Como parte do lançamento da “Nova Indústria Brasil Missão 1: Agroindústria Sustentável e Segurança Alimentar”, Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) também destaca as iniciativas sociais e sustentáveis conduzidas pelo setor
Foto: Divulgação
A indústria de bebidas não alcoólicas prevê investimentos da ordem de R$ 26,3 bilhões no país até 2028 . A projeção foi anunciada pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) nesta terça-feira (3), durante o lançamento, pelo Governo Federal, do programa "Nova Indústria Brasil Missão 1: Agroindústria Sustentável e Segurança Alimentar", no Palácio do Planalto.
Somando-se os R$ 13,7 bilhões já investidos pelo setor desde 2022, o montante total de investimentos chegará a R$ 40 bilhões. Os investimentos se referem à construção e modernização de fábricas, pesquisa e inovação, novos centros de distribuição e ampliação de frotas e maquinários, além de iniciativas sociais e de sustentabilidade que vêm sendo conduzidas pelas empresas associadas.
Para o presidente da ABIR, Victor Bicca Neto, o anúncio mostra o tamanho da representatividade da indústria na economia do país e reforça o seu compromisso com o diálogo construtivo e com a agenda positiva da indústria de bebidas não alcoólicas. Segundo a associação, as quase 3,5 mil pequenas, médias e grandes empresas do setor produzem, anualmente, 41 bilhões de litros de bebidas não alcoólicas, além de serem responsáveis pela geração de mais de 2 milhões de empregos diretos e indiretos.
"Somos um setor com fábricas de norte a sul do país e marcas emblemáticas nos lares dos brasileiros. Temos sede de solução, de inovação, de geração de empregos e, por esse motivo, apostamos no crescimento do país, demonstrado nesse anúncio de grandes investimentos nos próximos anos pelas indústrias de bebidas não alcoólicas. Mesmo em meio a desafios, acreditamos que o país segue no rumo da segurança jurídica e na valorização do trabalho e dos resultados da indústria brasileira", disse Bicca.
O impacto da indústria sobre o agronegócio e a balança comercial como um todo torna o setor ainda mais relevante, sendo responsável por comprar cerca de 400 mil toneladas de uva anualmente. Já o suco de laranja é responsável por 91% do faturamento de 94% da quantidade da exportação de suco brasileiro, o equivalente a US$ 2 bilhões.
Nesse cenário, a indústria vem crescendo ao mesmo tempo em que acompanha os novos hábitos de consumo da população. Nos últimos 5 anos, o volume do setor cresceu 18%. Desde 2011, contudo, o consumo de refrigerante recuou cerca de 27%. Enquanto isso, só na última década, o de água mineral avançou 42% e o bebidas esportivas isotônicas, 73%.
“O perfil do consumidor mudou e nosso setor está sempre atento. Prova disso é que firmou um acordo voluntário e inédito com o Ministério da Saúde, ao lado do setor de alimentos, resultando na redução de 144 mil toneladas de açúcar nos produtos. Ou seja, nossas associadas têm adaptado suas estratégias com grande inovação para se adequar cada vez mais a questões relacionadas à saúde e à sustentabilidade”, acrescentou Bicca.
Iniciativas sociais e sustentáveis
Indo muito além do seu papel comercial, as empresas associadas da Abir investem mais de R$ 500 milhões em projetos sociais, impactando diretamente a vida de cerca de 13 milhões de brasileiros. Entre as iniciativas se destacam programas educacionais, incentivos ao esporte e ações de sustentabilidade.
Só entre 2022 e 2024, foram aplicados mais de R$ 16 milhões em programas que apoiam cooperativas de catadores. Nos dois últimos anos, as associadas da ABIR recuperaram mais de 176 mil toneladas de todo o material utilizado. Isso sem falar que 97% do portfólio de vidro do setor é composto por embalagens retornáveis.
Os números evidenciam como o setor de bebidas não alcoólicas tem intensificado suas ações de sustentabilidade, focando na utilização de embalagens recicláveis e no uso responsável de recursos hídricos. Trata-se de compromissos que refletem a responsabilidade da ABIR em relação à sustentabilidade e ao desenvolvimento social, alinhando-se às expectativas da sociedade e contribuindo para um futuro mais sustentável.
Conheça a ABIR
A Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR) tem como um de seus objetivos garantir a prosperidade do setor, assim como cooperar e participar como membro ativo de associações congêneres de setores econômicos correlacionados para produzir dados estatísticos, técnicos, econômicos, educacionais e quaisquer outros referentes à produção de bebidas não alcoólicas.
A ABIR reúne empresas fabricantes de diversos produtos, tais como refrigerantes, sucos, néctares, refrescos, bebidas mistas, achocolatados, chás, isotônicos, energéticos, águas minerais, águas adicionadas de sais e água de coco com instalações industriais no Brasil. Atualmente, a Associação tem entre seus membros 90% do mercado de fabricantes de bebidas não alcoólicas com fábricas em todo o país.
Serviço
Nenhum comentário:
Postar um comentário