Lapiendrius

P.E Labellers - Brazil

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Carbonatadores: utilização para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos

*Tamires Oliveira

A capacidade de estabelecer parâmetros precisos e reprodutíveis durante a carbonatação em laboratório pode melhorar drasticamente a velocidade com que novos produtos podem ser desenvolvidos. Os carbonatadores em planta piloto Armfield permitem uma carbonatação precisa e flexível.


Os carbonatadores Armfield podem ser combinados com envase, projetados para permitir que o setor de pesquisa e desenvolvimento prepare pequenas quantidades de bebidas com características reprodutíveis para serem replicadas posteriormente na produção.

Carbonatador: FT102X

A carbonatação é realizada através de uma bomba de recirculação, fazendo a circulação do produto por meio de um sistema de trocador de calor e um tubo sinterizado pelo qual o CO₂ é introduzido. A pressão no recipiente de carbonatação é controlada automaticamente pelo PLC incorporado no equipamento.

Primeiramente o produto é refrigerado abaixo da temperatura requerida da carbonatação através de um trocador de calor de placa sendo aquecido posteriormente por um aquecedor in-line a uma temperatura controlada com precisão. O trocador de calor requer um fornecimento de água gelada através de um resfriador.

Após a carbonatação, o produto é passado para o enchimento através de um trocador de calor tubular longo que refrigera ainda mais o produto impedindo a libertação de CO². Para facilitar a limpeza o trocador de calor de placa pode ser totalmente desmontado. A etapa de carbonatação consiste no encaixe do recipiente utilizado até a cabeça de enchimento, dosagem de xarope (se escolhido como opção), esvaziar a garrafa (opção), enxague da garrafa com CO² (ou N² se não houver carbonatação), pressurização da garrafa (CO² ou N²), pressurização do recipiente permitindo tempo para o nivelamento do conteúdo, despressurização e limpeza do excesso.

A maioria das funções dos carbonatadores Armfield estão sob controle PLC ea interface do operador é um painel de controle touchscreen. É possível salvar e recuperar até 22 conjuntos de parâmetros de operação para atender diferentes produtos e recipientes. Cada conjunto de parâmetros pode ser atribuído a um nome descritivo.



Exemplo da tela de opções para controle do processo de carbonatação

Os carbonatadores Armfield são utilizados em diversas aplicações durante o processo de pesquisa e desenvolvimento como:

- Refrigerantes
- Cerveja
- Leite
- Água
- Sucos e licores
- Produtos nutricionais

Além de possuir benefícios para sua utilização:

- Facilidade na reprodução de testes;
- Fácil utilização devido às muitas funções automatizadas;
- Sem perda de CO₂ durante o enchimento devido ao arrefecimento em duplo estágio;
- Flexível e preciso;

Havendo necessidade, a gama de equipamentos Armfield pode ser utilizada em conjunto, formando uma planta piloto mais completa, como, por exemplo, a utilização de nosso sistema de pasteurização UHT (sistema FT74) com as opções de aquecimento indireto por trocador de calor placas/tubular ou injeção de vapor anterior ao processo de carbonatação.

A Além Mar, como representante exclusiva da Armfield para o Brasil, está à disposição para dar todo o suporte oferecendo a melhor solução para cada aplicação.


* Tamires Oliveira é assessora científica na Além Mar Comercial e industrial.


Serviço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anuário IB 2022