Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Sprite reúne mais de 100 voluntários para mutirão de limpeza de praia em Santos

A iniciativa, parte de um projeto da marca com o Pacto Global da ONU para limpeza de praias e rios, contou com organização local do Instituto EcoFaxina, Coca-Cola FEMSA e a presença do secretário do meio ambiente.


Foto: Divulgação


Após passagem por Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), o Projeto de Limpeza de Praias e Rios desembarcou pela primeira vez em São Paulo, em Santos, para uma ação em conjunto com a Coca-Cola FEMSA, fabricante parceiro, o Instituto EcoFaxina, organização que trabalha para reduzir o aporte de plástico no meio ambiente, e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santos.

Durante a manhã do domingo, cerca de 130 pessoas dividiram-se em grupos para a coleta de resíduos descartados incorretamente na faixa de areia da Praia do Gonzaga, entre os canais 2 e 3. Orientados pela equipe do Instituto EcoFaxina, os participantes recolheram resíduos, e até um pneu, que foram encaminhados à sede do Instituto EcoFaxina para gravimetria e destinação dos materiais recicláveis à COOMARES (Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista).

Após o mutirão, os voluntários aproveitaram as ativações realizadas em um espaço criado para o evento, e conheceram mais sobre as iniciativas sustentáveis da Sprite, que recentemente trocou o tradicional verde de suas embalagens pelo transparente, facilitando a reciclagem. Entre os participantes, Marcos Liborio, Secretário do Meio Ambiente de Santos, além de influenciadores digitais, profissionais da imprensa, voluntários do Instituto EcoFaxina e funcionários da Coca-Cola FEMSA e do Pacto Global da ONU no Brasil. 

Iniciado em dezembro, o projeto de limpeza de praias e rios é realizado em parceria com o projeto Blue Keepers, ligado à Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil e, ao todo, passará por 6 regiões do Brasil com ações para coleta de resíduos.

Nas próximas semanas, o projeto segue para Manaus (AM) e Rio de Janeiro (RJ). Nessa primeira fase, cada região receberá 4 mutirões durante o ano, com ativações realizadas em parceria com fabricantes parceiros do Sistema Coca-Cola e ONGs regionais que atuam para a conservação do meio ambiente.


 

As novas embalagens de Sprite

Lançadas no Brasil em agosto de 2022, as embalagens PET de Sprite passam a ser transparentes, substituindo o verde da marca, com 60 anos de história. Com essa mudança, a The Coca-Cola Company reforça o compromisso por um Mundo Sem Resíduos, facilitando a reciclagem do material.

Ao contrário da tradicional PET verde, a nova embalagem transparente da Sprite contribui para ampliar sua circularidade. O fato de não conter pigmentação colorida, faz com que a embalagem tenha maior procura e valor na cadeia de coleta e reciclagem, tornando-as mais circulares.

Além disso, o conjunto de benefícios de adotar uma embalagem transparente se reflete também em um valor de mercado de até 25% maior, se comparado às PETs com adição de pigmentação colorida. 

“Por um Mundo Sem Resíduos, nós da Coca-Cola assumimos o compromisso de tornar 100% das nossas embalagens recicláveis, feitas com pelo menos 50% de conteúdo reciclado até 2025, alcançando a coleta e destinação correta para 100% das embalagens colocadas no mercado até o ano de 2030. A mudança em Sprite se inicia ainda em 2022 e nos traz força nessa trajetória de respeito e cuidado com o meio ambiente. Estamos dando um passo a mais e valorizamos esta decisão de adotar a partir desse ano o PET transparente e uma porcentagem crescente de resina reciclada para embalagens de Sprite. Queremos que estas garrafas gerem ainda mais valor na cadeia de reciclagem, ampliando sua circularidade e impactando de maneira positiva todos os elos da cadeia que trabalham diariamente em prol da reciclagem em nosso país”, enfatiza Ted Ketterer, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.  

 

A The Coca-Cola Company

The Coca-Cola® Company (NYSE: KO) é uma empresa completa de bebidas com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas de bilhões de dólares em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola®, Sprite e Fanta. Algumas de nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak, Honest e Ayataka. Nossas marcas de nutrição, sucos, laticínios e bebidas à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Também buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. 


Coca-Cola FEMSA

A Coca-Cola FEMSA é o maior engarrafador do Sistema Coca-Cola por volume de vendas, com um portfólio de 129 marcas líderes multicategorias. A companhia atende mais de 261 milhões de pessoas com 2 milhões de pontos de venda, 49 fábricas e 268 centros de distribuição em 10 países na América Latina. A estratégia da companhia é a constante inovação e compromisso com nossos princípios nos permitem gerar valor econômico e bem-estar social e ambiental para todos os grupos de interesse. 


Blue Keepers

O Blue Keepers é uma iniciativa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceanos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar.


O Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. 

O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e

Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. 


Instituto EcoFaxina

O Instituto EcoFaxina é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2008, que trabalha no combate à poluição marinha no Brasil. Além dos mutirões de limpeza, o Instituto oferece educação ambiental e promove a conscientização sobre a importância da preservação dos oceanos. Em 14 anos de existência, foram realizadas 155 ações, com mais de 4.000 voluntários envolvidos que retiraram, ao todo, 68.310 kg de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos, sendo o plástico, o material mais abundante, com 44.554 kg.


Serviço:

www.coca-colacompany.com

www.coca-colafemsa.com.br

www.unglobalcompact.org

www.pactoglobal.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022