Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Lapiendrius traz combinações inusitadas para bebidas na Soft Drinks Tech 2025

Novos blends de sabores para o mercado de bebidas na soft drinks tech 2025.


Equipe da Lapiendrius, durante a Soft Drinks Tech 2025

Foto: Divulgação


Atenta às tendências que unem indulgência e funcionalidade, a Lapiendrius Flavors vem se destacando como parceira estratégica da indústria de alimentos e bebidas, desenvolvendo combinações exclusivas que exploram inovação e versatilidade. Para a Soft Drinks Tech 2025, a casa de aromas apresenta suas mais recentes criações inspiradas no conceito de harmonia sensorial, trazendo inovação em sabor para o mercado de bebidas saborizadas, funcionais e carbonatadas.


Novos Rumos para os Aromas no Mundo das Bebidas

Nos últimos anos, o consumidor tem buscado muito mais do que bebidas indulgentes: cresce a demanda por opções funcionais, que unam sabor, bem-estar e experiências únicas. Essa tendência tem tensionado o mercado a explorar combinações cada vez mais criativas, especialmente com blends com cítricos, onde frutas como laranja, tangerina e limão se destacam. Para a edição deste ano da Soft Drinks Tech, a Lapiendrius Flavors apresenta criações exclusivas que exploram o melhor desses perfis. São sucos e bebidas desenvolvidos com combinações aromáticas equilibradas, que traduzem essa essência em uma experiência sensorial.


Novos blends de sabores para o mercado de bebidas, apresentados 

durante pela Lapiendsrius, durante à soft drinks tech 2025

Foto: Divulgação


“Nossa missão é criar sabores marcantes e memoráveis, que conectem marcas e consumidores de forma emocional. A Soft Drinks Tech será uma vitrine para mostrarmos esse potencial sensorial em bebidas”, destaca Carlos Lapique, CEO da empresa.


Lapiendrius Flavors

Com presença em mais de 8 países, a Lapiendrius Flavors nasceu em 1997 com o propósito de fornecer aos nossos parceiros do segmento de alimentos e bebidas aromas de alta performance, unindo qualidade superior a preços justos, o que nos consolidou como referência no mercado brasileiro. A empresa orgulha-se de atender aos mais elevados padrões de qualidade, oferecendo uma variedade de produtos que atendem às demandas específicas dos consumidores contemporâneos, incluindo opções Veganas, Halal, Clean Label e GMO Free. Para isso, contamos com tecnologia de ponta e um time de desenvolvimento altamente capacitado, capaz de aplicar micro encapsulamento, elaborar moduladores aromáticos e produzir ésteres em nossa própria planta industrial, garantindo soluções completas e eficientes para cada desafio do mercado de bebidas.


Serviço:

www.lapiendrius.com.br




sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Verallia inaugura forno de oxi-combustão em Campo Bom (RS) para atender à crescente demanda

Novo forno que também conta com tecnologia HeatOx™ reforça pioneirismo tecnológico da Verallia e seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento local.


Verallia inaugura forno de oxi-combustão em Campo Bom (RS) para atender à crescente demanda
Foto: Verallia


Terceira maior produtora mundial e líder europeia em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, a Verallia inaugurou um novo forno de oxi-combustão equipado com a tecnologia HeatOx™, uma solução inovadora desenvolvida pela Air Liquide em sua fábrica em Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Este investimento de €111 milhões marca um importante marco na estratégia de crescimento da Verallia no Brasil, refletindo a visão de longo prazo do Grupo e seu compromisso com a inovação sustentável.

Segundo Patrice Lucas, CEO do Grupo Verallia:“A entrada em operação do forno de Campo Bom é um passo significativo na jornada da Verallia rumo à descarbonização de seus processos produtivos e à aceleração da inovação em nossos mercados. Este projeto reflete nossa ambição de investir em tecnologias sustentáveis, fortalecer nossa presença em regiões estratégicas e trabalhar lado a lado com comunidades e parceiros locais.”


Fortalecimento do impacto local por meio do emprego e da inovação

O forno incorpora sistemas de produção de última geração, elevando a capacidade da unidade de Campo Bom para 820 toneladas de vidro por dia e introduzindo três linhas de produção.

Para apoiar essa expansão, a Verallia já criou 108 novos postos de trabalho, incluindo 21 mulheres e 7 pessoas com deficiência, demonstrando seu forte compromisso com diversidade e inclusão. Somadas, as unidades Campo Bom 1 e Campo Bom 2 agora empregam 267 pessoas.

Mais de 74 mil horas de treinamento foram dedicadas à capacitação dos novos colaboradores para a operação dos sistemas avançados do forno, apoiados por iniciativas de compartilhamento de conhecimento com equipes das fábricas da Verallia em Jacutinga (MG) e Porto Ferreira (SP).

“Com o forno de Campo Bom a Verallia irá dobrar sua capacidade instalada no Rio Grande do Sul, reforçando nosso papel como parceiro estratégico da indústria brasileira de vinhos”, afirma Quintin Testa, diretor-geral da Verallia para a América Latina. “A planta de Campo Bom historicamente atende o mercado nacional de vinhos, espumantes e sucos integrais de uva. Com o início da produção deste novo forno, a unidade continuará a atender esses mercados e ampliará sua capacidade de operação.”

O projeto foi desenvolvido em estreita colaboração com autoridades locais e regionais, consolidando ainda mais a posição da Verallia como parceiro industrial de longo prazo no Rio Grande do Sul e demonstrando o valor da cooperação público-privada para a inovação e o crescimento regional.

“Este investimento da Verallia em Campo Bom é fruto de uma parceria sólida com o Governo do Estado, que ofereceu o apoio necessário por meio do Fundopem para viabilizar essa nova operação. A decisão da empresa demonstra confiança no trabalho que estamos realizando para melhorar o ambiente de negócios no Rio Grande do Sul e atrair novos investimentos. É uma conquista que fortalece nossa economia, gera empregos e renda para os gaúchos e projeta o Estado como um lugar cada vez mais competitivo e aberto à inovação", afirmou o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.


Redução de emissões de carbono com a tecnologia HeatOx™

Desenvolvido em parceria com a Air Liquide e a Air Industrie Transition, o forno utiliza a tecnologia de oxi-combustão HeatOx™, que pré-aquece o oxigênio a 550°C e o gás natural a 450°C utilizando os gases de exaustão do forno. Isso melhora a eficiência térmica e reduz o consumo de oxigênio e combustível. Um sistema de “high boosting” complementa o processo com energia elétrica, reduzindo o uso de combustíveis fósseis durante a fusão.

Essa inovação reduz em até 20% as emissões de carbono em comparação com fornos convencionais.

“Este projeto demonstra o compromisso da Verallia em combinar tecnologia avançada, desempenho ambiental e desenvolvimento local. Temos orgulho em contribuir para o dinamismo econômico do Rio Grande do Sul e em atender os setores de vinhos e destilados do Brasil com soluções inovadoras e sustentáveis”, conclui Quintin Testa, diretor-geral da Verallia América do Sul.


Verallia 

Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalhamos próximos de nossos clientes, fornecedores e outros parceiros, em toda a cadeia de valor para desenvolver soluções inovadoras, relevantes e sustentáveis para todos.

Com quase 11.000 colaboradores e 35 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecológicas para mais de 10.000 empresas em todo o mundo. A Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,5 bilhões em 2024.

A estratégia de CSR da Verallia foi reconhecida com a medalha Platinum Ecovadis, colocando o Grupo no Top 1% das empresas avaliadas pela Ecovadis. Em setembro de 2025, a SBTi validou oficialmente a meta de longo prazo da Verallia Net Zero 2040 de acordo com seu Net-Zero Standard. Até 2040, a Verallia se compromete a reduzir suas emissões de CO₂ dos escopos 1 e 2 em 90% e compensar os 10% restantes em comparação com o ano-base de 2019. Essa meta está alinhada com a trajetória climática de 1,5°C estabelecida pelo Acordo de Paris.

A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e negocia nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia possui três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criação para o desenvolvimento de novos produtos. 

 

Serviço:

www.verallia.com.br


quinta-feira, 2 de outubro de 2025

União entre FIT e UFSCar torna mais acessível aquisição de equipamento de RMN de alto campo

Equipamento possibilita popularizar aplicações da técnica e ampliar pesquisa de ponta no país


Foto: Divulgação


Uma parceria entre a startup Fine Instrument Technology (FIT), empresa direcionada a soluções com utilização da tecnologia de ressonância magnética nuclear, e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), viabilizou a instalação de um equipamento de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de alto campo, desenvolvido pela empresa chinesa QOne Instruments' Ltd. 

A empresa chinesa incorpora tecnologias desenvolvidas na Suíça e na Inglaterra e vem comercializando o equipamento com um valor mais acessível à comunidade científica e industrial

 O equipamento está instalado no laboratório de RMN do Departamento de Química da UFSCar e pode ser visitado por pesquisadores e empresas interessadas em conhecer ou contratar sua utilização para pesquisas e serviços de análises. A unidade é referência no uso e formação de recursos humanos na tecnologia de RMN no Brasil e no Mundo. 

A parceria FIT-UFSCar tem como objetivo fortalecer a capacitação de pesquisadores da comunidade acadêmica e ampliar e popularizar pesquisas complexas, democratizando o acesso às técnicas avançadas de elucidação estrutural de pequenas moléculas, determinação da potência de fármacos e insumos farmacêuticos, pesquisas em ciência dos materiais e com  alimentos e bebidas industriais, estudos metabolômicas em matrizes de origem animal e vegetal, entre outras.

 “O equipamento de RMN de alto campo desenvolvido pela QOne representa uma opção com custo significativamente menor, possuindo valor aproximadamente 50% inferior em relação ao único modelo importado e comercializado no Brasil até o presente. Profissionais da FIT foram à China e fizeram extensa capacitação quanto ao funcionamento e manutenção do equipamento, o que proporcionará mais rapidez e segurança para instalações e manutenções preventivas e corretivas que se tornem necessárias, no Brasil”, destaca a diretora de Inovação e Relacionamento da FIT, Silvia Azevedo. 

 

RMN de alto campo

A RMN de alto campo utiliza campos magnéticos mais intensos (geralmente 9,4 T ou superiores) para gerar espectros de alta resolução. Essa técnica permite a caracterização detalhada de moléculas e materiais, com aplicações em diversas indústrias.

Entre suas principais aplicações, destaca-se a análise de produtos da agroindústria, a identificação e quantificação de compostos utilizados na indústria química e farmacêutica, avaliação de propriedades de polímeros e nanomateriais, bem como análise de matrizes e processos de produção de biocombustíveis.

A instalação do equipamento na Ufscar foi acompanhada por técnicos da QOn e contou com a presença do CEO da QOne, Jay Wei, do CEO da FIT, Daniel Consalter e do professor Antônio Gilberto Ferreira, do  DQ-UFScar, para quem a parceria marca a integração de tecnologia de ponta com o ecossistema científico, trazendo  benefícios diretos para as pesquisas e indústrias do País.


Serviço:

www.fitinstrument.com

www.ufscar.br


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Lagunitas anuncia chegada de Daytime ao Brasil e convida o consumidor a brindar em diferentes ocasiões

Novo rótulo é uma Session IPA fácil de beber, com apenas 98 kcal, sabor marcante e aroma intenso; Lançamento reforça o portfólio da marca no Brasil, combinando inovação em estilo e ampliando oportunidades de consumo


Foto Divulgação: Grupo HEINEKEN


Lagunitas, marca do Grupo HEINEKEN, apresenta ao mercado brasileiro a Lagunitas Daytime, uma Session IPA fácil de beber, com apenas 98kcal e de sabor e aroma marcantes. O lançamento reforça o movimento da marca em ampliar sua atuação no Brasil, consolidando-se como uma cerveja aspiracional e super premium, ao mesmo tempo em que recruta novos consumidores para o segmento.

A novidade chega para expandir os momentos de consumo da Lagunitas, trazendo um líquido mais acessível ao paladar, refrescante e fácil de beber, mas que mantém a personalidade marcante da tradicional Lagunitas IPA. Com notas cítricas e frutadas provenientes de lúpulos importados, a Daytime é uma opção versátil para diferentes ocasiões, carregando o conceito “Suave pra todo rolê” e abrindo espaço para uma nova relação entre consumidor e o lifestyle californiano da marca.

Segundo Ilana Boukai Lencastre, gerente de marketing das marcas Super Premium do Grupo HEINEKEN no Brasil, o lançamento representa um passo importante na estratégia da marca: “Com Daytime, queremos mostrar que Lagunitas é mais do que um rótulo craft. É uma marca que oferece qualidade, autenticidade e estilo de vida, dialogando com consumidores que buscam novas possibilidades de consumo, mas também com o mercado, ao impulsionar ainda mais a participação da marca no segmento premium de cervejas.”

O produto chega em lata 350ml, long neck 355 ml e draft, inicialmente nas regiões Sul e Sudeste, com lançamento oficial previsto para outubro de 2025 e inclusão definitiva no portfólio fixo da marca. A sugestão de preço é o mesmo de Lagunitas IPA. Com IBU 30 e consumo ideal entre 4ºC e 7ºC, a Lagunitas Daytime harmoniza com pratos apimentados, comida mexicana, hambúrgueres, churrasco, carnes grelhadas e queijos de intensidade suave a média, reforçando seu caráter democrático e versátil.

Seu lançamento oficial foi feito no Mondial de la Bière, maior festival de cervejas da América Latina, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. 


Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA. Em 2017, fortaleceu sua presença no país com a aquisição da Brasil Kirin, consolidando-se como o segundo maior player do mercado brasileiro de cervejas. Hoje, a companhia emprega mais de 13 mil pessoas e opera 13 unidades produtivas

sendo 11 cervejaria e duas microcervejarias além de construir sua 14ª cervejaria em Passos (MG).

Com sede em São Paulo, o portfólio da companhia inclui marcas como Heineken®, Amstel, Amstel Ultra, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Devassa, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. No segmento de não alcoólicos, estão presentes Heineken® 0.0, Sol Zero, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. O Grupo HEINEKEN no Brasil é subsidiário da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 


Serviço:

www.heinekenbrasil.com.br 


Anuário IB 2022