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sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Tal da Castanha atinge 38% de participação e consolida liderança no mercado de bebidas vegetais no Brasil

Marca brasileira celebra 10 anos com produtos nutritivos, clean label e sustentáveis, conquistando preferência dos consumidores e liderança de mercado


Foto: Divulgação A Tal da Castanha


A Tal da Castanha acaba de alcançar 38% de participação de mercado em volume no segmento de bebidas vegetais, segundo dados da Nielsen IQ - base de bebidas vegetais, com recorte para os canais de varejo autosserviço e cash & carry, no período de julho de 2025. O resultado consolida a liderança da marca no setor e marca uma década de operação com um novo ciclo estratégico em curso, ancorado por rebranding, expansão de portfólio e distribuição nacional ampliada. 

O desempenho é impulsionado majoritariamente pelas versões de 1 litro das bebidas vegetais, carro-chefe da empresa, cuja penetração em pontos de venda mais que triplicou nos últimos quatro anos, saltando de 6 mil em 2021 para mais de 48 mil PDVs ativos em 2025. Desde 2021, a companhia lidera as vendas em sua categoria e, em 2024, cresceu 25%, acima da média do mercado de bebidas vegetais, que avançou 15% no mesmo período. 

Fundada por Felipe e Rodrigo Carvalho, a empresa teve origem como uma startup incubada pela Amêndoas do Brasil, indústria de castanha-de-caju criada pelo pai dos fundadores, e se consolidou com uma proposta centrada em clean label, nutrição e sustentabilidade. Hoje, integra a Positive Company, holding plant-based que também engloba as marcas Zaya, Plant Power e Possible, em joint venture com o Grupo 3corações. 

 

Rebranding: nova identidade, mesmos compromissos 

Em 2025, ano em que completa 10 anos, a marca passa por um reposicionamento estratégico que inclui renovação completa de identidade visual, embalagens e comunicação com o consumidor. O rebranding, conduzido pela designer interna Lorrine Sampaio em parceria com a agência Polar, atualiza logotipo, sistema de cores e tipografia para ampliar a legibilidade, autonomia visual nas gôndolas e clareza sobre ingredientes e benefícios. As novas embalagens foram desenvolvidas em colaboração com a Tetra Pak e trazem pantones inéditos, maior detalhamento informativo e guias de descarte consciente. 

A reformulação foi resultado de pesquisas qualitativas e quantitativas com consumidores da marca e se conecta à proposta central da empresa: oferecer alternativas vegetais acessíveis, funcionais e alinhadas a valores ambientais.


Portfólio, expansão e inovação em produtos 

A Tal da Castanha tem como foco principal as bebidas vegetais, com destaque para a linha Original, primeira no mundo formulada com apenas dois ingredientes, água e castanha-de-caju, e sem aditivos artificiais. O portfólio cresceu de forma estratégica ao longo da última década, incluindo produtos como Choconuts, Caju+Coco, Caju+Pará, além de versões Barista.  

Para atender diferentes ocasiões de consumo, a marca desenvolveu também a linha Mini, voltada ao público infantil e ao consumo on-the-go. Outro destaque é a linha Cremeria, voltada para aplicações culinárias. 

Recentemente, a marca apresentou dois novos produtos ao mercado: a bebida vegetal Completo, com 8g de proteína por porção e fórmula à base de arroz, ervilha e castanha; e o Condensado de Castanha-de-Caju, alternativa ao leite condensado tradicional, com performance equivalente em receitas e formulação 100% vegetal. 

 

Joint venture com 3corações e estruturação da Positive Co. 

Um marco no crescimento da A Tal da Castanha foi a formação da joint venture com o Grupo 3corações, formalizada em 2020. A parceria permitiu robustecer a estrutura logística, ampliar a distribuição nacional e reforçar o posicionamento da marca junto ao consumidor brasileiro, além de acelerar a consolidação da Positive Company como uma plataforma de marcas focadas em soluções plant-based. 

Com sede em Fortaleza, a holding abriga um ecossistema de negócios que une saudabilidade, impacto ambiental positivo e densidade nutricional em uma estrutura operacional ágil, com foco em inovação e sustentabilidade. 


Sustentabilidade e cadeia regenerativa 

A sustentabilidade é um dos pilares centrais da atuação da empresa. Em parceria com a Amêndoas do Brasil, a companhia atua diretamente com cajucultores no Nordeste, promovendo agricultura regenerativa, manejo orgânico e certificações como o selo ECOCERT Brasil. São mais de 7.900 hectares de produção de castanha-de-caju impactados, com assistência técnica, bonificações e capacitação contínua dos produtores. 

Além disso, a marca realiza desde 2017 a compensação total de suas embalagens e, somente em 2024, compensou cerca de 774 toneladas, evitando a emissão de 448,87 toneladas de CO₂e, preservando mais de 14 mil árvores e economizando mais de 16 milhões de litros de água. Um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) foi conduzido com apoio da consultoria ACV Brasil e revelou pegada de carbono de 0,20 kg CO₂e/kg produzido para a bebida Original, indicador considerado baixo frente a alternativas lácteas. 

 

Próximos passos 

Com a liderança de mercado consolidada e um portfólio maduro, A Tal da Castanha mira os próximos anos com foco na ampliação da presença internacional, na digitalização de canais de venda e no aprofundamento de sua atuação em impacto socioambiental. A empresa também avança na extensão da ACV para todo o portfólio, passando a considerar o ciclo completo dos produtos, do cultivo ao descarte. 

“Chegar aos 10 anos com consistência, relevância e liderança no segmento de alimentos plant-based é motivo de orgulho. O rebranding reflete a nossa evolução como marca e empresa, sem deixar de lado a essência que sempre nos guiou: a combinação entre saudabilidade, responsabilidade socioambiental e inovação. Ampliar nossa participação de mercado de 34% para 38%, em um setor em expansão e cada vez mais competitivo, mostra a força da nossa proposta e da nossa execução”, afirma Rodrigo Carvalho, cofundador e CEO da Positive Company, holding responsável pela A Tal da Castanha. 

 

A Tal da Castanha

A Tal da Castanha é uma marca brasileira que oferece alimentos plant-based inovadores, com ênfase em produtos naturais, saudáveis e sustentáveis. Pioneira no lançamento da bebida vegetal à base de castanha de caju orgânica no Brasil, foi eleita pelos consumidores como a marca número 1 do segmento, segundo pesquisa da TIME. A empresa alcançou 38% de participação de mercado, está presente em 48 mil pontos de venda e se dedica a impactar positivamente a saúde dos consumidores, apoiar agricultores locais e promover práticas ambientais responsáveis. A marca tem a sustentabilidade como pilar das suas ações.


Serviço:

www.ataldacastanha.com.br


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