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quarta-feira, 15 de abril de 2020

Sustentabilidade e cerveja combinam?


*Por Deise Becker

Sustentabilidade já deixou de ser a palavra da moda e passou a ser a palavra de ordem atualmente.

Foto: Divulgação

Não dá para fechar os olhos para a escassez cada vez maior dos recursos naturais e para o quanto o meio ambiente está pagando um preço alto nessa era do consumismo descartável. Uma pesquisa da agência norte-americana Union + Webster, aponta que 87% dos consumidores [PC1] preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis e que 70% deles não se importam em pagar mais caro em produtos com viés sustentável. 

Diante desse cenário, muitas organizações estão correndo para se adequar à nova realidade. E as fabricantes de cerveja não estão fora dessa! Mas você deve estar pensando: "como que uma marca de cerveja pode ser sustentável?". A resposta é simples: revendo sua forma de produção do produto e "pequenos" detalhes na fábrica, como a instalação de sensores de luz, que podem diminuir em até 75% o consumo de energia, por exemplo. 

Como 95% da composição da cerveja é a água que acaba sendo o maior desafio para as marcas. Reaproveitá-la no processo de produção e captar água das chuvas para lavar máquinas, calçadas externas, banheiros e regar plantas é uma medida importante e que traz bons resultados de economia de um dos recursos que está cada vez mais escasso no planeta. 

Em relação aos resíduos do bagaço de malte e cevada, eles podem ser utilizados para alimentar o gado. E seguindo esse ciclo, o esterco pode ser usado para adubar plantações fazendo com que nada seja desperdiçado. Nesse contexto, tanto o fabricante de cerveja como o produtor rural são beneficiados. 

Outra medida simples e não menos eficiente é ter coletores de lixo para cada tipo de resíduo, como plástico, vidro e papel e fazer parcerias com ONGs e/ou companhias que retiram isso no local para a reciclagem. Além disso, a conscientização dos funcionários é a principal medida que uma marca deve tomar, afinal, não adianta implementar as melhores soluções de sustentabilidade, se os colaboradores não estão alinhados com a proposta da organização. 

Infelizmente, poucas marcas ainda se preocupam com a sustentabilidade, o que pode impactar no preço de alguns produtos. Mas é essencial que as marcas mudem sua forma de lidar com seus resíduos, uma vez que o consumidor está dando preferência para esses detalhes na hora da compra. Só assim vamos conseguir fazer com que as empresas sejam mais responsáveis com o meio ambiente, ajudando o nosso planeta. 

*Deise Becker é Analista de Meio Ambiente da Rasen Bier, primeira cervejaria de Gramado 

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