O assunto foi destaque da segunda edição do Beverage Innovation Summit, evento realizado pela Abir e pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos durante a Fispal Tecnologia
*Redação
Mais de 20% dos brasileiros já têm hábitos alimentares influenciados pelas preocupações com saudabilidade
Foto: Divulgação
Cada vez mais as inovações tecnológicas da indústria de bebidas não alcoólicas estão alinhadas às tendências de mercado ligadas à saúde e ao bem-estar. A temática está no centro dos debates da indústria e foi, inclusive, o assunto principal da segunda edição do Beverage Innovation Summit, evento realizado pela ABIR e pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), no mês de junho, durante a Fispal Tecnologia, em São Paulo.
As tendências de “saudabilidade e bem-estar” originam-se em fatores tais como o envelhecimento das populações, as descobertas científicas, a renda e o estilo de vida nas grandes cidades, influenciando a busca de uma alimentação equilibrada. Em 2010, o estudo Brasil Food Trends 2020, do ITAL, revelou que mais de 20% dos brasileiros já têm hábitos alimentares influenciados pelas preocupações com saudabilidade, bem-estar, sustentabilidade e ética.
São diversos os segmentos de consumo que estão surgindo a partir dessas tendências. Dentre as inovações da indústria nesse sentido é possível destacar a produção de bebidas funcionais, os produtos para dietas e controle do peso e o surgimento de uma nova geração de produtos naturais.
Aliado à maior preocupação dos consumidores com a nutrição, o consumo de produtos funcionais tem formado diferentes nichos de mercado, como, por exemplo, os de produtos benéficos ao desempenho físico e mental, para a saúde cardiovascular, saúde gastrointestinal, para melhorar o estado de ânimo e para relaxar, entre outros.
Da mesma forma, o segmento diet/light deve continuar sua tendência de crescimento, ao qual se está aliando uma nova categoria de produtos com ingredientes específicos para queimar calorias e saciar o apetite. Em todo o mundo, consolida-se também o consumo de alimentos e bebidas orgânicos, os quais enfrentam a concorrência das versões naturais de produtos tradicionais, com eliminação de aditivos químicos, entre outras características.
*Matéria extraída do site da Abir (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não alcoólicas)
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