Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Ambev reaproveita mais de 99% dos subprodutos em suas operações

Companhia realiza destinação para reaproveitamento de bagaço, vidro, alumínio, entre outros itens

*Redação

Trabalho de reaproveitamento feito pela Ambev envolve mais de 140 empresas terceirizadas
Foto: Divulgação


A Cervejaria Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica e Guaraná, reutiliza mais de 99% dos subprodutos em suas operações. Trata-se da destinação para reaproveitamento de bagaço, vidro, alumínio, entre outros. No último ano, a cervejaria ultrapassou a marca de R$ 120 milhões arrecadados com a venda desses materiais. O montante obtido dessa forma praticamente dobrou nos últimos 10 anos, uma marca expressiva.

O trabalho de reaproveitamento envolve mais de 140 empresas terceiras de gerenciamento de subprodutos e gera mais de 1500 empregos diretos. O bagaço do malte e o fermento residual, por exemplo, viram ração animal, enquanto a terra infusória que seria descartada é utilizada como matéria-prima na fabricação de tijolos. Outra modalidade de reaproveitamento é o lodo proveniente das estações de tratamento de efluentes, que se transforma em adubo orgânico.

“Nós buscamos sempre ser parte da solução. Nesse sentido, entendemos que é fundamental ter um cuidado especial com o subproduto gerado por nossas operações, seja gerando energia com biomassa, seja gerando empregos para recicladores e demais parceiros”, afirma Filipe Barolo, gerente de Sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

A sustentabilidade empresarial é um pilar central do negócio da Cervejaria Ambev. Nos últimos cinco anos, a cervejaria destinou mais de R$ 150 milhões para projetos ambientais em suas cervejarias e demais unidades. Além disso, a empresa acaba de anunciar o estabelecimento de novas metas socioambientais para serem atingidas até 2025. Os compromissos, definidos pela AB InBev globalmente, são divididos em quatro pilares:

Ações climáticas: 100% da eletricidade comprada pela Cervejaria Ambev deve ser advinda de fontes renováveis. Além disso, a cervejaria vai reduzir em 25% as emissões de carbono ao longo da nossa cadeia de valor.

Gestão de água: melhorar de forma mensurável a disponibilidade e a qualidade da água para 100% das comunidades em áreas de alto estresse hídrico com as quais a cervejaria se relaciona.

Agricultura inteligente: 100% dos agricultores parceiros da cervejaria devem estar treinados, conectados e com estrutura financeira para desenvolver um plantio cada vez mais sustentável.

Embalagem circular: 100% dos produtos da Cervejaria Ambev devem estar em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de conteúdo reciclado.


*Matéria publicada no site da Envase Brasil


Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022