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quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

'Hair of The Bode' pela nova fábrica

Cerveja envelhecida em barricas de Carmenère é novo lançamento da Bodebrown

* Redação

A Bodebrown apresenta lançamento de peso da sua série de cervejas envelhecidas em madeira para dar prosseguimento à linha de produtos exclusivos cuja venda será revertida na construção da nova fábrica. É a Hair of The Bode Wood Aged Series, parceria com a cervejaria norte-americana Hair Of The Dog. No estilo Barleywine, historicamente conhecido pela sua aproximação com o mundo dos vinhos, ela já pode ser comprada no site.


Hair Of The Bode é envelhecida por 15 meses em barricas de carvalho previamente utilizados por vinhos da uva Carmènere, adquirindo características que remetem ao vinho, com caráter mais licoroso, ideal para o inverno. Ela passa ainda por um processo de adormecimento dentro da garrafa, tornando-se uma cerveja com potencial de guarda de até 20 anos. Com teor alcoólico de 11,7%, é uma produção bem maltada, com notas de uvas passas e dulçor típico de seu estilo.

A produção, limitada, terá apenas seis mil garrafas vendidas em kits de 330ml, com ou sem taça de cristal. A taça exclusiva foi desenvolvida pela Cristais Blumenau especialmente para a Hair Of The Bode. Esta receita já tinha sido apresentada em competições com grande sucesso, ganhando agora um lançamento oficial. Ganhou três medalhas de bronze e uma de prata em festivais brasileiros.

A Hair Of The Dog é conhecida por seguir os preceitos de Thomas Hardy, o precursor das Barleywine ainda no século XIX. É uma das cervejarias mais cultuadas do Oregon.

Nova fábrica

A Hair of the Bode dá continuidade ao movimento da cervejaria curitibana para arrecadar fundos destinados à construção de sua nova fábrica. Ao invés de buscar investimentos externos, a Bodebrown quer manter sua independência, valorizando os fãs da marca. "Mais do que nunca precisamos de apoio para continuarmos firmes e fortes para esta construção", comenta o fundador Samuel Cavalcanti. "Assim, vamos continuar fazendo o que entendemos ser arte cervejeira, para que nossos seguidores possam prosseguir consumindo de forma legítima nossa arte". Hair Of The Bode é a terceira produção destinada à nova fábrica. Já foram vendidas edições especiais da Double Perigosa e a 4Blés, ainda à venda.

O projeto da nova fábrica foi lançado no começo do ano, convocando os fãs a apoiarem esta empreitada. Por meio de um hot site (http://novafabrica.bodebrown.com.br), a empresa comandada pelo cervejeiro Samuel Cavalcanti disponibiliza uma linha especial e histórica de produtos, entre cervejas comemorativas, taças e até camisetas, cuja renda obtida com a venda será destinada à ampliação da Bodebrown.




A empresa já conta com uma nova área, no mesmo bairro onde se encontra atualmente: a Vila Hauer, em Curitiba. Para a nova fábrica sair do papel, são necessários agora investimentos da ordem de R$ 3 milhões, que vão ser destinados à construção de um novo complexo e aquisição de tanques, salas de brassagem, centrífugas, caldeiras e todo o aparato necessário. O objetivo é saltar dos atuais 60 mil litros produzidos por mês para 120 mil.

Haverá também ampliação dos funcionários, de 35 para 50. Neste processo de expansão, a Bodebrown já investiu cerca de R$ 1,5 milhões, empregados na compra de uma área de 500 metros quadrados, projeto, pesquisa e desenvolvimento inicial da nova fábrica. Nesta semana, começaram a chegar equipamentos para a nova fábrica. Até o momento já foram arrecadados cerca de R$ 200 mil reais. Chegando a 13.5% da meta estabelecida.

Bodebrown lança nova versão da Cerveja do Amor

Com o clima de romance no ar, na proximidade com o Dia dos Namorados, a cervejaria Bodebrown lança uma nova versão de sua festejada Cerveja do Amor. A criação sazonal é ideal para os apaixonados, sendo vendida apenas em datas especiais. A nova receita que chega as lojas tem um teor alcoólico mais alto: 14%. A receita tem base de um saison belga com amoras, em uma coloração de vermelho claro e baixo amargor, ideal para harmonizar com a gastronomia asiática, massas e bacalhau. Tem uma edição de 4 mil garrafas, numeradas e seriadas. Já podem ser encontradas na loja da Bodebrown e em bares e empórios especializados.

A cerveja surgiu como uma prova de amor. A criação de Samuel Cavalcanti, fundador da Bodebrown, foi uma homenagem à namorada, que reclamava dele passar muito tempo na cervejaria e pouco com ela. Em um ato romântico, surgiu a Cerveja do Amor, que acabou entrando para a linha da cervejaria. "É uma cerveja para celebrar o amor em todas as suas formas, valorizando boas relações, gentileza, cordialidade. E, por que não, para amar a própria cultura cervejeira", comenta Cavalcanti.

O rótulo traz um detalhe do quadro "Píramo y Tisbe", que o pintor Pierre-Claude Gautherot produziu em 1799, inspirado no conto mitológico de Ovídio. Na lenda, um casal apaixonado marca um encontro proibido pelas suas famílias, próximo a uma fonte. Tisbe, ao se deparar com uma leoa, foge, deixando para trás o véu. Píramo encontra a peça da amada e, assustado ao pensar que ela tinha sido atacada pela leoa, saca a espada e fere seu próprio coração. Quando Tisbe o encontra morto, mata-se também. Os deuses, entristecidos pelo casal, decidem homenagear o puro amor de Tisbe e Píramo pintando a amoreira com a cor do sangue dos jovens apaixonados. Dizem ter sido esta a inspiração de Shakespeare ao escrever "Romeu e Julieta".


A triste história revela um amor puro, assim como o que a cervejaria deseja inspirar com a Cerveja do Amor. A Bodebrown busca uma companhia de teatro que queira montar uma peça com o conto de Píramo e Tisbe para o Natal, outra época em que esta cerveja é vendida. Se a história inspirou a cerveja, o cervejeiro Samuel Cavalcanti conta que agora procura um grupo de teatro para se inspirar na cerveja e criar uma peça de teatro baseada na história. A ideia é prepara uma encenação a ser exibida no final do ano.

Pode ser encontrada na loja da fábrica, no espaço Beer Bar Veka da Casa Cor Paraná 2017 e também nas lojas especializadas e bares de todo o País.


Serviço

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