber iniciou a produção de cachaça em Ivoti, no coração da Serra Gaúcha, a Weber Haus tem se destacado pela qualidade e inovação em suas bebidas. Com mais de um século de história, a destilaria combina métodos tradicionais com tecnologias modernas para criar cachaças de sabores únicos e complexos. “Queremos expandir a cultura da cachaça para todo o mundo, afinal essa é a bebida que mais carrega brasilidade e significado, faz parte da história do nosso país”, comenta Evandro.

Com mais de 180 prêmios conquistados em todo o mundo e exportações, a Weber Haus está construindo uma nova fábrica, já integrando o conceito de indústria 4.0 com tecnologias que aprimoram a eficiência e a sustentabilidade. As expectativas são que esse novo polo fabril fique pronto até 2027 o que aumentará a capacidade de produção em até 10 vezes expandirá para o atendimento de novos mercados.

“A entrada na Berry Brothers & Rudd significa muito para nós, é um atestado de que nossos esforços e comprometimento com o setor tem sido reconhecido de uma maneira muito especial, o que nos impulsiona para continuar produzindo cachaças e outros destilados de extrema qualidade”, finaliza Evandro. 


Dados de exportação do setor

As exportações do setor alcançaram mais de US$ 20 milhões em 2022, um crescimento de 52,38% comparado a 2021. Entidades atuam conjuntamente em Projeto Setorial de Promoção às Exportações e Programa de Qualificação para Exportação que contribuem para impulsionar o destilado no comércio internacional

A cachaça, segunda bebida alcóolica mais querida pelos brasileiros, atrás apenas da cerveja, vem conquistando também cada vez mais os consumidores de todo o mundo. No ano passado, as exportações do setor deram um salto e bateram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado em 2022 foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do ComexStat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o que representa um aumento de 52,8% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros.

Em 2022, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália. Fonte: APEX 

BRASIL


A Weber Haus

A história da família Weber no Brasil tem início em 1824, quando saíram da cidade alemã de Hunsrück para morar no Lote 48 das encostas da Serra Gaúcha, hoje chamada Ivoti. Ao adquirir as terras, a família iniciou o plantio de batata inglesa. Foi só em 1848, com o plantio de cana-de-açúcar, que começaram a elaborar cachaças para consumo.

Após a consolidação no mercado, a terceira geração da família assumiu o controle da empresa na virada do milênio, e ampliou o portfólio da empresa que hoje conta com vodka, rum e gin no portfólio.

 Celebrando 76 anos de trajetória, a Weber Haus não apenas abraça o compromisso com a sustentabilidade, mas também tem a missão de difundir a cultura da cachaça para além das fronteiras nacionais. Presente em diversos países, como Estados Unidos, França, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Turquia e Japão, a marca está empenhada em representar o destilado brasileiro ao redor do mundo. Atualmente, a destilaria já coleciona mais de 180 premiações e certificados importantes para a agroindústria.


Serviço:

www.weberhaus.com.br


terça-feira, 1 de outubro de 2024

Dia internacional do Café: Quais são as novas tendências de consumo?

A data é celebrada no dia 1º de outubro por produtores, coffee lovers e empresários do setor


Foto: Divulgação


Nos últimos anos os consumidores tornaram-se mais conscientes e exigentes. O mercado cafeeiro está em ascensão, estimado em US$ 132,13 bilhões neste ano e deverá atingir US$ 166,39 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR de 4,72% durante o período de previsão, de acordo com o último levantamento da empresa internacional de pesquisa Mordor Intelligence. 

Algumas tendências chamam atenção do mercado como a crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem; a procura por cafeterias como locais preferidos de socialização e até mesmo de trabalho; benefícios para saúde; além da preocupação com qualidade e como aquele café foi feito, se é socioambientalmente comprometido. Também percebe-se que a procura por café com leite, expresso e cappuccino, que eram comumente preferidos pelos consumidores, de modo geral, tem mudado nos últimos tempos, a busca por perfis e experiências degustativas únicas, com sabores diferenciados tem ganhado protagonismo.

“As bebidas com notas achocolatadas, que lembram o caramelo e a castanha, formando a base para outros aromas e notas são mais apreciadas, mais gastronômicas e mais gustativas. Dentre as notas secundárias mais apreciadas, está o floral, muito presente no café brasileiro. Notas cítricas e fermentadas (vinhadas) são as menos procuradas no mercado neste momento”, Diz Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer. 

Ainda de acordo com o Presidente Executivo, a nova geração, compreendida pelas pessoas com faixa etária entre 25 e 30 anos, tem apreciado cafés mais suaves, com bom corpo e notas achocolatadas. “Uma característica significante dessa geração é o interesse pela forma de produção, ou seja, se há respeito pela sustentabilidade socioambiental. Um café rastreável chama mais atenção desses consumidores. Eu diria que a ordem de preferência dessa geração é como e onde foi produzido o café, qual a qualidade, e por fim o preço, diferentemente da geração “tradicional” que a ordem seria: preço, a qualidade e origem”. 

A pesquisa da Mordor Intelligence também aponta que há uma tendência de busca por produtos certificados para garantir a credibilidade do café. Os consumidores exigem produtos premium que enfatizem as particularidades. Prevê-se que as inovações tecnológicas, medidas de segurança e as unidades de processamento de alimentos baseadas em máquinas desempenharão um papel essencial na procura de café nos próximos anos.

De acordo com a Expocacer, as perguntas mais frequentes na hora da compra de café são relacionadas à qualidade, regularidade de entrega, preços, origem e forma de produção.

“Nossos cafés possuem diversos selos como regenerativo, baixo carbono, orgânico, entre outros, além de oferecer rastreabilidade, fazendo com que o consumidor saiba de onde vem aquele grão e quem o produziu. A cooperativa envia café para mais de 35 países, os principais destinos são Estados Unidos, França, Bélgica, Japão, Itália, Reino Unido, Espanha e Coreia do Sul”, diz Ítalo Henrique, Diretor Comercial da Expocacer.

A crescente conscientização sobre os benefícios do café para a saúde é um ponto a se destacar também. De acordo com a Organização Internacional do Café (OIC), mais do que nunca, o comportamento do consumidor tem sido impulsionado pela saúde e nutrição. Conforme o último levantamento do Institute for Scientific Information on Coffee (ISIC), as pesquisas online globais por “benefícios de beber café para a saúde” aumentaram 650% nos últimos anos.

“Os produtores de café e as empresas precisam atender as demandas e novas tendências para se manterem competitivos no mercado, sempre comprometidos com o futuro”, finaliza Ítalo Henrique.


Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos cerca de 740 produtores, com exportação para mais de 35 países, nos 5 continentes.


Serviço:

www.expocacer.com.br


Anuário IB 2022