Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

terça-feira, 19 de maio de 2020

Glossário da Cerveja: aprenda os termos mais comuns desse universo

Não podemos negar que a cerveja é uma paixão nacional.

Foto: Divulgação

Um levantamento feito pela Cuponation, uma plataforma de descontos online que integra o grupo alemão Global Savings Group, aponta o Brasil em terceiro lugar no ranking dos dez países que mais consomem bebida alcoólica, atrás apenas da China e EUA. O mesmo estudo mostra que os brasileiros ingeriram cerca de 14 milhões de litros por ano em 2018 e 2019. 

Tomar uma boa cerveja é muito mais que o ato de beber em si, é uma experiência. E se tem uma coisa que o brasileiro faz bem, é socializar! Não à toa, o Brasil criou uma tradição detalhada em hábitos, diferentes formas de consumo e até mesmo em termos próprios, que criam um mundo à parte para os amantes da bebida mais popular do país. Aliás, é aqui também que está instalado o maior parque cervejeiro da América Latina, o Bier Park. O Mundo da Cerveja , que fica em Gramado (RS). 

Para você ficar por dentro desse universo, reunimos aqui algumas expressões tipicamente cervejeiras usadas por quem ama uma boa breja, confira! 

Véu de noiva - termo popular para descrever aquela fina camada de gelo que envolve uma garrafa de cerveja extremamente gelada. 

O véu de noiva indica uma cerveja prestes a congelar e, por isso, a garrafa deve ser manuseada próximo à tampa para que o choque térmico não congele a bebida. 

Corpo - sensação tátil da bebida que, quando entra em contato com as células sensitivas da boca, nos proporciona uma percepção de viscosidade e fluidez. 

Colarinho - forma mais popular para se referir a espuma natural que se forma na superfície do copo de cerveja ou chopp. É essa espuma que atesta sua qualidade e ajuda a manter elementos fundamentais como aroma, sabor e temperatura. Garçons de todo o Brasil costumam perguntar aos seus clientes se preferem a bebida com ou sem colarinho e o assunto rende bons debates entre os amantes de cerveja. Aliás, qual sua preferência? 

Ale - uma das três grandes famílias cervejeiras. As cervejas que fazem parte desta denominação possuem leveduras com alta fermentação, o que garante uma bebida mais encorpada e com sabor frutado. 

Drinkability - termo que se refere ao quanto uma bebida é agradável ao paladar. 

Retrogosto - trata-se dos aromas e sabores que permanecem no paladar após a ingestão da bebida. 
Saúde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022