Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Leão Alimentos e Bebidas celebra 120 anos de pioneirismo e solidez da marca no mercado brasileiro

Líder no segmento de chás e protagonista na construção de novos hábitos e tendências, empresa segue em ritmo de crescimento e inovando a cada ano, com portfólio diversificado para atender as preferências de todos os consumidores

Foto: Divulgação


A Leão Alimentos e Bebidas chega em 2021 com 120 anos superando metas, impulsionadas pelo desempenho da linha de chás para infusão, e com um portfólio inovador para atender os diversos gostos dos consumidores em todo o Brasil. Sua história se iniciou em 8 de maio de 1901, com a industrialização da erva-mate em Curitiba (Paraná), e é marcada pelo desenvolvimento e crescimento do segmento de chás no País. 

Empresa nacional, a Leão é líder de mercado em chás de infusão, com volume de 64,5% em market share, e prontos para beber. Em constante modernização, a Leão conta hoje com um portfólio com mais de 70 opções de produtos entre infusão e chás prontos para beber, que atendem aos mais diversos públicos. Essa variedade pode ser conferida nas linhas de chás funcionais, Senses (Premium), cápsulas e de infusão em água gelada, que ao longo dos anos têm colaborado para estimular e ampliar o consumo do chá no país, em qualquer momento, lugar e ocasião. 

"Leão é sinônimo de categoria, de cada três produtos vendidos no Brasil, dois são Leão. Com mais de um século de história, a empresa se reinventou várias vezes, pensou diferente e foi capaz de apresentar para o consumidor chás que atendem as mais diversas necessidades. Assumimos o compromisso de desenvolver o segmento, com a oferta de produtos de alta qualidade, saborosos, aromáticos e acessíveis. Somos líderes da categoria sempre apresentando novas possibilidades de chá aos nossos consumidores e criando novas tendências. Por tudo isso, temos muito orgulho da nossa história de 120 anos de celebrações", diz Dirk Schneider, CEO da Leão Alimentos e Bebidas. 

A Leão é uma empresa que tem em seu DNA um olhar atento ao bem-estar de seus consumidores, visando produtos naturais e saudáveis, além do compromisso com a qualidade deles. Isso se reflete no desenvolvimento de produtos inovadores, como a linha funcional - Requilibra, Recarrega, Reanima e Relaxa, que pelas suas composições apresentam propriedades interessantes em quatro frentes: Detox, Energia, Imunidade e Relaxamento e atende às necessidades de equilíbrio do corpo e mente. Já as cápsulas de chá Leão - compatíveis com máquinas Nespresso atendem um público que prima pela praticidade e conveniência, e a linha Senses, produzida na Turquia, permite uma experiência visual e sensorial, com refinados sabores, cores e aromas. 

"O brasileiro vem adquirindo novos hábitos e com isso a procura por chás vem crescendo, afinal, estamos diante de uma bebida sem restrições de consumo e que além de saborosa e aromática é capaz de fortalecer diferentes funcionalidades e boas sensações para o nosso dia a dia. Pensando sempre à frente, a Leão tem hoje uma linha de chás para preparo em água gelada - até então, inédita no Brasil - que quebrou a sazonalidade da bebida em períodos mais frios e conquistou os consumidores em todo o território nacional, de Norte a Sul do País", destaca Schneider. Vale ressaltar que hoje a empresa tem mais de 150 mil pontos de vendas cadastrados em todo o País. 


Responsabilidade ambiental e na cadeia produtiva 

A Leão também está atenta e faz constantes investimentos no aprimoramento de processos e tecnologias fabris. O pioneirismo da marca se reflete em seu compromisso com o meio ambiente e na cadeia produtiva. 

A empresa orgulha-se de sua unidade fabril em Fazenda Rio Grande, no Paraná, a primeira "fábrica verde" do Sistema Coca-Cola na América Latina, e também pioneira na conquista da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), na modalidade NC (New construction). A bio-arquitetura adotada inclui o maior telhado verde da América Latina que promove conforto ambiental, iluminação e ventilação naturais, captação e aproveitamento de água das chuvas, entre outras instalações verdes. 

A preocupação ambiental é conferida em toda a linha de produção. As duas fábricas responsáveis pela produção dos chás de infusão, situadas no Paraná, recebem investimentos contínuos para a redução de perdas e desperdícios de matéria-prima, energia, embalagens e de produto 

Desde 2014, a empresa conseguiu diminuir as emissões diretas de CO2 em mais de 50%, por meio do ganho de eficiência energética, da substituição de fontes de energia e a redução da compra de gases utilizados nos equipamentos de refrigeração. 

Além dos aspectos ambientais, a Leão sempre esteve atenta ao desenvolvimento local. A produção do Chá Matte é um exemplo. Ela começa com a plantação e colheita da erva-mate feitas pelos chamados ervateiros. Ao adquirir a matéria-prima diretamente deles, a Leão privilegia a agricultura familiar e o estímulo às pequenas indústrias no sul do País. 

"Nosso compromisso com a sustentabilidade permeia todo o negócio da empresa, do planejamento ao processo fabril, até a entrega final junto aos nossos parceiros", complementa Schneider. Com o objetivo de permanecer colaborando para o desenvolvimento do segmento e expandir o consumo de chá no País, a Leão reforça seu compromisso em levar aos brasileiros produtos de qualidade, acessíveis, com diversidade e que podem ser consumidos em diversas ocasiões e climas, seja em bebidas quentes, geladas, drinks, ou como ingredientes para alimentos, como bolos, pudins e o que mais a criatividade pedir. 


Linha do tempo 

Acontecimentos que marcam a história da Leão 

1901 - Fundação da Leão Júnior por Agostinho Ermelino de Leão Júnior em Curitiba (Paraná) 

1938 - Invenção do chá Matte Tostado 

1950 - Popularização da bebida com vendas de chá matte gelado nas praias cariocas 

2005 - Lançamento da linha Power, com a mistura de Mate e Guaraná. 

2007 - Integração com a Coca Cola Company 

2009 - Inauguração da Fábrica de Fazenda Rio Grande (PR) 

2018 - Lançamento das cápsulas de chá 

2019 - Lançamento da linha de infusão em água gelada 

2020 - Lançamento da linha de funcionais - Reequilibra, Recarrega, Reanima e Relaxa 


Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção e gestão de parte significativa de toda a cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos que integram essa cadeia de responsabilidade, estão marcas líderes no seu mercado, como Chá Leão e Matte Leão, além da linha Leão Senses. Todas levam sabor, praticidade e bem-estar à mesa dos brasileiros. Com mais de 1.000 colaboradores, a companhia gera inúmeros empregos indiretos na sua cadeia agrícola e nas suas operações industriais e logística lógicas. A Leão Alimentos e Bebidas completa 120 anos, em 2021, com base em uma história de superação, inovação e sucesso, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade, respeito às comunidades em seu entorno, funcionários, parceiros e consumidores. 


Serviço:

www.leaoalimentosebebidas.com.br

www.cocacolabrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022