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quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Paixão da Nova Zelândia pelo café faz vendas crescerem mesmo na pandemia

Para comemorar o dia Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, conheça um pouco mais sobre a relação de amor entre os neozelandeses e a bebida


Flat White

Foto: Divulgação

Se a Nova Zelândia pudesse ser caracterizada por uma bebida, seria o café. Os neozelandeses são famosos pelo seu amor ao cafezinho e diferentes preparos da bebida, como o flat white, que leva espresso e microespuma de leite há inclusive um acalorado debate sobre sua origem: surgiu na Austrália ou na Nova Zelândia? 

Apesar de não ser produtor de café, o país é um importante mercado consumidor e o Brasil é um dos maiores exportadores dos grãos para a Nova Zelândia. A capital Wellington, com seus cerca de 850 cafés e restaurantes, tem mais cafeterias per capita do que a cosmopolita Nova York, por exemplo. A cidade também abriga cerca de 40 casas de torra, que distribuem os grãos torrados para todo o país. E praticamente todo neozelandês tem em casa uma máquina de fazer café. 

A paixão dos kiwis (apelido carinhoso dado a quem nasce na Nova Zelândia) pela bebida é tão grande que, ao contrário do que ocorreu em outros países, as vendas das cafeterias aumentaram durante a pandemia e o período de isolamento, com as pessoas procurando por grãos e equipamentos. No Coffee Supreme , famosa casa de torrefação da Nova Zelândia, por exemplo, as vendas de equipamentos aumentaram 120% durante o lockdown. Sua cafeteria em Wellington, batizada de Customs , também viu as vendas subirem 20% em relação ao período pré-pandemia. 

As vendas online apresentaram crescimento expressivo e muitas cafeterias criaram programas de assinatura para que as pessoas pudessem receber em casa sua dose diária de cafeína, como no caso da Boe&Tie, uma micro casa de torrefação que vende e faz entregas de café em um charmoso carrinho-bicicleta. Já no Atomic Coffee , o número total de pedidos viu um aumento de 200% em relação ao ano passado. 

Dados do país mostram que mais da metade dos neozelandeses (52%) vai atrás do seu café preferido não importa onde, podendo sair do seu caminho habitual só para garantir uma xícara fresca da bebida. Outro dado interessante vindo de um estudo realizado pela Canstar Blue, empresa de pesquisa de satisfação com consumidores, é o de que, em Wellington, 42% dos moradores diz não conseguir começar o dia sem antes beber café. O ambiente relacionado ao café também atrai seus amantes: ainda na capital, 18% dos ouvidos na pesquisa disseram fechar negócios e realizar reuniões em cafeterias. 

A relação dos neozelandeses com o café é tão forte que as cafeterias são importantes pontos de encontro e socialização. A maioria das casas também tem um ambiente amigável para crianças, oferecendo brinquedos, cadeirões e até menu infantil. Assim, é comum ver grupos de mães socializando nas cafeterias enquanto as crianças apreciam um "fluffy", que leva leite, chocolate e marshmallow. 

Para saber um pouco mais sobre essa bebida tão especial para a Nova Zelândia, veja abaixo como fazer um flat white para comemorar o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro, de acordo com Keiko Sato, barista da rede de cafeterias Santo Grão: 

• O flat white combina o sabor marcante do espresso com a textura aveludada do leite, que garante o toque de maciez à bebida. 

• Para fazer em casa, o ideal é ter uma máquina de espresso e um espumador. A proporção é de 2 shots de espresso (de 30 ml cada) com 100 ml de leite agitado, sempre usando uma xícara de 160 ml. 

• Outra opção é usar a cafeteira italiana. Nesse caso, a proporção se inverte, pois o sabor do café fica menos concentrado. 

• Então são 100 ml de café para 60 ml de leite agitado. 

E, para entrar no clima, Ed Tuari, Conselheiro Maori da Education New Zealand, explica como pedir um flat white em maori, língua do povo nativo da Nova Zelândia. O maori possui as mesmas cinco vogais (a e i o u), pronunciadas como no português, e tem oito consoantes similares às nossas - "h", "k", "m", "n", "p", "r", "t" e "w". Há também duas consoantes diferentes - "wh" e "ng". Muitos maoris pronunciam o som de "wh" semelhante ao nosso "f". O "ng" é parecido com nosso som de "ng" em uma palavra como "pingo", exceto pelo fato de no maori as palavras podem começar com "ng". 

Assim, Tuari explica que a expressão "Eu gostaria de um flat white, por favor" em maori seria "He Mōwai koa". "Já quem quiser especificar o tamanho da bebida deve usar paku (pequeno), waenga (médio) ou nui (grande)", ensina. 


O Turismo Nova Zelândia (TNZ) 

O Turismo da Nova Zelândia (TNZ) é a organização responsável pela divulgação do país como destino turístico no mundo e conta atualmente com 14 escritórios em 12 países. A principal ferramenta utilizada é a campanha "100% Pure New Zealand", mensagem que tem evoluído ao longo da última década para fazer do país uma das marcas turísticas mais respeitadas no mundo. Na América do Sul, o time conta com profissionais de trade, marketing e relações públicas, que desenvolvem a estratégia com foco em Brasil e Argentina. 


Education New Zealand (ENZ) 

A Education New Zealand (ENZ) é a principal agência do governo para a divulgação e representação da educação da Nova Zelândia em âmbito internacional. Com o objetivo de tornar a Nova Zelândia conhecida como destino para estudantes internacionais e como a mais importante parceira para conhecimento e serviços ligados à educação, a ENZ conta com 70 funcionários em mais de 20 localidades e é dirigida por uma junta nomeada pelo Ministro de Educação Superior, Competências e Ofícios. 


Serviços:

www.newzealand.com/br

www.newzealand.com/ar

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