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quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Nitro Beer: tendência mundial

*MC PACK

O mercado cervejeiro é um dos mais sólidos de nossa economia, movimentando R$ 74 bilhões anualmente e representando 1,6% do PIB. Durante anos a venda de cervejas ficou concentrada na mão de grandes indústrias que pouco investiam nas variações de tipos e sabores.

A ascensão das cervejas artesanais modificou esse cenário e, aos poucos, vem modificando o gosto dos apreciadores das bebidas. Além dessa mudança de paladar, o segmento iniciou um processo de pulverização com o surgimento de centenas de cervejarias artesanais.


Em 2011, eram 159 empresas desse tipo em atuação. Em 2015, esse número já alcançava a marca de 372 cervejarias. Para enfrentar a forte concorrência e atender um gosto cada vez mais refinado dos consumidores, é preciso inovar.

Nesse sentido, chega ao mercado brasileiro uma nova opção que promete revolucionar a produção de cervejas: a NitroBeer.

Cervejas com nitrogênio, uma nova opção aos produtores

Quando falamos na fabricação de cerveja, logo pensamos em ingredientes como o malte, água, lúpulo e cevada. Mas e se, além deles, fosse incluída na fórmula a adição de nitrogênio?

A Guinness, tradicional fábrica irlandesa e uma gigante mundial, é pioneira na produção de cervejas nitrogenadas. Quem já teve a oportunidade de apreciar os produtos da marca sabe que uma de suas características é a cremosidade. Sentida especialmente em suas cervejas do tipo Stout, possui ainda uma textura aveludada única que a leva se destacar no mercado. É justamente essa textura diferenciada que a Nitro Beer promete entregar aos produtores.


“Os produtos com maior base de malte tendem a ter melhores resultados com o nitrogênio e, por esse motivo, que encontramos cervejas do tipo Stout, Porter, Brown Ale, Doppelbock com essas características. Existe uma leve alteração nas características de carbonatação das cervejas. Elas têm que obedecer certa proporção entre CO2 e N2, sendo que a proporção de Co2 será muito menor que uma cerveja normal”, explica Rodrigo Costa, da Dalata Brasil Mobile Canning.

No Brasil, quem iniciou esse processo foi o chopp Brahma Black, um chopp com nitrogênio. A bebida é levíssima e ultra cremosa quando servida. O creme é obtido adicionando-se nitrogênio ao chopp, além do gás carbônico. Assim que o copo é colocado na mesa, ocorre o “efeito cascata”, que separa o creme, mais leve, do líquido que fica no fundo.

“As cervejas nitrogenadas ainda são pouco exploradas pelo mercado brasileiro. No Brasil, a primeira cervejaria a contar com produtos com nitrogênio foi a Cerv. Burgman, de Sorocaba, com o rótulo FullGas Nitro Stout. A aplicação foi feita pela envasadora móvel de latas Dalata Brasil Mobile Canning. Esse rótulo já está no seu terceiro lote de produção e as quantidades são de grande escala. A NitroBeer é uma tendência tanto no Brasil quanto no mundo. Nós já fizemos aplicação de Nem duas cervejarias diferentes, e temos previsão de uso em mais dois clientes novos ainda nesse mês”, conta Rodrigo Costa.

A brasileira ManiacsBrewingCo também lançou recentemente produtos com essas características. Sua linha nitro conta com os tipos Stout, Red Ale e IPA, mostrando a variedade de aplicação do processo.

Como funciona a NitroBeer

A NitroBeer é uma cerveja gerada a partir da adição de uma dose de nitrogênio líquido, realizada por um dosador de nitrogênio produzido pela Chart, empresa norte-americana com mais de 100 anos de história. Desde o início da década de 1960 a companhia tem se dedicado a sistemas criogênicos. Nesse sentido, desenvolveram ao longo dos anos diversas soluções ligadas à criogenia,carbonatação e nitrogenação. Esse cenário se solidificou ao final da década de 1980, onde passou a dar foco total no desenvolvimento desses produtos. Dessa forma, a empresa conta com ampla expertise que se reflete na alta tecnologia e qualidade de seus equipamentos.


Com a NitroBeer a situação não é diferente. Totalmente automatizado, o equipamento traz agilidade às linhas de produção e possibilita um rígido controle da adição de nitrogênio líquido.

Vale lembrar que essa adição é feita já na embalagem, o que para o mercado cervejeiro é especialmente interessante. A cremosidade das bebidas à base de malte geralmente é associada ao chopp e não aos produtos comercializados em lata. Com a NitroBeer, contudo, é possível conquistar a textura diferencial mesmo em latas de menores medidas.

No mercado atual a necessidade de inovação é constante nas empresas, especialmente nas pequenas e medias.A NitroBeer surge como uma novidade interessante para as cervejarias que adoram trazer novidades a seus clientes.


A Mcpack, representante da Chart no Brasil, expôs o equipamento na feira Brasil Brau, realizada entre os dias 26 e 29 de julho no Centro de Exposições São Paulo Expo.

Além da possibilidade de conhecer de perto a NitroBeer, no dia 26/7, foi realizada uma palestra sobre as cervejas nitrogenadas.

Para os empreendedores do ramo cervejeiro tratou-se de uma excelente oportunidade de conhecer mais da solução e suas possibilidades.

“A Mcpack acredita muito na NitroBeer, uma tendência mundial, e além da Nitro Beer existe também o coldbrewcoffee, que são os cafés gelados com nitrogênio também. Essa técnica já é uma realidade, tanto que empresas como a Starbucks já têm em suas lojas, além de diversos cafés e restaurantes nos EUA”, comenta Marcelo Cozac, diretor da Mcpack Equipamentos.


Serviço

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