O Pavilhão Brasil reuniu mais de 190 empresas interessadas em levar o paladar brasileiro para o mundo. Entre açaí, doces e leites vegetais, conheça um pouco do que o Brasil levou para expor em uma das maiores feiras de alimentos e bebidas da Europa
Empresa Cuíca – SIAL Paris 2024
Foto: Daniela Luquini / ApexBrasil
A feira internacional SIAL Paris 2024 seguiu movimentada e funcionando até esta quarta-feira (23/10), em Paris, na França. A expectativa é gerar, ao final dos cinco dias de evento, mais de US$ 2,5 bilhões em negócios para as empresas brasileiras participantes. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Pavilhão Brasil conta com a presença de 192 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas de diferentes partes do país, distribuídas em seis pavilhões.
“Cuidamos de cada detalhe da participação brasileira, inclusive selecionando empresas com grande potencial de expansão, para reforçar o posicionamento do Brasil como parceiro global de negócios e para divulgar a diversidade, os sabores e as oportunidades comerciais que temos em nosso país”, conta Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, que esteve na feira abrindo oficialmente o pavilhão brasileiro no último domingo (20).
Segundo Viana, nesta edição da SIAL Paris, a gastronomia vem como aliada não somente das vendas de produtos, mas como facilitadora para que o público e os compradores internacionais conheçam diferentes sabores e possibilidades gastronômicas oferecidas pelos produtos brasileiros. “A gente não quer só vender os produtos, a gente quer que as pessoas sintam o sabor do Brasil”, reforçou o presidente da Agência.
Sabor e versatilidade
Uma imensa variedade de produtos brasileiros está sendo exposta para milhares de compradores internacionais de todo o mundo que circulam pela SIAL Paris. Um deles é uma bebida a base de castanha do Brasil da startup e foodtech brasileira Cuíca. O leite vegetal levou dois anos para ser desenvolvido e usa castanhas do Acre, que, segundo a fundadora da empresa, Bianca Oglouyan, “tem um nível de nutrição bem superior se comparadas com as castanhas de outros lugares da Amazônia. Foi por isso que ela foi escolhida, porque tem bastante selênio, magnésio, potássio e vitamina E”.
Bianca afirma que a empresa apostou nesse produto por sua versatilidade. “Ele pode ser tomado puro, com café ou cereais e usado em molhos e receitas. A ideia é levar a versatilidade de um produto industrializado brasileiro, mas com o sabor de artesanal, para o mundo”, destaca a empresária. Ela reforça que o apoio da ApexBrasil foi fundamental. “A Apex nos ajudou desde o primeiro dia, fez com que a gente conseguisse chegar até aqui. Essa é a nossa primeira vez em uma feira internacional. Então, a gente está sentido uma felicidade imensa e muita gratidão pela Apex”.
A versatilidade dos produtos brasileiras ofertados se apresenta também na escolha da empresa de bebidas não alcóolicas Britvic Brasil, que, na SIAL Paris, está apresentando o Smoothie de Açaí Tradicional Amazoo. O produto é o carro-chefe dentro das ações voltadas para a exportação da empresa e um dos mais inovadores, segundo a gerente de Exportação da Britvic Brasil, Angélica Posadas. “O produto vem da floresta amazônica e inclui vitamina C e antioxidantes. Além disso, é versátil, pode ser utilizado na gastronomia, no dia a dia, nas cafeterias, em supermercados. É um produto que a gente acredita que tenha bastante potencial para ser aceito no mundo”, afirma.
Angélica conta que o Smoothie de Açaí já começou a ser exportado para os Estados Unidos e está prestes a entrar no Japão e em Portugal. “A ApexBrasil é um eixo fundamental dentro das exportações. Sem as missões, sem o acompanhamento de consultores, a indicação de como entrar nos mercados, sem as feiras internacionais como a SIAL Paris, a gente não conseguiria abrir novos mercados e entender o que está acontecendo no mundo”, ressalta.
Também com o açaí, a Polpanorte, uma das marcas do grupo Zeppone, acredita em ampliação de mercados a partir da aliança entre produtos da indústria e a gastronomia. De acordo com o gerente de exportação da empresa, Bruno Folharini, o consumo de açaí está muito relacionado com sobremesa e lanches de praia e da tarde. “A gastronomia vai fazer com que o produto ganhe novos consumos. Por que não consumir no almoço? Por que não consumir na hora do jantar? A sinergia entre a indústria e a gastronomia gera outras possibilidades de consumo, como, por exemplo, em pratos quentes”, explica. A empresa nasceu em 1995 em Japurá, no interior do Paraná, e tem entre seus destaques na SIAL Paris o creme de açaí, em versões sem açúcar ou misturadas com diferentes frutas.
Doçuras para o mundo
Outra empresa que integra o Pavilhão Brasil na SIAL Paris é a Simas Industrial de Alimentos S.A. Fundada em 1946, na cidade de Natal (RN), produz doces como balas, pirulitos, confeitos e caramelos. A empresa já é experiente em exportação e vende para mais de 30 países. Segundo o diretor Luiz Simas, a participação em feiras tem sido muito importante para manter o número de países importadores de seus produtos e ampliar mercados. “A presença em feiras possibilita manter os negócios e, lógico, fazer muita prospecção de clientes. É um passo importante na etapa de exportação, que demanda muito tempo e trabalho”.
De acordo com Luiz Simas, estar em uma feira internacional do porte da SIAL Paris com o apoio da ApexBrasil faz toda diferença. “Com a organização e a credibilidade da Apex, chegamos aqui com mais confiança e segurança e acabamos passando a imagem de confiança e segurança também para os compradores”, destaca.
ApexBrasil na SIAL Paris
A ApexBrasil está presente na SIAL Paris considerada uma das maiores e mais importantes dos setores de alimentos, bebidas e agronegócios da Europa – desde 2006, quando conquistou maior espaço para entrada de produtos brasileiros na França e mercados adjacentes da Europa, Oriente Médio, África e América do Norte.
Na última edição, em 2022, a SIAL Paris teve mais de mais 7 mil expositores de 127 países e recebeu mais de 265 mil visitantes de 200 nações. Do total de visitantes, cerca de 90% são estrangeiros, o que reforça o posicionamento da feira como uma plataforma mundial de promoção do setor de alimentos e bebidas.
Neste ano, a SIAL Paris comemora 60 anos e a ApexBrasil está presente mais uma vez organizando o Pavilhão Brasil com a participação de 192 empresas, sendo 87 apoiadas diretamente pela Agência, 9 Comerciais Exportadoras ou “Trading Companies” que representam 50 pequenos negócios via Brasil Trade Lounge (BTL), além de outras 46 empresas participantes via projetos setoriais Brazilian Pork, Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Breeders, realizados em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e via projeto setorial Brazilian Beef, realizado em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).
Ao longo dos cinco dias do evento, mais de oito mil compradores internacionais devem passar pelos pavilhões onde o Brasil apresenta seus produtos distribuídos estrategicamente.
Serviço:
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