Jornalistas, compradores e estudantes do Exterior estão na Serra Gaúcha atrás de informações sobre os produtos nacionais
*Redação
Intercâmbio cria a expectativa de geração de novos negócios
Foto: Cassiano Farina
Foto: Cassiano Farina
Neste mês de Carnaval, visitantes de diferentes países estão no Brasil motivados por outras de nossas especialidades: o vinho e o suco de uva. Três grupos compostos por jornalistas e compradores de redes varejistas e restaurantes dos Estados Unidos, além de estudantes de mestrado da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), circulam pela Serra Gaúcha trazidos pelos projetos setoriais de promoção internacional Wines of Brasil e 100% Grape Juice of Brazil – realizados em parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – para conhecer, estudar e fazer negócios.
Entre os dias 6 e 9 de fevereiro, oito jornalistas e relações públicas de veículos norte-americanos de grande circulação, como Vogue, Condé Nast Traveler, Harper’s Bazaar, USA Today, Napa Valley Register, Eater, The Manual, Modern Farmer e The Wine Siren, fizeram tours enogastronômicos pela Serra Gaúcha, além de participarem de palestras técnicas sobre a produção nacional e as Indicações Geográficas brasileiras de vinho.
Já nesta semana aterrissam na região 18 estudantes do curso de mestrado da OIV para aprofundar seus conhecimentos a respeito das características do setor vitivinícola e o perfil dos vinhos nacionais. Em 2016, o Brasil integrou a grade do curso da entidade internacional, recebendo mestrandos que degustaram mais de 30 vinhos das principais regiões produtoras.
Além disso, até 23 de fevereiro compradores de importantes redes gastronômicas e varejistas descortinam as potencialidades das bebidas verde-amarelas. Os representantes da Full Circle Wine Solutions, Del Frisco’s Restaurant Group, Consolidated Restaurant Operations Inc. e Grand Cata farão um tour por 11 vinícolas de seis diferentes zonas vitivinícolas da Serra. Na taça, os visitantes estarão buscando a tipicidade brasileira para ofertarem no diversificado, porém concorrido, mercado norte-americano.
“Tanto o projeto com jornalistas como o de compradores têm como foco os Estados Unidos, um de nossos principais mercados-alvo. Já conseguimos chamar a atenção dos críticos e da mídia especializada, que querem saber cada vez mais sobre a nossa produção. E, assim como vamos trabalhando com a formação de imagem, paralelamente vamos construindo os canais de venda e distribuição”, observa o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini.
Serviço
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