Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

quinta-feira, 29 de junho de 2023

Sustentabilidade é o tema de destaque do segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne 2023

Os profissionais de indústrias de alimentos e bebidas participaram de atrações que abordaram os pilares do ESG, como o Women's Networking Breakfast e as arenas de conteúdo; Catarinense Juliano Kohlbeck vence o Desafio dos Açougueiros; Expositores e visitantes se conectam em torno de oportunidades de negócios


Foto: Divulgação


O segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne teve início com uma agenda inédita: o Women's Networking Breakfast, painel composto apenas por mulheres para a discussão de questões importantes relacionadas à sustentabilidade na indústria, proporcionando a troca de ideias e conexões para o crescimento de suas carreiras. Muitos temas relevantes foram abordados, como a promoção da equidade de gênero e as boas práticas ESG no setor de alimentos e bebidas. “Essa agenda faz parte de um movimento mais amplo da Informa Markets, relacionado ao nosso compromisso como companhia global que se relaciona com diversos setores da economia. O Women's Networking Breakfast é uma iniciativa muito especial no contexto da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne, que são eventos voltados para setores em que precisamos destacar a equidade”, discursou na abertura Clélia Iwaki, diretora do núcleo de Alimentos & Bebidas da Informa Markets.

Logo na abertura, as participantes aprenderam mais sobre como construir uma cultura sustentável na indústria com equidade e inclusão. “Precisamos compreender como produzir alimentos cada vez mais sustentáveis, considerando os impactos ambientais, sociais e econômicos. E que é possível ser lucrativo sendo politicamente, ecologicamente e socialmente correto", ressaltou Eliane Cassandre, co-fundadora do movimento "Uma Sobe e Puxa a Outra", que incentiva o empoderamento e o empreendedorismo de mulheres. 

Na sequência, Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade da Informa Markets Latam; Helena Andrade, head de diversidade e inclusão da Nestlé; e Lívia Montemor, consultora de marketing digital, mídia e planejamento, discutiram soluções para promover uma cultura diversa, inclusiva e sustentável. Entre os desafios de implementar uma cultura sustentável na indústria, Lívia mencionou o esforço necessário para estabelecer um ciclo verdadeiramente sustentável dentro das empresas e a importância de agir antes de se promover, ou seja, as empresas precisam colocar em prática o compromisso com questões relacionadas à sustentabilidade e, em seguida, promover suas ações efetivamente. 

Já Helena destacou que as mulheres detêm 82% do poder de decisão de compra no Brasil, portanto, ter mulheres em posições de liderança estratégica não é uma questão de assistencialismo, mas, sim, de fazer o que é correto e que faz parte da sustentabilidade dos negócios. Araceli comentou que as empresas precisam reconhecer que, hoje, a inexistência de uma cultura focada em diversidade e inclusão é um problema e que, como tal, precisa tratado adequadamente.”


Expositores e visitantes miram oportunidades de negócios

A Sunnyvale, que está comemorando seu 45º aniversário e participa da Fispal Tecnologia desde a primeira edição, trouxe para a feira grandes lançamentos este ano, entre eles o equipamento de inspeção e controle de qualidade e a embaladora de bandejas, capaz de embalar até 60 produtos por minuto. De acordo com a analista de marketing Camila Felix, a Fispal Tecnologia é uma feira muito importante para a Sunnyvale: “Mobilizamos toda a empresa para esse momento de conexão com nossos clientes e networking com públicos do nosso interesse”.

O Grupo Furnax trouxe como lançamento para esta edição da Fispal Tecnologia a fechadora automatizada de caixas com fita gomada. A coordenadora de marketing Jacqueline Oliveira chama a atenção para o apelo sustentável do produto: "Por ser de papel, a fita gomada é menos agressiva ao meio ambiente que a fita adesiva".  A gestora destaca, ainda, outros produtos que têm chamado a atenção dos visitantes: a linha de arqueação, as envolvedoras automáticas de filme stretch e as seladoras automáticas. "O evento está com um volume grande de pessoas e o fato de termos a TecnoCarne como vizinha é muito interessante porque atingimos um público de frigorífico que normalmente temos mais dificuldade de impactar".

Há mais de 40 anos no mercado, o Grupo Raumak é uma referência no setor de embalagens. A grande novidade da empresa na Fispal Tecnologia deste ano é a máquina WA (Wrap Around), uma solução avançada de encaixotamento. Segundo Thais Ribeiro, coordenadora de marketing, a feira está bem movimentada. "Hoje tivemos um movimento significativo e aproveitamos para apresentar nossas novidades aos visitantes".

Técnico de manutenção preditiva da Ypê há 16 anos, Afonso Elero, de Amparo (SP), visitou a Fispal Tecnologia em busca de soluções para sensoreamento preditivo, coleta de dados, análises de vibração e térmica. “O futuro da nossa operação é fazer monitoramentos online, e não mais em campo. Para isso precisamos de fornecedores que ofereçam diferenciais, entre eles sensores modernos que realmente melhorem os processos”, afirmou o visitante, que também já esteve na feira em outras oito edições.

Já Roberto Souza, gerente de contas da Via Pharma, indústria farmacêutica de Taquaritinga (SP), está visitando a Fispal Tecnologia pela quinta vez. O profissional, que busca tecnologias e maquinários para envase e rotulagem, acredita que é preciso investir em automação para crescer. “É fundamental estar em um evento que nos possibilite ver novas tecnologias e equipamentos em funcionamento e que a gente possa negociar preços diferenciados”.

Supervisora de controle de qualidade da fabricante de temperos Penina Alimentos, Vionilce de Araújo está visitando a Fispal Tecnologia pela primeira vez em uma comitiva focada em conhecer as novidades em empacotamento. “A empresa completou 50 anos e buscamos ao longo do tempo modernizar nosso maquinário para poder aumentar a produtividade. Se dependesse de mim, compraria vários equipamentos agora”, brincou.


Arena de Conteúdo TecnoCarne apresentou o Fórum de ESG

A Arena de Conteúdo TecnoCarne promoveu, no segundo dia de evento, o “Fórum de ESG”. Um dos temas debatidos foi o “Desafio dos frigoríficos em manter o compromisso de zerar o desmatamento, seja ele ilegal ou legal”. Fernando Sampaio, diretor de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), trouxe ao painel um overview do mercado, destacando que cerca de 70% do consumo da produção nacional de carne ainda é interno. 

Pensando em exportação, temos a Ásia, com destaque para a China, como grande comprador. A partir desses dados, foi feito também um paralelo com o fornecimento de carne mundial. Com o crescimento populacional, será que o Brasil consegue atender essa demanda de forma sustentável? Como demonstrar para o mundo que somos capazes disso? A primeira resposta está na eficiência na produção. É necessário produzir mais usando menos recursos. Segundo Fernando, isso vem acontecendo no País nos últimos 30 anos. Um exemplo é a redução nas áreas de pastagem sem queda de produção.

Outra questão é a rastreabilidade: é necessário saber de quem se compra e conhecer a cadeia do negócio. Isso abrange desde informações de desmatamento de áreas até o cuidado com o bem-estar animal. Diante disso, o banco de informações dos frigoríficos e do setor privado em geral começou a contribuir para um mapeamento do setor, ajudando também a guiar medidas públicas. “A discussão sobre rastreabilidade é a principal dentro da Abiec e dos fóruns que participamos. É preciso que tenhamos mais políticas públicas e outras ferramentas para fortalecer isso”, afirmou Sampaio.


Serviço:

www.fispaltecnologia.com.br

www.tecnocarne.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022