Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

sexta-feira, 8 de junho de 2018

Fispal Tecnologia e Instituto Mauá levam inovação para a indústria de alimentos e bebidas

Garlic Foods e Refrigerantes Mantiqueira receberam, gratuitamente, o serviço de consultoria de especialistas do Instituto, que solucionaram dificuldades no processo produtivo

Redação

Parceria entre Fispal Tecnologia e Instituto Mauá aproxima empresas e promove consultorias
Foto: Divulgação


A parceria entre o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e a Fispal Tecnologia trouxe muitos benefícios para duas empresas que participaram da última edição da feira. Representantes da Garlic Foods e da Refrigerantes Mantiqueira se cadastraram em um processo seletivo que escolheu as duas indústrias entre dezenas de inscritas para receber uma consultoria gratuita com especialistas da Mauá. Em seis meses, professores e alunos realizaram uma série de workshops, estudos e seminários e conseguiram aperfeiçoar o processo produtivo nas duas situações.

A Refrigerantes Mantiqueira precisava reduzir o tempo de parada e de set up na troca de sabores das bebidas. Cálculos iniciais apontaram que uma análise mais criteriosa das pausas seria muito útil para alcançar melhoria na eficiência da linha de envase e eficácia no atendimento aos clientes.

Segundo Heloisa Maria Koeler Torino Costa, gestora operacional da empresa, professores e alunos da Mauá mapearam todo o processo produtivo e sugeriram a instalação de sensores que indicariam como o tempo de parada estava sendo usado e qual o seu real valor. “Isso tornou possível tomar ações corretivas para melhoria dos resultados. O trabalho ainda está em andamento, com as informações sendo analisadas e inseridas num modelo de simulação computacional para avaliar os resultados das possíveis melhorias no processo”, comenta.

Já a Garlic Foods aproveitou a consultoria para aprimorar, ainda mais, a qualidade de seus produtos. Testes no processamento foram realizados, acarretando na mudança do sistema da fábrica para implantar uma nova formulação sem a presença de aditivos e mais natural possível. O produto final ainda não começou a ser comercializado, mas a expectativa é que com a nova fórmula o crescimento nas vendas seja de 30 a 40%.

“Receber esse apoio foi muito importante para nós, pois desde a abertura da empresa sempre tivemos a preocupação e o cuidado em entregar, para o consumidor final, um produto de que se aproximasse ao máximo de um produto natural, com baixa quantidade de aditivos. A Fispal nos proporcionou a conexão com a Mauá resultando em produtos com mais qualidade”, explica Aline Mei, analista de qualidade da empresa.

34ª Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de Alimentos e Bebidas, é o maior encontro do setor na América Latina e conta com a participação de mais de 440 expositores.  A feira será realizada pela Informa Exhibitions entre os dias 26 e 29 de junho de 2018, das 13h às 20h, no São Paulo Expo. Na quarta-feira, dia 27 de junho, o evento terá um horário especial em virtude do jogo do Brasil na Copa, com abertura às 10h.

O grande destaque da edição de 2018 é o Demonstrador da Indústria 4.0 que permite que os visitantes acompanhem, frente a frente, uma linha de produção totalmente automatizada que entregará um produto customizado e com conceitos jamais aplicados em uma feira no Brasil. O evento terá também a Arena da Cerveja Artesanal, realizada em parceria com o Instituto Cerveja Brasil. O espaço contará com conteúdos dinâmicos e equipamentos e soluções para a inovação no setor.

O Fórum Fispal Tecnologia, o maior encontro de desenvolvimento e atualização da Indústria de Alimentos e Bebidas, que ocorre nos dias 28 e 29 de junho, oferecerá aos participantes palestras, painéis e debates sobre aumento da produtividade, diminuição de custos, gestão empresarial, entre outros. A estreia do Fórum de Marketing Digital trará uma programação inédita com as principais novidades e tendências do mercado digital para as empresas dos segmentos de alimentos e bebidas.

Os visitantes da feira também terão oportunidade de conhecer os espaços desenvolvidos com as entidades parceiras, como o Lab de Soluções - Lounge da Inovação, realizado junto ao Instituto de Tecnologia SENAI-SP e o Lounge ABRE de Embalagens, com o apoio da Associação Brasileira da Embalagem (ABRE).

A Fispal Tecnologia conta com entrada livre, mas com acesso restrito aos profissionais do setor.

Sobre a Fispal

A marca Fispal, que começou como um encontro de engenheiros chamado Feira de Insumos para Alimentos, no Palácio de Convenções do Anhembi, hoje representa o maior encontro do setor na América Latina. Em 2001, com o objetivo de atender a indústria de alimentos e bebidas e o setor de alimentação fora do lar, a Fispal se segmentou em duas feiras: Fispal Tecnologia – Feira Internacional de Tecnologia para as indústrias de alimentos e Bebidas e a Fispal Food Service: Feira internacional de produtos e serviços para alimentação fora do lar. A marca ainda agregou a Fispal Sorvetes – Feira de Tecnologia para a Indústria de Sorveteria Profissional e a Fispal Café: Feira de negócios par ao setor Cafeeiro. As feiras, que hoje acompanham as mudanças e a evolução do mercado no Brasil e no mundo, são marcadas pelo lançamento de novas tecnologias, produtos, profissionalização de mão de obra e pela expansão para novos mercados. Atualmente, a marca Fispal é composta de feiras que atendem toda a cadeia de alimentos e bebidas, desde a matéria-prima, passando por máquinas, equipamentos e processos, chegando até o setor de alimentação fora do lar.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.


Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022