Lapiendrius

Anuário-2024

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Cervejas “nitro” ganham espaço no mercado brasileiro

O Nitrogênio aumenta a cremosidade e deixa a espuma da cerveja mais densa

Redação

Nitro Juice IPA apresenta coloração alaranjada, aparência semi-turva, espuma branca, persistente e com boa formação
Foto: Divulgação

Cervejas artesanais com adição de nitrogênio não é novidade no mercado cervejeiro. Para alguns, o componente é um importante ingrediente para a produção. A adição do nitrogênio proporciona maior cremosidade. Além disso, a espuma fica presente no copo por mais tempo. Este tipo de cerveja têm se tornado popular em cervejarias artesanais, conquistando os paladares mais exigentes. O Clube do Malte, um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil, traz para seus consumidores a cerveja Nitro Juice IPA da Cervejaria Imigração.

A presença de nitrogênio na cerveja pode passar a impressão de que a bebida está sem gás, quando, na verdade, ela apenas contém menor quantidade, gerando o chamado "efeito cascata". Quimicamente falando, o efeito cascata nada mais é que parte do nitrogênio saindo da bebida, expulsando também o gás carbônico que sobe em direção à espuma.

A novidade foi lançada recentemente pela cervejaria Imigração, do Rio Grande do Sul. A cerveja Nitro Juice IPA vem com nitrogênio dentro da lata. A interação do nitrogênio com a cerveja pode ser percebida no momento em que ela é servida. O ritual é simples: agite a lata antes de abrir, sirva rapidamente e irá conferir o efeito cascata da espuma, ocasionado pela presença do nitrogênio.

A Nitro Juice IPA, uma versão mais leve do seu estilo American IPA, apresenta coloração alaranjada, aparência semi-turva, espuma branca, persistente e com boa formação. Leva na receita aromas com notas de frutas cítricas e tropicais remetendo a laranja, maracujá e abacaxi. No sabor é notável a presença de caramelo e um amargor frisante, que está bem inserido e permanece no final do gole de maneira elegante.

A cerveja é do estilo Juicy Ipa, mais conhecido como New England IPA. Surgiu nos Estados Unidos e já ganhou o coração dos cervejeiros também no Brasil. A principal característica da Juicy IPA é a aparência turva e nublada. Ao sentir o aroma cria-se a expectativa de um sabor bem amargo, mas, ao contrário, encontramos um sabor frutado, cítrico e mais suave.

Fundado pelo empresário Douglas Salvador, o Clube do Malte é um dos maiores players do mercado craft beer do Brasil. Com oito mil assinantes ativos em sua base e mais de mil rótulos em seu portfólio, o Clube do Malte acaba de lançar uma nova configuração do seu programa de assinaturas: o Smart. O novo serviço é uma maneira prática e econômica dos assinantes receberem demais itens comprados no site, no conforto de suas casas, aproveitando o frete do seu Beer Pack.


Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022