Empresa apresenta novo posicionamento disposta a fortalecer ainda mais os laços com clientes, fornecedores e parceiros para crescer, desenvolver e transformar.
Eduardo Kunst, Presidente Executivo da Artecola
Foto: Divulgação
A Artecola Química entrou em uma nova fase de seu processo de Recuperação Judicial (RJ). O plano de pagamentos apresentado pela empresa, depois de ajustes e adequações, foi aprovado na Assembléia Geral de Credores da ultima sexta-feira (27/9), realizada em Novo Hamburgo (RS). “Tivemos um período de avaliações e maturação da proposta, sempre atendendo às partes envolvidas e destacando nossa disposição em saldar os compromissos. A aprovação reforça o que dizíamos desde o início: nosso objetivo era proteger o negócio químico, que é a origem de nossa empresa, um negócio saudável, capaz de produzir resultados positivos a todas as partes interessadas e seguir gerando valor”, diz o Presidente Executivo, Eduardo Kunst.
O processo de RJ da Artecola teve início em 5 de fevereiro de 2018, com o encaminhamento do pedido à Justiça e, na sequência, seu deferimento. A administração judicial ficou a cargo do escritório Medeiros & Medeiros. A tramitação teve uma peculiaridade, em razão da maior parte da dívida da FXK Adm. e Participações, controladora da Artecola, estar relacionada a avais e garantias dos débitos de outras empresas, a Gatron Inovação em Compósitos S/A e Stabilit-MVC Pultrusão em Plásticos S/A. Elas também estavam em Recuperação Judicial, com tramitação no Poder Judiciário do Paraná e credores comuns à FXK.
O plano aprovado prevê o pagamento negociado de todos os credores, definindo prioridades e estabelecendo prazos e formas de liquidação. “Nesse processo, tivemos a parceria dos credores, que percebem a importância e o potencial do negócio em atividade para a geração de riquezas, emprego e renda”, afirma o Presidente.
“Além disso, seguimos um projeto de reestruturação para nos tornarmos mais ágeis e eficientes em nosso propósito de oferecer soluções diferenciadas, promover desenvolvimento sustentável e facilitar a vida do cliente.”
Confiança
Eduardo Kunst também destaca a grande demonstração de confiança recebida de muitos clientes e fornecedores. “Somos imensamente gratos a quem permaneceu ao nosso lado em todos os momentos, a quem acreditou em nossa trajetória de sete décadas de trabalho sério e transparente, a quem nos permitiu chegar à conclusão desta etapa”, agradece o executivo. “Temos a convicção de que seremos uma empresa ainda mais forte depois desse período, pois somos econômica e financeiramente viáveis e temos plenas condições de superar as adversidades.”
Novo Posicionamento
Com a aprovação do Plano de Recuperação Judicial, a empresa entra agora em uma nova fase, a começar pelo novo posicionamento estratégico: O que você quer transformar? A pergunta é, ao mesmo tempo, uma provocação, e traduz a atitude da empresa. “Queremos enfatizar o quanto nós, da Artecola, buscamos junto aos nossos clientes e parceiros novas formas de transformar os negócios e o mercado”, detalha Eduardo Kunst. “Sempre tivemos a inovação em nosso DNA. Com o novo posicionamento, estamos reforçando nossa identidade e enfatizando a disposição para crescer, co-criar e contribuir para transformar tudo a nossa volta”, complementa.
O novo slogan
O que você quer transformar? remete ao processo de transformação que ocorre todos os dias em uma indústria química como a Artecola.
A novidade foi apresentada ao público interno em setembro, inicialmente na Convenção de Vendas que marcou esse momento de renovação na empresa, realizada com cerca de 130 participantes, no Hotel Locanda, em Novo Hamburgo. “Foi uma convenção muito especial, onde nossa própria equipe foi a atração principal.
Tivemos os depoimentos de pessoas que fizeram parte da nossa história e hoje estão de volta, envolvidas com essa nova proposta.
E tivemos muitas manifestações espontâneas, que reforçam o valor da nossa gente e o quanto podemos oferecer em parceria e comprometimento para transformar o que for necessário”, relata o Presidente Executivo. A integrante do Conselho da empresa, Marise Barroso, fez o encerramento enfatizando o potencial das pessoas que atuam na Artecola.
História de Transformações
A nova identidade aponta para o futuro e também se alinha à história de 71 anos da empresa, já reconhecida como referência em inovação e sustentabilidade. Ao longo de sete décadas, a Artecola desenvolveu diversas linhas pioneiras para os mercados em que atua. Foi a primeira empresa a lançar adesivos aquosos para calçados, inovou em laminados sustentáveis para a indústria automotiva e calçadista, lançou tecnologias Hot Melt de alta produtividade para a indústria moveleira e de papel e embalagem, e implementou um sistema de alianças internacionais que acelerou o amadurecimento tecnológico da empresa e das cadeias produtivas onde atua. “Nossa capacidade de inovar segue cada vez mais forte, por isso estamos ressaltando esse aspecto com o novo posicionamento”, enfatiza o Presidente.
Ele acrescenta que as dificuldades sempre geraram grandes aprendizados e superação. Desde a falência do primeiro sócio e maior cliente, no início da empresa, passando pelo incêndio na década de 70 e por muitas outras crises econômicas, a Artecola sempre soube se fortalecer diante dos desafios. “Neste caso não será diferente. Estamos aprendendo muito neste momento da Artecola, e este aprendizado resultará em uma empresa muito melhor e mais eficiente”, assegura.
A Artecola
Com 71 completados no dia 5 de maio de 2019, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,4% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios: Indústria (com adesivos e laminados especiais para aplicações nos mais diversos segmentos industriais, como calçadista, moveleiro, papel e embalagem, automotivo e construção civil), Consumo (através da marca AFIX®, oferece um portfólio completo em soluções para construir e reformar, atendendo tanto o especialista como o usuário do "faça você mesmo"), e Extrusão (chapas termomoldáveis diferenciadas, de alta performance e sustentáveis para os segmentos automotivo, moveleiro, sanitário e de equipamentos).
No Brasil, mantém unidades no Rio Grande do Sul e São Paulo, e está presente em outros cinco países da América Latina (Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru) com nove plantas produtivas, consolidando-se como a 6ª empresa mais Internacionalizada do Brasil, segundo ranking da Fundação Dom Cabral.
A Visão para o futuro próximo é clara: Se manter como referência em soluções diferenciadas, sustentabilidade social e ambiental e ainda solidificar ainda mais a reputação da marca institucional.
“Estamos energicamente alinhados a esse princípio e renovados com muita determinação e confiança nos novos rumos da organização”, finaliza Eduardo Kunst.
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