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sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Mais de 85% dos brasileiros leem rótulos de informações nutricionais, aponta pesquisa da Tate & Lyle

A empresa mostra que a quantidade de açúcares é a informação mais buscada por 64% dos consumidores ao ler os rótulos nutricionais

Foto: Divulgação

A indústria de alimentos está cada vez mais engajada em oferecer soluções inovadoras para atender às demandas dos consumidores por redução de açúcar. Segundo Natalya Bright, gerente global de pesquisa de mercado da Tate & Lyle, uma grande tendência entre aqueles que procuram produtos com redução de açúcar é a busca por substitutos de açúcar naturais à base de plantas.

Segundo a especialista, que apresentou dados de uma pesquisa exclusiva feita pela Tate & Lyle, os substitutos de açúcar à base de plantas são aceitos por 84% dos consumidores brasileiros e mexicanos como forma de controlar o teor de açúcar. 

O motivo: os consumidores estão procurando maneiras de reduzir o açúcar em suas dietas, mas têm um conflito entre diminuir a ingestão de açúcar e manter o sabor. Eles também se preocupam com o tipo e a qualidade do adoçante usado nos produtos. "Na América Latina, os consumidores estão cada vez mais conscientes do que consomem. Os ingredientes mais procurados pelos consumidores ao ler rótulos nutricionais são açúcares e calorias, depois carboidratos e sódio", explica ela.

Bebidas e fibras

No Brasil e no México, 78% dos consumidores disseram ter reduzido a ingestão de bebidas adoçadas convencionais. Entre esse público, aqueles que migraram de bebidas com "calorias completas" para calorias reduzidas representram 24%. O motivo é que mais da metade, 54%, deseja beber produtos mais saudáveis e 52% quer diminuir o risco de diabetes.

Outro ponto interessante é o fato de que a adição de fibras aumenta a percepção do consumidor sobre a saudabilidade de um produto. 

"Nos Estados Unidos, 51% dos entrevistados acreditam que bebidas com claims de redução de açúcar e / ou calorias que incluem um ingrediente de fibra são mais saudáveis do que produtos de baixa caloria / açúcar sem um ingrediente de fibra", disse Bright.

Para o mercado de fibras, a Tate & Lyle desenvolveu, entre outros, o PROMITOR® Soluble Fiber, que pode ser usado para ajudar a promover a saúde digestiva e também apoia a redução do teor de açúcar em alimentos e bebidas, devolvendo aos produtos o corpo e textura que muitas vezes são perdidas ao remover o açúcar.

Para soluções em substitutos de açúcar naturais, um dos destaques é a estévia. Segundo a pesquisa da empresa, 58% dos consumidores no Brasil e no México provavelmente comprarão um produto se virem extrato de estévia no rótulo.

Sobre o estudo proprietário da Tate & Lyle "Ingredient Perception Tracker":

Este estudo foi realizado pela Tate & Lyle entre setembro e outubro de 2017. Um total de 2005 adultos no Brasil e no México (representante nacional) foram pesquisados on-line sobre atitudes de saúde e bem-estar , awareness, percepção e intenção de compra de ingredientes.

Tate & Lyle 

A Tate & Lyle é uma fornecedora global de soluções e ingredientes para alimentos, bebidas e mercados industriais.

A Tate & Lyle opera por meio de duas divisões globais, Soluções de Alimentos e Bebidas e Produtos Primários, apoiadas pelas equipes de Inovação e Desenvolvimento Comercial e Operações Globais. A primeira, de Soluções para Alimentos e Bebidas, está focada no crescimento, construindo posições de liderança global nas categorias de bebidas, laticínios, sopas, molhos e temperos. 

A divisão de Produtos Primários está focada em gerar lucros estáveis.
A divisão de Soluções de Alimentos e Bebidas consiste em texturizantes, incluindo amidos especiais; adoçantes de baixa ou sem calorias; um portfólio de saúde e bem-estar que engloba principalmente fibras especiais; e estabilizantes e sistemas funcionais, misturas de ingredientes sob medida que garantem a manutenção da estrutura dos alimentos.

A Tate & Lyle está listada na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo TATE.L. American Depositary Receipts são negociados sob o TATYY. No ano até 31 de março de 2019, as vendas da Tate & Lyle totalizaram 2,8 bilhões de libras. 

Serviço:

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