Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Mais de 20 mil pessoas já foram impactadas por programa de incentivo ao ecossistema cervejeiro

O Fermenta, da Ambev, está com inscrições abertas até 11 de julho e busca novas propostas para gerar impacto em todo o Brasil


Foto: Divulgação


O Fermenta 2025 está com inscrições abertas e em busca de projetos que façam a diferença no ecossistema cervejeiro por todo o Brasil. Criada há dois anos, a iniciativa, que está em sua 4ª edição e integra a agenda de inclusão produtiva da Ambev, já contemplou quinze projetos, investindo mais de 530 mil reais e impactando, direta e indiretamente, mais de 20 mil pessoas. Nas últimas edições, os projetos vencedores se enquadraram nos parâmetros de crescimento contínuo do ecossistema, por meio de produção de conteúdos variados.

Um dos destaques de 2024 foi o podcast “Beber História: Como e Quando o Brasil se Apaixonou pela Cerveja”, idealizado pelo grupo Comer História, formado pelos historiadores e doutores, Ana Carolina Viotti, Gabriel Gurian e Rafael Gonçalves. Em oito episódios, o projeto convidou o público a uma viagem no tempo pela história da cerveja no Brasil, com foco especial no século XX, abordando desde sabores e ingredientes até personagens icônicos. 

“Traduzir nossas pesquisas para o formato de podcast, a partir do levantamento de documentos pouco manuseados, alguns até inéditos, por historiadores e outros que se aventuraram pela história da cerveja no Brasil, de uma forma até então nova para nós, foi muito gratificante e de muito aprendizado”, conta o grupo. O projeto, ficou entre os cinco finalistas, e na visão do grupo, se tornou uma amostra bem-sucedida de alguns pontos, que pode suscitar iniciativas afins no futuro, como a divulgação científica em Ciências Humanas feita com rigor, sem perder o público de vista.

O Brasil ama a cerveja ela faz parte da cultura, conecta as pessoas e ajuda a contar histórias, dos momentos de celebração às conversas despretensiosas nas mesas de bar. Nada mais justo, portanto, do que narrar essa história em áudio, valorizando a conexão que a bebida cria entre os brasileiros. Segundo o grupo Comer História, “O fato de a especificidade da pauta ter alcançado tanto pessoas mais interessadas em cerveja do que propriamente em história, nos permitiu apresentar a elas um outro olhar sobre esse elemento do nosso cotidiano que também pode ser o fio condutor de muitas histórias com abrangência e significados importantes".

Na edição de 2025, o Fermenta busca projetos que, além de valorizar a cultura cervejeira, promovam o consumo responsável, com foco na aceleração e no crescimento contínuo do ecossistema cervejeiro, seja por meio da capacitação de pessoas ou organizações, em diversos formatos. 

As inscrições ficam abertas até dia 11 de julho, às 18h, e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Prosas,. O programa é aberto a Pessoas Jurídicas com ou sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEI) e Grupos ou Coletivos (representados por um MEI). Para consultar o regulamento completo e entender todos os critérios de seleção, basta consultar o Edital Fermenta – 4ª Edição.


Serviço:

www.ambev.com.br

www.academiadacerveja.com


sexta-feira, 27 de junho de 2025

Ecolab impulsiona a inovação na indústria de alimentos e bebidas na Fispal Tecnologia 2025

Com foco em eficiência operacional e sustentabilidade, a empresa destaca soluções que garantem segurança alimentar, economia de recursos e desempenho produtivo



Stand da Escolab na Fispal Tecnologia 2025

Foto: Divulgação

A Ecolab, líder global em sustentabilidade e especialista em soluções de água, higiene e prevenção de infecções, participa da Fispal Tecnologia 2025, o maior evento de inovação para a indústria de alimentos e bebidas, reforçando seu compromisso com a segurança alimentar, a eficiência operacional e a proteção dos recursos naturais. Entre os dias 24 e 27 de junho, a empresa apresenta um portfólio completo de soluções que integram tecnologia digital, química avançada e expertise técnica, com foco na redução de custos, otimização de processos e apoio às metas de sustentabilidade do setor.

Na ocasião, a Ecolab destacará as resinas Purolite™ que oferecem soluções de alta performance para o setor de alimentos e bebidas, contribuindo diretamente para a qualidade, segurança e eficiência dos processos produtivos. As resinas são aplicadas em diversas etapas, como a remoção de amargor, desacidificação e clarificação de sucos cítricos, além da descoloração e purificação de suco de maçã, com recuperação de compostos como antocianinas e flavonoides. Também são utilizadas na estabilização tartárica de vinhos; no tratamento de xaropes de açúcar, agindo na remoção de cinzas, odores e sabores indesejados; na inversão e separação de açúcares; e na purificação de ácidos cítrico e lático. Em produtos lácteos, permitem a desmineralização de soro e a recuperação de lactoferrina, além de atuarem na descalcificação de pectina, extração de estévia, recuperação de cafeína e no tratamento de gelatina e colágeno.

A tecnologia exclusiva Shallow Shell™ proporciona mais eficiência operacional e sustentabilidade, reduzindo em até 50% o uso de água e em cerca de 30% o consumo de produtos químicos durante as regenerações. O rejeito de água pode chegar a apenas 3%, tornando a solução mais econômica e ambientalmente responsável em comparação a outras tecnologias do mercado. 

O inovador conceito de Manejo Integrado e Inteligente de Pragas (MIP) é uma das novidades da Ecolab, que propõe uma abordagem moderna e estratégica voltada à eficiência operacional, sustentabilidade e continuidade das atividades produtivas. Com foco no controle de pragas sem paradas, o modelo permite otimizar as linhas de produção sem interrupções, garantindo mais produtividade e menor impacto nos processos. A tomada de decisão é baseada em dados, por meio do uso de sensores e monitoramento contínuo, que oferecem dashboards digitais e vídeos, que possibilitam ações mais precisas e assertivas no combate às pragas.

Outra solução em evidência é a tecnologia 3D TRASAR™ para CIP (Cleaning In Place), uma ferramenta essencial para o monitoramento e a padronização de processos de higienização. A solução garante melhor qualidade e consistência dos alimentos, com redução no tempo de limpeza, aumento da capacidade produtiva e maior eficiência energética. Aplicada em sistemas como CIP (limpeza automatizada), torres de resfriamento (Cooling), caldeiras (Boiler) e desinfecção no setor de alimentos e bebidas, a tecnologia assegura ciclos mais eficientes, controle microbiológico preciso, economia de recursos e conformidade com padrões de qualidade e sustentabilidade. Com isso, o 3D TRASAR™ ajuda empresas a alcançarem suas metas ambientais e operacionais de forma segura, confiável e mensurável.

Outra solução é o EXELERATE™ TUFSOIL, um gel de limpeza pronto para uso com fórmula patenteada e aplicação em superfícies quentes. Com alta aderência vertical e eficácia comprovada, o produto reduz o tempo de limpeza manual, melhora a produtividade e diminui riscos operacionais.

A linha de estações de limpeza Hybrid, incluindo equipamentos fixos e móveis, como o Hybrid Typhoon, integram operações de enxágue, espuma e spray em uma única unidade, promovendo segurança, eficiência e facilidade de uso no ambiente industrial. Essas soluções reforçam o papel da Ecolab como parceira estratégica da indústria de alimentos e bebidas, promovendo tecnologia de ponta a serviço da segurança alimentar e da sustentabilidade operacional.

Para desinfecção a Ecolab levará ao evento a solução Synergex™, o único sanitizante e desinfetante sem enxágue aprovado pela EPA com eficácia comprovada na penetração e eliminação de biofilmes em superfícies que entram em contato com alimentos. Sua ação contribui diretamente para o fortalecimento da segurança alimentar e para a melhoria mensurável da qualidade dos produtos.

Com atuação em setores como fermentação, destilação, efluentes e clarificação, a Ecolab se destaca por combinar tecnologia digital, especialização técnica e foco em sustentabilidade, apoiando seus clientes na transição para uma gestão circular da água, com menor consumo de insumos e redução das emissões de carbono.

 “Nosso compromisso é ajudar nossos parceiros a crescerem com mais eficiência, protegendo ao mesmo tempo os recursos naturais e o desempenho das operações industriais. Combinando automação, dados em tempo real e suporte técnico especializado, a Ecolab reforça seu compromisso com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a segurança da água em ambientes que impactam diretamente a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas”, afirma Alfredo de Matos, vice-presidente e gerente geral da Ecolab no Brasil.

 

A Ecolab

Parceira de confiança de milhões de clientes, a Ecolab (NYSE:ECL) é líder global em sustentabilidade, oferecendo soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, que protegem as pessoas e os recursos vitais à vida. Com mais de um século de inovação, a Ecolab apresenta vendas anuais de US$ 15 bilhões e emprega 48.000 associados, operando em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa oferece soluções abrangentes, baseadas na ciência, conhecimentos específicos e serviços de classe mundial para promover a segurança dos alimentos, manter os ambientes limpos e seguros e otimizar o uso da água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade de clientes nos setores de alimentos, industrial, saúde e hospitalidade.


Serviço:

https://pt-br.ecolab.com/





quinta-feira, 26 de junho de 2025

Cresce a presença de jovens na cafeicultura do Cerrado

Com tradição, tecnologia e sustentabilidade, jovens produtores renovam a cafeicultura familiar e destacam a força do campo como vetor de desenvolvimento regional


Gustavo Ribeiro, com o pai, Lázaro, e filhos
Foto: Arquivo Expocacer

No coração do Cerrado Mineiro, onde o café não é apenas cultura agrícola, a sucessão familiar tem ganhado contornos de renovação e futuro cada vez maiores. Na Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado), que congrega mais de 700 produtores da região, o tema é tratado como estratégico. 

“Garantir a entrada da nova geração nas atividades é assegurar não apenas o futuro dos nossos cooperados, mas também o legado da cafeicultura no Cerrado Mineiro”, explica Simão Pedro de Lima, diretor presidente executivo da cooperativa. 


O desafio da continuidade 

A sucessão é um assunto em pauta no setor. Segundo o estudo Governança e gestão do patrimônio das famílias do agronegócio, da Fundação Dom Cabral e da JValério, mais de 80% das empresas ativas no campo ainda são lideradas por seus fundadores. Entre aquelas que passaram por transição, apenas 41% chegaram à segunda geração, 16% alcançaram a terceira e menos de 1% permanecem sob comando da quarta geração ou além. 

A sucessão familiar foi apontada por 26% dos entrevistados como um dos principais desafios enfrentados pelas famílias do agro nacional. Mas, no Cerrado Mineiro, o cenário se diferencia: a cultura da continuidade está profundamente enraizada nas propriedades, que têm buscado planejar a transição de forma estruturada e propositiva, resultando no crescimento do interesse dos jovens no negócio familiar. 


Dois caminhos, uma mesma raiz 

É nesse contexto que surgem histórias como as de Gustavo Ribeiro e Alan Michel Batista, ambos cooperados da Expocacer, que traduzem com intensidade o espírito da sucessão familiar no meio rural. Embora suas trajetórias sejam distintas, compartilham o mesmo compromisso: dar continuidade ao legado familiar com inovação e propósito. 

Gustavo cresceu na fazenda. Desde pequeno, acompanhava o pai, Lázaro, nas lavouras e rapidamente entendeu que seu futuro também estaria ali, mas de forma transformadora. Hoje, lidera uma gestão profissional e tecnológica. “Minha geração já nasceu vendo um agro mais profissional. Hoje, muitos querem voltar para o campo com o desejo de fazer diferente, com base em dados e inovação”, afirma. A sucessão, para ele, é construída em parceria. “O segredo é o respeito entre as partes. Meu pai abriu espaço e eu soube reconhecer meus limites. Fizemos essa transição com leveza e profissionalismo.” 

Alan não tinha planos de assumir a propriedade tão cedo. Estudava Educação Física quando a perda do pai o trouxe de volta ao campo. Com o apoio emocional e prático da mãe, que superou dois cânceres ao lado do marido, Alan aceitou o desafio. “Ela sentiu que era o momento certo de me passar a missão, mas segue ao meu lado, sempre com um conselho pronto”, diz. 

Se Gustavo representa a transição gradual e planejada, Alan traduz a urgência do legado. Ambos, no entanto, conduzem suas propriedades com foco na sustentabilidade. Alan destaca as práticas que dobraram a produtividade da fazenda: captação de água da chuva, cobertura do solo, uso de biológicos e de protetor solar nas plantas. Gustavo investe em irrigação inteligente, digitalização dos processos e manejo regenerativo reconhecido internacionalmente. 


Um novo olhar sobre o campo 

Apesar dos caminhos diferentes, há pontos de convergência claros entre os dois jovens produtores: ambos veem a nova geração como mais aberta à inovação, mais conectada à sustentabilidade e mais preparada para lidar com os desafios climáticos que pressionam a produção. 

“A nova geração cresceu vendo este desenvolvimento. Os jovens sucessores procuram inovar, buscar fontes renováveis e práticas sustentáveis, o que é essencial para contribuir com seus negócios e o meio ambiente”, destaca Alan. Gustavo reforça: “As práticas regenerativas que hoje ganham reconhecimento já eram adotadas por aqui há muitos anos. A diferença é que agora temos tecnologia e dados para comprovar esse compromisso.” 

“Vejo na Expocacer uma ponte entre gerações. Os programas de capacitação, a assistência técnica e o suporte em sustentabilidade foram fundamentais para que a transição aqui na fazenda acontecesse com segurança”, afirma Gustavo. Alan também reconhece esse papel de conexão e suporte da cooperativa em sua trajetória. 


Incentivo 

Programas como o Teens do Café e o Elas no Café incentivam a participação de jovens e mulheres na gestão rural. Já o Programa Educampo/Sebrae oferece assistência técnica, consultorias especializadas e diagnósticos personalizados das lavouras. 

A Expocacer, em parceria com o Sebrae, ministrará o curso de Preparação de Sucesores exclusivo para cooperados que desejam preparar a sucessão familiar com técnica, gestão e propósito. Serão 5 meses de aprendizado com professores especialistas. 

“A inovação é a ponte que conecta o campo ao futuro. Os jovens têm afinidade com tecnologia, e quando mostramos que a cafeicultura envolve automação, inteligência de mercado e sustentabilidade, despertamos neles um novo interesse”, destaca Simão Pedro. 

Simão complementa: “O futuro da cafeicultura passa pela digitalização, pela sustentabilidade real e pelo envolvimento das famílias. Não vemos obstáculos, mas desafios naturais nesse processo, como o alinhamento entre visões e o espaço para o novo. E é para isso que a Expocacer atua”. 

Na raiz de cada lavoura que floresce, existe uma história que se reinventa. E é nessa mistura de tradição, coragem e inovação que a sucessão familiar segue impulsionando uma cafeicultura mais regenerativa, profissional e promissora no Cerrado Mineiro.


Serviço:

www.expocacer.com.br


quarta-feira, 25 de junho de 2025

A Tal da Castanha amplia portfólio com o lançamento da bebida vegetal Completo e do Condensado de Castanha-de-caju

Marca celebra 10 anos com novidades que aliam nutrição, formulações limpas e praticidade na cozinha


Foto: Divulgação


A Tal da Castanha anuncia dois novos produtos em seu portfólio de alimentos clean label: Completo, bebida vegetal proteica e enriquecida com vitaminas e minerais, e o Condensado, alternativa 100% vegetal ao leite condensado tradicional, feito com castanha-de-caju. Os lançamentos marcam o início das comemorações pelos 10 anos da marca, alinhados ao seu compromisso com fórmulas limpas e nutritivas. 

O Completo foi desenvolvido para atender diferentes perfis de consumo e momentos do dia. O nome do produto reflete sua proposta: reunir macronutrientes e micronutrientes em uma composição equilibrada. A bebida tem como fontes de proteína o arroz, a ervilha e a castanha-de-caju, além de ser enriquecida com vitamina D, vitamina B12, ácido fólico, cálcio, magnésio e zinco. Cada porção de 200 mL entrega 8g de proteína, é fonte de fibras alimentares e apresenta baixos teores de açúcares, gorduras totais e saturadas. Não contém conservantes, gorduras trans ou colesterol, e é naturalmente livre de lactose. 

Comparado a outras bebidas vegetais e até mesmo ao leite tradicional, o Completo se sobressai em diversos critérios de saudabilidade. Inova ao ser a primeira bebida vegetal a oferecer 8g de proteína por porção e se destaca pelos 2,6g de fibras alimentares, um valor incomum nesse tipo de produto, que contribui para maior saciedade e equilíbrio nutricional. Além disso, fornece 400mg de cálcio por porção (40% do valor diário recomendado), quantidade superior ao encontrado em muitas versões lácteas, que costumam variar entre 230mg a 300mg. A bebida também entrega quantidades relevantes de magnésio, zinco, vitamina B12, ácido fólico e vitamina D. 

Sua formulação é livre de caseína e lactose, sendo uma opção nutritiva e inclusiva para pessoas com alergia, intolerância ou que optam por não consumir leite de origem animal. Sem adição de açúcares e com baixo teor de gorduras totais, o produto apresenta um perfil nutricional superior ao da maioria das alternativas vegetais e lácteas disponíveis no mercado, consolidando-se como uma escolha completa, funcional e alinhada às demandas de quem busca mais saúde no dia a dia. Com crema perfeita e excelente desempenho na vaporização, o Completo é ideal para misturas com café, sendo uma ótima opção para quem busca um café da manhã mais nutritivo e rico em proteínas. 

Completando a linha Cremeria, a Tal da Castanha apresenta o Condensado de Castanha-de-Caju, uma alternativa vegetal ao leite condensado tradicional, indicada para o preparo de doces, bolos e sobremesas. A formulação é feita com água, açúcar de cana orgânico, fibra de tapioca, óleo de coco, aveia, castanha-de-caju, amido, sal marinho e aroma natural. 

Seu principal diferencial é ser 100% vegetal, mantendo a mesma performance e textura dos condensados tradicionais, sem abrir mão da qualidade nutricional. O produto oferece um toque mais nutritivo, destacando-se como fonte de cálcio, além de ser livre de glúten, leite e aditivos artificiais. Pode ser usado como substituto direto em receitas tradicionais, proporcionando uma opção mais consciente, sem comprometer sabor ou cremosidade. 

Embora atenda veganos e pessoas com restrições a produtos de origem animal, o produto é voltado a qualquer pessoa que busca praticidade aliada a uma alimentação baseada em ingredientes reconhecíveis, fórmula limpa e densidade nutricional. 

Alessandra Luglio, nutricionista do time de A Tal da Castanha, comenta sobre os lançamentos: “A boa nutrição, aliada à praticidade e ao prazer cultural que temos ao nos alimentar, é a base fundamental para a construção de hábitos saudáveis e sustentáveis. Produtos como o Completo e o Condensado são inclusivos, podendo ser consumidos por todos que, por qualquer motivo, não consomem ou estão reduzindo o consumo de leite de origem animal ou apenas buscam mais saúde e bem-estar. Eles permitem a manutenção da rotina alimentar e o preparo de receitas preferidas com produtos que entregam nutrição por meio de fórmulas limpas, e o que também importa: muito sabor!” 

Sempre atenta à sustentabilidade e à transparência com o consumidor, a marca reúne no produto os selos Eu Reciclo, que garante a compensação ambiental de embalagens pós-consumo; Kosher, que atesta a conformidade com normas alimentares judaicas; FODMAP Friendly, que indica adequação a dietas com restrição a carboidratos fermentáveis; e Produto Vegano, que certifica a ausência total de ingredientes de origem animal, além de ser um produto sem glúten. 

O Completo e o Condensado de Castanha-de-Caju foram lançados com exclusividade durante a Naturaltech e, em breve, estarão disponíveis no e-commerce da marca e em pontos de vendas em todo o país. 

 

A Tal da Castanha 

A Tal da Castanha é uma marca brasileira que oferece alimentos plant-based inovadores, com ênfase em produtos naturais, saudáveis e sustentáveis. Pioneira no lançamento da bebida vegetal à base de castanha de caju orgânica no Brasil, foi eleita pelos consumidores como a marca número 1 do segmento, segundo pesquisa da TIME. A marca alcançou 34% de participação de mercado, está presente em 48 mil pontos de venda e se dedica a impactar positivamente a saúde dos consumidores, apoiar agricultores locais e promover práticas ambientais responsáveis. 


Serviço:

www.ataldacastanha.com.br


terça-feira, 24 de junho de 2025

Fispal Tecnologia abre hoje no São Paulo Expo, na capital paulista

Evento é a principal plataforma de conexão da indústria alimentícia da América do Sul e traz as últimas tendências e novidades de tecnologias para o setor 


Foto: Divulgação


A Fispal Tecnologia, principal encontro da indústria alimentícia na América do Sul, começa hoje, dia 24 e segue até o dia 27, trazendo as últimas tendências e novidades em embalagem, processamento, automação e tecnologias para a indústria de alimentos e bebidas (A&B). Realizada pela Informa Markets, a feira vai acontecer no São Paulo Expo, na capital paulista. 

São esperados mais de 42 mil visitantes, 400 expositores nacionais e internacionais e 130 horas de conteúdo, em um espaço de mais de 47 mil metros quadrados de exposição. A principal atração do evento é o Congresso Fispal Tec, que irá debater “O Novo DNA da Indústria Alimentar”, com foco na convergência transformadora entre tecnologias revolucionárias, eficiência industrial, impacto positivo e sustentabilidade. O setor fatura mais de R$ 1,2 trilhão no ano Brasil, sendo o país o maior exportador mundial de alimentos e bebidas industrializados, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

“A Fispal Tecnologia é o palco de inovações e discussões que movem o mercado, com soluções que impactam diretamente a produtividade e competitividade das indústrias. Os principais fornecedores para a indústria de alimentos e bebidas estão expondo na feira”, destaca Marina Cappi, gerente da Feira.

Com perfil altamente qualificado, os visitantes da Feira são profissionais da indústria A&B, bem como das de laticínios, sorvetes, frigorífica, química, fármaco e cosmética, embalagens, consultoria, distribuição, importação/exportação, ingredientes e insumos. No caso dos expositores, fazem parte os seguintes segmentos: 

Embalagem

Máquinas e soluções para embalagem

Máquinas e soluções para processo

Automação e logística

Acessórios e serviços

Aditivos, Ingredientes, Corantes e Conservantes

Tecnologia e Soluções

Refrigeração

Segurança alimentar / Qualidade / Higiene


Congresso Fispal Tec 

O Congresso terá três dias de discussões sobre temas que estão remodelando o mercado, visando fortalecer o contato entre decisores da indústria e especialistas, promovendo a troca de experiências, boas práticas e a atualização de conhecimento. A abertura oficial acontece no dia hoje (24), às 13h50

Em sintonia com o tema central "O Novo DNA da Indústria Alimentar", o evento traz como keynote speaker Dado Schneider, uma das maiores autoridades em comportamento geracional do país. Com uma trajetória que une experiência acadêmica e de mercado, é reconhecido por sua capacidade única de decifrar as transformações nas relações de trabalho e consumo impulsionadas pelas novas gerações. Doutor em Comunicação pela PUC-RS e pesquisador de comportamento das novas gerações, Schneider fará a palestra “Como Liderar, Motivar e Reter as Novas Gerações”, dia 26, às 14h.

No dia 24, logo após a abertura, o Congresso dará destaque à palestra “Indústria brasileira na liderança: alimentos industrializados e segurança alimentar para escalar a alimentação global”. Contará com a participação de Eduardo Berkovitz, da ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis); Gisele Camargo, do Ital/Apta/SAA; Sula Alves, da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal); Marcel Sacco, da BRF; e Fernanda de Oliveira, da Unilever Alimentos.

 

Apoio à pequena e média indústria

Entre as atrações da Fispal, a Jornada da Pequena Indústria será um espaço exclusivo para impulsionar o desenvolvimento de micro e pequenas indústrias do setor de alimentos e bebidas. O Projeto tem o objetivo de potencializar a visitação destes visitantes e seu relacionamento com os expositores, através de comunicação no mapa de bolso, indicando as empresas que possuem soluções para seus negócios.

A novidade para este ano é a parceria com o Instituto de Embalagens, que desenvolveu um tour guiado personalizado baseado em uma pesquisa aprofundada das necessidades do mercado. Esta visita direcionada conecta visitantes diretamente com expositores que oferecem soluções específicas para seus desafios, maximizando oportunidades de negócios e networking. 

Além das pequenas indústrias, os profissionais de frigoríficos que visitam a Feira terão na Jornada do Frigorífico a facilidade de encontrar expositores que com soluções de seu interesse, por meio de uma comunicação direcionada no pavilhão. Vai reunir dezenas de empresas que oferecem soluções tecnológicas inovadoras para atender às demandas específicas de todos os portes de indústria deste setor.

Outra novidade para o evento este ano é a Jornada Pet Food, um segmento que vem atraindo cada vez mais investidores. A iniciativa conecta profissionais da indústria pet a expositores de soluções em equipamentos, processos e embalagens para alimentos de animais de estimação. O setor pet tem apresentado números relevantes, seu crescimento foi de cerca de 25% em faturamento ao longo dos três últimos anos, de acordo com dados divulgados pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) e pelo Instituto Pet Brasil.

Também na grade de conteúdos da Fispal Tecnologia está o Fispal Women Connected, em sua terceira edição. O encontro reúne profissionais mulheres da indústria de A&B que estão revolucionando o mercado e contribuindo para um futuro mais sustentável no setor. A iniciativa representa um importante espaço de networking, troca de experiências e discussão sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento e evolução.

Para visitar a Feira e participar de suas atrações, além do valor normal do ingresso, a organização disponibiliza aos visitantes o ingresso solidário com a doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para o projeto Cuida Alimenta, da Safrater, Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 50 anos atua na região de Americanópolis, no Jabaquara, São Paulo, capital, em projetos socioeducacionais. 

 

Fispal Tecnologia 

A Fispal Tecnologia é o principal evento de negócios e inovação para a indústria de alimentos e bebidas da América do Sul. Com mais de quatro décadas de história, a Feira reúne os principais players do mercado, apresentando as mais avançadas tecnologias em automação, processos e embalagens que impulsionam a evolução da indústria alimentícia. O evento proporciona um ambiente único para networking, geração de negócios e acesso às últimas tendências que estão moldando o futuro do setor, conectando fornecedores, compradores e especialistas. 

 

Informa Markets 

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 27 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

 

Serviço:

www.fispaltecnologia.com.br


Data: 24 a 27 de junho de 2025

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo/SP

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13h às 18h

Ingressos no site acima


segunda-feira, 23 de junho de 2025

Sabor autêntico, leve na escolha: conheça os bastidores das cervejas sem álcool

No Dia do Mestre Cervejeiro, descubra as técnicas usadas para garantir sabor mesmo sem teor alcoólico


Alexandre Esber, mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja

Foto: Divulgação


Com baixo teor alcoólico, presente nas mais diversas ocasiões de consumo, a cerveja é uma escolha versátil capaz de acompanhar desde celebrações especiais até refeições leves ou momentos de pausa. Essa presença constante a torna uma aliada para quem busca equilíbrio, sem abrir mão do sabor. Não por acaso, as versões zero e low alcohol vêm ganhando cada vez mais espaço, oferecendo a liberdade de consumo em diferentes momentos. Mas como manter o sabor característico da bebida sem o álcool? A resposta está nas mãos experientes de um personagem essencial o mestre cervejeiro. Foi no dia 19 de junho, data dedicada a esses profissionais, é hora de mergulhar nos bastidores dessa transformação

De acordo com Alexandre Esber, mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, o segredo começa na origem: “A base é a mesma das cervejas tradicionais água, cereais, lúpulo e levedura. A escolha dos ingredientes faz toda a diferença para entregar o aroma e o sabor que o consumidor espera”. E esse cuidado não para por aí: a tecnologia também entra em cena para garantir que uma cerveja sem álcool continue sendo, acima de tudo, uma boa cerveja.

Depois da escolha dos ingredientes, a produção do mosto cervejeiro que vai desde a moagem dos cereais até a fervura com o lúpulo segue praticamente os mesmos passos das cervejas tradicionais. Isso porque o objetivo é manter o sabor o mais próximo possível da versão original. Tudo é feito com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes garantindo que o resultado final preserve o aroma, o corpo e o estilo da receita original.

A principal diferença está na fermentação. Nessa etapa, o mestre cervejeiro pode escolher entre dois caminhos: o primeiro é evitar que o álcool se forme, usando leveduras especiais ou interrompendo a fermentação antes do tempo necessário para o álcool ser formado. O segundo, mais moderno, é fazer a fermentação completa, como em qualquer cerveja tradicional, e depois remover o álcool com a ajuda de tecnologia geralmente por meio de um processo chamado destilação a vácuo. Assim, é possível garantir uma cerveja realmente zero, mas com todo o sabor preservado.

O toque final é dado na carbonatação e no envase, que selam o frescor e garantem uma experiência completa ao consumidor. Todo esse percurso é acompanhado com rigor: na Ambev, por exemplo, o controle de qualidade passa por mais de 1.300 pontos de inspeção e 376 testes, monitorados de perto pelos mestres cervejeiros. “Nada é deixado ao acaso. Cada etapa é observada com atenção para garantir o padrão de excelência que o consumidor já conhece”, afirma Esber.

O resultado desse trabalho meticuloso é um portfólio cada vez mais diverso e inovador. Dos rótulos com baixa caloria e sem glúten, como a Stella Pure Gold, às versões zero como Bud Zero, ou ainda cervejas com benefícios adicionais como a Corona Cero, enriquecida com vitamina D e premiada com medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cerveja 2025 o mundo das cervejas sem álcool mostra que dá, sim, para ter tudo: sabor, qualidade e equilíbrio, sem abrir mão do prazer de brindar.


Serviço:

www.academiadacerveja.com


sexta-feira, 20 de junho de 2025

Grupo HEINEKEN aposta na diversidade de rótulos para aquecer o varejo no inverno

Com a chegada do frio, companhia lança Baden Baden Passion e reforça portfólio com edições sazonais que valorizam qualidade, acolhimento e novas experiências


Foto: Divulgação


Com a chegada do inverno, cresce a demanda por bebidas que entregam mais sabor, intensidade e uma experiência sensorial ainda mais acolhedora. A mudança de clima impacta diretamente os hábitos de consumo, com os brasileiros priorizando rótulos mais encorpados, aromáticos e que combinem com momentos de relaxamento e socialização em casa. Para o varejo, o período se torna uma oportunidade estratégica para diversificar o sortimento, estimular a experimentação e impulsionar as vendas, especialmente de cervejas sazonais, especiais e opções que dialogam com as baixas temperaturas.

Atento a esse cenário, o Grupo HEINEKEN aposta na diversidade de seu portfólio como ferramenta de conexão com diferentes perfis de consumidores durante o inverno. Um dos principais destaques da estação é o lançamento da Baden Baden Passion, cerveja frutada com uma combinação de morango, cereja e framboesa, que cria um perfil sensorial sofisticado e romântico, ideal para ocasiões a dois ou momentos especiais ao longo do inverno. A novidade está disponível desde maio e seguirá em todo o período de inverno, reforçando a estratégia da marca de estar presente em momentos únicos e marcantes para os consumidores.

“Com a chegada do inverno, cresce a busca por produtos que entreguem aconchego e experiências sensoriais mais intensas. No segmento premium, a principal tendência é justamente ir além do produto, criando conexões emocionais e momentos memoráveis para o consumidor. Essa é a estratégia que a Baden Baden vem adotando ao longo dos anos, com investimentos contínuos em inovação e no reforço de um posicionamento único no mercado”, destaca Giuliana Bernardo, Diretora Nacional de Vendas do Grupo HEINEKEN.

Entre os grandes destaques do portfólio sazonal deste ano esteve a Baden Baden Chocolate, que retornou ao mercado como o tradicional rótulo de início de outono e Páscoa da marca. Combinando o dulçor do chocolate ao amargor do malte tostado, a cerveja se destacou pela versatilidade, especialmente nas harmonizações com sobremesas e pratos típicos do período. “A Baden Baden Chocolate foi desenvolvida como uma edição especial para a Páscoa, pensada para acompanhar momentos de celebração e conexão, além de ser perfeita para os dias mais amenos do outono. É um rótulo que entrega complexidade e conforto, dois atributos muito valorizados nessa ocasião de consumo”, explica Giuliana. A cerveja fez parte das ativações sazonais da marca no primeiro semestre e, como previsto, não está mais disponível nas gôndolas.

A edição sazonal Baden Baden Passion, também disponível por tempo limitado, pode ser encontrada em pontos de venda parceiros nas regiões Sul e Sudeste durante todo o inverno de 2025.

 

Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 


Serviço:

www.heinekenbrasil.com.br


quarta-feira, 18 de junho de 2025

Talchá lança linha de chás gaseificados e naturais

A Talchá, marca brasileira criada com o propósito de oferecer blends autênticos, chás clássicos e infusões inusitadas, acaba de lançar sua primeira linha de chás gaseificados em lata, unindo frescor, praticidade e ingredientes naturais em uma experiência surpreendentemente leve e saborosa.


Foto: Divulgação


A linha marca a entrada da marca no universo das bebidas prontas, sem abrir mão da autenticidade e da qualidade que a consagraram no mercado de chás premium.

Para a estreia, foram escolhidos três dos blends mais vendidos da casa: Detox, Rose e Vermelho Intenso, agora em versão gaseificada - ideal para acompanhar o ritmo dos dias mais agitados com refrescância e sofisticação.

Diferente de outras bebidas do mercado, os chás são infusionados de verdade, sem pós artificiais ou aromas sintéticos. A composição natural é um dos grandes diferenciais da linha, que aposta em uma produção moderna e limpa: não há adição de açúcar ou sódio, é low carb, o dulçor vem do suco de maçã concentrado, e os acidulantes e estabilizantes tradicionais foram substituídos por suco de limão.

Entre os ingredientes do sabor Vermelho Intenso, por exemplo, estão hibisco, maçã, groselha preta, morango, framboesa, sabugueiro e aromas naturais, além de conter 32% de fruta em sua composição, sem glúten e livre de alergênicos.


Talchá

Fundada em 2010 por Mônica Rennó e sua filha, Mariana Schvartsman, a Talchá nasceu com o propósito de transformar a cultura da bebida no Brasil, oferecendo aos consumidores uma seleção autêntica de chás de alta qualidade, infusões aromáticas e blends sofisticados. Com o slogan "Mudando sua percepção sobre o chá", a empresa busca proporcionar uma experiência sensorial única, combinando tradição e inovação para atender tanto apreciadores iniciantes quanto conhecedores exigentes. Além das bebidas, a marca também disponibiliza acessórios e kits presenteáveis, promovendo o chá não apenas como uma bebida, mas como um ritual de bem-estar e prazer.


Serviço:

www.talcha.com.br


terça-feira, 17 de junho de 2025

Café Evolutto, da Torrefação Cooxupé, lança campanha com mais de mil prêmios e carros zero quilômetro

Durante a promoção “Prêmios em Família”, que será realizada de 16 de junho a 8 de setembro, os consumidores também podem ganhar cozinhas completas; basta comprar produtos da marca, se cadastrar no site e concorrer


Promoção começou no dia 16 de junho e segue até 8 de setembro

Foto: Divulgação


O Café Evolutto acaba de lançar a promoção “Prêmios em Família”. A marca da Torrefação Cooxupé segue a mecânica “compre, cadastre e concorra”, na qual os consumidores precisam comprar os produtos, fazer um cadastro no site promocafeevolutto.com.br e concorrer a mais de mil prêmios instantâneos, 12 cozinhas completas e 3 carros Fiat Argo 0km. A campanha será realizada de 16 de junho até 8 de setembro.

Os produtos do Evolutto são os cafés tradicional, extraforte e premium, café solúvel, espresso, cappuccino, além de filtros de papel 102 e 103, que estão disponíveis no varejo brasileiro nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A campanha também é válida para as compras feitas pelo e-commerce, no site Cafés Cooxupé (cafescooxupe.com.br).

Os prêmios instantâneos são diários e os clientes descobrem se ganharam no ato do cadastro. Entre as premiações estão vales-compras no valor de R$ 150, com resgate no site Cafés Cooxupé; um ano de café grátis (sendo 24 pacotes de Café Evolutto Extraforte 500 gramas); e, ainda, máquinas de café espresso para sachês (incluso uma caixa com 50 sachês). 

Também haverá sorteio toda semana de 12 cozinhas completas, contendo geladeira duplex inox 451 litros, fogão 4 bocas inox, micro-ondas 20 litros inox, coifa de parede inox e purificador de água. Todo mês será realizado o sorteio de um Fiat Argo 0 km, totalizando três veículos até o final da promoção.

Além de premiar os consumidores, a campanha é uma grande oportunidade para os varejistas incrementarem suas vendas. Por isso, a marca oferece materiais promocionais para os pontos de venda, com itens visuais como cartazes e outros. Já o plano de comunicação conta com ampla presença na mídia, com comerciais de TVs, rádio e redes sociais.

De acordo com o gerente da Torrefação Cooxupé, Daniel Salguele, a promoção vem para fortalecer o Café Evolutto no varejo nacional. “Apostamos no impacto visual e na lembrança de marca para incentivar a compra e garantir uma participação expressiva dos clientes. Os prêmios serão diários e acreditamos que os consumidores vão se encantar com a qualidade dos produtos do Café Evolutto”, afirmou.


Serviço:

www.cafeevolutto.com.br


segunda-feira, 16 de junho de 2025

Tank Brewpub oferece experiência exclusiva dentro da fábrica

A cervejaria proporciona um momento único com boa comida, cervejas de diversos estilos e clima descontraído


Foto: Divulgação


A cervejaria Tank Brewpub, famosa pela diversidade de seus rótulos, acaba de anunciar uma nova experiência na casa. Agora é possível reservar uma mesa dentro da fábrica da cervejaria, rodeada pelos tanques de fermentação das cervejas. 

Para quem gosta de cerveja e experiências diferentes, poderá reservar a mesa para 6 a 12 pessoas. A taxa de reserva é de R$120, valor que será abatido da conta final. As reservas podem ser feitas após às 19h nos dias de semana e aos sábados, em qualquer horário. A casa ainda trabalha com pacotes para eventos exclusivos, que fecham a cervejaria. 

 

O Tank Brewpub

Um bonito casarão de Pinheiros, datado dos anos 50, abriga desde 2020 o Tank Brewpub. O bar foi idealizado por Julia Fraga e Fábio Comolatti, também proprietários do premiado Ambar Cervejas Artesanais, naquele mesmo pedaço da cidade.

No Tank, no entanto, o casal deu um passo além e passou a produzir as próprias cervejas. Da bonita fábrica, à vista do público, saem cerca de 8 mil litros da bebida por mês, entre lagers, IPAs, ales e outros estilos que somam mais de 150 receitas diferentes. Cerca de vinte delas são oferecidas por vez no balcão, em taças de 330ml ou pints de 460ml, além de latas.

Eleito por consecutivas vezes o melhor bar de cervejas da cidade, o endereço também é dotado de boa cozinha, com petiscos, sandubas - entre eles um caprichado smash burger - e pratos, incluindo aí almoço executivo. Seus múltiplos ambientes guardam detalhes remanescentes da construção original do imóvel, como tijolinhos aparentes, colunas e pergolados que trazem iluminação natural ao espaço. Nos dias quentes, a varanda junto à calçada configura o espaço perfeito para bons brindes.

 

Serviço:

@tank_brewpub


sexta-feira, 13 de junho de 2025

Cooperativa Vinícola Garibaldi é premiada com duas medalhas de ouro na Espanha

Premiações foram recebidas pelos espumantes Garibaldi Moscatel e Garibaldi Viognier no Zarcillo International Wine Awards


Espumantes Garibaldi Moscatel e Garibaldi Viognier conquistaram premiação

Foto: Philogus


A Cooperativa Vinícola Garibaldi conquistou duas novas medalhas de ouro, desta vez, vindas da Espanha, no Zarcillo International Wine Awards, ocorrido entre os dias 27 e 29 de maio. A edição 2025 da competição, realizada em Ávila, premiou os espumantes Garibaldi Moscatel e Garibaldi Viognier.

As distinções reconhecem a excelência e as melhores práticas da indústria vinícola internacional, sendo conferidas por 80 avaliadores de 21 nacionalidades e endossadas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e pela Federação Mundial de Grandes Competições Internacionais de Vinhos e Destilados (VINOFED). Neste ano, os jurados avaliaram às cegas 1.306 amostras de 10 países. Apenas 13% das amostras enviadas receberam medalhas de ouro como as concedidas à Cooperativa Vinícola Garibaldi.

"É um reconhecimento importante, que se soma a outras valiosas condecorações com muito orgulho já recebidas e, principalmente, evidencia nosso compromisso com as melhores práticas do setor em todas as etapas do processo produtivo", destaca o presidente Oscar Ló.

A nova medalha de ouro amplia o rol de conquistas do já premiadíssimo Garibaldi Moscatel, espumante elaborado pelo método Asti que, ano após ano, segue conquistando paladares por seu admirado equilíbrio entre açúcares e acidez. Esse foi o segundo prêmio da bebida neste ano, que se destaca pela jovialidade, pelo frescor e pela complexidade aromática, depois do ouro duplo recebido no certame francês Citadelles du Vin, em março.

O outro premiado do concurso espanhol, o espumante Garibaldi Viognier, é resultado dos experimentos de campo da marca. Nesse vinhedo, a cooperativa testa cepas para elaborar produtos surpreendentes – como o caso desse, lançado em 2023 e premiado em distintos países como Argentina e Hungria. Elaborado pelo método Charmat, apresenta aromas bastante frutados, com perfil de frutas frescas e um toque floral, além de cremosidade e bons frescor e maciez.


Serviço:

www.vinicolagaribaldi.com.br


quinta-feira, 12 de junho de 2025

Pesquisa inédita revela protagonismo do vinho brasileiro entre mais jovens, mulheres e consumidores com maior escolaridade

Levantamento nacional foi promovido por Consevitis-RS e Sebrae



Foto: Divulgação


Uma nova pesquisa nacional revela dados promissores para o setor vitivinícola do país. O levantamento, conduzido pelo Instituto MDA Pesquisa por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional, mostra que o vinho nacional tem conquistado novos públicos e se consolidado como uma escolha cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros.

A pesquisa ouviu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, revelando um panorama positivo para o setor. Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.

“Os resultados confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebração, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Entre os consumidores que compraram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome a bebida diariamente ou semanalmente, o que reforça a fidelização do público. A pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês, com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70, o que demonstra o potencial de competitividade do vinho brasileiro nas faixas de preço mais acessíveis.

O estudo aponta o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores, com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo de vinho incluem ocasiões de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).

Outro dado importante está nos critérios de escolha do consumidor na hora da compra: preço, tipo de uva, recomendação de amigos e familiares e origem do produto aparecem entre os principais influenciadores. A maior parte das aquisições ocorre em supermercados (89%), seguidos por empórios especializados e plataformas online.

Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida. “Sabemos que o preço ainda é um entrave para muitos consumidores, e isso se deve, em grande parte, à elevada carga tributária sobre o vinho no Brasil. Essa é uma pauta prioritária para o Consevitis-RS, que tem atuado de forma permanente na articulação com autoridades e instituições em busca de um ambiente mais justo e favorável para o setor vitivinícola nacional”, afirma Rebellatto.

Ainda assim, a tendência é de crescimento, com novos consumidores sendo atraídos pela diversidade, qualidade e identidade do vinho brasileiro. “O vinho brasileiro tem uma conexão única com os sabores, os territórios e a cultura do nosso país e esta pesquisa nos dá ainda mais confiança para seguir investindo em promoção, qualificação e aproximação com os consumidores”, reforça o presidente.


Resumo

Realização: Instituto MDA Pesquisa

Promoção: Consevitis-RS e Sebrae Nacional

Período de coleta: 28 de janeiro a 6 de fevereiro de 2025

Amostra: 1.709 entrevistados consumidores de bebidas alcoólicas

Abrangência: Nacional

 

Perfil do consumidor de vinho

- O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida dos brasileiros (33%), atrás apenas da cerveja.

- A preferência por vinho é mais expressiva entre mulheres, pessoas com até 44 anos,   escolaridade elevada e renda superior a cinco salários mínimos.

 

Frequência e comportamento de compra

- 68,5% dos entrevistados compraram vinho nos últimos três meses.

- 52% desses consumidores consomem vinho diariamente ou semanalmente.

- 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês.

- A quantidade média por compra é de até duas garrafas para 61% dos consumidores.

- 45,4% dos consumidores optam por rótulos na faixa de R$ 30 a R$ 70.

 

Preferências de consumo

- Vinho tinto é o favorito (80%), seguido por branco (9%) e rosé (7%).

- Entre os tintos, o suave (63%) é mais consumido por mulheres jovens; o seco (49%), por   homens com maior renda e escolaridade.

- Principais momentos de consumo: relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas   comemorativas (38%) e reuniões sociais (30%).

 

Canais de compra e critérios de escolha

- Principais canais: supermercados (89%), empórios (40%) e lojas online (27%).

- Fatores decisivos na compra: preço (29%), facilidade de acesso (28%), variedade de opções (27%), além de recomendações de amigos/familiares (40%) e origem do produto (26%).

- Preço e tipo de uva são os atributos mais valorizados.

 

O vinho brasileiro

- 70% dos entrevistados consumiram vinho nacional nos últimos seis meses.

- 66% compraram vinho brasileiro no mesmo período.

- O consumo do produto nacional é mais expressivo entre jovens, mulheres, pessoas com maior escolaridade e renda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.

- Maior barreira ao aumento do consumo do vinho nacional: preço elevado (38%).

 

Consevitis-RS

O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.


Serviço:

www.consevitis-rs.com.br


quarta-feira, 11 de junho de 2025

Minalba Brasil amplia distribuição do Sorox no varejo alimentício e fortalece presença no mercado nacional

Agora, além de São Paulo, consumidores do Nordeste e do Rio de Janeiro poderão encontrar a bebida hidratante funcional Sorox nos pontos de venda


Foto: Divulgação - Minalba Brasil


A Minalba Brasil, empresa de bebidas não alcoólicas do GEQ (Grupo Edson Queiroz ), fortalece sua estratégia de expansão nacional ao ampliar a distribuição da bebida hidratante funcional Sorox, em parceria com a multinacional Genomma Lab. A bebida, que é líder no canal farma e começou a ser distribuída pela Minalba Brasil no varejo alimentício em São Paulo, passa a ser comercializada no Nordeste e no Rio de Janeiro - dois mercados com alto potencial de consumo para soluções de hidratação.

“Sorox é uma das grandes prioridades estratégicas da Genomma Lab no Brasil e no cenário global. Desde seu lançamento em março de 2023 no país, a marca tem apresentado uma performance excepcional. Os resultados obtidos na distribuição em São Paulo confirmaram nosso plano de crescimento e reforçaram nossa confiança na parceria com a Minalba Brasil. Tenho plena convicção de que essa união trará ótimos frutos e fará a diferença na rotina de hidratação dos brasileiros.”, afirma Bernardo Abrantes, diretor de marketing da Genomma Lab.

Com uma fórmula que combina 8 eletrólitos essenciais, zero açúcar, baixa caloria e sete sabores, o Sorox é a bebida ideal para promover a hidratação de forma eficiente, especialmente durante a prática de atividades físicas, em situações de desidratação leve ou nos dias mais quentes. Com essa composição, a bebida contribui para a reposição rápida de líquidos e a recuperação do desempenho físico. Diante disso, a Minalba Brasil reafirma seu compromisso em acompanhar as transformações do mercado com agilidade e inovação.

 

Foto: Divulgação - Minalba Brasil


“O consumidor brasileiro está cada vez mais criterioso, buscando produtos que aliem saúde, conveniência e eficiência. Sorox surge como uma resposta direta a essa demanda: uma solução moderna de hidratação que combina eletrólitos essenciais com deliciosos sabores, promovendo reposição rápida de líquidos e equilíbrio ao organismo. Atenta a essa transformação no comportamento de consumo, a Minalba Brasil reafirma seu compromisso em entregar soluções funcionais que acompanham o ritmo da vida moderna, com inovação e propósito. Estamos confiantes na expansão de Sorox, ao lado da Genomma Lab, como parte de uma estratégia sólida voltada ao cuidado com o consumidor e à construção de um portfólio cada vez mais completo.”, finaliza Christina Larroude, diretora de Marketing da Minalba Brasil.

A expansão da Sorox representa mais um passo estratégico da Minalba Brasil na consolidação de um portfólio robusto e completo na categoria de bebidas não alcoólicas. Com 12 marcas no portfólio, desde a liderança em água mineral natural até bebidas hidratantes funcionais, a empresa reforça sua presença em mercados estratégicos e amplia sua capilaridade nacional, reafirmando o compromisso com o consumidor. Para 2025, os planos ainda incluem investimentos na expansão da capacidade produtiva e em novas parcerias, fortalecendo ainda mais sua posição no setor.

 

Minalba Brasil

Minalba Brasil é a divisão de bebidas não alcoólicas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. Principal empresa brasileira de águas minerais naturais e com o portfólio mais completo, a companhia é detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento da marca Nestlé Pureza Vital, bem como a distribuição exclusiva das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e a distribuição no varejo da bebida hidratante funcional Sorox. 


O Grupo Edson Queiroz

Desde 1951, o Grupo Edson Queiroz se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados. Ao longo da história, o Grupo consolidou uma cultura de pioneirismo e desenvolvimento de grandes negócios, empregando diretamente mais de 9 mil colaboradores e guiando sempre suas decisões nos princípios éticos que baseiam todas as suas relações. Entre as áreas de atuação e marcas, estão: Energia, com armazenamento, envase e distribuição de GLP com a Nacional Gás; Eletrodomésticos, com a Esmaltec; Bebidas, com a Minalba Brasil; e Comunicação, com o Sistema Verdes Mares. 


A Genomma Lab

Genomma Lab Internacional S.A.B. de C.V. é uma empresa mexicana líder em produtos de cuidados pessoais e farmacêuticos, com presença em 19 países das Américas. Com uma visão pautada por um compromisso genuíno com o bem-estar das pessoas, a Genomma Lab desenvolve, vende e comercializa uma ampla gama de produtos de marcas premium, muitos dos quais são líderes em suas categorias. A empresa é comprometida com a qualidade de vida de seus consumidores, investindo em pesquisa e análise dos melhores ingredientes para o desenvolvimento e comercialização de produtos de cuidados pessoais e medicamentos de venda livre (OTC). Dessa forma, busca gerar os mais altos níveis de retorno para seus investidores.


Serviço:

www.minalbabrasil.com.br

www.geq.com.br

www.genommalab.com


terça-feira, 10 de junho de 2025

Bacco Destilados leva marca zero álcool à Naturaltech 2025

Miden, pioneira em destilados sem álcool, participa de feira para ampliar presença no varejo e fortalecer parcerias no setor de alimentos e bebidas naturais


Foto: Matheus de La Palm (@matheusdelapalm)


A Bacco Destilados participa da Naturaltech 2025, maior feira da América Latina dedicada a produtos naturais, orgânicos e sustentáveis, entre os dias 11 e 14 de junho, no Distrito Anhembi, em São Paulo, com foco na apresentação da Miden, sua nova linha de destilados zero álcool. Lançada em 2024, a marca é a primeira destilaria 100% sem álcool do Brasil e representa a aposta da empresa no crescimento do consumo consciente e na mudança de hábitos, especialmente entre as novas gerações.

Durante o evento, os visitantes poderão degustar os produtos da Miden e conhecer suas possibilidades de aplicação em drinks sem álcool, tendência cada vez mais presente nos cardápios de bares e restaurantes. A participação na feira faz parte da estratégia da Bacco para expandir sua atuação no varejo especializado e fortalecer parcerias com profissionais e redes alinhadas à promoção do bem-estar e à busca por inovação no setor de bebidas.

“Estar na Naturaltech é uma decisão estratégica para nós. O evento nos conecta a um público qualificado, que valoriza saúde, bem-estar e experiências diferenciadas. Queremos mostrar que é possível celebrar com moderação e muito sabor, mesmo sem álcool. Além de reforçar o posicionamento da Miden como referência em bebidas zero álcool, esperamos estabelecer parcerias com empórios e lojas especializadas que compartilham dessa visão. São Paulo, como principal centro de consumo e negócios do país, é o local ideal para essa aproximação”, afirma José Henrique Tomasson, diretor e cofundador da Bacco Destilados.

 

Produtos premiados e parcerias fortes

Entre os destaques da linha Miden estão o Alternative Gin, elaborado com zimbro, cardamomo, alecrim e jabuticaba, e o Italian Spritz, feito com casca de laranja, hibisco e especiarias. Ambos os produtos foram reconhecidos internacionalmente com medalha de bronze no World Drinks Awards, em Londres, nas categorias voltadas a bebidas sem álcool.

O lançamento da Miden ocorre em um contexto de expansão do mercado global de bebidas não alcoólicas, impulsionado por mudanças de comportamento. Segundo levantamento realizado pela Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist Researchers, 88% dos consumidores da geração Z, entre 18 e 25 anos, demonstram interesse em reduzir ou eliminar o consumo de álcool. Esse movimento reflete uma crescente busca por bem-estar e estilos de vida mais equilibrados, abrindo espaço para soluções inovadoras como a da Miden. “Como resultado, nossos produtos já estão presentes em importantes redes supermercadistas, como Angeloni, Bistek, Zaffari, Santa Luzia, Verdemar e Cencosud, além de integrarem os cardápios de restaurantes renomados como Fasano, Parigi, Rubaiyat e Ristorantino”, afirma José.

Além da Miden, a Bacco Destilados mantém seu portfólio de bebidas tradicionais, que inclui a vodka e o gin Bacco, os licores Limoncello Brasiliano, Jambu, Fire, Niña e Nutelka, concentrados como Moscow Mule, Pink Mule e Mate. Com sete anos de atuação, a empresa vem consolidando sua presença no varejo com uma oferta diversificada, que combina tradição, inovação e soluções práticas para bares e restaurantes que buscam agilidade e consistência na oferta de drinks. 

“Nós nos destacamos pela qualidade e inovação na entrega de bebidas premium. Nosso objetivo é atender tanto o mercado tradicional de destilados quanto o crescente segmento de bebidas sem álcool. Com a Miden, queremos ampliar o acesso a produtos que acompanham o novo comportamento do consumidor, sem abrir mão de qualidade e versatilidade. Diante desse cenário, estamos entusiasmados com a nossa participação na Naturaltech 2025. Acreditamos que o evento será uma oportunidade valiosa para apresentar os nossos produtos diretamente ao consumidor final e fortalecer parcerias com profissionais e estabelecimentos que compartilham com uma vida mais saudável e equilibrada”, conclui José.


A Bacco Destilados

Fundada em 2017, em Curitiba, a Bacco Destilados é referência nacional na produção de bebidas premium. Com um portfólio diversificado que inclui vodka e licores como Limoncello Brasiliano, Jambu, Fire, entre outros. A marca se destaca por oferecer soluções práticas e de alta qualidade, como as Bag in Box 5L, o varejo, bares e restaurantes, combinando tradição, inovação e brasilidade em suas criações.

Pioneira no Brasil em destilados zero álcool, a empresa lançou a marca Miden, voltada ao público que busca experiências sofisticadas sem o consumo de álcool. Entre os destaques estão o Miden Alternative Gin, feito com ingredientes naturais como zimbro, cardamomo, alecrim e jabuticaba, premiado com medalha de bronze no World Drinks Awards 2025, e o Miden Italian Spritz, também reconhecido na edição anterior do evento. A marca Miden reforça o posicionamento da Bacco na vanguarda das tendências de consumo, com foco em mocktails e bebidas não alcoólicas que aliam sabor, inovação e bem-estar, promovendo momentos únicos de celebração e relaxamento. Bacco Destilados: qualidade premium para todos os momentos! 


Serviço:

www.baccodestilados.com

www.naturaltech.com.br

 

Naturaltech 2025

Data: 11 a 14 de junho

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana, São Paulo - SP, 02001-900

Rua: G/15, estande 0501


Anuário IB 2022