Mais do que uma conversa sobre consumo de álcool, “Day
After Project” é uma plataforma integrada que propõe uma conversa franca sobre
o equilíbrio com a vida
Foto: Divulgação
O Grupo HEINEKEN no Brasil
lança o Day After Project, plataforma que desafia a forma como a indústria de
bebidas aborda o consumo exagerado de álcool. Por meio de conversas francas
sobre a vida e informação, a iniciativa propõe ir além do discurso de
conscientização, chegando à promoção de mudanças reais de comportamentos
nocivos. A primeira plataforma de equilíbrio da cervejaria chega oficialmente
nesta segunda-feira, 18, para ser o centro da estratégia de consumo responsável
da empresa, que tem vivenciado um momento de forte crescimento no seu volume de
produção e vendas no país.
Após mais de um ano de
imersão em ciências comportamentais, incluindo experiências e processos de
inovação com jovens de 18 a 24 anos, um dos grupos mais impactados pelo consumo
exagerado esporádico de álcool, de acordo com a pesquisa Vigitel do Ministério
da Saúde (2019), o Grupo HEINEKEN apresenta uma abordagem humanizada que
promete se conectar de forma significativa com esse público. “Entendemos que,
para equilibrar a relação com o álcool, precisaríamos apoiar os jovens também
no desafio de equilibrar a relação com a vida, principalmente em um período de
tantas incertezas, descobertas e conflitos internos”, comenta Nelcina Tropardi,
vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da cervejaria.
E, foi a partir dos
aprendizados das primeiras experiências presenciais com os jovens, num piloto
chamado WeLab
by HEINEKEN, somado a conversas com profissionais de saúde e
especialistas do setor, que a plataforma definiu o conhecimento como o fio
condutor para promover mudanças genuínas de comportamento. “Acreditamos que o
autoconhecimento e o entendimento que cada um tem de seus limites e dos
gatilhos levados ao copo de forma automática e inconsciente são o caminho para
a mudança, e é nisso que vamos trabalhar daqui para frente”. A executiva ainda
reforça que o Day After Project não é mais uma campanha de consumo responsável
do mercado de bebidas, mas uma estratégia que veio para ficar e aprofundar a
forma como a indústria discute essa questão que atinge grande parte dos lares
brasileiros.
Day After Project inova
também na forma de alcançar a sociedade
Em seu lançamento, o Day
After Project traz música, reflexão e informação. A cervejaria se juntou à
Laboratório Fantasma, uma das principais produtoras de música no Brasil na
atualidade, para uma parceria de conteúdo, que gerou como fruto a música "Quero te ver bem amanhã",
uma autoria dos cantores Fióti e Rael, com participação especial de Marissol
Mwaba. Por meio da música e de vozes que se conectam com todas as classes
sociais, a cervejaria pretende levar a conversa para a ocasião de consumo do
álcool de forma leve, divertida e relevante, fazendo com que as pessoas pensem
naturalmente sobre o tema, sem mensagens impessoais ou impositivas.
Outra iniciativa da
plataforma é o canal exclusivo de diálogo com nutricionistas. “Esses
profissionais são importantes formadores de opinião que individualizam o estilo
de vida equilibrado por meio da reeducação sobre hábitos balanceados. O
objetivo da aproximação com os nutricionistas não é estimular a recomendação de
cerveja aos pacientes, mas contribuir com informações para que o profissional
esteja preparado para tratar do tema de forma personalizada”, reforça a
executiva.
Apesar do foco no público
jovem, o Grupo HEINEKEN acredita que é preciso trazer outros agentes de mudança
e formadores de opinião para o centro da conversa. Assim, o Day After Project
chega como um convite à reflexão para toda a sociedade, incluindo seus
colaboradores, consumidores e especialistas. “A partir de agora, a plataforma
ganhará cada vez mais relevância e presença dentro e fora da nossa empresa,
inclusive com a força e espaço das nossas marcas, que nos ajudarão a levar
nosso projeto do dia seguinte aos quatro cantos do país”, finaliza Nelcina .
Grupo HEINEKEN no
Brasil
Sobre o Grupo HEINEKEN no
Brasil O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da
divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding
S.A ("Brasil Kirin"), tornando-se o segundo player no mercado
brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 15 unidades
produtivas no país, sendo 12 cervejarias, localizadas em Alagoinhas (BA),
Alexânia (GO), Araraquara (SP), Benevides (PA), Caxias (MA), Igarassu (PE),
Igrejinha (RS), Itu (SP), Jacareí (SP), Pacatuba (CE), Ponta Grossa (PR) e
Recife (PE), duas micro cervejarias em Campos do Jordão (SP) e Blumenau (SC) e
uma unidade de concentrados para refrigerantes em Manaus (AM). No Brasil, o
portfólio de cervejas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken, Sol, Amstel,
Kaiser, Bavaria, Eisenbahn, Baden Baden, Devassa, Schin, Glacial, No Grau e
Kirin Ichiban. O portfólio de não alcoólicos inclui Água Schin, Schin Tônica,
Skinka e os refrigerantes Itubaína, Viva Schin e FYs. Com sede em São Paulo, a
companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, a maior cervejaria da Europa.
Serviço:
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