Plano de ação para alcançar Net Zero é uma iniciativa global da companhia. Esse novo passo faz parte de uma série de compromissos de sustentabilidade em andamento desde 2017
Foto: Divulgação
As mudanças climáticas são um dos desafios mais urgentes da sociedade. Em mais um avanço nesta agenda, a Ambev quer zerar emissões de carbono de toda sua cadeia de valor até 2040, ou seja, escopos 1, 2 e 3. O plano para alcançar Net Zero integra ações que estão em andamento desde 2017, quando a companhia firmou compromissos focados em ação climática, gestão de água, agricultura e embalagem circular. O anúncio global foi feito nesta segunda-feira (6/12), junto com a apresentação do novo propósito da companhia: "Sonhamos grande por um futuro com mais razões para brindar."
"O novo propósito traduz a união entre a nossa capacidade de mobilizar pessoas em um objetivo comum e nossas ações para construir um futuro melhor. A sustentabilidade é fundamental nessa construção. O avanço na pauta de ação climática representa a solidez dos resultados das nossas ações e compromissos ambientais até aqui, e a certeza de que podemos e iremos fazer muito mais", diz Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.
Desde 2017, quando a Ambev assumiu compromissos de sustentabilidade até 2025, a companhia avançou fortemente nessa jornada. No Brasil, as emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) de suas operações (escopos 1 e 2) foram reduzidas em 35% até 2020, e 100% de suas 32 unidades no país já operam com energia renovável. Neste ano, a Ambev deu um passo inédito com sua cervejaria em Ponta Grossa (PR), sua maltaria em Passo Fundo (RS) e o centro de distribuição em Joinville (SC) sendo as primeiras da sua operação no Brasil carbono neutro.
Plano de ação para zerar as emissões até 2040
Para zerar as emissões de carbono até 2040, a companhia estabeleceu um plano de Ação Climática baseado em três frentes, alinhado ao Science-based Targets Initiative (SBTi), que consiste em contribuir para conter o aquecimento global em 1,5 grau. São elas:
• Engajamento do ecossistema de parceiros: colaboração com fornecedores, parceria com startups com soluções inovadoras e envolvimento com a indústria em geral continuarão sendo chave para avançar na descarbonização da cadeia de valor. As frentes de economia circular e inovação em embalagens continuam sendo grandes aliadas nesse processo.
• Soluções baseadas na natureza: o envolvimento de agricultores ligados à sua cadeia de abastecimento para escalar práticas de agricultura regenerativa para enriquecer a saúde do solo e melhorar a capacidade de captura de carbono. Além disso, a companhia continua apostando em soluções baseadas na natureza para melhorar a saúde das bacias hidrográficas.
• Foco no impacto local: redução das emissões locais em suas operações e em toda sua cadeia de valor, inclusive por meio de investimentos para impulsionar a inovação local.
Serviço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário