DESTAQUES
Forte aumento da receita no primeiro trimestre de 2023 para € 1.052 bilhão, ou seja +40,2% (+34,7% a taxas de câmbio e perímetro constantes)[1]
Crescimento do EBITDA ajustado[2] para € 307 milhões, em relação a € 183 milhões no primeiro trimestre de 2022
Uma melhora na margem do EBITDA ajustado para 29,2%, em comparação a 24,4% no primeiro trimestre de 2022
Integração da Verallia UK de acordo com nossas expectativas
Mudança para Grau de investimento após a atualização da classificação da Moody's para Baa3
Refinanciamento bancário de € 1,1 bilhão, indexado a indicadores ambientais e sociais (empréstimo vinculado à sustentabilidade)
Índice de dívida líquida reduzido para 1,3x o EBITDA ajustado nos últimos 12 meses, comparado a 1,7x em 31 de março de 2022 e 1,6x em 31 de dezembro de 2022
Foto: Divulgação
"A Verallia começou muito bem o ano de 2023. O Grupo está em linha com sua meta anual de crescimento de receita. A forte rentabilidade do trimestre beneficiou-se de um spread de inflação positivo e da qualidade do trabalho das equipes industriais na implementação do Plano de Ação de Performance. Além disso, a Verallia refinanciou com sucesso parte de sua dívida em condições favoráveis. O Grupo beneficiou-se, também, da elevação da sua classificação de crédito atribuída pela Moody's para a categoria Grau de Investimento. Tudo isso demonstra a alta qualidade do perfil operacional e financeiro da Verallia. Prevemos um EBITDA ajustado de mais de € 1 bilhão em 2023 e seguimos nossa trajetória de descarbonização”, comentou Patrice Lucas, CEO da Verallia.
Faturamento
O faturamento do primeiro trimestre de 2023 totalizou € 1.052 bilhão, demostrando um forte aumento nos dados reportados de 40,2% em relação ao ano passado.
O impacto cambial foi de -2,9%, ou seja, -€ 22 milhões. Isso se deve à forte desvalorização do peso argentino e da hryvnia ucraniana.
O efeito perímetro, vinculado à aquisição da Allied Glass em novembro de 2022 (cujo nome agora é Verallia UK), contribuiu com € 63 milhões, ou +8,4%, impulsionando, assim, o aumento nas vendas de alcoólicos do Grupo no primeiro trimestre.
A taxas de câmbio e perímetro constantes, a receita aumentou +34,7% (e +31,3% excluindo a Argentina). Os volumes de vendas caíram ligeiramente durante o trimestre na Europa, enquanto continuaram a crescer na América Latina. O ano teve um início fraco na Europa no segmento de cerveja.
Novos aumentos de preço de venda foram repassados na Europa para fazer frente à inflação nos custos de produção. Também na América Latina, os aumentos de preços seguiram a elevada inflação na região.
O mix de produtos permaneceu positivo no primeiro trimestre.
Repartição do faturamento por região:
No sul e oeste da Europa os volumes caíram ligeiramente durante o trimestre. A Itália foi prejudicada pela capacidade insuficiente de produção (devido a uma parada programada do forno para reforma parcial) enquanto enfrentava uma forte demanda no mercado, mas o mix se mostrou muito positivo. A França foi penalizada por greves ligadas principalmente a um contexto social perturbado pela reforma das aposentadorias.
No norte e leste da Europa, os volumes caíram principalmente devido à fraca demanda no segmento de cerveja na Alemanha. Os Volumes aumentaram na Ucrânia. Graças ao forte envolvimento das equipes locais e à melhoria das condições logísticas e de mercado, o segundo forno foi reiniciado. A integração da Verallia UK, entretanto, está correndo muito bem.
Na América Latina, os volumes aumentaram no trimestre no Brasil e na Argentina. O mercado brasileiro continua dinâmico e o desempenho do novo forno de Jacutinga é excelente. Nossas atividades na Argentina são penalizadas por uma situação de incerteza política e um contexto econômico conturbado. Os volumes no Chile caíram no trimestre, penalizados por um alto nível de estoques em distribuidores e clientes, bem como por uma queda nas exportações de clientes locais.
Ebitda ajustado
O EBITDA ajustado atingiu € 307 milhões no primeiro trimestre de 2023. O efeito desfavorável das taxas de câmbio atingiu -€13,4 milhões e é devido à desvalorização do peso argentino e da hryvnia ucraniana. Esses efeitos cambiais negativos foram parcialmente compensados pela contribuição da Verallia UK, empresa recentemente adquirida.
Como esperado, o spread de inflação[3] é claramente positivo em € 135M, beneficiando-se de um efeito de base particularmente favorável: spread de inflação negativo no 1º Trim. 2022 (-€ 34M) devido à defasagem temporal dos aumentos do preço de venda na Europa em relação à inflação de custos de produção durante o ano de 2022.
Adicionalmente, a redução líquida do custo caixa de produção (PAP) está em linha com o objetivo do Grupo e conduziu a uma melhoria do EBITDA de € 13 milhões (ou seja, 2,0% do custo caixa de produção).
O EBITDA ajustado foi impulsionado por uma receita excepcional no valor de € 10 milhões relacionada à indenização de seguro recebida por danos causados por um incêndio na Argentina no quarto trimestre de 2021.
A margem EBITDA ajustada atingiu 29,2% em comparação a 24,4% no primeiro trimestre de 2022.
Balanço financeiro muito sólido, upgrade pela Moody’s, categoria de grau de investimento
No final de março de 2023, a dívida líquida da Verallia totalizava € 1.304 milhões, levando a um índice de endividamento de 1,3x o EBITDA ajustado dos últimos 12 meses, em comparação com 1,7x em 31 de março de 2022 e 1,6x em 31 de dezembro, 2022.
O Grupo apresentava liquidez[4] de € 838 milhões em 31 de março de 2023.
Em 4 de abril de 2023, a Verallia anunciou que a agência de classificação Moody's elevou a classificação de crédito de longo prazo do Grupo para Baa3 com perspectiva estável e que, portanto, se torna Grau de Investimento. Essa classificação reconhece plenamente a solidez financeira do Grupo e a robustez do seu modelo de negócios orientado para o crescimento rentável. A Verallia agora possui classificação Baa3 atribuída pela Moody's com perspectiva estável e classificação BB+ pela Standard & Poor's com perspectiva positiva.
Acordo de refinanciamento um empréstimo a prazo e RCF de € 1,1 Bilhão
Em um contexto de alta volatilidade no mercado financeiro, a Verallia conseguiu garantir o refinanciamento de sua dívida de € 1 bilhão com vencimento em outubro de 2024. O Grupo assinou um acordo com um pool de bancos internacionais em 17 de abril de 2023 para uma linha de crédito sindicalizada de € 1,1 bilhão indexada a indicadores de desempenho ambientais e sociais (Sustainability Linked Loan). Esta facilidade tem a forma de um empréstimo a prazo de € 550 milhões e uma linha de crédito rotativo (RCF - Revolving Credit Facility) de € 550 milhões e será utilizada para refinanciar antecipadamente a linha de crédito sindicalizada existente do Grupo. O novo Term Loan tem prazo de vencimento de quatro anos, podendo ser prorrogado por mais um ano, enquanto o novo RCF tem prazo de vencimento de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A RCF não será sacada no fechamento da operação.
Os termos e condições aplicados a esta nova facilidade estão vinculados ao alcance de metas ESG ambiciosas, refletindo os desafios sociais e ambientais atuais. Essas metas podem impactar a margem para cima ou para baixo e estão vinculadas aos três indicadores a seguir: redução das emissões de CO2 do Grupo (Escopos 1 e 2), otimização do consumo de água em nossas fábricas e promoção da diversidade.
Amplamente subscrito, este mecanismo permite ao Grupo assegurar a sua liquidez a longo prazo, continuando a otimizar o custo médio da sua dívida.
Relatório de progresso de integração da Verallia UK
A integração da Allied Glass, que se tornou Verallia UK desde 1º de janeiro de 2023, está em andamento: implantação de sistemas de TI, implantação da metodologia PAP em andamento, com planos para lançar as primeiras ações no segundo semestre, integração dos contratos e políticas de compras de Grupo etc.
Perspectivas para 2023
Apesar da incerteza macroeconômica global, o mercado de vidro na Europa e na América Latina deve continuar aquecido em 2023. O Grupo continuará a investir no desenvolvimento de sua capacidade de produção, bem como na implantação de suas tecnologias de descarbonização para os próximos anos.
A Verallia pretende seguir sua estratégia de crescimento rentável com base no crescimento orgânico regular, um spread de inflação positivo e uma redução anual no custo caixa de produção (PAP) de 2%.
Com base em todos esses fatores de sucesso, a Verallia confirma seu objetivo de alcançar um crescimento de receita superior a 20% em 2023 e antecipa um EBITDA ajustado de mais de um bilhão de euros.
Além disso, a Verallia continuará implementando incansavelmente seu roteiro de ESG.
A Verallia
Na Verallia, nosso propósito é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Queremos redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Com mais de 10 mil pessoas colaboradoras e 34 fábricas em 12 países, somos o líder europeu e o terceiro maior produtor mundial de embalagens de vidro para alimentos e bebidas. Oferecemos soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.
Em 2022, a Verallia produziu cerca de 17 bilhões de garrafas e potes de vidro e registrou receita de € 3,4 bilhões A Verallia está listada no compartimento A do mercado regulamentado da Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos seguintes índices: CAC SBT 1.5°, STOXX600, SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.
No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos.
[1] O crescimento da receita a taxas de câmbio e perímetro constantes excluindo a Argentina foi de +31,3% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o primeiro trimestre de 2022.
[2] O EBITDA ajustado é calculado com base na receita operacional corrigida para depreciação e amortização, custos relacionados à reestruturação, custos relacionados a fusões e aquisições, efeitos da hiperinflação, planos de participação acionária da direção, efeitos relacionados a alienações e riscos subsidiários, custos de fechamento de unidades e outros itens.
[3] O spread corresponde à diferença entre (i) o aumento dos preços de venda e o mix praticado pelo Grupo após ter, quando aplicável, repassado a esses preços o aumento dos seus custos de produção e (ii) o aumento dos seus custos de produção. O spread é positivo quando o aumento dos preços de venda praticados pelo Grupo é superior ao aumento dos seus custos de produção. O aumento dos custos de produção é reconhecido pelo Grupo a volumes de produção constantes e antes da variação industrial e tendo em conta o impacto do plano de melhoria do desempenho industrial (Performance Action Plan - PAP).
[4] Calculada como caixa disponível + linhas de crédito rotativo não sacadas, títulos de dívida negociáveis em aberto (Neu CP).
Serviço:
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