Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 31 de março de 2025

Lapiendrius Flavors Inova no Mercado de Plant-Based com Soluções Aromáticas e Mascaradores

Transformando o Sabor dos Alimentos Plant-Based desde 1997


Foto: Divulgação


A Lapiendrius Flavors se posiciona como uma parceira estratégica para indústrias alimentícias que buscam inovação e qualidade sensorial. A empresa desenvolve soluções aromáticas e mascaradores que elevam a experiência de consumo de produtos veganos garantindo autenticidade e sabor inigualáveis.

Na Revolução dos Aromas no Plant-Based com a crescente demanda por alimentos saudáveis

e sustentáveis, a Lapiendrius Flavors investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer aromas naturais, veganos e mascaradores que minimizam notas indesejadas comuns em proteínas vegetais. "Nosso objetivo é proporcionar experiências sensoriais que aproximam os produtos plant-based dos sabores tradicionais, atendendo às expectativas dos consumidores mais exigentes", afirma Carlos Lapique, CEO.


Destaques das Soluções Lapiendrius Flavors:

• Aromas Veganos Personalizados: Soluções sob medida para intensificar notas desejadas e proporcionar perfis de sabor sofisticados.

• Mascaradores Avançados: Redução de notas terrosas, amargas ou adstringentes de proteínas    vegetais.

• Soluções Clean Label: Ingredientes naturais alinhados às tendências de saudabilidade e transparência.


Lançamento na Plant Based Tech 2025

Nos dias 14 e 15 de março, na Frei Caneca - São Paulo, a Lapiendrius Flavors apresentou seu mais novo lançamento: Express Toffee, uma bebida láctea vegana com sabor de caramelo e café. Desenvolvida para atender à crescente demanda por alternativas plant-based sofisticadas, essa inovação combina cremosidade e equilíbrio perfeito entre dulçor e notas intensas de café, oferecendo uma experiência única aos consumidores.


Serviço:

www.lapiendrius.com.br


sexta-feira, 28 de março de 2025

Convite Especial: Palestra Imperdível da Roquette no NIS Application Trends!

A Barentz tem o prazer de convidar você para uma palestra imperdível da nossa parceira Roquette durante o NIS Application Trends, no dia 15 de abril às 16h30.


Foto: Divulgação

 

Contaremos com a presença de Lisa Smith, especialista da Roquette, que traz mais de oito anos de experiência na indústria de ingredientes para alimentos e bebidas.

Lisa apresentará a palestra com o tema: "Saúde e Nutrição: O Caminho para o Bem-Estar e a Longevidade".

Nesta apresentação, você descobrirá ingredientes inovadores como a NUTRIOSE®, uma fibra solúvel que contribui para a saúde intestinal e estimula a produção do hormônio GLP-1, o qual promove a saciedade e o equilíbrio metabólico, atendendo à crescente demanda dos consumidores por soluções para o manejo de peso e saúde holística; e a NUTRALYS®, uma proteína de ervilha que auxilia na saciedade e no fortalecimento muscular, oferecendo uma solução eficaz para apoiar a saúde e o bem-estar geral.

Não perca essa oportunidade de ampliar seus conhecimentos e descobrir soluções que podem transformar sua visão sobre nutrição e qualidade de vida.  


Serviço:

www.brazil.barentz.com


Palestra Saúde e Nutrição:

O Caminho Para o Bem-estar e a Longevidade

com Lisa Smith - Especialista Roquete

15 de Abril de 2025 / 16h30

NIS - Nutri Ingredients Summit / 2025

15 e 16 de Abril de 2025

Transamerica Expo Center | São Paulo | Brasil

Feira: 10h às 19h | Conferência: 10h às 17h




quinta-feira, 27 de março de 2025

O-I Glass inicia produção de garrafas para as bebidas e extratos naturais da MONIN

As garrafas têm 700ml e aliam design, funcionalidade e versatilidade visando atender às necessidades de conservação e valorização da qualidade dos xaropes produzidos pela marca francesa


Foto: Divulgação


A O-I Glass, líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, anuncia a produção de garrafas para atender às demandas da nova planta fabril da MONIN, no Brasil, com previsão de iniciar a operação ainda neste semestre. A empresa francesa será abastecida com garrafas de vidro de 700 ml que aliam design, funcionalidade e versatilidade, visando assistir às necessidades de uso, conservação e melhor preservação dos aromas e sabores de sua linha de produtos. A perspectiva é que a novidade chegue ao mercado nos próximos meses. 

De coquetéis autorais a sodas, de limonadas a cafés, os xaropes e purês produzidos pela MONIN uma das mais tradicionais e conhecidas fornecedoras no mundo desse tipo de produto para utilização em bares, restaurantes e coquetelaria profissional, hamburguerias, cafeterias e outros nichos de mercado – são elaborados a partir de extratos naturais, frutas, água e açúcar, agregando aromas, sabores e um toque especial às diversas criações. 

“A primeira etapa do investimento industrial da MONIN no Brasil terá capacidade de produção de mais de 10 milhões de garrafas por ano e a O-I Glass será responsável por atender, inicialmente, 50% desse volume. O que nos favorece é a expertise de já atendermos a MONIN fora do Brasil. São garrafas exclusivas que apresentam um design pensado especialmente para valorizar a qualidade do produto envasado. A escolha pelo vidro também foi feita para refletir o posicionamento premium da marca, além da preocupação com a durabilidade e conservação das bebidas", destaca Raissa Almeida, coordenadora de Marketing da O-I Glass. 

Além de bares e restaurantes, as bebidas e extratos naturais da MONIN também serão comercializados no varejo, para o consumidor que deseja reproduzir os drinques em casa. Fundada em 1912, em Bourges, situada a 240km ao sul de Paris, na região de Centre-Val de Loire, a empresa é líder global de xaropes que conferem aromas e sabores às bebidas. Sob o comando da terceira geração familiar, a companhia conta atualmente com sete fábricas em três continentes, além de distribuir seus produtos para mais de 155 países. No Brasil, a MONIN atua desde 2015, mas até a presente data os produtos são importados e, agora, passarão a ser fabricados nacionalmente. 


A O-I Glass

Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), amamos vidro e temos orgulho de ser um dos principais produtores de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, mas também puro, saudável e totalmente reciclável, o que o torna o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é o parceiro preferencial de muitas das marcas líderes mundiais de alimentos e bebidas. Inovamos alinhados com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 21.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receita de US$ 6.5 bilhões em 2024. 


Serviço:

www.o-i.com

www.monin.com.br



quarta-feira, 26 de março de 2025

Mês da Água: conheça técnicas de manejo e tecnologia envolvidas no processo cervejeiro

Mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja conta os bastidores do tratamento de água na Ambev


Visão geral da Estação de Tratamento de água da Ambev de Jacareí, SP


No último sábado, 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. Entre as várias perspectivas nas quais é possível enfatizar sua importância, a produção cervejeira carrega curiosidades e inovações interessantes para desbravar. Assim como em muitos ecossistemas, na produção de cervejas a água desempenha um papel mais do que vital, estando presente em todos os processos, dos ingredientes ao produto final. Esse recurso, apesar de indispensável, é finito. E, por isso, sua preservação é primordial.

Nos últimos 18 anos, o consumo de água nas cervejarias da Ambev foi reduzido em mais da metade, superando a meta de eficiência hídrica estabelecida para 2025. A média para cada 1 litro de cerveja produzido caiu de 5,36 litros para 2,4 litros — índice que é referência mundial na indústria de cervejas. E qual foi o caminho percorrido para chegar até aqui? Mestre-cervejeiro e professor da Academia da Cerveja, Alexandre Esber, conta algumas curiosidades.


Tecnologia nas cervejarias:

A abordagem para a gestão de recursos hídricos é de suma importância. Nas cervejarias, são implementadas ações que aumentam a eficiência do uso da água, controlada por metas desafiadoras para a redução do consumo. As ações incluem investimentos em inovação, tecnologia, escuta ativa, compartilhamento de melhorias operacionais e utilização de equipamentos mais eficientes. 


Estação de tratamento de água

O tratamento da água precisa ser de excelência para produzir uma cerveja excelente. E isso diz respeito a todos os parâmetros de qualidade. As estações de tratamento de água (ETA) são dedicadas a captar a água de suas variadas fontes naturais, desde subterrâneas até as superficiais, para serem tratadas e disponibilizadas para a cervejaria.


Qualidade da água

Entre outros fatores, o pH da água é importante para que todas as reações bioquímicas naturais, tanto do processo de brassagem quanto na atuação das enzimas do malte, como a própria fermentação, feita pela levedura, sejam bem conduzidas e garantam o mesmo padrão de qualidade de água em todas as cervejarias. Além do alcance ideal do pH, a água passa por alguns processos adicionais para garantir que ela estará em condições de ser insípida, incolor, inodora, com teor de sais corretos e com todos os parâmetros microbiológicos adequados para ser usada na produção de cerveja, até que chegue ao copo do consumidor.


Tecnologia no tratamento da água

Há muitos anos o tratamento de água já é dominado com rotinas bem estabelecidas para garantir um padrão de qualidade superior. Agora, com a evolução da tecnologia, a medição de parâmetros físico-químicos passou a ser online em alguns casos. Aliado a essa medição em tempo real, sistemas automáticos de ajuste entram em funcionamento, e a inteligência de dados pode monitorar 24 horas por dia todo o sistema de tratamento, por exemplo.


Água certa para cada tipo de cerveja?

Essa é uma dúvida comum e, sim, pode ocorrer. Mas, de forma geral, existem separações para os estilos de cerveja. Em uma IPA, por exemplo, que apresenta um amargor mais pronunciado, utiliza-se água com maior teor de sais minerais. Já as American Lagers são elaboradas com águas com menor teor de sais minerais, adequadas ao seu perfil mais leve. No Brasil, as águas naturalmente possuem um teor reduzido desses sais, o que está alinhado com o perfil das nossas cervejas mais tradicionais. A indústria cervejeira pode ajustar esses teores conforme necessário, garantindo que, independentemente do estilo, a água utilizada seja sempre adequada e contribua para a qualidade do produto final.


Serviço:

www.ambev.com.br


terça-feira, 25 de março de 2025

Expo ANTAD: ApexBrasil leva 25 empresas brasileiras para o maior e mais importante evento da indústria de alimentos e bebidas do México

Delegação brasileira, apoiada pela ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Agricultura e Pecuária e Confederação Nacional da Agricultura espera fechar negócios da ordem de US$ 75 milhões


Foto: Divulgação


De 25 a 27 de março, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) coordena a participação de 25 empresas brasileiras na Expo ANTAD (Asociación Nacional de Tiendas de Autoservicio y Departamentales), em Guadalaraja, no México. Considerada a maior e mais importante feira da indústria de alimentos e bebidas do país, ela oferece rodadas de negócios, oportunidades de contato direto com fornecedores e compradores internacionais, palestras, espaço para degustação e apresentação de produtos e novas tecnlogias para o setor. 

O objetivo da participação brasileira é incrementar as exportações nacionais de alimentos e bebidas para o mercado mexicano de forma estruturada e fortalecer a participação do Brasil neste segmento. Estarão presentes representantes de cadeias de hotéis, restaurantes, comerciantes, importadores, foodservice, entre outros setores de vários países, com destaque para a América do Norte e América Central.  

Apesar dos mercados recentemente abertos para carne suína, avícola, arroz, lácteos, pescado, entre outros, a participação dos produtos do agronegócio brasileiro no mercado mexicano ainda é pequena e tem espaço para crescimento. O governo mexicano tem concedido isenção de taxas de importação para itens que compõem a cesta básica mexicana. O país é um importante hub de negócios para a América do Norte. 

Sob coordenação da ApexBrasil, a presença da delegação brasileira na Expo ANTAD conta com o apoio Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que organiza paralelamente ao evento uma missão empresarial, incluindo seminário, rodadas de negócios e evento de networking. 

 

Relações comerciais Brasil - México 

Brasil e México completaram 190 de relações diplomáticas em 2024. As duas nações se posicionam como as maiores economias da América Latina e, juntas, representam cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) latino-americano. O México é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. Em 2023, as exportações brasileiras para o México cresceram 21,6% em relação ao ano anterior, atingindo um recorde histórico. Entre os principais produtos estão: veículos (automóveis de passageiros, rodoviários, para transporte de mercadorias), soja, açucares e melaços. O Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identifica 447 oportunidades de negócios para produtos brasileiros no país. A Agência tem 33 projetos setoriais com foco no México, com destaque para máquinas, equipamentos, alimentos, bebidas e agronegócio. 

De acordo com dados do ComexStat, em 2024, o Brasil exportou para o México cerca de US$ 7 bilhões, o que representa uma queda de -8,26% da variação percentual, com relação ao volume registrado anteriormente. O país foi responsável por cerca de 2,31% das exportações brasileiras. As importações de produtos mexicanos aumentaram cerca de 10,5% no ano de 2024. As autoridades das duas nações buscam diversificar a pauta do comércio bilateral e aumentar os volumes comercializados. Em setembro de 2024, México e Brasil assinaram, durante um fórum bilateral, o documento de colaboração contemplando a elaboração de missões comerciais com o objetivo de gerar novas oportunidades de negócios para empresários dos dois países, em reforço ao interesse dos dois governos.  


Serviço:

www.apexbrasil.com.br


Expo Antad 2025 

Data: De 25 a 27 de março de 2025 

Local: Guadalajara - México 

Cerimônia de abertura oficial do Pavilhão Brasil - Terça-feira, dia 25 de 2025  

Local: Pavilhão do Brasil na Expo ANTAD 

Horário: 11 horas  

Endereço: Expo Guadalajara - Av. Mariano Otero #1499 Colonia Verde Valle – Guadalajara, Jalisco México - Guadalajara - México 



segunda-feira, 24 de março de 2025

URG: Vinho feito no Paraná é premiado com medalha de ouro em concurso na França

Censurato Cabernet Sauvignon foi premiado pelo Vinalies, um dos maiores concursos mundiais do setor.


Censurato vencedodo concurso francês


A força da vinícola paranaense Franco Italiano foi destaque no velho continente. O rótulo “Censurato Cabernet Sauvignon” repetiu o feito de 2023 e conquistou a medalha de ouro no Vinalies 2025 em Cannes na França. A amostra competiu com mais de dois mil rótulos de 36 diferentes países. 

O vinho é um varietal, 100% de Cabernet Sauvignon produzido e vinificado com extremo cuidado. A colheita da uva é 100% manual e o vinhedo fica a aproximadamente 450 metros do nível do mar, ou seja, em altitudes que conseguem conferir boa acidez e maturação à fruta. 

No processo de vinificação os cachos são selecionados, totalmente desengaçados e antes de serem fermentados em tanques de inox, passam por maceração pré-fermentativa a frio por 15 dias. 

Após o processo inteiro, o vinho é submetido a reação malolática espontânea e completa, além do amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano por 18 meses, o que torna a bebida elegante, equilibrada e com corpo intenso.

Com décadas de tradição na produção de vinhos no Paraná, a conquista de uma segunda medalha do Censurato é motivo de orgulho para a família Rausis, controladora da Franco Italiano. 

“Estamos muito alegre, pois o Censurato está completandoo 20 anos de história desde o lançamento. Ao longo de todos estes anos, já conquistou 17 premiações e é uma conquista para todos nós”, disse Fernando Rausis sócio-proprietário da empresa. 

Fernando também conta que na primeira vez que o Censurato recebeu a premiação do concurso francês, em 2023, o feito foi marcante por ser um dos únicos rótulos tintos brasileiros com a congratulação. 

“Em 2023 enviamos apenas duas amostras para o concurso e nunca imaginávamos que os únicos vinhos titanos brasileiros premiados seriam os nossos. Foi um grande marco para a Franco Italiano. Agora, com 20 anos, temos muito orgulho para toda a nossa família. É o que faz buscarmos mais excelência”, comentou. 

O “Censurato” é um vinho produzido somente em safras de alta qualidade do terroir da vinícola. Portanto, conserva a máxima qualidade do vinho paranaense. 

Para participar do concurso, a amostra foi enviada até à França pela Associação Brasileira de Enologia e apresentada a jurados reconhecidos internacionalmente. No mundo dos vinhos, o Vinalies International ganhou a importância de um dos mais importantes concursos do mundo.


Vinícola Franco Italiano

A vinícola está localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba, no Paraná. O nome é uma inspiração que homenageia a tradição das famílias francesas e italianas, tradição que é motor para o desenvolvimento da empresa.

O ambiente é aberto ao público e conta com tour nas caves, fábrica e na loja que comercializa produtos locais. 

Para os apaixonados pela Franco Italiano, a empresa dispõe um Wine Club privado para aqueles que desejam ter seu próprio vinho. 


Serviço:

www.francoitaliano.com.br



sexta-feira, 21 de março de 2025

Diretoria de Felicidade do Grupo HEINEKEN impulsiona bem-estar dos colaboradores

Iniciativas implementadas em 2023 fortaleceram a cultura organizacional da companhia


Foto: Divulgação

 

Implementada em 2023, a Diretoria de Felicidade do Grupo HEINEKEN cuida do bem-estar e felicidade dos seus colaboradores, promovendo saúde mental, física e social. A pesquisa inédita Work Wellbeing Report Global 2025 da Indeed analisada pelo centro de pesquisa de bem-estar da Universidade de Oxford e apresentada no World Happiness Summit, revelou que o que realmente impulsiona bem-estar no trabalho é o senso de pertencimento, engajamento, inclusão, relação com o líder e confiança.

“Felicidade corporativa já é uma realidade para a HEINEKEN e um caminho para que possamos transformar as relações de trabalho, trazendo ambientes mais positivos onde as pessoas possam ser elas mesmas e assim usarem todo o seu potencial para a realização, contribuindo para o seu bem-estar e com impacto direto nos resultados da empresa, por isso é parte da nossa estratégia de negócio”, explica Lívia Azevedo, Diretora de Felicidade do Grupo HEINEKEN.

 

O que é a área de Felicidade?

Baseada na Ciência da Felicidade, a Diretoria de Felicidade atua por meio de iniciativas de transferir conhecimentos e desenvolver a liderança para que possam aplicar a ciência no dia a dia com seu time potencializando a estratégia de negócio que tem como responsabilidade primária da liderança o bem-estar das pessoas para que possam produzir mais, garantir melhores resultados e manter a boa reputação.

 

Como acompanhar os indicadores? 

Para avaliar o sucesso das metodologias e da jornada de Felicidade, Livia Azevedo, Diretora de Felicidade do Grupo HEINEKEN, comenta sobre a importância de estabelecer indicadores e métodos de monitoramento. Na companhia, os resultados são acompanhados pela Pesquisa da Felicidade, que mede o nível de satisfação e bem-estar dos 13 mil colaboradores da companhia. Aplicada quinzenalmente, a avaliação alcança cerca de 11 mil respondentes - um engajamento de 82%. Baseada na metodologia da psicologia positiva desenvolvida por Martin Seligman, a avaliação considera aspectos como emoções e relações positivas, engajamento, propósito, conquistas e vitalidade. 

“Com base nos resultados da pesquisa, as lideranças implementam medidas para fortalecer as relações positivas, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo. Isso inclui dinâmicas de integração, ações de reconhecimento e estímulo ao diálogo aberto entre as equipes. Quando necessário, a equipe da Diretoria de Felicidade intervém diretamente nas unidades, conduzindo conversas estratégicas, aplicando metodologias de escuta ativa e criando iniciativas personalizadas para cada realidade. O objetivo é garantir que os colaboradores se sintam ouvidos, valorizados e motivados a construir um ambiente positivo e acolhedor”, completa a executiva.

 

Os impactos da área de Felicidade nos negócios

O avanço das iniciativas de Felicidade está diretamente ligado à retenção de talentos, o que garante equipes mais estratégicas, treinadas e envolvidas com a dinâmica de negócios. “Ao assegurar um ambiente de trabalho saudável e o respeito à individualidade de cada colaborador, melhoramos a cultura organizacional e ajudamos cada profissional a atingir seus objetivos”, explica Livia. 

 

Ações da diretoria de felicidade do Grupo HEINEKEN

A partir dessa jornada de felicidade a companhia também oferece benefícios como o HEINEKEN Cuida, que direciona colaboradores para cuidados com a saúde mental, e o Conta Comigo, que disponibiliza atendimento especializado 24 horas por dia, incluindo suporte psicológico, social, jurídico, consultoria financeira e programas de saúde. No aspecto de vitalidade, o grupo de engajamento Tamo Junto e em Movimento incentiva hábitos saudáveis por meio de desafios periódicos, promovendo mudanças significativas: mais de mil colaboradores já participaram, resultando em uma redução de 50% nos casos de obesidade, 11% no risco cardiovascular (índice cintura/quadril), além de melhorias na alimentação (33%), qualidade do sono (22%) e percepção geral de saúde (28%).

Para garantir o engajamento alinhado às particularidades de cada região, a companhia conta com o apoio de 1.500 Embaixadores da Felicidade – colaboradores voluntários capacitados para fortalecer a cultura de Felicidade Corporativa no ambiente de trabalho. Eles atuam na disseminação de conteúdos, identificação de oportunidades para comunicação, celebração e reconhecimento, além de incentivar a participação em ações estratégicas, como a Semana da Felicidade. “Essa rede de engajamento é complementada pelos squads formados por líderes de diversas áreas e pelos HRBPs, que colaboram ativamente na construção de um ambiente mais positivo e conectado à estratégia da empresa”, reforça a executiva.

 

Grupo HEINEKEN

O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa. 


Serviço:

www.heinekenbrasil.com.br 


quinta-feira, 20 de março de 2025

Com 71,6 milhões de quilos colhidos, Cooperativa Vinícola Aurora finaliza segunda maior safra da uva em duas décadas

Volume é 42,3% superior à vindima de 2024, com destaque para a qualidade das variedades americanas e híbridas e das vitis vinífera. Boas condições climáticas e investimentos que vão do campo à indústria garantem a elaboração de produtos de excelência


Volume nesta safra chegou a 71,6 milhões de quilos e recupera perdas registradas em 2024

Foto: Zéto Telöken


A Cooperativa Vinícola Aurora acaba de receber a segunda maior safra das últimas duas décadas. Entre o final de dezembro e a primeira quinzena deste mês, foram colhidos 71,6 milhões de quilos de uva, um volume 42,35% superior ao da vindima de 2024, quando foram colhidos 50,3 milhões de quilos. Somente em 2021 a quantidade de uvas cultivadas pelas 1,1 mil famílias cooperadas foi maior do que em 2025, quando atingiu 90 milhões de quilos, um recorde histórico. 

Além de recuperar as perdas do último ano, quando houve uma quebra de 28,6%, a colheita de 2025 também foi marcada pela qualidade da matéria-prima. Desde o cultivo no campo até a chegada aos três pontos de recebimento da cooperativa, as uvas apresentaram excelente nível de açúcar (grau babo), sanidade e outros parâmetros técnicos que garantem a elaboração de produtos de excelência.  

O gerente Agrícola da Aurora, Maurício Bonafé, destaca variedades americanas e híbridas, como a BRS Magna, Bordô e Isabel, que resultarão em sucos de uva integrais com o padrão já reconhecido pelo consumidor e que conferem à empresa a liderança de mercado, com 38% de share. Segundo o gerente, tanto em cor, como em grau brix, que é a concentração de açúcar natural da fruta, a matéria-prima colhida está nas condições perfeitas para a elaboração da bebida que é responsável por 60% das vendas da cooperativa.  

“Neste ciclo tivemos uma boa combinação entre as condições climáticas em todas as etapas do cultivo. Tivemos a antecipação da maturação de algumas variedades, mas todas elas apresentaram um grau de açúcar muito bom e uma cor excelente, que são duas características fundamentais para o suco de uva integral, elaborado apenas com a fruta”, informa Bonafé.    

As uvas vitis vinífera, que dão origem aos vinhos finos e espumantes, também se apresentaram com ótima qualidade. O enólogo-chefe da Cooperativa Vinícola Aurora, Nauro Morbini, que neste ano completa meio século de atuação na empresa, destaca as variedades tintas Merlot, Tannat e Cabernet Franc e também uvas brancas, como Chardonnay, Riesling e Trebbiano.   

“Foi uma safra muito boa tanto para a produção de vinhos mais jovens, que chegarão ao mercado ainda neste ano, como para rótulos com potencial de guarda. Temos uvas que chegaram na cantina entre 19 até 23 de grau brix, o que permite elaborar vinhos de excelente qualidade e com a tipicidade da Serra Gaúcha”, endossa.


Colheita para ser celebrada          

E se depender das uvas viníferas colhidas pelo cooperado Mauri Giordani (52 anos), a safra 2025 tem tudo para ser especial. O viticultor, que mora e produz na localidade de 40 da Leopoldina, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, conta que tanto ele como os demais associados têm motivos para comemorar a vindima deste ano. Na propriedade de sete hectares de vinhedos, a família Giordani colheu 200 mil quilos de uvas, 38 mil a mais na comparação com a safra 2024.           

“É o resultado de um trabalho do ano todo que culmina com a safra e neste ano ela foi excelente para nós. Em algumas variedades como a Merlot e a Riesling conseguimos um grau de açúcar muito bom, o que nos deixa felizes porque estamos fazendo a nossa parte para que a cooperativa elabore vinhos com uma qualidade muito boa. Todos saem ganhando”, vibra Giordani.            

O viticultor conta que para poder colher um volume maior fez um planejamento que incluiu a poda escalonada, a diversificação de variedades e o auxílio da própria família no período inicial da vindima. 

“Esse cuidado começa bem antes da safra, lá nos meses de julho e agosto, quando fizemos a poda já pensando em intervalos para conseguirmos colher as uvas com a melhor qualidade possível. Para isso é muito importante o trabalho da equipe agrícola da cooperativa, que acompanha os associados durante todo o ano”, garante.          


Investimentos rumo à safra dos 95 anos           

O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, lembra que ainda antes do término de uma safra é preciso planejar a próxima. O presidente, que assim como Giordani é viticultor cooperado e produz uvas para suco, antecipa que estão previstos investimentos em equipamentos para o recebimento da matéria-prima e também para o envase de produtos. 

“Devemos ter um aporte de R$ 25 milhões em equipamentos e melhorias em processos. Entre as maiores aquisições estão 25 tanques de estabilização e refrigeração automáticos, o que diminuirá em 95% os espaços confinados na unidade industrial Vinhedos. São investimentos importantes que faremos, sempre ouvindo os associados e com um planejamento que inclui, entre outras novidades, a ampliação da unidade do Vale dos Vinhedos”, valoriza Tonello. 


A colheita da Aurora nos últimos anos*                

2015 - 65,5 milhões               

2016 - 33,6 milhões              

2017 - 71,5 milhões               

2018 - 61,8 milhões               

2019 - 68,2 milhões             

2020 - 61,9 milhões    

2021 - 90 milhões       

2022 - 66 milhões       

2023 – 70,5 milhões   

2024 – 50,3 milhões   

2025 – 71,6 milhões 

* (quilos de uva)         


Serviço:

www.vinicolaaurora.com.br


quarta-feira, 19 de março de 2025

Mercado brasileiro de bebidas deve continuar ciclo de crescimento nos próximos anos

Principais soluções, inovações e equipamentos para o setor serão apresentadas durante a drinktec 2025, entre os dias 15 e 19 de setembro, em Munique (Alemanha)


Esq.-dir: Karin Schutz (Messe), Silvio Rotta (Krones), Fabiane Wahlbrink (VDMA Brasil), Susanne Blüml (Yontex), Richard Clemens (VDMA) e Wallace Bruno (Messe) 

Foto: Divulgação


O Brasil possui uma forte indústria de alimentos e bebidas líquidas e tem apresentado bons resultados tanto em exportações de máquinas para processamento e embalagem de alimentos, como no consumo de bebidas não alcoólicas e alcóolicas. Os dados sobre o mercado foram apresentados por Richard Clemens, Diretor Executivo da VDMA, durante o Roadshow da drinktec 2025, principal feira mundial do setor, promovido em São Paulo, pela Yontex e Messe Muenchen do Brasil, em parceria com a VDMA.

Em 2024, o país chegou à 6ª posição no mercado de bebidas não alcoólicas, com 29 bilhões de litros. A expectativa de crescimento até 2028 é de 10%, segundo a Euromonitor. Na América Latina, o mercado alcançou mais de 115 bilhões de litros, sendo que os refrigerantes respondem por mais da metade do consumo, com 63 bilhões de litros, seguidos pela água engarrafada, com 33 bilhões de litros, e pelos sucos, com 12 bilhões de litros. Na região, a liderança é do México.

No caso do setor de bebidas alcoólicas, o Brasil ocupa o terceiro lugar, atrás da China e dos Estados Unidos, com pouco menos de 16 bilhões de litros, sendo a cerveja a bebida alcoólica mais popular, com 15 bilhões de litros, e de maior participação (mais de 90%). A América Latina é a terceira maior região em consumo de bebidas alcoólicas, com 42 bilhões de litros.

No caso dos equipamentos, o Brasil é o principal mercado na América do Sul e está entre os 20 maiores do mundo. As exportações globais de máquinas para processamento e embalagens de alimentos para o país somaram 749 milhões de euros em 2023, o que corresponde a um aumento de 18,5% em relação ao ano anterior. A Itália é o principal fornecedor, seguido pela Alemanha. Já o volume de máquinas exportadas pelo Brasil para o mundo, em 2023, alcançou 260 milhões de euros, sendo os principais mercados: os Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Bolívia, México e Colômbia.


A drinktec

Mais de 170 países estarão presentes, entre os dias 15 a 19 de setembro, em Munique (Alemanha), na drinktec 2025, para conhecer principais tendências, lançamentos e inovações que moldarão o futuro do mercado global de bebidas e alimentos líquidos. Serão mais de 1200 expositores, de 60 nações, divididos em 11 pavilhões, que levarão mais de 1000 soluções inovadoras, que estão em fase de desenvolvimento, em projetos pilotos ou finalizadas.

“As principais empresas da cadeia de valor do setor de bebidas e alimentos líquidos, desde matérias-primas até logística, participarão do evento. Não existe outro ambiente no mundo como a drinktec, pois é possível ver os equipamentos em funcionamento, comparar tecnologias, ter contato com profissionais e companhias, conhecer lançamentos, conversar e compartilhar experiências e conhecimento com pesquisadores e especialistas em P&D, além da realização de negócios”, destacou Susanne Blüml, Especialista em Comunicação e Imprensa na YONTEX, parceira da Messe Muenchen, durante Roadshow da drinktec.

De acordo com pesquisa realizada pela Yontex, entre 93% a 99% dos visitantes avaliam que a drinktec adiciona valor aos seus negócios, principalmente pela ampla gama de soluções expostas que atendem pequenas, médias e grandes empresas e pela internacionalidade da feira. Outro destaque do evento, segundo Susanne, é o Liquidome, programa de apoio, que recebeu novo formato, com diversas apresentações de pesquisas e inovações, participação de startups e degustações, possibilitando maior intercâmbio de informações e comunicação entre pesquisadores, visitantes e expositores.

Sobre os temas principais do evento: Economia Circular e Gestão de Recursos, Data2Value e Estilo de Vida e Saúde, Richard Clemens, da VDMA, explicou que o foco da indústria está em sistemas de reciclagem inteligentes e gerenciamento sustentável de recursos tanto no processo de produção quanto no de embalagem, o que inclui, por exemplo, tratamento integrado de processos e águas residuais e recuperação de energia de materiais residuais, que contribuem para conservar recursos e promover a economia circular.

No caso do uso de dados par criar valor, Clemens ponderou que transformação digital levou as empresas a criar novos usos para os dados, buscando novos modelos de negócios. Em relação à saúde e estilo de vida, afirmou que as tendências estão mudando e o consumidor pensa na saúde de forma holística, o que significa integrar nutrientes adicionais nas dietas, por exemplo. “Um componente desse mercado é pensar em bebidas funcionais com adição de aminoácidos, probióticos. As dietas de alta proteínas estão cada vez mais associadas à saúde”, explicou.

O Roadshow foi aberto por Karin Schutz, Gerente de HR and Outbound Business da Messe Muenchen do Brasil, moderado por Wallace Bruno, responsável pelo setor de marketing da Messe Muenchen do Brasil, e contou ainda com as palestras de Roberto Giampietro, Diretor Geral da KHS Brasil e Silvio Rotta, Diretor Comercial da Krones do Brasil, que trouxeram informações sobre o mercado brasileiro e latino-americano de bebidas, especialmente, cerveja, refrigerantes e água.

Giampetro ressaltou que é drinktec é mais do que uma feira. “É momento de entender o mercado, pois recebemos em nosso estande decisores de compra e de planejamento e isso é muito importante”, disse. Com essa mesma visão, Rotta enfatizou que a drinktec vai além da apresentação de equipamentos e máquinas. “Podemos pensar em conceitos para se ter um mundo melhor. É o local para nos relacionarmos, nos encontramos e festejarmos”, finalizou.


A Messe München

Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Arábia Saudita, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.


A Messe Muenchen do Brasil 

Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.


Serviço:

www.drinktec.com


terça-feira, 18 de março de 2025

Inscrições on-line para Simpósio sobre probióticos terminam dia 23

Os interessados em participar do Yakult International Symposia 2025, nos dias 27 e 28 de março, devem acessar o site exclusivo


Foto: Divulgação Yakult


Pesquisadores e estudantes interessados em participar do Yakult International Symposia on Beneficial Microbes – Fundamental Science and Innovative Applications (YIS) têm até dia 23 de março para fazer a inscrição on-line. Com grandes nomes da pesquisa científica na área de Microbiologia e Tecnologia em Alimentos confirmados, o evento será realizado nos dias 27 e 28 de março no Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza, em São Paulo.

O Simpósio Internacional organizado pela Yakult do Brasil, em parceria com o International Scientific Conference on Probiotics, Prebiotics, Gut Microbiota and Health (IPC) e a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF-USP), vai compartilhar as mais recentes descobertas científicas sobre a ciência dos probióticos, abrangendo aspectos de produção e aplicação em alimentação humana e animal, agricultura e medicina.

Nos dois dias do evento científico, pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes instituições de ensino e pesquisa apresentarão estudos envolvendo probióticos, prebióticos, simbióticos e microbiota intestinal. “O Brasil é um importante player nas pesquisas com probióticos e este evento vai permitir que esses cientistas se reúnam com outros expoentes da área para apresentar e conhecer as últimas descobertas sobre a ciência dos probióticos”, pontua o presidente do Comitê Científico do YIS, Prof. Dr. Svetoslav Dimitrov Todorov.

Docente e pesquisador do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, o professor vai apresentar uma aula sobre o tema ‘Safety evaluations, an essential step in validation of bacteriocin-producinglactic acid bacteria in biotechnological processes’ (Avaliações de segurança, uma etapa essencial na validação de bactérias láticas produtoras de bacteriocina em processos biotecnológicos).

A programação científica envolve outros temas a serem abordados por cientistas brasileiros, como efeitos e segurança no consumo de probióticos para os processos inflamatórios intestinais; análise genômica de probióticos e seus benefícios para a saúde; aplicações inovadoras de bactérias probióticas em alimentos fermentados; segurança do consumo de probióticos e efeitos dos simbióticos em idosos com diabetes mellitus tipo 2; e a ação de probióticos na performance esportiva de atletas de alto desempenho, dentre outros. A área regulatória e a posição do Brasil no mercado de probióticos também serão abordadas.

Dentre os nomes internacionais confirmados estão os cientistas Tatsuichiro Shima e Kana Yahagi, do Instituto Central Yakult, de Tóquio. O Dr. Tatsuichiro Shima vai apresentar o estudo ‘Characteristics of gut microbiome, organic acid profiles and viral antibody indexes of healthy Japanese with live Lacticaseibacillus detected in stool’ (Características do microbioma intestinal, perfis de ácidos orgânicos e índices de anticorpos virais de japoneses saudáveis com Lacticaseibacillus vivo detectado nas fezes), enquanto a Dra. Kana Yahagi apresentará o tema ‘Gut microbiota development and short-chain fatty acid composition in early life’ (Desenvolvimento da microbiota intestinal e composição de ácidos graxos de cadeia curta no início da vida).

Além das aulas, haverá uma sessão de pôsteres com prêmio para a melhor apresentação. O Yakult Award for Young Scientist Best Poster Presentation, concedido pela Yakult do Brasil, será destinado a jovens cientistas e incluirá um prêmio em espécie e um certificado. Já os vencedores de Melhor pôster IPC (International Probiotic Conference) Europe e Melhor pôster CISAS (Centre for Research and Development in Agrifood Systems and Sustainability) Portugal receberão certificados da premiação.

O presidente da Yakult do Brasil, Atsushi Nemoto, afirma que a realização deste simpósio no Brasil, em parceria com o IPC e a FCF-USP, reforça o compromisso da Yakult com a disseminação dos benefícios dos microrganismos probióticos. “Nosso objetivo também é criar oportunidades para que os pesquisadores brasileiros construam uma rede e troquem informações com os principais pesquisadores do mundo sobre as últimas descobertas em relação a esses microrganismos benéficos”, ressalta. O YIS será totalmente em inglês, sem tradução simultânea. 


A Yakult 

O Leite Fermentado Yakult completa 90 anos em 2025 e é o carro-chefe da empresa sediada em Tóquio, no Japão. Desde que o médico Minoru Shirota criou o leite fermentado com o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, em 1935, e fundou a Yakult Honsha, em 1955, a empresa sempre teve grande preocupação em desenvolver alimentos que beneficiem a saúde das pessoas. Por isso, mantém o Instituto Central Yakult, em Kunitachi, Tóquio, que realiza inúmeros estudos relacionados ao intestino humano. No mundo, mais de 40 milhões de pessoas consomem Leite Fermentado Yakult com Lactobacillus casei Shirota diariamente.  


Serviço:

www.yakult.com.br

www.yakultsymposiumbrazil.com.br


Data: 27 e 28 de março de 2025

Local: Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza 

Av. Ibirapuera, 2927 – Indianópolis – São Paulo – Brasil


segunda-feira, 17 de março de 2025

Campo Largo lança Suco de Laranja 100% para atender a um mercado que valoriza o consumo de produtos saudáveis

A Campo Largo, marca da Zanlorenzi Bebidas reconhecida pela qualidade e inovação no segmento de bebidas saudáveis, amplia sua linha com o lançamento do Suco de Laranja Campo Largo na versão 100% suco.


Foto: Divulgação


O produto chega ao mercado com o mesmo legado e compromisso da marca: oferecer produtos saudáveis, sem adição de açúcares e conservantes. 

“O lançamento vem para fortalecer o portfólio da marca na categoria de 100% suco, um mercado que cresce exponencialmente. Com um produto diferenciado e alinhado às tendências de consumo saudável, oferecemos uma oportunidade potencial para varejistas e distribuidores atenderem à demanda por opções atreladas à saudabilidade e qualidade”, comenta Juliane Rudolf, Gerente de Marketing da Zanlorenzi Bebidas. A Euromonitor (2023) trouxe uma projeção positiva para a categoria, com um crescimento no volume de vendas de 47 milhões de litros no mercado off-trade em 2014 para 175.4 milhões de litros em 2024.

Perfeito para acompanhar as refeições diárias, o produto está disponível em embalagem cartonada de 200ml e PET nos tamanhos 250ml, 900ml e 1,35L, oferecendo opções que atendem a diversos perfis de consumidores e necessidades. Além disso, as diferentes volumetrias permitem ampla capilaridade de vendas. Desde pontos de consumo imediato, como lojas de conveniência, até supermercados e atacarejos, que podem explorar os tamanhos maiores para consumo familiar. O produto também garante maior atratividade no ponto de venda e fidelização dos consumidores.

 

Dados sobre o mercado

O Brasil ocupa o quarto lugar mundial no consumo de alimentos e bebidas saudáveis, segundo pesquisas do Instituto Akatu e GlobeScan. Dados de um estudo efetuado pela Abiad – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres revelam que 72% dos brasileiros intensificaram os cuidados com a alimentação nos últimos anos, enquanto 44% dos pais demonstram disposição em investir na qualidade alimentar de suas famílias, conforme aponta a pesquisa “Saudabilidade no Mercado Infantil”, realizada pela SaudaBe Group e pela OutCast Ventures.

A plataforma alemã Statista aponta uma recuperação do setor de bebidas não alcoólicas de uma maneira geral. Após um período de retração, o mercado brasileiro apresenta expansão consistente desde 2020, com projeções de faturamento que saltam de US$ 24,1 bilhões em 2024 para US$ 27,6 bilhões em 2026. Este cenário reflete não apenas o impacto positivo das novas tendências de consumo, mas também a força do país em abraçar hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

Esse movimento reflete uma mudança significativa no estilo de vida da população que, nos últimos anos, trouxe maior valorização da saúde nos produtos. Neste cenário, desponta a liderança do suco de laranja, commodity que posiciona o Brasil como responsável por mais de 85% do comércio global, mesmo diante de desafios climáticos e econômicos, conforme números do portal Globo Rural. A safra 2023/2024 contabilizou um marco inédito: US$ 2,5 bilhões em receitas de exportações de suco concentrado e congelado (FCOJ), de acordo com a BBC portuguesa. Além disso, a Euromonitor (2023) posicionou o suco de laranja na segunda colocação no ranking de maior participação de mercado, atrás apenas do suco de maçã.

Rica em vitamina C, a laranja tem forte impacto no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde do coração, além de auxiliar na melhora da saúde da pele por seu efeito antioxidante, combatendo radicais livres que contribuem para o envelhecimento precoce. Também é uma excelente aliada no combate das pedras nos rins, conforme estudo da University of Texas Southwestern Medical Center (EUA). “Este lançamento reforça nosso compromisso em oferecer produtos que podem unir sabor e benefícios nutricionais, promovendo saúde e bem-estar”, conta o Diretor de Produto e Estratégia da Zanlorenzi Bebidas, Mateus Poggere.

 

A Zanlorenzi Bebidas 

A história da Zanlorenzi teve início em 1942, com Carlos Zanlorenzi e sua esposa Júlia, em uma pequena produção familiar de vinhos. Até 1976, a fábrica em Campo Largo (PR), concentrava em um único local as etapas de produção, armazenamento, distribuição e vendas. Naquele ano, a empresa expandiu suas operações com a aquisição do Paralelo 30, na Serra Gaúcha, em São Marcos (RS), para o processamento de frutas. Em 2020, a companhia ampliou sua atuação no Nordeste, no Vale São Francisco, com uma base produtora em Lagoa Grande (PE). Dois anos depois, em 2022, inaugurou um polo industrial em Petrolina (PE), fortalecendo o processamento de uvas para sucos e vinhos e expandindo sua logística para atender Norte e Nordeste. 

Em suas bases produtoras, a companhia investe em modernização. No Rio Grande do Sul, a empresa conta com uma das maiores estruturas de termovinificação do país, com mais de 200 tanques que podem estocar até 30 milhões de litros e processar até 150 mil quilos de frutas/hora. Das bases produtoras, o envase segue em um moderno parque fabril, com tecnologia de ponta que permite envasar com qualidade e velocidade de 58 mil garrafas/hora, isso em 3 linhas totalmente automatizadas. A linha asséptica é dedicada aos produtos não alcoólicos, mantendo o frescor e garantindo longa durabilidade em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de adição de conservadores. Já nas linhas vidro produzimos os tradicionais vinhos, os premiados espumantes e o suco de uva integral. 

A Zanlorenzi se destaca desde o plantio até a mesa do consumidor, sendo referência na produção de bebidas, em todo o território nacional e líder em diversas regiões. Hoje, com 7 marcas e mais de 50 rótulos, incluindo sucos, chás e água de coco Campo Largo, Vinho Campo Largo, Quinta do Rio Grande, Do Avô, Toro Centenário e Los Laburantes, Caballo Chileno e Espumante Lunar, é uma das maiores empresas do setor. 

Toda essa operação, hoje, está sob o comando da terceira geração da família, com Giorgeo Zanlorenzi, presidente.


Serviço:

www.zanlorenzi.com.br



sexta-feira, 14 de março de 2025

Estamos esperando por você no NIS 2025!

Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções que se integrem perfeitamente às suas rotinas diárias e atendam às suas necessidades específicas.


Foto: Divulgação


Produtos que oferecem benefícios imediatos e a longo prazo, como aumento de energia, saúde das articulações e melhoria do sono são cada vez mais valorizados e a alimentação desempenha um papel crucial para esse bem-estar.

É por isso que a Barentz está preparando algo especial para o NIS 2025!

Nós apresentaremos protótipos com soluções inovadoras, pensadas para a mulher atual. Com ingredientes que promovem benefícios para uma alimentação equilibrada e saudável, daremos foco no presente e no futuro da saúde feminina.

Visite-nos no estande 5-10 e descubra como podemos ajudar você a atingir um público que busca soluções práticas e eficazes para melhorar a saúde e o bem-estar. Não perca essa oportunidade de explorar nossas soluções e levar o melhor para os seus clientes!  


Serviço:

www.barentz.com/en/brazil/


NIS - Nutri Ingredients Summit / 2025

CREDENCIAMENTO GRATUITO ATÉ 9 DE ABRIL

15 e 16 Abril de 2025

Transamerica Expo Center | São Paulo | Brasil

Feira: 10h às 19h | Conferência: 10h às 17h


quinta-feira, 13 de março de 2025

Baden Baden Chocolate está de volta em edição limitada

Um dos rótulos mais desejados pelos consumidores retorna ao portfólio da marca especialmente em celebração à Páscoa


Baden Baden Chocolate

Foto: Douglas Alessandro @quegostotembr


A amada Baden Baden Chocolate está de volta ao mercado em edição limitada, trazendo novamente toda a versatilidade de sabores que conquistaram os apreciadores da marca. Com chegada aos principais pontos de venda marcada para o dia 10 de março, a cerveja volta para atender ao apelo dos consumidores que sempre pedem pelo retorno do rótulo. 

Inspirada no universo do chocolate, essa criação, já conhecida e amada pelo público cervejeiro, combina dulçor equilibrado com notas marcantes de cacau e um delicado toque de baunilha, resultando em um líquido perfeito para harmonizações com sobremesas. 

O relançamento da Baden Baden Chocolate reforça o compromisso da marca com a inovação dentro do segmento super premium, resgatando um dos rótulos mais icônicos de sua história. Ilana Lencastre, gerente das marcas super premium do Grupo HEINEKEN, destaca: “Esse é o rótulo mais solicitado pelos consumidores e representa uma oportunidade única de fortalecer ainda mais a conexão da marca com momentos especiais. A conexão com o público cervejeiro faz parte do DNA da Baden Baden, e esse relançamento é uma forma de retribuir essa paixão, aproximando ainda mais a marca de quem a acompanha.” 

 Além disso, a sommelière de cervejas da companhia, Paty Sakakura, ressalta que a combinação de maltes torrados, cacau e um toque de baunilha na maturação cria um perfil sensorial sofisticado, equilibrando dulçor e amargor de maneira surpreendente. 

Com teor alcoólico de 6% e IBU 20, a Baden Baden Chocolate é ideal para ser apreciada entre 6º e 8ºC, ressaltando sua cremosidade e complexidade de sabores. Harmoniza perfeitamente com sobremesas à base de chocolate, como brownie, petit gâteau e tiramissu, elevando a experiência gastronômica a um novo patamar. 

Produzida em Campos do Jordão, essa edição limitada estará disponível de março a julho de 2025 nos principais pontos de venda das regiões Sul e Sudeste, incluindo supermercados, empórios, lojas especializadas, e-commerce e restaurantes. O rótulo será comercializado em garrafas de 600ml, com preço sugerido de R$ 14,99. 


Serviço:

www.badenbaden.com.br


quarta-feira, 12 de março de 2025

Cooperativa Vinícola Garibaldi encerra safra 2025 com mais de 28 milhões de quilos de uva

Frutas recebidas são destaque pelo excelente padrão de maturidade e sanidade


Qualidade da safra 2025 é um dos destaques na avaliação da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Foto Augusto Tomasi


A Cooperativa Vinícola Garibaldi encerrou o recebimento de uvas em 2025 totalizando 28.2 milhões de quilos da fruta entregues por seus 470 cooperados. Diferentemente do registrado em 2024, quando houve quebra de 35%, a safra deste ano retornou à normalidade em termos de quantidade. Além do volume, que reforça a posição da cooperativa como uma das principais no setor vitivinícola nacional, também a qualidade observada neste ano foi destaque.

Beneficiada por condições climáticas favoráveis, a safra de 2025 trouxe uvas com excelente padrão de maturidade e sanidade. "Foi uma safra de excelente qualidade, desde as variedades precoces até as últimas", garante o enólogo Ricardo Morari. No caso das precoces, o cenário de pouca chuva e noites de temperatura baixa, trazendo boa amplitude térmica, fez com que as uvas (especialmente as brancas, matéria-prima para a elaboração de espumantes), maturassem de uma maneira lenta, preservando a acidez e o frescor. Para as variedades tintas, a condição de tempo seco, com temperaturas altas, favoreceu a maturação tanto de açúcares como a maturação fenólica. "Esses fatores são essenciais para a elaboração de vinhos e espumantes de alta qualidade", aponta.

Outro ponto notável da safra de 2025 foi a antecipação da colheita em pelo menos 10 ou 15 dias em relação ao período normal. O clima trabalhou de forma positiva, com pouca chuva, mas, por outro lado, tivemos uma antecipação e consequente concentração da maturação em um pequeno período, forçando uma colheita acelerada. Foi uma vindima bastante desafiadora, exigindo que se colhessem grandes volumes de uva em pequeno espaço de tempo", comenta Morari.


Safra em detalhes

Na safra deste ano, 38% das uvas entregues pelos cooperados destinam-se à elaboração de espumantes; 5% para elaboração de vinhos e 57% para os sucos e vinhos de mesa. Do total de recebidos, 48% foram uvas brancas e 52% tintas.

Nos 1,2 mil hectares de área de cultivo mantida pelos cooperados da Cooperativa Vinícola Garibaldi, predominam uvas das variedades Isabel, Moscato e Prosecco. Somadas, respondem por 46% do total recebido. Depois, aparecem outras como Trebbiano e Chardonnay. Ao todo, a cooperativa recebeu uvas de 64 diferentes castas.

Além das variedades tradicionais, a Cooperativa Vinícola Garibaldi trabalha com o recebimento de uvas menos convencionais e até exóticas, para um pioneiro trabalho focado em microvinificações que vem cada vez mais conquistando espaço em sua rotina produtiva. Na safra de 2025 destacam-se a Irsai Oliver e a Ribuele, aprovadas no período de testes de cultivo nos vinhedos experimentais mantidos pela marca e que, agora, fazem sua estreia em escala industrial.


Serviço:

www.vinicolagaribaldi.com.br


terça-feira, 11 de março de 2025

FoodEx 2025: ApexBrasil leva 30 empresas para a 50ª edição da maior feira de alimentos e bebidas do Japão

Delegação brasileira espera ultrapassar US$ 166,4 milhões em negócios durante o evento e nos doze meses seguintes


Foto: Divulgação


Com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), de 11 a 14 de março, 30 empresas nacionais estarão presente na FoodEx 2025, a maior feira de alimentos e bebidas do Japão, que ocorre anualmente em Tóquio. O evento é uma porta de entrada para os produtos do Brasil nos demais países da Ásia, sobretudo os signatários do Acordo de Parceria Transpacífica (TPP - sigla em inglês Trans-Pacific Partnership), tratado de livre-comércio entre 11 nações no oceano Pacífico, que representam 13,5% da economia global: Canadá, Chile, Austrália, Brunei, Japão, Malásia, México, Nova Zelândia, Peru, Cingapura e Vietnã. "A participação brasileira no evento tem um significado especial, pois em 2025 celebramos 130 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Nós estaremos presentes também na Expo Osaka, que acontece de 13 de abril a 13 de outubro. São oportunidades para mostrarmos o potencial do nosso país, a competitividade das nossas empresas e abrirmos novos mercados", destaca o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Das empresas brasileiras participantes da edição deste ano, mais de 50% têm mulheres no comando ou em cargos de gerência. Um exemplo é a Up4 Market, que representa várias empresas exportadoras de pequeno porte e é dirigida por Daniela Ferreira, também idealizadora da empresa. Segundo ela, a oportunidade de participar de feiras internacionais com o apoio da ApexBrasil mudou o patamar da empresa. Ela conta que já participou da ANUGA, na Alemanha, da SIAL Shanghai, na China, e da SIAL Paris, na França. Agora em Tóquio, Daniela explica que já chega com contatos feitos em eventos anteriores, reuniões pré-agendadas, algumas demandas de compradores e que aposta no potencial de consumo e compra do Japão. “Acho que é um mercado muito promissor para as indústrias brasileiras e as inovações. Estamos muito animados e confiantes de que vamos fazer bons negócios aqui”, afirmou. 

Esta é a 50ª edição do evento, que estima receber mais de 85 mil compradores e 3,3 mil expositores de 60 países. Em 2024, a FoodEx contabilizou aproximadamente 2,8 mil expositores, 76 mil visitantes de 90 países. Na ocasião, a participação brasileira no evento, que também foi comandada pela ApexBrasil, movimentou US$ 166.480.000 entre negócios imediatos e previstos para os doze meses seguintes.  A expectativa agora é ultrapassar este volume de negócios. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil no Japão, é parceiro da ApexBrasil na realização da feira e no apoio dos espaços “Cachaça Corner” e “Coffee Corner”, dedicados à promoção comercial da cachaça e do café especial brasileiros. Entre as atividades propostas, haverá degustação e divulgação de curiosidades dos produtos nacionais. Também serão apresentados aos visitantes produtos como mel, farinhas, biscoitos, balas, chocolates, açaí, produtos naturais, molhos, alimentos orgânicos e entre outros.


Buy Brasil conecta compradores e vendedores de forma rápida, ágil e segura

Durante a Foodex, além de conhecer pessoalmente os produtos do Brasil expostos no evento, os compradores internacionais presentes poderão se conectar de forma ágil, rápida e segura com as empresas brasileiras por meio da Buy Brazil, plataforma que funciona como um catálogo digital da ApexBrasil. A ferramenta é gratuita e oferece vantagens competitivas ao possibilitar a conexão entre os interessados em importar e empresas preparadas para exportar. Com filtros avançados, a Buy Brazil permite aos usuários escolherem empresas brasileiras que melhor atendam aos critérios e às necessidades de importação e clientes em potencial têm uma nova maneira de construir parcerias de sucesso e explorar oportunidades de negócios com fornecedores brasileiros. No estande da ApexBrasil, técnicos vão auxiliar os compradores sobre como acessar e pesquisar na ferramenta que foi lançada em novembro do ano passado pela Agência e tem como foco facilitar a conexão entre compradores do mundo todo e empresas brasileiras exportadoras. Os clientes podem acessar o catálogo da feira com 26 empresas participantes para conferir produtos e dados de contato.


Fluxo comercial Brasil e Japão 

Considerada a quarta maior economia do mundo, o Japão é um mercado atrativo e estratégico para os produtos brasileiros, especialmente pelo alto poder aquisitivo da população. O Brasil possui a maior comunidade de japoneses fora do Japão, e os brasileiros que vivem lá representam a terceira maior comunidade estrangeira no país, atrás apenas da China e Coréia. Em 2024, de acordo com dados do Comex Stat, o Brasil exportou US$ 5.1 bilhões para o Japão, o que representou 1,65% do total das exportações brasileiras. O país asiático é o 12° maior comprador do Brasil. No ano passado, as importações brasileiras do Japão alcançaram US$ 4.6 bilhões, número que representou uma queda de 3,2% em relação ao ano anterior. A ApexBrasil possui seis projetos setoriais com foco no Japão, com destaque para os setores de alimentos, bebidas e agronegócio. Para mais informações, acesse o Perfil de Comércio e Investimentos do Japão, elaborado pela gerência de Inteligência de Mercado da ApexBrasil.


Serviço:

www.apexbrasil.com.br



segunda-feira, 10 de março de 2025

Protagonismo feminino: Ambev marca o Dia Internacional da Mulher com 3 mil bolsas de estudo para ingresso no meio cervejeiro

Em 2025, o CervejeiraSouEu completa 5 anos quebrando barreiras e promovendo a inclusão de mulheres no setor por meio de oportunidades e conhecimento


Foto: Divulgação

 

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o CervejeiraSouEu, maior curso do segmento cervejeiro voltado exclusivamente para o público feminino, está com inscrições abertas e oferece 3 mil bolsas de estudo para o ingresso no setor. A iniciativa, apresentada de forma democrática, online e gratuita, é idealizada pela Academia da Cerveja, da Ambev e faz parte da plataforma de inclusão produtiva da companhia que tem a ambição de impactar 5 milhões de pessoas até 2032. Neste ano, o CervejeiraSouEu chega à sua 5ª edição, com um saldo de mais de 6 mil mulheres impactadas por meio de conhecimento, especialização e oportunidades de trabalho e renda.

O projeto é idealizado por mulheres potentes para mulheres potentes. Do início ao fim, é ministrado por um time de especialistas, sommelières e cervejeiras que compartilham, além de conhecimento técnico, experiências e trocas sobre o universo feminino, na ocupação de diversos espaços no mercado de trabalho. O conteúdo será dividido em etapas: o tradicional curso, que aborda o histórico da cerveja no país, a sua importância para a cultura, já que é uma das bebidas mais queridas pelos brasileiros, matéria-prima e etapas da produção, acontecem nos dois primeiros dias.

No terceiro dia, será apresentada uma mesa redonda com o tema "Mulheres no mercado cervejeiro", para apresentar e discutir as possíveis áreas de atuação e os caminhos a serem percorridos. No quarto dia, a atração é um bate-papo sobre empreendedorismo cervejeiro, com um cenário do mercado de trabalho em geral, e a participação das cervejeiras comentando futuras tendências. Para finalizar com chave de ouro, o CervejeiraSouEu se encerra com um webinar sobre turismo, com a cerveja como protagonista, abordando temas como: roteiros cervejeiros, contemplando não somente o entretenimento, mas também as oportunidades de renda e inclusão feminina que esse universo pode gerar, e dicas de experiências, como spas cervejeiros.

Ao final, todas as participantes recebem certificação para apostarem em oportunidades de trabalho neste setor, uma vez que a cerveja, além de poder ser consumida em diversas ocasiões, também representa uma alternativa para novas fontes de renda, por exemplo, se atreladas à gastronomia, estabelecimentos e turismo. Para participar e ficar por dentro de todos os detalhes, basta acessar o link (abaixo) da inscrição e ficar de olho no Instagram da Academia da Cerveja. Por lá, é possível acompanhar as novidades e outros cursos sobre conhecimento e cultura cervejeira, gratuitos ao longo do ano. 

“Esta edição do curso se apresenta como mais um meio para alcançar mulheres que buscam oportunidades de conexões, conhecimento e renda. O universo cervejeiro se abre como uma alternativa para a redução da exclusão social, fortalecendo a independência das mulheres, além de possibilitar a transição de carreira e o empreendedorismo”, aponta Laura Aguiar, Diretora de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev. A companhia está comprometida com uma jornada de impacto que promova espaços com mais inclusão, respeito e equidade. Em 25 anos de história, atentos às necessidades dos brasileiros e brasileiras, o maior investimento foi direcionado às pessoas, para construirmos juntos um futuro mais igualitário.


Academia da Cerveja

A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte e Instituto Ceres. Entre os projetos de fomento ao ecossistema ligados à Academia da Cerveja, podemos destacar o Fermenta, programa que incentiva e investe em projetos de cultura cervejeira, e o Aprimore, que busca acelerar microcervejarias por meio de conhecimento e conexões. O espaço, ainda oferece programação de cursos cervejeiros, nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em Pinheiros, São Paulo.


Serviço:

www.academiadacerveja.com 

www.sympla.com.br/evento-online/cervejeirasoueu/2855025


Anuário IB 2022