Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Leite e cereais ajudam a conter a inflação em 2025

Produtos semielaborados lideram as maiores quedas de preços no ano


Foto: Divulgação

Cereais e leite, que integram a categoria de produtos semielaborados, foram um dos principais destaques de 2025 ao contribuir para a desaceleração da inflação e aliviar o orçamento das famílias brasileiras. É o que mostra o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), elaborado pela APAS – Associação Paulista de Supermercados em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

No acumulado do ano, os produtos semielaborados registraram queda de 4,85%, impulsionados principalmente pelas subcategorias de cereais e lácteos, que apresentaram reduções expressivas de preços. 

Os cereais tiveram deflação acumulada de 18,85% em 2025, reflexo, sobretudo, das quedas nos preços do arroz (-25,65%) e do feijão (-6,16%) no período.

De acordo com o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, o movimento reflete um cenário mais favorável do ponto de vista da oferta de cereais. “O mercado de grãos no Brasil enfrentou desafios consideráveis em 2025, com a combinação de uma supersafra nacional, aumento da oferta global e demandas interna e externa enfraquecidas. Esses fatores resultaram em queda acentuada nos preços desses produtos”, explica. 

Já a subcategoria dos lácteos registrou uma redução anual de 12,06%, com destaque para a o recuo no preço do leite longa vida, o mais consumido no País. “Essa queda foi motivada pelo aumento excessivo da oferta de leite e pela demanda que se manteve moderada”, aponta Queiroz.


A APAS 

Com 54 anos, a APAS - Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade possui 3 distritais na capital paulista e 13 regionais distribuídas estrategicamente. A APAS conta com mais de 27 mil estabelecimentos no Estado de SP, responsáveis por 30% do faturamento nacional do setor. O setor supermercadista paulista faturou, em 2024, R$ 328 bilhões, crescimento real de 3% em relação a 2023, 9,7% do PIB estadual. Os supermercados empregam mais de 669 mil pessoas, com potencial de expansão de mais 34 mil vagas em diferentes funções. 


Serviço:

www.apasshow.com


APAS SHOW 2025 

Quando: de 18 a 21 de maio de 2026 

Horários: 12h as 20h - 18, 20 e 20 de maio | 12h às 18h – 21 de maio 

Local: Expo Center Norte 

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP 

Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022