Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quinta-feira, 29 de maio de 2025

Vida Veg lança o IogVeg Zero: iogurte vegetal com proteínas e zero adição de açúcar

Feito à base de aveia, a novidade está disponível nas versões tradicional e morango, sem glúten e sem lactose, com muito sabor e cremosidade


Foto: Divulgação

 

A Vida Veg apresenta uma novidade que vai revolucionar o mercado de iogurtes vegetais! A food tech mineira acaba de lançar o  IogVeg Zero, um alimento feito à base de aveia, rico em nutrientes e perfeito para ser consumido no café da manhã ou entre as refeições. Com textura cremosa e muito saboroso, o novo iogurte está disponível na versão tradicional, que pode ser combinada com frutas ou cereais, ou no sabor morango, para quem quer algo ainda mais prático e gostoso. 

O IogVeg Zero é um iogurte naturalmente fermentado que combina as fibras da aveia, a proteína da ervilha e o creme de coco, em uma fórmula que favorece o intestino, garante saciedade e uma experiência de consumo prazerosa. O alimento vem em uma embalagem no formato de garrafa com tampa, para facilitar o transporte e o armazenamento, unindo praticidade e saúde. 

"Este é um lançamento especial, que chegou para transformar a categoria de iogurtes, inicialmente em embalagem de 500g. É um alimento leve, gostoso, sem adição de açúcar nos ingredientes. É completo nutricionalmente no que diz respeito a carboidratos, proteínas, fibras e gorduras, sendo uma fonte proteica de fácil digestão, além de ser um produto mais sustentável," diz Álvaro Gazolla , diretor comercial e fundador da Vida Veg.

O novo iogurte vegetal proteico IogVeg Zero é ideal para quem adota dietas plant-based e busca maior aporte proteico para a manutenção da saúde ou no pós-treino; para os consumidores que querem controlar o consumo de açúcar ou estão em reeducação alimentar. Sua composição livre de lactose e de glúten também torna o alimento uma excelente opção para pessoas com intolerância à lactose, alergia ao leite, doença celíaca ou alergias cruzadas.


A Vida Veg

Fundada em 2015, a Vida Veg, indústria brasileira de produtos 100% de base vegetal, é líder nacional em produtos plant based. A empresa está presente em todo o País com mais de 6 mil pontos de venda e conta com mais de 48 produtos no portfólio, voltados para o varejo e foodservice nacional. Sua unidade fabril está situada na cidade de Lavras (MG), com cerca de 3000m² de área construída e uma capacidade produtiva de 1.000 toneladas mensais, que gera mais de 200 empregos, entre diretos e indiretos.

A fabricação própria da marca garante um alto padrão de qualidade, com matérias primas selecionadas e certificadas, que garantem um ambiente livre de qualquer contaminação cruzada. Além de contar com o reconhecimento do mercado pela qualidade de seus produtos, a empresa também prima pela sustentabilidade e responsabilidade socioambiental e possui parceria com o Eu Reciclo, que fornece um selo que representa a compensação de 100% do equivalente ao volume total das embalagens que são inseridas no mercado.


Serviço:

www.vidaveg.com.br


quarta-feira, 28 de maio de 2025

Tomas Lellis assume como Diretor Regional para a América do Sul da Zamora Company

Com mais de 15 anos de experiência na indústria de vinhos e destilados, executivo terá o desafio ajudar a transformar o Licor 43 licor em um ícone global



Tomas Lellis, novo diretor regional para a 

América do Sul da Zamora Company

Foto: Divulgação


Tomas Lellis acaba de assumir o cargo de Diretor Regional para a América do Sul da Zamora Company. Após nove anos atuando como Gerente de Área à frente de marcas como Licor 43, Ramón Bilbao, Martin Miller’s e Villa Massa, o executivo tem agora o desafio de replicar o sucesso da empresa no Brasil para outros países da região.

Com mais de 15 anos de experiência na indústria de vinhos e destilados, o profissional é especializado em planejamento estratégico, vendas e marketing. Possui passagem por empresas como MTV, Bacardi Martini e William Grant & Sons. Desde 2016, o profissional lidera as operações da Zamora Company e foi o responsável por tornar Licor 43 líder de mercado e ampliar a sua presença na América do Sul.

“Entendo que temos muitas oportunidades de crescimento e, por isso, espero criar um alinhamento estratégico regional para as marcas e capturar as oportunidades de distribuição que ainda existem no continente. Além disso, tenho a missão de ajudar a transformar o Licor 43 em um ícone global, incorporando tendências e costumes da região”, finaliza Tomas Lellis.

 

Licor 43 

O Licor 43 é uma bebida premium e atemporal produzida na Espanha, que contém 43 ingredientes naturais sendo eles frutas cítricas mediterrâneas, ingredientes botânicos selecionados e a presença marcante da baunilha. É o licor importado número 1 do Brasil e possui três versões: Original, Chocolate e Horchata.

 

Zamora Company

A Zamora Company é uma empresa espanhola com capital 100% familiar, que produz e comercializa vinhos e bebidas destiladas de alto valor agregado, focando sempre na satisfação dos consumidores e no desenvolvimento de marcas premium. Com operações em mais de 80 países, a Zamora Company conta com um experiente time internacional de mais de 500 pessoas e um extenso portfólio de marcas premium, com fábricas na Espanha, Itália e Estados Unidos, e com um volume de negócios anual de 265 milhões de euros (2022).


Serviço:

www.zamoracompany.com


terça-feira, 27 de maio de 2025

Água com gás ajuda a emagrecer? Mito ou Verdade

Especialistas indicam que a água com gás pode ser uma substituição de bebidas calóricas e contribui para hábitos mais saudáveis no dia a dia


Drink preparado com Tangerina e Água com gás

Foto: Divulgação


A busca por hábitos mais saudáveis faz com que muitas pessoas repensem o que consomem no dia a dia e uma das dúvidas mais frequentes nesse processo é: água com gás ajuda a emagrecer? 

Embora não tenha efeito direto na perda de peso, a água com gás pode ser um importante aliado para quem busca reduzir o consumo de bebidas calóricas, como refrigerantes e alcoólicos.

Segundo a nutricionista Fabiane Alheira, especialista em nutrição clínica e comportamento alimentar, a água com gás pode, sim, contribuir para o emagrecimento.

“Muitas pessoas sentem falta da sensação de efervescência das bebidas gaseificadas. A água com gás oferece essa experiência, mas sem calorias, açúcares ou aditivos. Isso pode facilitar a substituição de refrigerantes ou até de drinks alcoólicos no dia a dia, favorecendo escolhas mais saudáveis”, explica a profissional.

A Lindoya Verão, uma das primeiras águas a serem comercializadas no País, com mais de 70 anos de história, oferece aos consumidores um portfólio de linhas de água com gás com carbonatação equilibrada, ideal para acompanhar refeições ou ser consumida ao longo do dia, ajudando a bater a meta de água diária. A proposta da marca é mostrar que é possível manter uma rotina saudável sem abrir mão do prazer de uma bebida refrescante e de qualidade.

“Na Lindoya Verão, buscamos oferecer mais do que hidratação: oferecemos escolhas conscientes. Nossa água com gás combina a pureza da fonte da Serra da Mantiqueira com uma leveza que agrada ao paladar, tornando-se uma excelente opção para quem deseja cuidar da saúde sem sacrifícios”, afirma César Dib, CEO da Lindoya Verão.

A marca reforça que, a água mineral e gaseificada é captada de fontes preservadas, respeitando critérios rigorosos de qualidade e sustentabilidade pilares fundamentais da empresa.

Conclui-se que a água com gás não é uma fórmula mágica para emagrecer, mas é um substituto inteligente para bebidas que sabotam a dieta. Incorporar opções como essa no dia a dia pode ter grande impacto para saúde e bem-estar.


Lindoya Verão

Desde 1951, a Lindoya Verão é pioneira no mercado de água mineral do Brasil. Com fontes localizadas na Serra da Mantiqueira, é reconhecida por sua pureza e qualidade excepcionais, oferecendo uma ampla linha de produtos para atender a diversos segmentos. Com uma trajetória marcada por inovação e compromisso com a saúde, bem-estar e sustentabilidade, Lindoya Verão é sinônimo de confiança e prestígio mundial. 


Serviço:

www.lindoyaverao.com.br


segunda-feira, 26 de maio de 2025

Lapiendrius Flavors apresenta novas soluções em Bebidas Naturais e Proteicas na NIS 2025

Nas versões dos sabores Speculoos e Limonada Suíça a Lapiendrius Flavors teve destaque com seus protótipos em aromas para atender as novas demandas do mercado de Bebidas proteicas além de Trazer seu Know-how da fabricação de Aromas Naturais de Frutas Cítricas.


Durante a edição 2025 da Nutri Ingredientes Summit (NIS), a Lapiendrius Flavors trouxe ao mercado de bebidas e suplementos três inovações que traduzem sua visão: unir prazer sensorial, naturalidade e tecnologia em soluções.

Protótipos Apresentados na NIS 2025 – Bebidas Proteicas de Speculoos e Limonada Suíça, Água Saborizada de Limão Siciliano 100% Natural.

Foto: Marketing, Grupo Lapique - 2025


No portfólio apresentado, destacaram-se o Whey Protein sabor Limonada Suíça, o Whey sabor Speculoos e a água saborizada de limão siciliano 100% natural, desenvolvida com ésteres obtidos na planta exclusiva da empresa.

As novas soluções foram formuladas a partir de insights de mercado e demandas de consumidores por experiências diferenciadas. O Whey de Limonada Suíça combina acidez refrescante com cremosidade, oferecendo um perfil inusitado e versátil. Já o Whey de Speculoos entrega notas quentes e aveludadas de especiarias, baunilha e caramelo, explorando o conceito de indulgência sofisticada no universo proteico.


Stand da Lapiendrius Flavors na Feira NIS 2025

Foto: Marketing, Grupo Lapique – 2025


A água saborizada de limão siciliano, por sua vez, é um marco técnico e sensorial, oferece um perfil aromático puro, com excelente performance em bebidas clean label e sem adição de açúcares.

Esses Insights foram detalhados durante o evento, onde o Head de Marketing da Lapiendrius Flavors, Carlos A. Lapique, apresentou a palestra “Paladar Global: Como Sabores Locais Conquistam Novos Mercados”. A exposição destacou como sabores regionais, quando bem traduzidos, podem ser plataformas de inovação para marcas atendendo a demanda das redes sociais e a geração Z.


Palestra: Paladar Global – Carlos A. Lapique,Head de Marketing | NIS Aplication Trends

Foto: Feira NIS – 2025


“Mais do que seguir tendências, é preciso interpretá-las a partir do contexto cultural e do comportamento de consumo local. Sabores têm identidade, e nossa missão é transformá-los em experiências aplicáveis para a indústria” afirma o Head de Marketing da Lapiendrius Flavors.


Foco na Satisfação do Cliente

A excelência na qualidade dos produtos e a agilidade nos prazos de entrega são fatores que têm conquistado a confiança e a lealdade dos clientes do Grupo Lapique. A empresa entende que, para manter sua posição de destaque, é essencial continuar investindo em tecnologia, inovação e no desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades específicas de seus parceiros e consumidores. O compromisso do Grupo Lapique com a qualidade é reconhecido através de diversas certificações, como Halal, IFS Food e Rina. Esses certificados garantem que os produtos atendem aos mais altos padrões internacionais de segurança e qualidade. 


Serviço:

www.lapiendrius.com.br



sexta-feira, 23 de maio de 2025

Maior evento de tecnologia para alimentos e bebidas da América Latina começa em junho

Fispal Tecnologia é a principal plataforma de conexão da indústria alimentícia da América do Sul e vai acontecer de 24 a 27 de junho no São Paulo Expo, na capital paulista. Os Ingressos já podem ser adquiridos



Fispal Tecnologia 2024

Foto: Divulgação


A indústria nacional de alimentos e bebidas (A&B) deve continuar sua trajetória de crescimento neste ano, com projeções de aumento real de vendas entre 2% e 2,5%. Hoje o setor fatura mais de R$ 1,2 trilhão no ano e o Brasil é o maior exportador mundial de alimentos e bebidas industrializados, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).

A ABIA também estima um cenário promissor para o setor, com investimentos previstos de R$ 120 bilhões até 2026, impulsionando a expansão e modernização das empresas. Investimentos que estão presentes, por exemplo, nas embalagens, máquinas e equipamentos, refrigeração, segurança alimentar, na profissionalização de pessoal etc. De toda forma, a indústria de alimentos e bebidas está passando por uma transformação acelerada, impulsionada por mudanças tecnológicas, demandas do consumidor e pressões por sustentabilidade. Entre essas mudanças, destacam-se o uso da robótica e de inteligência artificial (chatbots e análise de dados), alimentos sustentáveis (proteínas vegetais e carnes cultivadas em laboratórios), uso de embalagens biodegradáveis entre outras, como aponta estudos da própria ABIA, da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da FGV-SP (Fundação Getúlio Vargas).

Diante desse cenário complexo e variado é que a Fispal Tecnologia, principal encontro da indústria alimentícia na América do Sul, traz as últimas tendências e novidades de tecnologias para a indústria A&B. Realizada pela Informa Markets, a feira vai acontecer de 24 a 27 de junho de 2025, no São Paulo Expo, na capital paulista.

“A Fispal Tecnologia é o palco de novas tecnologias e discussões que movem o mercado, com soluções inovadoras que impactam diretamente a produtividade e competitividade das indústrias. Os principais fornecedores do mercado estão expondo na feira”, destaca Marina Cappi, gerente da Feira. Além disso, continua a gerente, “a Feira vai receber a visita de profissionais da indústria de A&B de diversos países, incluindo toda a América do Sul.” 

“Com 41 anos de tradição, nos orgulhamos de proporcionar um ambiente que combina tecnologia de ponta, conhecimento e grandes oportunidades de negócios”, afirma Cappi. 

Para este ano, são esperados mais de 42 mil visitantes, 400 expositores nacionais e internacionais e 130 horas de conteúdo. Os ingressos já podem ser adquiridos e os visitantes têm as opções de visitar a Feira, que terá mais de 47 mil m² de exposição, ou ainda escolher o pacote mais completo, que além do acesso também permite participar do Congresso, cujo macrotema deste ano é: “O Novo DNA da Indústria Alimentar” - A convergência entre Tecnologias, Eficiência, Impacto e Sustentabilidade.

Além do valor normal do ingresso, a organização disponibiliza aos visitantes o ingresso solidário com a doação de 1kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para o projeto Cuida Alimenta, da Safrater, Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 50 anos atua na região de Americanópolis, no Jabaquara, São Paulo, capital, em projetos socioeducacionais. 

 

Os expositores da Fispal Tecnologia fazem parte dos seguintes segmentos: 

Embalagem

Máquinas e soluções para embalagem

Máquinas e soluções para processo

Automação e logística

Acessórios e serviços

Aditivos, Ingredientes, Corantes e Conservantes

Tecnologia e Soluções

Refrigeração

Segurança alimentar / Qualidade / Higiene


Apoio à pequena e média indústria

Entre as atrações da Fispal, a Jornada da Pequena Indústria será um espaço exclusivo para impulsionar o desenvolvimento de pequenos e médios negócios do setor de alimentos e bebidas. O Projeto tem o objetivo de potencializar a visitação de micro e pequenas indústrias e seu relacionamento com os expositores, através de comunicação no mapa de bolso, indicando as empresas que possuem soluções para este perfil de visitante. A novidade para este ano é a parceria com o Instituto de Embalagens, que desenvolveu um tour guiado personalizado baseado em uma pesquisa aprofundada das necessidades do mercado. Esta visita direcionada conecta visitantes diretamente com expositores que oferecem soluções específicas para seus desafios, maximizando oportunidades de negócios e networking. 

Além das pequenas indústrias, os profissionais de frigoríficos que visitam a Feira terão na Jornada do Frigorífico a facilidade de encontrar expositores que com soluções de seu interesse, por meio de uma comunicação direcionada no pavilhão.

E a principal novidade para este ano é a Jornada Pet Food, um segmento que vem atraindo cada vez mais investidores. “Fizemos uma pesquisa com os expositores e quase todos tem soluções para atender empresas dos segmentos Feed & Food. Com este projeto, vamos facilitar a conexão da indústria que busca essas soluções com os nossos expositores”, diz Cappi. 


Conteúdo de qualidade 

O Congresso Fispal Tec, principal atração da Fispal Tecnologia, trará três dias de discussões sobre temas que estão remodelando o mercado, focando na convergência entre tecnologias, eficiência, impacto e sustentabilidade. “É um espaço onde os decisores da indústria de alimentos e bebidas buscam ideias inovadoras para transformar seus processos de produção e distribuição e inspirar novos comportamentos”, afirma Cappi. 

Em sintonia com o tema central "O Novo DNA da Indústria Alimentar", o Congresso Fispal Tec 2025 traz como keynote speaker Dado Schneider, uma das maiores autoridades em comportamento geracional do país. Com uma trajetória que une experiência acadêmica e de mercado, é reconhecido por sua capacidade única de decifrar as transformações nas relações de trabalho e consumo impulsionadas pelas novas gerações. Schneider fará a palestra “Como Liderar, Motivar e Reter as Novas Gerações”.

Outras palestras confirmadas são: “Indústria Brasileira no Centro da Transformação: Alimentos Industrializados e Segurança Alimentar no Combate à Fome”; “Gestão e Eficiência Energética na Indústria Alimentícia”; “A IA Está Reinventando a Indústria 4.0: E Você, Está Preparado?” e “Embalagens na Era da Circularidade”. Ingressos e programação estão disponíveis no site do evento. 

Outra atração que vem ganhando relevância na grade de conteúdos é o Fispal Women Connected, que está em sua terceira edição. O encontro reúne profissionais mulheres da indústria de A&B que estão revolucionando o mercado e contribuindo para um futuro mais sustentável no setor. A iniciativa representa um importante espaço de networking, troca de experiências e discussão sobre os desafios e oportunidades de desenvolvimento e evolução.


Fispal Tecnologia 

A Fispal Tecnologia é o principal evento de negócios e inovação para a indústria de alimentos e bebidas da América do Sul. Com mais de quatro décadas de história, a Feira reúne os principais players do mercado, apresentando as mais avançadas tecnologias em automação, processos e embalagens que impulsionam a evolução da indústria alimentícia. O evento proporciona um ambiente único para networking, geração de negócios e acesso às últimas tendências que estão moldando o futuro do setor, conectando fornecedores, compradores e especialistas.


Informa Markets 

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua há mais de 27 anos na América Latina, e conta hoje com três unidades de negócios: Brasil, México e Latam Hub, responsáveis pela entrega de mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.


Serviço:

www.fispaltecnologia.com.br


Data: 24 a 27 de junho de 2025

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km - Vila Água Funda, São Paulo/SP

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h | Sexta-feira: 13h às 18h

Ingressos: no site acima

 


quinta-feira, 22 de maio de 2025

Solar Coca-Cola transforma caroço de açaí em fonte de energia renovável no Pará

Uma das 15 maiores fabricantes do Sistema Coca-Cola do mundo, a Solar Coca-Cola, que conta com quatro unidades fabris em território amazônico, está transformando o caroço do açaí, que antes era descartado, em biomassa para ser utilizada nas caldeiras das fábricas de Belém.


Foto: OPositivo Filmes


Desde a implementação do projeto, em 2020, a companhia já converteu 10 mil toneladas do insumo, diminuindo a dependência da queima de combustíveis fósseis ou de madeira e lenha.  

Além de uma alternativa de combustível sustentável mais barata, a iniciativa contribui para a redução do lixo urbano e deixaram de ser descartados na Região Metropolitana de Belém. Apenas em 2024 foram recuperadas 2,04 milhões de quilogramas de caroço de açaí. 

O aspecto social também merece destaque: desde 2021, a Solar Coca-Cola adquire o caroço de fornecedores locais do Pará, proporcionando uma nova fonte de renda para produtores de açaí e impulsionando a economia local. 

“Temos visto durante esses quatro anos de projeto o impulsionamento real da economia local, a geração de emprego e fomento à renda para diversas comunidades da região. Em 2023, ele foi reconhecido e recebeu um prêmio nacional destacando o compromisso da Solar com práticas ambientais exemplares e o fortalecimento da bioeconomia no Pará”, explica o diretor regional da companhia, Luciano de Oliveira Gomes. 

Com duas fábricas em solo paraense, gerando mais de 1.300 empregos diretos, a Solar Coca-Cola deve fortalecer investimentos estratégicos no Pará. As unidades no Pará vêm se destacando pelos avanços em sua agenda de sustentabilidade com pioneirismo em Certificações como Lixo Zero, AWS (Gestão Hídrica) e ISO 50001 (Gestão Energética). Ainda em 2024, a companhia implementou no Pará seu programa de reciclagem e economia circular, o Recicla Solar. O projeto, que já está em dez estados brasileiros, apoia cooperativas locais, integrando agregadores de resíduos que compram diretamente de cooperativas, garantindo justiça e eficiência econômica para os catadores. 


A Solar Coca-Cola 

A Solar está entre uma das maiores fabricantes do mundo do Sistema Coca-Cola e conta atualmente com 13 fábricas. Com cerca de 60 centros de distribuição e 58 distribuidores autorizados e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando nas regiões Norte, Nordeste e parte do Centro-Oeste. A companhia conta com mais de 19 mil colaboradores (as) e é responsável pela produção e distribuição para cerca de 380 mil pontos de venda. Com faturamento anual de R$ 15 bilhões no ano passado, a companhia impacta positivamente mais de 80 milhões de brasileiros.


Serviço:

www.solarbr.com.br


quarta-feira, 21 de maio de 2025

Em Xangai, ApexBrasil inaugura pavilhão nacional na SIAL China 2025 com a presença de 53 empresas brasileiras

A participação em uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas do mundo marca o encerramento da missão brasileira à China e reforça posição de destaque do Brasil no mercado asiático de alimentos

Foto: Divulgação


Com grande diversidade de produtos, o Brasil inaugurou, nesta segunda-feira (19/5), sua participação na SIAL China 2025, uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas do mundo, realizada em Xangai até o dia 21. Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Pavilhão Brasil reúne 53 empresas nacionais e marca o encerramento da missão comercial do país à China, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma série de ações estratégicas em várias cidades chinesas ao longo da última semana. 

“A participação do Brasil na SIAL em Xangai encerra duas semanas intensas de atividades, que envolveram centenas de empresas brasileiras e 13 entidades do agronegócio nacional. Foi uma agenda robusta, construída com muito diálogo e cooperação”, afirmou Laudemir Müller, gerente de Agronegócio da ApexBrasil. 

Segundo ele, o encerramento da missão na SIAL é também uma demonstração clara da relevância do Brasil como fornecedor confiável e estratégico para o mercado chinês. “Essa presença na feira é mais do que uma vitrine: ela confirma que o Brasil é, de fato, um parceiro estratégico da China: 25% das importações chinesas de alimentos e bebidas vêm do Brasil. Isso mostra o papel essencial que desempenhamos na segurança alimentar chinesa e a importância de seguirmos fortalecendo essa relação”, destacou Müller durante a abertura do Pavilhão. 

Na mesma linha, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Luis Rua, ressaltou o impacto da missão e o trabalho conjunto das instituições brasileiras. “Estamos começando esta segunda-feira aqui em Xangai com a abertura da SIAL China, uma das maiores feiras do setor, depois de uma semana bastante intensa em Pequim e no interior da China. Foi uma missão presidencial histórica, com resultados igualmente históricos para o agronegócio brasileiro”, afirmou. 

“Grande parte desses resultados é fruto da parceria entre o Ministério da Agricultura, a ApexBrasil, o Ministério das Relações Exteriores e nossa embaixada; todos trabalhando juntos para ampliar a presença do Brasil nos mercados internacionais, especialmente aqui na China, que é um dos maiores e mais estratégicos mercados do mundo. Desejo uma excelente feira a todos”, concluiu Rua. 


Participação brasileira 

Divididas em três pavilhões, as empresas brasileiras apresentam uma variedade de produtos que vão desde mel, própolis e açaí, até carnes bovinas, suínas e de aves, além de frutos do mar, massas, amendoim, bebidas saudáveis, bebidas alcoólicas, smoothies e alimentos saudáveis e orgânicos. 

O Grupo Attiva, localizado em Bananal (SP), na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, marca presença na SIAL China 2025 com um portfólio voltado à exportação de bebidas premium. A empresa produz água mineral e bebidas alcoólicas, incluindo gin, vodka e cachaça. Um de seus destaques na feira é o lançamento da primeira água mineral brasileira em garrafa de champanhe com tampa de rolha, um produto voltado para a exportação. “A ApexBrasil é uma ilha de excelência que o Brasil tem. Dá muito apoio e ajuda a resolver. Eu sou uma pessoa encantada com o trabalho que a Apex faz, não só aqui na China, mas também em Dubai, Nova Iorque e outras cidades. É uma parceira fundamental para quem quer exportar com qualidade”, afirmou Bruno Marini, CEO do Grupo Attiva. 

A Timbaúba, de Petrolina (PE), participa da feira apresentando o sabor autêntico da uva pernambucana em sucos 100% naturais, sem açúcar e aditivos. Com 30 anos de atuação na produção de sucos integrais e água de coco, a empresa iniciou seu processo de internacionalização em 2023 e já exporta para 11 países, como Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Porto Rico e Angola. A Timbaúba controla toda a cadeia produtiva do cultivo ao envase o que garante o padrão de qualidade. “Isso garante mais controle, o que fez com que a Timbaúba atingisse o exigente mercado japonês”, afirma Lucas Gama, gerente de exportação. 

De olho no potencial do mercado chinês e de outros países, a empresa planeja lançar no próximo ano novos produtos, como limonada, suco de açaí, chá gelado natural e isotônico à base de água de coco. “O principal plano é expandir, consolidar e aumentar nossa presença no mercado internacional. A ApexBrasil tem sido fundamental e uma ajuda valiosa na participação em feiras internacionais e rodadas de negócios”, destaca Gama. A Timbaúba já participou da SIAL Paris e da Foodex, no Japão, e se prepara para novas feiras no Texas e na Alemanha. 

Diretamente de Pindamonhangaba (SP), a Apis Brasil está presente com sua linha de produtos derivados do mel e da própolis verde, incluindo o lançamento de cápsulas softgel com extrato concentrado. Com três décadas de experiência em exportação, a empresa tem consolidado sua atuação em mercados da Ásia, como Japão, China e Coreia do Sul, com o apoio da ApexBrasil. 

 “Participar de feiras como essa tem contribuído muito para levar nossos produtos cada vez mais longe. A ApexBrasil sempre nos apoiou na divulgação, especialmente aqui na Ásia”, afirmou Pedro Gheorghiu, gerente comercial da Apis Brasil. 

 “Recentemente, desenvolvemos as cápsulas softgel, e eventos como a SIAL têm sido fundamentais para apresentá-las a novos compradores. Hoje mesmo fechamos um bom negócio com uma empresa que vende para Taiwan, um mercado que tradicionalmente consome extrato glicólico, mas que agora está começando a se interessar pelas cápsulas. Está sendo uma experiência muito positiva. Muito obrigado, Apex!”, agradeceu Gheorghiu. 

Entre os 53 expositores brasileiros, 28 integram os projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a ApexBrasil. Esses projetos têm como foco ampliar a presença das proteínas animais brasileiras no cenário internacional. 


Missão à China  

A participação do Brasil na SIAL China 2025 encerra uma intensa agenda de promoção comercial liderada pela ApexBrasil, iniciada durante a visita oficial do presidente Lula à China. A missão teve início em 12 de maio com o Seminário Empresarial China-Brasil, em Pequim, que reuniu mais de 700 empresários e resultou no anúncio de R$ 27 bilhões em novos investimentos chineses no Brasil. O evento foi promovido em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).  

A agenda seguiu com ações voltadas ao agronegócio, no dia 14/5, como o seminário Diálogos Brasil-China para Segurança Alimentar, em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA); a inauguração do novo escritório da carne brasileira na China, coordenado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC); e o fortalecimento da colaboração com a rede Luckin Coffee, que abrirá 34 novas lojas temáticas do Brasil no país.   

Outro destaque foi o evento The Beef and Road: Bridging the Brazil-China Beef Routes,  realizado no dia 15/5, em parceria com a ABIEC, em Nanjing. A iniciativa reuniu 25 empresas brasileiras e 30 chinesas para um seminário, rodadas de negócios e um jantar de gala, impulsionando a carne bovina brasileira em novas regiões.   

A China, principal parceira comercial do Brasil, continua sendo um mercado estratégico para o agronegócio. Em 2024, o comércio bilateral chegou a quase US$ 160 bilhões, com superávit de US$ 30,7 bilhões para o Brasil, puxado por carnes, soja, frutas e café.  


Serviço:

https://expopromoter.com/events/


SIAL China 2025 

Data: 19 a 21/05 

Local: Shanghai New International Expo Center – Xangai, China 

 


terça-feira, 20 de maio de 2025

Allupack participa da Forágua apresentando várias novidades em seu portfólio

A empresa esteve presente no evento que aconteceu nos dias, 07 e 08 de maio no Centro de Convenções Circuito das Águas, em Serra Negra, SP


Stand da Allupack na Forágua

Foto: Divulgação


Presente na quarta edição da FORÁGUA (Feira dos Fornecedores das Indústrias de Águas, Sucos e Refrigerantes) a empresa recebeu clientes e futuros clientes em seu stand.

Com recorde histórico de público no evento a empresa aproveitou o momento para apresentar seus diferenciais tanto para o setor de água mineral, como também para os setores de suco, refrigerantes, cachaça e café que também estiveram consultando a Allupack.

Para Erivaldo de Novais, Diretor da empresa, durante os dois dias de evento a empresa sempre esteve com o seu stand com muito movimento.

Receberam consulta de várias empresas que estão iniciando com o envase na linha de copos de água mineral e ao mesmo tempo clientes interessados em nossos selos (Tampas de alumínio) para embalagens menores no envase de cachaça.

E com esse diferencial em atender a necessidade do cliente a Allupack vem trabalhando em parceria junto ao setor de cachaça que tem oferecido seus produtos ao público em dose.

Segundo alguns donos de fábricas de cachaça e alambiques essa ideia é excelente e prática, onde podem oferecer os produtos em lojas de conveniências e similares.

Erivaldo comemorou o sucesso do evento, destacando a qualidade dos visitantes e o poder de decisão dos mesmos, fazendo do evento um dos principais do setor. 


Selo da Allupack em embalagens para cachaça


Foto: Divulgação

Produtos


A Allupack oferece aos seus clientes; Selos / Tampas de Alumínio, para termoselagem em potes de: água mineral, sucos, temperos, margarinas e manteigas, doces, requeijão, bebidas lácteas, iogurtes, cachaça, queijos, refrescos, cápsulas de café, cálices de santa ceia, produtos alimentícios, lenços umedecidos, entre outros.


Serviço

www.allupack.com.br


segunda-feira, 19 de maio de 2025

Varejo alimentar registra em abril a maior alta de preços dos últimos 12 meses

Com crescimento de 11,4% nos preços, impulsionado pela inflação e pela Páscoa, o mês superou o aumento registrado em dezembro, mesmo desconsiderando o efeito calendário


Foto: Divulgação


O consumo nos lares brasileiros segue aquecido, mas a inflação voltou a pressionar o bolso do consumidor. Segundo dados do Radar da Scanntech, empresa de inteligência de dados, no mês de abril o varejo alimentar registrou uma alta de 11,4% na variação dos preços. Essa elevação foi impulsionada tanto pela pressão inflacionária, que vem atingindo a economia nos últimos meses, quanto pela Páscoa, que neste ano caiu em abril.

“Nos últimos meses, temos observado uma alta nos preços no varejo alimentar, especialmente em itens muito presentes na mesa do consumidor. No entanto, abril foi o mês com o maior aumento até agora. Mesmo desconsiderando o efeito calendário, o crescimento foi expressivo, o que evidencia o impacto da inflação no orçamento das famílias e a consequente queda no consumo de alguns produtos. Nem mesmo em dezembro, período tradicionalmente marcado por festividades e aumentos de preços, registramos uma variação tão significativa quanto a atual. A inflação, neste momento, está ditando o ritmo e o rumo do varejo alimentar”, comenta Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech.

De fato, essa foi a maior alta registrada em 2025 e também nos últimos 12 meses, superando inclusive o aumento observado em dezembro, que havia sido de 7,6%. Mesmo desconsiderando o efeito calendário, o avanço ainda é significativo, com crescimento de 8,8% nos preços e retração de - 0,6% nas vendas por unidade.


Categorias de destaque

Composta pelas principais categorias sazonais da Páscoa, a cesta de mercearia foi a que apresentou maior crescimento no canal alimentar, com alta de 48,2% no faturamento. Esse resultado foi influenciado por um reajuste de preços de 29,5% e um crescimento de 18,7% nas vendas por unidade, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O aumento foi puxado principalmente pelos ovos de Páscoa, com alta de 201,3% nos preços, seguidos por chocolate com 41,4%, papinha para bebê com 23,9%, leite condensado com 17,2% e leite em pó com 16,9%. Esses dois últimos foram impactados pelo encarecimento dos laticínios.

Em relação aos preços, a cesta de destaque foi a de mercearia básica, que apresentou alta de 15,3% nos preços, puxado pela alta de 78,8% no preço do café em relação a abril de 2024. Em seguida aparecem o óleo com crescimento de 28,3%, o leite com 12,5% e a massa instantânea, o miojo, com 9,9%. Apesar dessas altas, alguns itens essenciais da cesta registraram queda nos preços, como o arroz com redução de -11,3%, feijão com queda de -15,4% e açúcar com recuo de - 0,9%.

Quando analisadas as vendas por unidade, há uma retração de -3,1%, sendo o leite o principal responsável por essa queda, respondendo por 46% da retração. 


A Scanntech Brasil

Usada por 90% dos principais varejistas do canal alimentar e por mais de 400 indústrias, a Scanntech segue revolucionando o uso da informação de mercado. A companhia ajuda seus clientes a obterem informações precisas e rápidas, através de uma plataforma com múltiplas soluções que permitem que varejo, indústria e distribuidores tomem melhores decisões e alcancem maiores resultados.


Serviço:

www.scanntech.com.br


sexta-feira, 16 de maio de 2025

Ambev e ABI têm 8 das 10 marcas de cerveja mais valiosas do mundo: paixões nacionais, Brahma e Skol estão na lista

No ranking Kantar BrandZ divulgado nesta quinta-feira (15), mais uma vez Corona foi eleita a cerveja mais valiosa do mundo, e as brasileiras Brahma e Skol se destacaram entre os rótulos internacionais, representando a força do mercado cervejeiro brasileiro

Foto|: Divulgação


Foto Divulgação

Referência mundial quando o assunto é uma das bebidas mais consumidas, a AB Inbev, controladora da brasileira Ambev reafirma sua proximidade com os consumidores ao ter oito marcas de cerveja no top 10 da Kantar BrandZ, ranking divulgado nesta quinta-feira (15). No ano em que comemora seu centenário, Corona foi reconhecida novamente como a marca de cerveja mais valiosa do mundo, seguida por Budweiser. E para os brasileiros, há dois motivos de muito orgulho: Brahma e Skol, marcas icônicas nacionais, estão entre as dez mais valiosas, ocupando a sexta e oitava posições, respectivamente, em meio a marcas globais.

Com trajetórias únicas, Brahma e Skol são símbolos de brasilidade, paixão e da conexão entre a cerveja e os brasileiros. O resultado também mostra que a Ambev que completou 25 anos em 2024 e suas marcas se conectam verdadeiramente com a cultura do país assim como e se destacam no mundo todo.


O ranking

Divulgado nesta quinta-feira (15), o ranking Kantar BrandZ estuda todas as marcas do mundo. A AB Inbev – controladora da Ambev conta com oito marcas no top 10: Corona (1º), Budweiser (2º), Modelo (4º), Michelob Ultra (5º), Brahma (6º), Bud Light (7º), Skol (8º) e Stella Artois (9º).


Serviço:

www.ambev.com.br

www.kantar.com


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Fanta lança campanha “Quero Fanta” com nova identidade visual e foco na Geração Z

Com logo repaginado, ativações sensoriais e forte presença digital, a marca convida os jovens a curtirem momentos deliciosos e mais autênticos 


Foto: Divulgação


Fanta apresenta sua nova campanha: “Quero Fanta”, um convite direto e irreverente que aposta no sabor único da marca para se conectar com a Geração Z. Em sintonia com os desejos e o comportamento dos jovens entre 16 e 19 anos, a campanha propõe uma pausa nas obrigações do dia a dia para que eles possam curtir momentos leves, divertidos e deliciosos. 

Com lançamento marcado para primeira quinzena de maio, a campanha traz uma nova identidade visual para todas as versões da bebida Laranja, Uva, Guaraná, Maracujá e Caju, reforçando a modernidade da marca e seu apelo visual junto ao público jovem. A proposta é ampliar ainda mais a presença de Fanta no cotidiano dessa geração, valorizando o prazer e o equilíbrio como elementos essenciais para o bem-estar. 

"A ideia da campanha é simples, mas poderosa: mostrar aos jovens que depois de fazer o que precisa ser feito, é possível fazer o que se quer. Tudo na vida é sobre equilíbrio e a gente precisa das duas coisas para poder viver uma vida cheia de momentos deliciosos. Nesse sentido, Fanta pode ser um ótimo companheiro sempre que eles quiserem dar um break nas pressões cotidianas e aproveitar um momento de relaxamento delicioso ", destaca Ted Ketterer, Head de Marketing da Coca-Cola Brasil.  


A estratégia de comunicação é ampla, multissensorial e integrada, com ativações físicas e digitais que estimulam todos os sentidos do consumidor. A campanha contará com: 

- Experiência com Sampling especial em mais de 40 Shoppings, e Ativações diferenciadas em mais de 60 pontos de venda no Brasil; 

- Peças Out-of-Home (OOH) estrategicamente posicionadas para reforçar o conceito da “deliciosidade” de Fanta; e Ações digitais personalizadas com IA, combinadas com mídia programática (DCO); 

- Conteúdos ASMR, com criadores explorando os elementos intrínsecos de produto que só Fanta oferece; 

- Promoção Nacional em parceria com IFood, Domino’s’s Pizza, China in Box e Gendai, além dos prêmios mais aspiracionais para a GenZ. 


Com presença em ambientes frequentados pela Geração Z, como shoppings e redes sociais, a campanha busca promover experiências imersivas que reforcem o sabor marcante de Fanta e sua capacidade de transformar momentos comuns em situações memoráveis. 


Coca-Cola Company  

A Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa de bebidas completa com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas avaliadas em bilhões de dólares, em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak e Ayataka. Nossas marcas de bebidas de nutrição, sucos, lácteas e à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo. 


Serviço:

www.cocacolabrasil.com.br



quarta-feira, 14 de maio de 2025

Fórum evidencia papel das cooperativas no fortalecimento da economia circular

Tema será um dos pilares de encontro mundial que ocorre em Garibaldi (RS) nos dias 14, 15 e 16 de maio


Foto: Fórum realizado em 2023


A pauta da economia circular é um dos pilares do XIV Fórum Mundial das Cooperativas Vitivinícolas, que ocorre a partir de amanhã e segue até sexta-feira, em Garibaldi (RS). A temática abre o encontro na tarde de quarta-feira (14), com painel destacando o case da cooperativa italiana Caviro. Estabelecida na região da Emilia-Romagna, a organização transforma resíduos em recursos preciosos, dentro de um modelo de negócio que gera valor real e compartilhado. Tudo é reaproveitado para fazer parte, novamente, do ciclo produtivo ou criar novos aproveitamentos, como os lodos e os corretivos do solo obtidos pela digestão anaeróbica, para serem utilizados na agricultura como fertilizantes naturais.

Ações como essas vão ao encontro dos ideais cooperativos, que têm nas pessoas sua razão de ser. Assim, a sustentabilidade, como o cooperativismo, busca o bem comum e, neste sentido, o meio ambiente saudável é primordial para isso. A própria Organização das Nações Unidas (ONU), que inclusive declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, já manifestou como essas organizações são essenciais para o mundo alcançar o desenvolvimento sustentável. Isso porque o propósito não está apenas no lucro, mas nas pessoas, que atuam em sociedade a partir de valores como solidariedade e democracia e princípios como educação, formação e informação e interesse pela comunidade.

Com os conceitos de reduzir, reciclar e reutilizar, a economia circular age para reduzir desperdício e poluição, prolongando a vida útil dos produtos e convergindo às propostas cooperativas como modelo de desenvolvimento sustentável, a fim de melhorar as condições de vida e de trabalho. “Numa cooperativa, tudo está estruturado para o crescimento de todos. Os cooperados têm acesso à assistência técnica, à tecnologia e à possibilidade de participar de projetos coletivos, como as compras coletivas, que diminuem os custos de produção. Tudo isso age em favor da sustentabilidade, lembrando que as decisões são tomadas em conjunto e com possibilidade de compartilhamento dos meios de produção", destaca Hélio Marchioro, Diretor-Executivo da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho-RS), que organiza o XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas.

Tendo a Cooperativa Vinícola Garibaldi como anfitriã, o evento chega à sua terceira edição no Brasil. Em todas, a Serra foi o destino do encontro que promove intercâmbios e discussões acerca de temas relacionados à produção, à comercialização e ao consumo do vinho, além de assuntos como gestão e tecnologia. Nas outras oportunidades, Caxias do Sul, em 2013, e Bento Gonçalves, em 2018, receberam o evento.

Neste ano, 17 cooperativas de oito países Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha participam do fórum, que se estende em programação até o dia 16 de maio. Além de painéis e debates, uma outra agenda enriquecedora do evento serão as visitas técnicas em cooperativas da região, fortalecendo a intercooperação e promovendo a troca de conhecimento.


Programação

Dia 14 de maio

15h: Encontro Economia Circular: o caso Caviro (Itália), na Cooperativa Garibaldi

18h: Solenidade de abertura, no Dall’Onder Ski Hotel


Dia 15 de maio

9h: Fórum, no Dall’Onder Ski Hotel

14h: Visita técnica ao Vitis Aurora, na Cooperativa Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira

16h: Visita técnica à Unidade Fabril da Cooperativa Vinícola Aurora, no Vale do Vinhedos

18h30: Painel Vinho é Saúde, na Cooperativa Garibaldi


Dia 16 de maio

9h: Fórum, no Dall’Onder Ski Hotel

10h: Visita técnica e integração (jovens) à Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Flores da Cunha

14h: Visita técnica à Cenecoop, em Farroupilha

16h: Visita técnica à Cooperativa Vinícola São João, em Farroupilha

19h: Solenidade e jantar de encerramento na Cooperativa Vinícola São João


Serviço:

www.vinicolagaribaldi.com.br


O quê: XIV Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas

Quando: dias 14, 15 e 16 de maio

Onde: Garibaldi, no Dall’Onder Ski Hotel

O evento não é aberto ao público não inscrito.


terça-feira, 13 de maio de 2025

Agro paulista registra superávit de US$ 6,72 bilhões com bom desempenho da carne bovina, suco de laranja e café

China é o principal destino de soja e carnes e Estados Unidos adquirem sucos, carnes e café


Foto: Divulgação


No acumulado de janeiro a abril de 2025, o agronegócio paulista apresentou retração nas exportações e elevação nas importações em comparação com o mesmo período de 2024. As exportações totalizaram US$ 8,70 bilhões, representando uma queda de 11,6%, enquanto as importações cresceram 6,5%, somando US$ 1,98 bilhão. Como consequência, o saldo da balança comercial do setor foi de US$ 6,72 bilhões, valor 15,3% inferior ao registrado nos quatro primeiros meses do ano anterior.

“Mesmo diante de novos cenários no mercado mundial o agronegócio paulista conseguiu manter um superávit expressivo na balança comercial. Esse desempenho reafirma a força e a resiliência do setor, que encontrou na alta das exportações de café, carnes e suco de laranja um equilíbrio importante. Mais do que números, esse resultado mostra a diversificação dos nossos produtos e a capacidade de São Paulo de responder com inteligência e competitividade às demandas do mercado mundial”, salienta o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

As exportações do agronegócio paulista representaram 40,7% do total exportado pelo Estado de São Paulo no período analisado, enquanto as importações do setor corresponderam a 6,9% do total estadual. Em comparação com o mesmo período de 2024, observou-se uma retração de 3,4 pontos percentuais na participação das exportações e de 0,9 ponto percentual nas importações.

Essas informações constam na análise conduzida por Carlos Nabil Ghobril, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), juntamente com o pesquisador José Alberto Ângelo e a pesquisadora colaboradora Marli Dias Mascarenhas Oliveira, do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Vale observar o movimento de ampliação de compras do agro paulista pela China e Estados Unidos. A China registrou aumento de 7% no volume do grupo soja e 1% do grupo de carnes, enquanto os Estados Unidos elevaram as aquisições do grupo carnes em 93%, do grupo produtos florestais em 59% e do grupo cafés em 9%.


Exportações do Agronegócio Paulista por Grupos de Produtos

Os cinco principais grupos de produtos exportados foram:

● Complexo sucroalcooleiro: responsável por 24,6% do total exportado pelo agro paulista, US$ 2,136 bilhões, sendo que o açúcar representou 88,7% e o etanol, 11,3%.

● Setor de carnes: equivalente a 14% das vendas externas do setor, totalizando US$1,213 bilhão, com a carne bovina respondendo por 82,5%.

● Grupo de sucos: responde por 12,1% de participação, somando US$ 1,054 bilhão, dos quais 98,2% correspondem ao suco de laranja.

● Produtos florestais: representam 11,1% do volume exportado, com US$ 962,48 milhões, com celulose representando 52,3% e papel 37,9%.

● Complexo soja: participa com 10,9% do total exportado, registrando US$ 947,36 milhões, sendo 83,7% soja em grãos.

Esses cinco grupos representaram, em conjunto, 72,7% das exportações do agronegócio paulista. O café aparece na sexta posição, com 7,5% de participação na pauta de exportações, com US$ 653,58 milhões, sendo 73,8% café verde e 22,9% de café solúvel.

Vale destacar que no período observado as variações de valores apontaram aumentos das vendas para os grupos de café (+63,7%), sucos (+35,0%) e carnes (+23,1%), e queda acentuada nos grupos de complexo sucroalcooleiro (-46,2%), complexo soja (-4,5%) e produtos florestais (-3,6%).


Principais destinos do Agronegócio Paulista

● China: representa 20,3% de participação, adquirindo principalmente produtos do complexo soja (37%), carnes (26%) e florestais (19%);

● União Europeia: tem 15,6% de participação, sendo os principais itens sucos (34%), café (19%) e demais produtos de origem vegetal (11,8%);

● Estados Unidos: somam 15,3% de participação, comprando sucos (37%), carnes (15%) e café (10,4%).


Participação do Agronegócio Paulista no Contexto Nacional

No cenário nacional, as exportações do agronegócio paulista lideraram o ranking entre os estados, correspondendo a 16,5% do total exportado pelo setor no Brasil no primeiro quadrimestre de 2025, seguidas por Mato Grosso (16,3%) e Minas Gerais (12,2%), este último o maior exportador de café do país.


Desempenho do Agronegócio Brasileiro – Janeiro a Abril de 2025

O agronegócio brasileiro obteve exportações de US$ 52,74 bilhões, o que representa um crescimento de 1,4% em relação ao ano anterior. As importações totalizaram US$ 6,87 bilhões, com aumento de 8,0%. O saldo da balança comercial do setor fechou em superávit de US$ 45,87 bilhões, variação positiva de 0,5%.

Com esses resultados, o saldo da balança comercial do setor alcançou superávit de US$45,87 bilhões, em relação ao primeiro quadrimestre de 2024. O desempenho do agronegócio segue sendo fundamental para conter o déficit comercial gerado pelos demais setores da economia brasileira.


Serviço: 

www.agricultura.sp.gov.br


segunda-feira, 12 de maio de 2025

FESTIVAL APAS SHOW 2025 reforça a mobilidade urbana com operação especial em parceria com o Metrô, inovando no segmento de eventos corporativos

Maior feira supermercadista do mundo é pioneira ao investir nas questões de mobilidade urbana, visando facilitar o acesso ao evento considerado um dos mais estratégicos para a cidade de São Paulo


Foto: Divulgação 


Os eventos corporativos e empresariais vêm desempenhando um papel crucial na economia da cidade de São Paulo. Em 2024, segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (UBRAFE), o setor movimentou 8 milhões de participantes únicos e gerou um impacto econômico de R$ 12 bilhões. Feiras deste segmento, como a APAS SHOW, lideram esse movimento, contribuindo significativamente para a projeção internacional da capital paulista como pólo de negócios e inovação, sendo considerado um evento estratégico para a Prefeitura de São Paulo.

Responsável por uma parcela expressiva desses resultados, o Festival APAS SHOW se consolida como uma das maiores vitrines de geração de negócios do mundo. A 39ª edição do evento, que será realizada entre 12 e 15 de maio de 2025, no Expo Center Norte, espera receber mais de 150 mil visitantes e reunir mais de 900 expositores, sendo 250 internacionais, representando 22 países. A projeção da organização é de um crescimento de até 7,8% no volume de negócios em relação a 2024, ano em que foram movimentados R$ 15,3 bilhões.

“Estamos falando de uma feira que transcende o universo supermercadista e impacta diretamente o setor de eventos, a indústria e o comércio da cidade de São Paulo. Ao todo, o festival impacta mais de 20 segmentos e emprega mais de 10 mil pessoas desde a montagem até a desmontagem da operação. Não à toa, a APAS SHOW é um ativo estratégico para a economia, e estamos trabalhando para que essa relevância venha acompanhada de uma experiência logística eficiente e segura”, afirma Carlos Correa, diretor da APAS.

Com o aumento do público esperado e o compromisso com a mobilidade urbana, a organização do evento anunciou uma série de melhorias no acesso ao pavilhão, sendo pioneira nessas ativações. Essa é a primeira vez que uma feira de negócios passa a oferecer o benefício.

Em parceria com o Metrô de São Paulo, o Cartão TOP e a APAS SHOW, o benefício atinge diretamente 2.500 participantes do evento, que podem retirar seu cartão para o translado entre o evento e o metrô. A entrega deste cartão será feita pelo Metrô, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, entre os dias 12 e 15 de maio, das 16h às 20h.

Como parte da mesma estratégia de mobilidade, a feira contará, pela primeira vez, com o apoio direto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (5º BPM/M), da Coordenação de Policiamento de Área Metropolitana 3 (CPA/M-3) e da Guarda Civil Metropolitana (GCM). Juntos, estes órgãos atuarão em um circuito especial de segurança para acompanhar o trajeto dos visitantes que se deslocam da estação Portuguesa–Tietê até o Expo Center Norte. 

Ao longo do percurso, haverá policiamento motorizado, patrulhamento a pé e monitoramento contínuo para garantir mais tranquilidade ao público, além de 10 pessoas da organização orientando o deslocamento. Também foram feitas ações de reforma das calçadas para melhorar o percurso a pé.

Além disso, para os visitantes que não querem realizar o percurso a pé, o Festival APAS SHOW oferece o serviço gratuito de translado entre o Expo Center Norte e a estação Portuguesa-Tietê, sendo uma alternativa prática e segura para o deslocamento de quem preferir essa via de transporte. O serviço é rotativo e funciona das 06h às 21h, com saídas a cada 30 minutos.

 

Novo Acesso

Outra novidade importante desta edição diz respeito à reorganização dos acessos ao evento: a partir de 2025, a entrada lateral será desativada e o acesso ao pavilhão será feito exclusivamente pela entrada principal, na Rua José Bernardo Pinto. A mudança visa otimizar o fluxo de visitantes, melhorar a sinalização e reforçar os protocolos de segurança.

“As melhorias de mobilidade fazem parte de uma visão integrada da APAS SHOW, que entende o evento como um ecossistema em movimento. Queremos que a experiência do participante seja fluida desde o momento em que ele sai de casa. Por isso, investimos em parcerias que ampliem o acesso, reduzam gargalos e garantam a segurança de todos”, conclui Correa.


A APAS  

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de 6 mil lojas.      


Serviço:

www.apasshow.com


APAS SHOW 2025 

Quando: de 12 a 15 de maio de 2025 

Horários: 12h as 20h - 12, 13 e 14 de maio | 12h às 18h – 15 de maio 

Local: Expo Center Norte 

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP 

Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê

CIRCULAR - Saídas a cada 30 min - 06h às 21h.


sexta-feira, 9 de maio de 2025

Marca aposta na inovação com bebida leve, prática e cheia de sabor, alinhada às tendências globais de consumo e ao estilo de vida da nova geração.

Presente em mais de 40 países e com mais de 60 anos de tradição, a Velho Barreiro, uma das marcas mais emblemáticas da cachaça brasileira, participa da APAS Show 2025


Foto: Divulgação


O maior evento supermercadista do mundo com uma grande novidade: o lançamento da VB Refresca, sua entrada oficial no promissor mercado de bebidas Ready To Drink (RTD).

Gaseificada, com 5% de teor alcoólico e disponível nos sabores Limão, Maracujá e Frutas Vermelhas, a VB Refresca combina a autenticidade da cachaça nacional a um conceito leve, prático e voltado para consumidores que buscam novas experiências sensoriais, especialmente o público jovem adulto. O produto chega em um momento de transformação no consumo de bebidas alcoólicas, marcado por escolhas mais conscientes, preferência por opções de menor teor alcoólico e busca por conveniência. Projeções indicam que o mercado global de RTD deve ultrapassar US$ 124 bilhões até 2033, com crescimento anual acima de 10%.

“O brasileiro está cada vez mais aberto a novas formas de consumo e experiências. A Velho Barreiro sempre se reinventou para acompanhar esses movimentos. Com a VB Refresca, unimos a tradição da nossa cachaça à inovação que o mercado pede hoje, oferecendo uma bebida prática, refrescante e pensada para o estilo de vida contemporâneo”, afirma Cesar Rosa, CEO da empresa.

Durante o evento, a Velho Barreiro também apresenta dois destaques de seu portfólio premium: a exclusiva VB Platinum, considerada a cachaça mais cara do mundo, e a sofisticada VB Diamond, reforçando o compromisso da marca com a excelência, a inovação e a valorização da cultura da cachaça.

Com cerca de um quarto do market share no Brasil, a Velho Barreiro mantém sua produção na unidade de Rio Claro (SP), com aproximadamente 200 colaboradores. Seu portfólio inclui, além da cachaça tradicional, bebidas destiladas mistas, coquetéis de baixo teor alcoólico e bebidas não alcoólicas, como água tônica e energético. A empresa é certificada pela ISO 9001 há dez anos, sob auditorias anuais da SGS, e adota práticas contínuas de controle de qualidade, boas relações com o mercado e compromisso ambiental, com participação ativa em programas de logística reversa, gestão de resíduos e compensação ambiental.


Serviço:

www.velhobarreiroshop.com.br

www.tatuzinho.com.br


Anuário IB 2022