Fundada em 2005 na cidade de Pareci Novo; RS pelo Mestre Cervejeiro Herbert Schumacher, a Cervejaria Abadessa prima pela qualidade de suas cervejas e nessa trajetória de sucesso a cervejaria já colhe bons frutos e inicia o seu projeto de expansão
Foto: Divulgação
A Abadessa teve a sua origem em Munique na Alemanha no final de século passado quando um grupo de amigos alemães e eu decidimos abrir uma cervejaria no Brasil. Depois do projeto feito partimos para a busca de um local adequado dentro do contexto cervejeiro para montar a cervejaria.
Partindo da máxima alemã de que uma cerveja de qualidade começa com uma água de qualidade a Cervejaria Abadessa encontrou no município de Pareci Novo a 75 Km de Porto Alegre uma fonte de água natural mineral com lítio para a produção de suas cervejas.
Desde 2006, quando iniciamos a produção, primamos em seguir a filosofia alemã de produção de cervejas. Para não sairmos desse caminho a Abadessa desde o seu início contratou para o desenvolvimento e produção das suas cervejas Mestres Cervejeiros da Alemanha, explica Herbert Schumacher, mestre cervejeiro.
A cervejaria iniciou a sua produção em 2006 em barris e growlers (siphons) retornáveis importados da Alemanha que até hoje usamos em clientes com cultura cervejeira. Esses siphons se tornaram uma marca registrada da Abadessa. Desde a sua fundação a Abadessa obteve um crescimento constante e ganhou prêmios em concursos, elogios da imprensa especializada, mas o que mais nos satisfaz são os elogios dos nossos clientes às nossas cervejas. Em 2007 a Slava Pilsen foi eleita a melhor pilsen do Brasil pela imprensa especializada de São Paulo. Em 2013 introduzimos no Brasil o estilo alemão GOSE. Para isso trouxemos Gunther Thoemmes, o maior especialista em cervejas históricas da Alemanha, para produzi-la.
Durante a Copa do Mundo no Brasil em 2014, fomos a única cervejaria artesanal brasileira convidada por uma cadeia de mercados de bebida alemã para comercializar nossas cervejas na Alemanha. Esse foi um momento especial ver a Abadessa sendo comprada por alemães e paga em euros, comemora Schumacher.
No que se tange aos tipos de cervejas produzidas pela Abadessa a cervejaria se especializou em produzir os principais e mais consumidos estilos da Escola Cervejeira Alemã, entre eles a German Pilsen, Munich Helles, Export, Doppelbock além desses é produzido sazonalmente uma Weizenbier, GOSE, Dunkel e uma linha especial de cervejas com destilados.
Economia nacional e processo de sociedade anônima
Schumacher explica que o setor cervejeiro está diretamente ligado com o setor de bares, restaurantes e eventos. Esses setores sofreram um duro golpe durante a pandemia com os decretos governamentais proibindo seu funcionamento. Esses setores juntamente com o setor cervejeiro estão lentamente se recuperando desse período. Essa recuperação está se dando de forma lenta e levaremos um certo tempo para retomarmos os níveis pré pandemia da COVID-19.
A Abadessa aproveitou o período de pandemia, quando os seus principais clientes, devido aos decretos estaduais, foram proibidos o funcionamento de bares, restaurantes, hotéis e todas as espécies de eventos, para se modernizar. Aproveitamos e trocamos todo o sistema de gestão comercial com uma nova plataforma de acesso via internet como também através de um planejamento estratégico para os próximos anos transformamos a Abadessa em uma Sociedade Anônima abrindo assim uma porta de entrada para investidores interessados em investir nesse fantástico mundo da cerveja.
Através da entrada de investidores como parte principal do plano estratégico é aumentar sua área de produção e envase. No nosso planejamento está também a utilização de energia limpa para a produção de cerveja e assim reduzirmos os custos e aumentarmos a nossa competitividade.
Sistema de distribuição e terceirização do envase
Atualmente a Cervejaria Abadessa atua com dois sistemas principais de distribuição com frota própria na fábrica e região assim como através do centro de distribuição de Porto Alegre atendendo todos seus clientes em um raio de 150 km. Para entregas mais distantes a cervejaria utiliza parceiros de transporte terceirizadas. Além disso é utilizado alguns canais online como ifood para entregas durante a noite.
Quando o assunto são os benefícios para os consumidores, distribuidores e parceiros que optam por produtos da Cervejaria Abadessa, é sempre importante salientarmos que uma cerveja de qualidade é produzida com uma água de qualidade. A Abadessa é uma das poucas cervejas no Brasil que é produzida com água mineral de fonte natural. Além disso são utilizados maltes e lúpulos de diferentes regiões da Alemanha como do Hallertau.E Tettnang. A sua parceria de longos anos com a Universidade de Munique completa esse ciclo de qualidade com o know-how de seus mestres cervejeiros. Assim são feitas as cervejas Abadessa, com água mineral, malte, lúpulos e know-how alemães.
Com uma infraestrutura para atender clientes que tenham a intensão de produzir sua própria cerveja sem ter que investir em equipamentos. A Abadessa está aberta para as mais diversas maneiras de trabalho colaborativo na produção de cervejas.
Estamos cientes que uma cervejaria não cresce e não tem sucesso sozinha e sim fazendo parcerias não somente com fornecedores e colaboradores, mas também com outras cervejarias parceiras para que possamos entregar o melhor aos nossos clientes. Nos orgulhamos de ter clientes de mais de 15 anos fiéis a Abadessa. A AGM (Associação Gaúcha das Microcervejarias) também tem contribuído para esse sucesso. Nossos fornecedores, em especial AGRARIA, WE vem a quase 18 anos fornecendo o que tem de melhor no mercado de maltes e lúpulos da Alemanha. O nosso agradecimento a todos, finaliza Schumacher.
Serviço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário