Sexta-feira (17) será dedicada a alunos e professores de instituições de ensino agendadas
Foto: Divulgação
Referência em ciência aplicada na América Latina nas áreas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estará aberto ao público neste sábado (18), das 9h às 16h, com atividades até 17h, integrando a programação do 4º Apta Portas Abertas na véspera (17), serão recebidos alunos e professores de instituições de ensino previamente agendadas.
Pela primeira vez, os interessados em visitar o Instituto, localizado em Campinas, não precisarão se inscrever com antecedência no sábado, mas é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível por visitante para destinar ao Lar Dona Vita, organização não governamental que acolhe dezenas de crianças e adolescentes da região do Jardim Campo Belo.
A recepção ao Apta Portas Abertas no Ital será no Tropical Food Innovation Lab, onde começam as visitas guiadas e haverá ponto de coleta do Time de Ações de Cidadania da instituição. Quem quiser conhecer laboratórios e plantas-piloto não deve chegar muito tarde, pois há limites de vagas para as visitas guiadas, que serão preenchidas por ordem de chegada e terão início nos seguintes horários: 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 13h30, 14h, 14h30, 15h e 15h30.
Ao longo de todo o período do evento, todos poderão aproveitar atividades interativas e lúdicas dedicadas a ciência e tecnologia de alimentos no Centro de Convivência do Ital (CCI) assim como área de alimentação, em que serão comercializados pastéis, espetinhos, hambúrgueres, churros, geladinhos gourmet e bebidas.
No espaço, será possível conhecer projetos e ações dos centros especializados do Ital, explorar curiosidades com o corpo técnico e interagir com profissionais do Centro de Inovação e Desenvolvimento de Colágeno (Novapron+ e Genu-in®) e das startups BVS Green e Noviga Partner, ligadas ao AptaHub Taquaral, assim como tirar dúvidas sobre cursos oferecidos pela Fatec Campinas. Haverá ainda degustações dos expositores e possibilidade de comprar produtos da Amor em Cacau, cujo lucro é destinado ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os participantes das visitas guiadas conhecerão também o Centro de Tecnologia de Frutas e Hortaliças (Fruthotec), o Centro de Tecnologia de Laticínios e Bactérias Lácticas (Tecnolat), o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea), o Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA) e o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC). Quatro dos dez horários terão visita estendida incluindo o Centro de Tecnologia de Cereais e Chocolate (Cereal Chocotec), que preparou atividades do Cacau SP em parceria com a Diretoria de Assistência Técnica Integral (Cati).
“O Ital reconhece o valor de se abrir para a sociedade e nossa equipe está empenhada em melhorar a cada ano a recepção no Instituto. Nesta edição nos dedicamos a aumentar a capacidade de público e, para isso, mobilizamos uma equipe multidisciplinar muito engajada, incluindo nosso Sistema de Gestão da Qualidade e nossos parceiros”, ressalta a coordenadora da instituição, Eloísa Garcia, que dará início a todas as visitas guiadas programadas para os dois dias de evento.
Apta Portas Abertas
O Apta Portas Abertas é uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) que busca aproximar a população das instituições de pesquisas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo: Instituto Agronômico (IAC), Instituto Biológico (IB), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Zootecnia (IZ), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) e a Apta Regional.
O Ital
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição líder em ciência aplicada na América Latina. Desde 1963, desempenha um papel central na inovação das áreas de ingredientes, alimentos, bebidas e embalagens.
Com sede em Campinas/SP, o Ital oferece suporte ao setor produtivo por meio de pesquisa, desenvolvimento de novos produtos e processos, análises laboratoriais, assistência técnica especializada, capacitação profissional e difusão do conhecimento.
Certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025, o Instituto é credenciado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e congrega dezenas de laboratórios e plantas-piloto distribuídos em centros especializados em carnes, laticínios, bactérias lácticas, cereais, confeitos, chocolates, frutas, hortaliças, ciência e qualidade de alimentos, além de sistemas de embalagem.
Serviço:
www.ital.agricultura.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário